IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Room 104 By





Episodio 1x1 - Nota 7.5 2017-08-01 22:18:11

Eu jurando que era uma série de comédia, comecei a ver o problema assim que o pai não verificou as referências da babá, imaginando que o filho conseguiria sobreviver à noite depois de ser necessário inventar uma história horrível pra encobrir outra ainda pior. Mas quando começamos a pensar sobre o que aconteceu ali, a dúvida toma o lugar do espanto porque realmente vimos a história da perspectiva dela, de modo que Ralphie pode ter sido uma criação sua. Nossa sensação, então, passa a ser a dela: “e se eu não puder confiar nos meus próprios olhos?”. Vou acompanhar a temporada esperando que o padrão não seja apenas o gênero das histórias e o número do quarto, mas como os comportamentos serão conduzidos. Talvez exista uma resposta para quem criou Ralphie a partir dos próximos hóspedes.

Episodio 1x2 - Nota 6 2017-08-23 02:10:32

Creio que as fórmulas dos episódios passarão, se seguirem esse ritmo, a uma previsibilidade que faz perder muito do impacto que "Ralphie" causou. A reviravolta aqui foi denunciada principalmente pela atuação extremamente caricatural da mulher (sim, a personagem estava atuando, era o seu papel, mas o quão melhor teria ficado tudo aquilo se tivessem feito dela uma boa atriz?). Não há surpresas, não há perguntas no final. Pra usar a linguagem oferecida pelo episódio, é brochante esse encerramento em uma série com uma proposta que pareceu bem mais provocadora. O interessante pra mim recaiu nos elementos que aproximam os dois episódios: o banheiro e a pizza. Mas já não tenho ânimo pra criar expectativas :/

Episodio 1x3 - Nota 7 2017-09-16 12:02:52

A narrativa desse episódio vai incutindo uma sensação de desconforto, como se nós estivéssemos no lugar da protagonista, experimentando caminhos de devaneio/experimentação totalmente desconhecidos, mas curiosamente trilhado nas próprias lembranças, dentro dela mesma. Isso acaba rendendo uma posição cética diante da mística, ao contrário do que pode parecer em uma visão menos detida do que aconteceu no 104 nessa terceira história. Se tudo estaria dentro de nós mesmos e dependeria de nosso esforço interior para ser despertado, o sobrenatural não existe.

Cadê a pizza? Por que o banheiro não alterou ninguém? Adeus, conexões.

Episodio 1x4 - Nota 8 2017-09-16 12:19:30

Room 104 é sobre precisar se afastar de seu cotidiano, de suas atividades comuns e das responsabilidades que em algum momento sufocaram você, que precisava de algo mais verdadeiro, algo que só poderia ser buscado no interior, seu e daquele quarto. Este pode ser o lugar em que todos vão quando sonham. E pode ser uma boa ou má experiência, de acordo com cada sujeito. Nessa linha, eu não esperava por um episódio desses, com essa sensibilidade e fazendo com que o personagem despertasse imediata simpatia. É uma história pesada sobre aprisionamento e culpa que se encerra na beleza da saudade e da libertação.

Episodio 1x4 - Nota 8 2017-09-17 16:37:01

Meus sentimentos, Ruan. Que as lembranças das experiências boas sempre prevaleçam e lhe inspirem a seguir. Estou torcendo por isso.

Episodio 1x5 - Nota 8 2017-09-16 12:32:35

Era pra ser o primeiro dia de um período determinante em sua vida, onde trabalharia e se realizaria como escritor. Até que encara as consequências de uma vida de dependência da mãe, de quem parece precisar mais do que nunca agora, mais do que em qualquer dos momentos em que sentiu fome e sede e ela o alimentava porque ele não sabia fazê-lo. Ele sente que ligar aquele laptop e enviar o texto seria a maior contribuição da mãe pra sua vida, em um retrato de como todos podemos ser tão dramáticos e ingratos às vezes. E aí, a impaciência. Interessante como uma narrativa de 20 minutos nos envolve tanto a ponto de nos sentirmos como o personagem (o que pareceu irritante pra alguns foi justamente o propósito aqui, aliás), enlouquecido e facilmente irritável. E então, a revelação. No meio de tudo, esses minutos que pareciam intermináveis ao jovem escritor inseguro sobre seu trabalho, acabam sendo exatamente o que ele planejava, só que por um caminho completamente diferente: foi o primeiro dia de um período determinante em sua vida, onde trabalharia e se realizaria como escritor. Mas primeiro como pessoa, diante de um passado que não imaginava sobre si.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2017-09-16 12:38:55

Aquela narrativa sobre a profecia de que um dia encontraremos a nós mesmos e sentiremos todo o peso da saudade do que não foi, da possibilidade de uma vida toda pela frente, por mais bem resolvidos e satisfeitos com nosso estado de então. Mas que forma absolutamente linda de contar essa história do encontro entre o presente, o passado e as expectativas sobre si, frustradas ou não.

Episodio 1x7 - Nota 8 2017-09-16 12:51:59

O quão cruel pode ser um dogma assumido por obrigação e não por escolha? Esse episódio conduz a uma reflexão que não fazia há tempos, sobre as crianças que crescem inseridas em um código religioso rígido e não lhes é dada a oportunidade de conhecer e experimentar outras relações, prazeres e divertimentos. E isso não quer dizer que deixariam de se preservar, que necessariamente abandonariam tradições, desprezariam os costumes da comunidade na qual convivem, mas poderiam refletir sobre se aquilo tudo lhes fazem felizes e traz algum sentido de libertação, se querem permanecer ali porque vêem algum significado verdadeiro ou se aquilo não lhes basta. Quanta inocência e vontade de sentir suas inquietações, sem domesticá-las, silenciá-las. Que vontade que esses dois meninos encontrem seus caminhos de felicidade genuína :3

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2017-09-24 03:27:37

Se existir alguma fração de nós que seja destinada a encarar a eternidade, a continuar a ser depois da morte, o momento de tomar consciência que sua vida acabou, principalmente em uma tragédia, deve acontecer mesmo com uma sensação de desespero e angústia, ainda que seus apegos ao mundo terreno fossem pequenos, ainda que sua existência fosse marcada pelas crises existenciais que nos acometem com mais frequência diante da multiplicação das responsabilidades e cobranças. E se dar conta de que a morte não significou o descanso prometido de tantas formas, mas um tormento que perdura, que parece se estender, como se não pudéssemos, nem assim, nos livrarmos das agonias, das dúvidas, da ânsia por uma libertação julgada impossível, além de não saber onde é pior (se a vida ou se a morte), é sobretudo perturbador.

Quanto crescimento de Room 104 diante do que foi apresentado nos dois primeiros episódios :3

Episodio 2x6 - Nota 8 2019-01-08 11:05:42

Esse episódio denuncia onde o Room 104 está situado, entre esse espaço de "margem" que a música citou, algo entre a vida e a morte ou entre momentos muito decisivos para aqueles que penetram nele. Quase como um Purgatório, o barco de Caronte, o Quarto 104 revela uma passagem e, a partir daí, as reações se alternam entre a tragédia ou a redenção, a revolta ou a conformação. Catherine, no "The woman in the wall", assim como Arnold, viviam momentos de ruptura e alegria quando foram absorvidos ou incorporados pelo Quarto. Uma se nega à realidade, o outro se sente infeliz, mas se esforça para o consolo. Não sei se o Quarto como esse espaço de margem se aplicaria a todos os outros personagens ou se existe também uma projeção dele na memória dos que estão morrendo/revivendo ali. De todo modo, essa série suscita a cada episódio certo desconforto ao deixar a impressão de que não se pode ter certeza sobre nenhuma conclusão justamente porque não conhecemos a natureza do lugar e, por isso mesmo, o colocamos em suspeita.

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-10-01 15:14:30

Que retorno maravilhoso, com essa surpresa de episódio. Não esperava que fossem nos entregar tão espontaneamente a origem do Room 104 e eu desconfio que o horror vai muito além desses eventos macabros, já que a divisão anunciada pelo irmão ia até o quarto 103 naquele espaço exato das mortes e da perda das almas. O ser faminto que engole essas almas perturbadas e roubadas encontra o abrigo perfeito, com um largo cardápio de viajantes, cada um com suas próprias buscas e demônios.

A imagem do rei dos ratos cabe muito bem na história... todas aquelas almas estão fundidas ali, tragicamente ligadas pela fome e pelas paredes que tudo veem.

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-10-01 15:17:16

Sim, Caio. Sendo que é essa linguagem cheia de provocações e autorreferências que torna a série tão cativante (e a distingue, inclusive).

Episodio 4x1 - Nota 7 2020-08-05 21:28:01

Tivemos bons retornos nas temporadas anteriores (The Plot, o retorno da terceira, foi excelente), então esse me decepcionou um pouco no desenrolar da história, apesar de fugir de algumas obviedades. Eu sou muito impressionada com essas "transferências", então a cena final é um pouco assustadora pra mim, mas nada além disso e alguma reflexão sobre separarmos ou não autor e obra ali pelo meio.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries