IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Legion By Paulo





Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-27 23:12:33

Legion nem estava nos meus planos. Olhei só de cara assim, mas depois que descobri que era da FX e que iria ter a Ludgate, não demorei pra ver. Noah Hawley me convidou pra ver mais uma obra prima dele. Fargo, melhor referência que você poderia fazer.

Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-27 23:22:06

Puta merda, não vi isso! Tem série que sofre pra se sustentar com 22 capítulos e tem gente reclamando de 3 capítulos medianos da segunda temporada de Daredevil? Das séries de super-herois ela é uma das mais bem feitas, e não é porque é da Netflix que tô puxando sardinha não, é porque ela é magnifica mesmo. Segunda temporada é tão boa quanto a primeira. Não são alguns episódios medianos que vai tirar o brilhantismo dela.

Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-28 00:03:02

Pra quem não sabe, o David é filho do Professor Xavier. O poder dele se manifesta através de personalidades divididas. No final desse episódio quando ele está na praia algumas dessas pessoas não são reais, ou seja, na verdade, são algumas de suas personalidades. Legion vai ser como um tipo de jornada na qual tentaremos descobrir quem é real e quem é realmente David. Isso é o que o torna ele tão poderoso, com cada personalidade que se manifesta, assim como um novo poder. Ele lembra o Peter Petrelli, de Heroes.

Episodio 1x3 - Nota 9 2017-02-28 01:10:20

É muito interessante essa jornada que estamos fazendo. David é extremamente poderoso, mal ele sabe do que é capaz de fazer, porém, infelizmente, ele ainda precisa de auto-controle e ele está em fase disso, uma fase que tem sido completamente difícil de lidar pela complexidade de sua mente. Como o Gabriel Rodrigues bem mencionou, quanto mais ele disseca sobre ele, mais ele desenvolve novos poderes - que incluem telecinese, mudança de forma, tempo de viagem e teletransporte -, e eventualmente novas personalidades para controlar tais poderes. Ele está tentando descobrir aspectos de seu passado, ao mesmo tempo que ele também está tentando descobrir seus poderes, ao passo que ele tenta descobrir uma maneira de resgatar sua irmã que foi sequestrada. Impossível ele sair dessa ser dar um pane no sistema.

O que seria aquele monstro medonho que ele sempre vê? Cheguei a pensar que aquela coisa assustadora foi implantado na mente dele pelo Charles para evitar que ele evoluísse, que reprimisse suas habilidades, pois mesmo sendo um mutante do calibre dele, ele pode ser considerado uma ameça também, até pra ele mesmo. Mas pesquisando de forma rasa vi que Charles nem sabe sobre ele. O homem que criou ele não foi Charles, então não há como aquilo ter sido feito por ele para escondê-lo de seus verdadeiros poderes. Será a representação de um trauma? O que será que ele esconde? Essa aparição é a evidência de quais demônios que ele combate internamente? Estou extremamente curioso pra saber.

Muita gente está dizendo que a série tá confusa, isso e aquilo outro, realmente tá, não vou discordar, mas mais complexo que isso só Fight Club, Inception, Mr. Robot, Donnie Darko, thrillers psicológicos que realmente te fazem fritar a mente. Temos que levar em consideração que tudo que estamos vendo é pela perspectiva do David, então os sonhos, as memórias e as alucinações dele estão colidindo frequentemente, causando esse embaraço todo, no que é real e o que não é. Temos somente a certeza de uma coisa, David possui uma desordem de multi-personalidade que, junto com seus poderes telepáticos, confunde seu cérebro, o que faz com que ele não entenda o que está acontecendo com ele mesmo.

Esteticamente falando Legion é belíssima. Prazer visual define. Estou aqui pela FX, pelo Noah Hawley essencialmente, pela Aubrey Plaza e pela Jean Smart, que foi uma das personagens de uma das melhores séries já feitas, Fargo. Legion nem estava nos meus planos, mas é impossível deixá-la batida enquanto tem uma fórmula bastante convidativa. Por último, termino aqui com uma curiosidade. O nome, Legião, tem raízes diabólicas. É uma referência do Novo Testamento a um homem possuído por demônios que Jesus encontra no livro de Marcos. Quando perguntado seu nome, o aflito responde: "Meu nome é Legião, pois somos muitos".

Episodio 1x4 - Nota 8 2017-03-06 23:28:04

Episódios que racionalmente são difíceis de entender a primeira vista são feitos especialmente para serem confusos. Muitas pessoas reclamam que não estão entendendo nada, mas é aí que está a premissa da ficção científica, que funciona não dando especialmente respostas, mas sim perguntas, nos entregando fragmentos selecionados para os indagamentos certos, para que com isso possamos mais tarde entender a complexidade do enredo que estamos enfrentando. Se acham confuso de entender, então imagina esse pessoal vendo Fringe, The Leftovers, Westwold ou Mr. Robot.

Não tô dizendo que é crime não entender, mas também não tô dizendo que entender faz de você o melhor entendedor. Não. É preciso, como o Scavo abaixo disse, absorvermos toda a insanidade que a série aborda e embora possa ser confuso, as respostas virão no tempo certo. Exemplo: círculos. Esse capítulo apostou em detalhes desse tipo que fiquei ao longo da jornada me perguntando o porquê. Definitivamente não é algo apenas aleatório e pode ter contextualidade eventualmente. Simbólico. Enfim, e preciso se atentar aos mais variados detalhes que a série dá.

Episodio 1x4 - Nota 8 2017-03-06 23:33:19

Como eu disse: https://d12qk6n9ersps4.cloudfront.net/3008911/medium-clean.jpg

Episodio 1x5 - Nota 9 2017-03-26 16:18:38

Senti um déjà vu alá Mr. Robot com isso, numa cena em que o Whiterose diz o seguinte pra Angela: "I guess it all depends on what your definition of real is". Gente, que delícia de alucinógeno é essa série.

Episodio 1x5 - Nota 9 2017-03-26 16:24:58

Plaza sempre foi espetacular desde Parks and Recreation. Em Legion ela só tá reconfirmando o quão boa atriz ela é. E sim, concordo. Ela dá muito medo mesmo. Isso prova que ela tá sintetizando um bom resultado em seu papel.

Episodio 1x5 - Nota 9 2017-03-26 17:26:22

Um capítulo pra dizer que o alcance do poder do David é extraordinário, altamente irrefreável e sem limites. Na verdade, por ser desconhecido a grandeza de seu poder, é que gera uma noção do perigo que ele está correndo. Se ele ainda não consegue controlá-lo, tanto ele quanto os outros estão na margem da gravidade que enfrentam. O parasita inserido em sua consciência é responsável pela sua imersão de poder, pelo descontrole do mesmo, pela deformação do que se define pelo real. E assim temos um David totalmente desvencilhado da realidade, com uma habilidade sem tamanho de alterá-la como quiser. Ele é quase um deus supremo e é difícil se contrapor a isso.

Interessante notar como o capítulo se compromete a dissecar sobre essa questão do parasita. Tudo o que ele aborda é de forma efetiva e já nos diz com clareza que o parasita esteve no cérebro de David desde que ele era criança, talvez desde que nasceu, se alimentando do seu poder e reescrevendo suas memórias - como das pessoas ao seu redor - sempre que ele começava a perceber que algo não estava certo. O parasita todo o tempo estava criando uma barreira contra a auto-percepção do David, impedindo de corrigi-la. Bem além disso, ele também diz que David foi adotado por uma família chamada Haller, e confirma que Lenny na verdade é uma das faces do parasita, da mesma forma que King e o Garoto Raivoso são. Todos esses são personagens mentais do David com poderes diferentes que advém do parasita psíquico, embora ainda muito pouco se saiba sua real identidade, como ele foi instalado na mente dente, ou o mais primordial, para qual propósito.

Enfim, capítulo extraordinário de todas as formas, desde por ser um prazer visual, nas dúvidas, até na escolha da trilha sonora por exemplo. Na cena em que eles invadem a Divison 3 a escolha da música é "The Daily Mail" de Radiohead. Há uma linha nela que diz..."os lunáticos tomaram posse do asiilo"...que coincidentemente desenha uma seqüência que revela o terror do que acontece quando o parasita na mente de David assume. Outra cena que também é foderosamente bem escrita surge quando o som também desempenha um papel importante no ato final. Todos os que assistiram o capítulo notaram que a ausência do áudio deu uma noção de desorientação nos personagens, a fim de criar a sensação deles estarem entrando cada vez mais em profundidades desconhecidas e assustadoras. Excelente. Estou progressivamente mais viscerado nessa série!

Episodio 1x6 - Nota 9 2017-03-30 19:14:38

Também concordo que foi um tanto quanto confuso para revelarem que os personagens estavam presos numa reconstrução psíquica feito pelo próprio Lenny. Isso notavelmente explica como os poderes deles foram bloqueados, e se eu não tô enganado, como elipsaram em representações de doenças mentais, já que foram enganados usando informações falsas. É como o caso da Melanie por exemplo. O Dr. Busker dá a entender que o cubo criogênico do Oliver é como se fosse uma ilusão que Melanie criou porque ela não pode aceitar que seu marido está morto. Na verdade é ela quem está congelada, porém, emocionalmente, mantendo a voz de Oliver naquela secretária eletrônica na esperança de que ele ainda está vivo no plano astral. Isso também foi explorado em vários outros, como o Cary, a Kerry e o Ptonomy.

O capítulo não tende a ser tão didático quanto alguns anteriores, e mesmo embora lento, ele não perde eficácia em trabalhar os efeitos colaterais do parasita do David, que é o propósito do capítulo, um jogo psicológico, emocional e psíquico. Tudo é confuso porque, como a Syd no começo do capítulo, ela percebe que a realidade em que está inserida é distorcida, e como a série gosta de brincar com diversas cenas de forma simultânea em ordem inespecífica, de fato, numa ordem cronológica de eventos bem espalhada, é normal ficarmos confuso. Eu diria que isso é muito similar a mecânica de Westworld, na qual utiliza uma engrenagem de quebra-cabeça embaralhada e que aos poucos é organizada gradativamente suas peças. Isso em parte é genial do Noah Hawley, porque fazendo isso, ele explica a confusão mental do próprio David.

Mas o capítulo com engrenagem lenta se torna bom quando ele explora seu potencial de história revisitando outros ângulos de personagens, como vimos aqui com a Syd e o próprio Lenny. Por isso discordo de quem afirma que o capítulo foi praticamente um filler. Não foi. Uma das coisas mais belamente bem inseridas foi o conto do Lenny para o David sobre o fungo que cresce nas formigas. O Lenny faz o David acreditar que ele é maníaco-depressivo, ao invés de um esquizofrênico paranoico, ou seja, fazendo isso ele distorce a natureza mental dele como uma forma de tática para neutralizá-lo, dando uma falsa sensação de segurança. Isso acontece com os fungos nas formigas. Eles "zumbificam" elas, bloqueiam suas atividades nas colonias, e como Lenny é um parasita na mente do David, ele impede dele de ver circunstâncias reais, se alimenta do seu poder e se engrandece através disso. Fantástico.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2017-03-30 19:51:50

Essencialmente grandioso. Quando boa parte dos fãs que assistem a série esperava insaciavelmente pelas respostas, esse capítulo vem e entrega respostas sobre um dos grandes bottom-lines de toda a série: lacunas sobre a identidade do parasita do David e o pai que o deu para adoção. Foi necessário eles literalmente desenharem para nós entendermos. O que ficou claro, não tão diferente do que foi dito, é que Farouk era um inimigo do pai de David, e eles tinham uma batalha psíquica no plano astral que terminou com o vilão sendo derrotado, porém não destruído. Nisso, Farouk esteve em repouso esperando uma brecha para seu próximo passo, e quando David nasceu, ele utilizou dessa brecha e penetrou na mente de David, drenando seu poder e causando-lhe uma grande confusão mental. Grande parte do que é compilado neste capítulo pode ser atrelado ao capítulo anterior porque, o propósito de trabalhar o parasita em suas dimensões é fragmentado em duas partes de narrativa, uma de perspectiva, e uma resolutiva, uma que compreende a visão dominante e controladora do parasita e outra que trabalha na sua origem, em sua raiz.

Uma das coisas mais prazerosas deste capítulo, além de dadas as respostas, é ver a mente racional do David se manifestando como uma versão britânica de si mesmo. Penso que o David Stevens fez um ótima inserção de ideia aqui usando seu sotaque natural, o que amplificou a cena numa imersão de mentes contínuas e sintonizadas. Há também muitos detalhes soltos sobre Charles Xavier que ficam muito aparentes ao longo do capítulo. Eles utilizaram sutilmente de seus tons de jogada estilísticos para confirmar a paternidade do David, como vimos no flash da cadeira e a seqüência animada do quadro-negro mostrando um homem calvo em um terno. E por falar no quadro negro, tal cena é um prazer visual, quase que ecoando uma página de quadrinhos da mitologia dos mutantes. Em suma, como o capítulo o sequenciamento final foi extasiante, de tirar o fôlego. Dennie Gordon, que dirigiu o mesmo, criou momentos marcantes com alguns shoots lendários. Cary, Melanie e Oliver no quarto de infância de David ao lado dos corpos físicos tentando removê-los da tragédia, acompanhados de uma música ecoando intensidade, além de toda a cena sendo guiada por um filme mudo, garantiu a epicidade de uma grande tomada cinematográfica. Fantástico! E nossa Plaza? Sempre um prazer a parte.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-03-29 13:15:20

Recomendo pra quem chegou até aqui e se encantou com a atuação da minha adorada Aubrey Plaza que tá arrasando em Legion, que veja Parks and Recreation. Uma excelente comédia da NBC que vai te encantar do início ao fim. Fica aí uma bela dica.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-03-30 19:31:57

Quase literalmente morto com a FX. HBO que se cuide porque ela tem as melhores séries atuais. Feud, Fargo, The Americans e agora Legion? É disso que eu gosto. Noah Hawley, eu te venero. Só isso.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-03-31 15:15:13

Cara, bem lembrado. Com isso dá pra perceber que o catálogo deles só tem pérolas.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-04-01 22:23:53

No começo de tudo eu achava que Legion apenas brincava de forma estilística e visual seu lado cinematográfico com o propósito de elevar seu nível de fantasia e surrealidade porque ela não era tão suprimida no aspecto narrativo. Mas isso é um argumento um tanto quanto inválido porque o lado visual é apenas uma forma mais bela de contar a história que é complexa, então, isso é o que faz dela ser atraente. É apenas um requisito. O fato dela ser uma ficção científica amplifica mais ainda a base de que eu não posso esperar que ela me dê todas as respostas possíveis de forma imediata. Por ela não ser tão mastigada, meu vínculo com a série tem que vagar entre e a compreensão e a paciência se eu quiser entender de alguma forma o que ela está trabalhando. Ela é uma série que, como toda ficção científica, exige tempo. Trabalhar mitologia exige trabalhar suas raízes.

Legion conseguiu equilibrar tanto o aspecto narrativo quanto o visual. É claro que o recheio mais essencial é o conteúdo da história, então, chegou um momento em que eu fiquei martelando se a série não estava passando uma falsa imagem de conteúdo com todos aqueles efeitos e elementos psíquicos, porque eu sei como tipicamente o belo aparenta trazer o que há de melhor e as pessoas cometem esse erro de achar que aquilo é maravilhoso. Mas a série ao longo desses oitos episódios me provou que eu estava errado e me provou que eu estava subestimando o Noah Hawley. Ele é a mente por trás de Fargo, que pecado eu estava cometendo? Se tem algo que mais me deixou em conflito foi a busca sobre as relações entre os personagens de Legion, porque eu sabia que quanto mais o roteiro fosse ainda mais longe explorando a dinâmica das relações pessoais, mais a série se enriqueceria. Isso era o que eu mais queria, mas espera, cada etapa não tem seu tempo?

Com isso eu já fico aliviado porque, já temos a segunda temporada em andamento e sei que ela vai poder trabalhar nesse aspecto. Essa temporada apenas se centrou no personagem chave que vai guiar as outras tramas paralelas que eventualmente irão se segmentar. É a partir dai que poderemos ver mais o potencial dos personagens, sobre a história de cada um, sobre os vínculos interpessoais subjacentes e sobre o quão longe eles podem mergulhar dentro da trama. Com todos esses elementos, eu acredito que Noah irá ter uma oportunidade de fazer uma série que vai se distanciar bastante das séries padrões sobre mutantes e como são deuses supremos e criar seu conceito. Não um original, mas o que valorize a essencialidade, que possa explorar frentes menos clichês que conhecemos desse mundo de heróis.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-04-01 23:35:27

Falei de tudo menos da finale. Nesse caso, fico por dizer que não foi tão mirabolante, mas que planejou demonstrar o terreno do que virá a seguir com a pitada de uma reviravolta surpresa. Terminou de forma empolgante, em suma, ainda mais com a nossa querida Plaza que de forma sensual, agressiva, medonha e divertida, vai dar continuidade ao lado do Shadow King, o caos e o medo que eles tanto semeiam. Ela arrasou foderosamente na temporada e já é um dos meus personagens favoritos. Menção honrosa a Dan Stevens e Jean Smart - Fargo. Que venha o próximo ano!

Episodio 2x3 - Nota 9.5 2018-05-05 21:07:33

"Se a ideia de uma doença pode se tornar uma doença, o que mais a respeito da nossa realidade é, na verdade, um transtorno?"

Se eu já fico em choque com a cinematografia avassaladora de Legion, imagina com esses monólogos. Caralho, essa temporada tá muito louca de boa. Não necessariamente o "não entender e ficar maravilhado com tal" signifique que é algo positivo, mas a gente tá falando de Noah Hawley, e o cara já tem um baita crédito desde Fargo.

Episodio 2x5 - Nota 9 2018-05-26 20:29:51

Foi uma sacada genial, isso!

Episodio 2x6 - Nota 9 2018-05-26 20:33:51

FX nunca teve problemas com audiência. Inclusive, Noah Hawley tem carta branca com Fargo, então ela é entregue ao público quando o Sr. Noah diz que está pronta. Por esse crédito, muito provavelmente Legion não sofra esse perigo!

Episodio 2x8 - Nota 9 2018-05-29 20:28:36

Não sei explicar, algo em Legion me deixa anestesiado. Mesmo não entendendo nada, quanto mais vejo, mais quero.

Episodio 2x9 - Nota 9 2018-06-19 19:47:05

Eu nasci pra venerar a Aubrey Plaza e sigo pregando que ela é minha religião!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Paulo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries