IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Doctor Who (2005) By Capitu aka Anna





Episodio 1x1 - Nota 9.5 2014-07-12 05:24:46

Vendo os comentários daqui fiquei super animada. Porque se eu já AMEI a série pelo piloto e não achei metade tão ruim quanto alguns, imagina quando chegar nas supostas "melhores temporadas"? Se esse começo é fraco, Céus, já me vejo caindo de amores em poucos episódios.

Os efeitos são zoados? Para agora, sim, mas não é uma série de agora, é de quase dez anos atrás. Não faz o mínimo sentido esperar algo diferente. Apesar disso, vamos analisar os fatos que podemos julgar, independente da época: o pioloto introduziu bem a história (até melhor do que eu esperava), teve lá seus momentos divertidos e garantiu a curiosidade para os próximos episódios. Além disso, os cenários são a linda Londres. Como não se apaixonar?

Ah! E já tendo visto Fringe, amei essa história do Doctor ser meio que um Observer (sim, sei que DW veio bem antes, mas estou comparando com algo que já conheço e amo, o que é um bom sinal e aumenta meu interesse).

Episodio 1x1 - Nota 9.5 2017-03-30 00:06:47

Como diria meu amado (e subestimado) 9th: FANTASTIC!

Vi que era o aniversário do piloto esses dias, no instagram, e fiquei morrendo de saudade de rever. Como eu havia previsto em ao começar minha maratona, lá em 2014: "Se esse começo é fraco, Céus, já me vejo caindo de amores em poucos episódios". Olha eu de volta, menos de três anos depois!

Para quem está começando: Não desista. No meu caso, a série foi parar entre minhas favoritas da vida. Ah, outra coisa... EU TE IMPLORO, não pule esta temporada. Sei que os efeitos não são os melhores, mas a primeira temporada tem, pelo menos, um dos melhores episódios da New Who inteirinha. E há tanto a ser aprendido, começado aqui... Pensa assim, a tendência é ir melhorando, então aguenta aí e vai vendo aos poucos. Vai chegar um momento que você vai acabar devorando os episódios restantes, fácil, fácil.

Episodio 1x2 - Nota 9 2014-07-12 15:20:38

Não cheguei a achar melhor do que o primeiro, mas achei muito bom também. Especialmente pela semelhança com O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Episodio 1x9 - Nota 9.5 2014-07-15 00:56:07

Ver isso numa madrugada de inverno é de arrepiar até a alma. Na verdade, mesmo que fosse verão eu gelaria, porque aquela vozinha de criança com aquela máscara chamando a mãe é bizarramente e extremamente medonho (e eu sou super medrosa).

Episodio 1x10 - Nota 10 2014-07-15 01:46:24

Rose: Okay, so he's vanished into thin air. Why is it always the great-looking ones who do that?
Doctor: I'm making an effort not to be insulted.
Rose: I mean... men.
Doctor: Okay, thanks, that really helped.

Episodio 1x12 - Nota 9 2014-07-15 05:34:27

Ai, por que eu fui amar tanto o Jack? Personagem maravilhoso, então por favor não o matem!

Episodio 1x12 - Nota 9 2020-04-12 17:05:27

Jack o panssexual original, verdadeiro significado de "caiu na vila o peixe fuzila", tá nem aí se é homem, mulher, humano, alienígena... Será que tem como alguém não gostar desse personagem? Eu não vejo como seria possível.

Episodio 1x13 - Nota 10 2014-07-15 07:01:18

Jack é um personagem ótimo, e ainda assim, após morrer e ressuscitar, vocês simplesmente esquecem ele naquele lugar, totalmente sozinho? Pois eu quero ver vocês dando meia-volta e indo buscá-lo agorinha mesmo!

Gostava do Doctor antigo, fiquei triste com a curta duração que ele teve. O chato dessas mudanças dos atores, é que os dois protagonistas já tinham uma super química, então talvez demore um pouco para a nova dupla chegar àquele nível. Sei que faz parte da mitologia da série, mas mesmo assim. Apesar desse receio, sei que ainda posso acabar me surpreendendo positivamente... Assim como aconteceu com a série em si, aliás.

Episodio 1xSP 2014-07-15 21:58:43

Very Arthur Dent!

Episodio 2x4 - Nota 9.5 2014-07-18 02:51:02

A razão pela qual eu não queria ter shippado a Rose com o 9th era, justamente, por saber que isso acabaria.

Para o 9th, a Rose era tudo; ele podia estragar o universo inteiro, mas salvava a Rose, voltava pela Rose, tudo pela Rose, sempre. O 10th já não é tão assim. Claro, ele ainda tem muito carinho por ela, afinal, continua sendo essencialmente a mesma pessoa. E não é que ele seja mulherengo, não chega a isso... Ele só tem um charme maior, que atrai mais, ao que parece. Mas ele se afastou muito dela desde a regeneração. Não sei explicar, mas falta algo.

Mesmo que a Rose servisse apenas para nos introduzir a mitologia da série, queria que o relacionamento dela com o Doctor tivesse durado um pouco mais, sinto falta daquela química toda entre os dois... Consequentemente, às vezes ainda sinto falta do Eccleston também, sim.

Mas, é, acho que estou apenas sentindo um pouco da maldição dos Lordes do Tempo, não é?

Ainda assim, para mim, este episódio foi de longe o melhor da temporada! Quero o resto da temporada daí para melhor!

Episodio 2x5 - Nota 8 2014-07-18 03:56:07

Como muitos aí embaixo, bateu saudade de Fringe nesse episódio! Mas esperava um pouco mais, pelo tema e por ser duplo. Vamos ver se no próximo melhora!

P.s.: Dois Mickey/Ricky e nenhum Capitão Jack? Tá errado isso aí!

Episodio 2x10 - Nota 8 2014-08-02 10:29:22

Lembrei de scooby-doo com o Doctor e a Rose correndo do monstro e indo de um corredor para outro, saindo em corredores diferentes.

Episodio 2x10 - Nota 8 2020-04-08 15:42:56

Como alguém assistindo pela segunda vez, eu deveria ter pulado esse episódio. Embora a ideia de vlog (em 2006!) seja bem interessante, este era conhecido por alguns fãs (no tumblr, se não me engano) como "that Doctor Who episode we don't talk about".

Há coisas legais e interessantes soltas pelo episódio, mas, em geral, eu não faço nenhuma questão de assistir novamente em futuras maratonas. Vou pular, sim, sem nenhuma piedade.

Sério, o monstro é absurdamente tosco, até para os padrões da era Russell T Davies, com seus monstros verdes e piadas de pum. Sem contar que o final é simplesmente bizarro... E isso vindo de alguém já assistiu toda new who e, inclusive, até meados da segunda temporada da era clássica da série; ou seja, eu já vi bizarrices nesse whoniverso. Veja bem, não é nem que ele seja RUIM, ele só é ridículo e desnecessário, sabe? Tem fillers bons mais para a frente, mas esse não é, nem de longe, um deles.

Episodio 2x10 - Nota 8 2020-04-10 23:47:17

Bom, agora você sabe! hahaha

Episodio 2x12 - Nota 9.5 2015-04-03 23:47:09

Fiquei um tempo sem ver porque não queria encarar o que eu sabia que estava por vir, mas agora a saudade falou mais alto... Coragem, e vamos lá.

Esse episódio me lembrou Fringe em vários níveis! <3

Episodio 2x13 - Nota 10 2015-04-04 00:47:58

Tem um vácuo no meu coração. Que episódio emocionante, uau! Eu sabia que abalaria minhas estruturas, mas ainda assim...
P.s.: Já estou sentindo falta da Rose desde já!

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2015-11-17 14:34:25

A continuação é no especial de Natal entre as seasons 2 e 3 (acho que o título é The Runaway Bride, ou algo assim).

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2015-11-30 03:26:57

"Doctor: Humans! We're stuck on the moon with Judoon and a bloodsucking criminal, and you ask personal questions?"

Achei que detestaria, mas acabei gostando da Martha! Ver as fotos antes foi muito enganoso e me deixou com o pé atrás, mas o beijo foi só por motivos de enrolar os Judoon, então consigo relevar...

Também, foi reconfortante ouvir o Doctor falar sobre a Rose e lançou um "not that you're replacing her" — não que não soubéssemos, mas porque é bom ouvi-lo deixando isso claro. A verdade é que ninguém nunca será a Rose... E é melhor assim. Porque, desta forma, cada companion tem o seu espaço e sua importância.

Portanto, seja bem-vinda Martha Jones!

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2020-04-12 16:50:50

Se da primeira vez já dei as boas-vindas e gostei da Martha logo de cara, mesmo com a dorzinha da perda da Rose... Agora, na segunda maratona, posso dizer que Martha é uma das minhas companions favoritas e eu amo essa temporada.

Portanto, eu vou evitar ao máximo ler os comentários, porque sei que vou me irritar com o povo falando mal dela o tempo todo.

Aliás, eu fico só na raiva que falam do beijo como se fosse culpa da Martha, sendo que foi o próprio Doctor que beijou e tinha uma lógica para isso. Parem de descontar o luto da Rose na coitada!

P.s.: Li uns poucos comentários abaixo dos meus (não vou me arriscar a abrir os top) e fiquei bem feliz que algumas pessoas também gostaram da Martha.

Episodio 3x2 - Nota 9.5 2020-04-12 16:58:45

Mimimi a Martha isso pipipi popopó

Eu queria muito ver o alienígena bonitão salvando vocês na lua, te beijando e depois te levando para ver Shakespeare ao vivo, e vocês não estariam nem aí, né? Ninguém ia ter crush? Aham, sei.

Martha não conheceu a Rose, não sabe da história dos dois E NÃO TEM CULPA DE NADA. Se vocês não se apaixonariam pelo 10th nas mesmas circunstâncias, legal, parabéns, toma aqui o seu troféu. Mas não culpem a mulher só por ter caído de paraquedas aí, ela simplesmente chegou no momento errado.

Enfim. Em outras notas...

As três bruxas = Macbeth; o crânio na mesa do Shakespeare = Hamlet ♥️

Episodio 3x3 - Nota 9.5 2020-04-13 19:09:00

Passei o episódio inteiro tentando reconhecê-la, obrigada!

Episodio 3x3 - Nota 9.5 2020-04-13 19:13:15

Eu amo esse episódio, acho bem interessante e emocionante. Na verdade, esta temporada tem alguns dos meus episódios favoritos da série todinha e eu nunca, jamais, em hipótese alguma vou me conformar com o quanto falam mal... E só por causa dessa rixa Rose/Martha. É uma pena.

Episodio 3x4 - Nota 8 2020-04-13 19:18:15

Daleks é bem ame ou odeie, né? Mas também não adianta muito odiar, porque eles continuam voltando e voltando... Eu sempre fico de coração partido pelo Doctor, sempre sozinho, enquanto os inimigos dão um jeito de sobreviverem.

Episodio 3x5 - Nota 8 2016-04-03 03:05:55

Entre a primeira e a segunda metade desse episódio, devo ter demorado uns bons meses e pelo menos 5 tentativas. A ideia até era interessante, mas o desenvolvimento eu achei beeeeeem chatinho.

Episodio 3x5 - Nota 8 2020-04-13 19:26:02

Embora seja um dos episódios que menos gosto na temporada, eu curto pensar em como teria sido essa aliança/paz entre o Doctor e os Dalek. A Tallulah (with two ls and one h) também é uma personagem bem carismática, corajosa e com coração bom, gosto bastante.

Agora, eu cometi o erro que esqueci de ter prometido não cometer: fui ler os top comentários. A galera falando até de nojo com a Martha gostando do Doctor... Colegas, vocês acham que a Rose demorou quanto tempo para se apaixonar? Vocês acham que ela só se apaixonou quando regenerou pro 10th? Porque, desculpa abalar seu mundinho frágil, mas ela já tinha crush pelo 9th por volta da metade da primeira temporada também, viu? Na verdade, em Aliens of London (S01E04) tem um momento que o 9th fala sobre a idade dele e ela fica "900 anos? Minha mãe tinha razão, a gente tem uma baita diferença de idade". E não é a única vez, na primeira temporada, que fazem menção a um interesse romântico entre os dois.

É o que eu disse antes: Se vocês resistiriam ao alienígena bonitão que sempre te salva, mesmo quando parece impossível, e te leva para conhecer épocas e planetas incríveis, parabéns para vocês, mas sério que não dá para ver o motivo pelo qual a Martha teria crush? SÉRIO MESMO? Logo você aí que eu tenho quase certeza que já se apaixonou por alguém com muito menos apelo? Tá bom, alecrim dourado. Repito: Rose para a Martha é apenas um nome. Ela não sabe a história dos dois. Vocês estão tomando as dores porque viram e se apaixonaram juntos, mas da perspectiva da Martha é totalmente normal estar interessada no 10th.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2016-04-05 00:15:11

A parte da Cathedral, correndo do monstro, parecia até uma fase de Resident Evil 6! Haha

Ok, eu também preferia a Rose um milhão de vezes. Mas achei o episódio bom. E não consigo odiar a Martha apenas por ela não ser a Rose. De certa forma, até tenho um carinho por ela...

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2020-04-13 19:33:42

Quatro anos depois...

Hoje em dia não sei dizer se a palavra seria "prefiro" a Rose. Claro que por ser a primeira companion que conheci, tenho um carinho grande e amo o jeito todo sorridente dela... Mas acho que aprendi, com o passar da série, a entender que cada companion tem o seu lugar, o seu espaço, a sua personalidade e a sua importância. Se eu já tinha um carinho pela Martha na época do comentário aí de cima, quando vi pela primeira vez, hoje em dia sou team protect Martha Jones at all costs, sem nenhuma dúvida.

Episodio 3x7 - Nota 9 2020-04-13 19:40:37

Não sei porque gostei tanto da primeira vez (não comentei nada, então tô tentando entender o motivo de ter dado 9). Gostei do episódio agora, mas não tanto quanto aparentemente da primeira vez.

Humanos estragando tudo com sua ganância... Nenhuma novidade.

Episodio 3x8 - Nota 9 2020-04-13 19:44:22

Pera aí, vocês odeiam a Martha porque (aparentemente) o 10th é só da Rose... Então como não tô vendo reclamações desse romance com a enfermeira?

Episodio 3x9 - Nota 10 2020-04-13 19:48:11

Por mais que esse episódio me dê agonia com a versão humana do Doctor sapinho (porque ele sai beijando todo mundo; aliás, gosta das loiras, né amigo? Rose, Reinette, a enfermeira...), eu sempre sofro um pouquinho com ele vendo a vida hipotética que teria. Por mais simples e sem aventuras interplanetárias, ele também não teria que sofrer com decisões tão pesadas, perdas de todos os que ama, etc. A aventura que ele não pode ter é a de uma vida comum.

Episodio 3x10 - Nota 10 2016-04-06 22:41:51

Eu já tinha medo de estátuas antes. Agora então... ferrou.

Episodio 3x10 - Nota 10 2020-04-13 19:51:35

Vocês vão mesmo me dizer que preferem a temporada em que o filler é Love & Monsters do que a temporada em que o filler é BLINK? Porque, olha, indefensável. Esse episódio ainda é um dos meus favoritos da série inteira.

Mas é aquela coisa: Nada faz meu olho coçar tanto quanto ouvir o comando "don't blink". Eu piscaria um olho de cada vez e torceria pelo melhor. Ou andaria com um espelho, assim ele se encarava e eu poderia piscar. Sempre fico pensando em métodos alternativos, não adianta.

Episodio 3x10 - Nota 10 2020-04-13 19:54:49

Comentei quase que com as mesmas palavras da primeira vez que vi, lá em 2016, hahahaha. Como se a gente precisasse de mais motivo para ter medo de estátuas, né?

Episodio 3x12 - Nota 8.5 2016-04-07 01:01:58

Meu Deus, ver esse episódio com os guys tão bebês... E dois atualmente já tem bebês. Nostalgia.

Master é aquele tipo de vilão que você deveria detestar mortalmente, porque ele é totalmente cruel... Mas o jeito dele é tão engraçadinho que mesmo sendo ruim que dói, você não consegue apenas odiá-lo.

Episodio 3x12 - Nota 8.5 2020-04-13 20:00:07

Episódios assim me dão vontade de voltar a ver a clássica (vi só uma temporada inteira, acho), só para saber mais da mitologia... Mas aí depois vou querer maratonar de novo, claro.

Episodio 3x13 - Nota 8.5 2016-04-07 02:22:33

Não é à toa que eu gostava do Face of Boe. Fiquei emocionada de saber quem era ele, e que ele realmente protegeu a humanidade durante todos os longos anos em que viveu. Não canso, melhor pessoa! < 3

Aliás, essa temporada foi muito boa. Eu estava preparada por odiá-la, visto que passei meses sem ver depois da saída da Rose. Mas não, me surpreendi desde o começo. Diferente da maioria, simpatizei de cara. E essa temporada teve vários do que passaram a ser meus episódios favoritos.

Agora, deixar cliffhanger com Titanic é pedir para eu assistir ao próximo imediatamente. Sou a louca do Titanic, já tô surtando antes de ver!

Episodio 3x13 - Nota 8.5 2020-04-13 20:04:14

Tem gente que ainda não gosta da Martha depois dela ter passado UM ANO INTEIRO longe da família, sabendo que estavam sofrendo, só para ajudar a salvar o Doctor e o planeta? Personagem incrível, forte, corajosa. E ainda desistiu de continuar as aventuras pelo espaço-tempo para cuidar dos dela e por saber que seria o melhor para ela, emocionalmente falando. Mulher incrível, maravilhosa, vou defender SIM!

Jack é o meu amorzinho, nem vou comentar sobre o quanto amei a participação dele nesses episódios porque seria chover no molhado. E mesmo que a hipótese dele ser o Face of Boe ter falhas, eu gosto de acreditar que é ele sim.

Episodio 3xSP 2020-04-13 20:11:36

Cadê vocês reclamando do Doctor beijando a Astrid e dela já demonstrar crush nele? Ou o problema era só a Martha mesmo? Porque eu me incomodo muito mais com a Astrid.

Como você vê o Anfitrião, um anjo mecânico, todo dourado, com olho preto como se estivesse possuído pelo ritmo ragatanga, e pensa "hm, parece confiável"? Eu já sairia correndo, é o tipo de coisa que tá na cara que vai tentar te matar eventualmente.

O senhor lá todo confuso com a história da Terra e do Natal, bom demais! Hahahaha. E o Alonso é resistente, hein? Eu tava achando que ele ia cair morto bem num momento que precisassem dele.

Se a galera de Londres não sai da cidade durante a época do Natal, depois de tudo isso, eu não sei como defender! Hahahahaha

Episodio 4x1 - Nota 8.5 2016-04-09 00:35:00

Donna: Oh my God, I don't believe it. You even got the same suit! Don't you ever change?

Episodio 4x5 - Nota 8.5 2016-04-11 02:00:37

O mundo em guerra, humanidade sufocando até a morte... E Doctor fazendo referência ao passado (e um dos melhores episódios até hoje, talvez) com "Are you my mummy?". Em defesa dele, o cara peguntou o que ele achava, então ele apenas externou a lembrança em sua mente, hahaha. Não é à toa que o 10th é o favorito de muitos.

Episodio 4x6 - Nota 8.5 2020-04-17 20:46:37

Doctor começando a se abrir para a possibilidade de a Jenny ser "filha" dele, só para perdê-la (sendo que nem tinha perdido!). Um questionamento é: Ela é considerada uma Time Lady oficialmente? Porque se ela tem foi criada a partir dele e ele é 100% Time Lord... Então ela é tanto quanto ele, né? Será que ela pode se regenerar e só não se regenerou porque tinha absorvido aquele negócio e se curou sem precisar de regeneração? São tantas dúvidas!

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2016-04-11 19:12:47

"People never stop reading them. She is the best selling novelist, of all time." Que lindo essa parte! < 3

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2020-04-17 20:49:34

[Quatro anos depois] e a autora em mim ainda se arrepiou demais nessa parte que o Doctor fala sobre o legado da Agatha!

Episodio 4x8 - Nota 9 2020-04-17 20:54:52

Eu acho que da primeira vez que maratonei comentei isso em algum momento, mas: Os vilões do Moffat são geniais e marcantes justamente por pegarem medos comuns (estátuas, escuro) e dar uma justificativa para a gente ter medo. Muito bom!

Episodio 4x9 - Nota 10 2020-04-17 20:57:52

Desta vez esse episódio doeu um pouco mais, porque quase um ano atrás perdi uma amiga que era, justamente, a maior leitora que conheci. A parte que falam sobre a CAL, sobre darem todas as histórias do universo para ela... Não vou negar que quase chorei.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2020-04-17 20:59:31

Esse episódio é tão simples e tão bom. Ou talvez seja ainda melhor justamente por ser simples (e mesmo assim dar aquela agonia).

Episodio 4x13 - Nota 10 2016-04-12 03:11:02

Esse episódio foi absolutamente lindo e extremamente triste ao mesmo tempo. Tô chorando, meu coração tá partido, mas também tô feliz... Não sei, só sei que amei!

Episodio 5x1 - Nota 8.5 2016-04-12 22:20:46

Saudades Allons-y... Entretanto, bem-vindo Geronimo.

Bom, é estranho finalmente chegar aqui. O motivo de eu ter cedido e decidido maratonar DW foi, exatamente, não aguentar mais a inundação de gifsets do 11th no tumblr. Mas, como nunca cogitei pular temporadas, fui me apaixonando pelas versões anteriores e, no fim das contas, esperava ter tanto quanto ou até mais dificuldade do que tive na mudança entre o 9th e o 10th. Em parte, eu queria ter apenas gostado, na média. Porém, eu realmente gostei. De verdade. Achei ele engraçado e adorável (colocar a Amy criança foi uma jogada bem esperta, ajuda a tornar o Doctor cativante). E embora por um lado eu me sinta feliz de não estar decepcionada, eu também estou com aquela sensação esquisita, típica dos primeiros episódios pós-regeneração. Mas vamos lá!

P.s.: Quando passou aquele breve flash de todos os doctors < 3

Episodio 5x1 - Nota 8.5 2020-04-17 21:06:30

Engraçado que desta vez eu me senti um pouco mais relutante em deixar o 10th para trás do que da primeira vez. Por outro lado, eu sei o quanto o 11th é bom, então em alguns minutos eu já tava animada de novo.

Episodio 5x2 - Nota 9 2016-04-12 23:30:42

Acho que estamos em processo de adaptação. Até o próprio Doctor demora um pouco para se acostumar com as mudanças depois da regeneração. Mas a boa notícia é que a tendência é essa dificuldade ir diminuindo com o passar do tempo... E temos o quê, umas três temporadas para nos acostumarmos com o 11th, né? As chances é que acabemos nos apaixonando por ele também(afinal ele é essencialmente a mesma pessoa, apenas traços de personalidade diferentes que são evidenciados + nova aparência). Não é nada difícil estarmos chorando com a partida dele, daqui a algum tempo...

Episodio 5x2 - Nota 9 2020-04-17 21:10:23

Eu amo esse episódio. Parte o meu coração quando percebem que a baleia estava lá por vontade própria... Mas, claro, humanos já se apressaram em prendê-la, escravizá-la e torturá-la. E mesmo depois de anos daquilo, quando teve liberdade, ela continuou lá!

Eu tô lembrando que sou uma das raríssimas pessoas que (além de gostar da Martha) não gosta taaaaaanto da Amy. Não é que eu não goste, mas é que todo mundo ama e, pessoalmente, ela é a que eu menos ligo.

Episodio 5x3 - Nota 8 2016-04-13 15:55:37

Uma observação: Os arcos das temporadas (Bad Wolf, Torchwood, The Master, as abelhas) geralmente eram menos evidentes, como detalhes sutis para que juntássemos as peças. É bem verdade que mesmo entre os quatro originais, alguns foram mais óbvios. Mas, ainda assim, o zoom que dão toda vez na rachadura é exagerado. Parece no episódio anterior, quando a Amy bateu duas vezes o martelo no paralelo do Doctor com a star whale. O que aconteceu, nós ficamos menos inteligentes e precisamos das informações mais mastigadas? Ou faz parte dessa nova vibe mais jovem da série?

Aliás, seria essa mesma tentativa de focar em um público mais teen o motivo para termos Daleks coloridos? Porque isso, sim, foi forçar a barra. Se eles geralmente já são mais irritantes do que ameaçadores, agora estão apenas cafonas, desculpa.

Mas, de resto, continuo ok com o 11th e a Amy. Inclusive, acho que ela tem sido bem útil para o Doctor. É aquele tipo de relacionamento House/Wilson, Sherlock/John, etc: Ele é o cérebro, ela é a humanidade. É uma dupla que funciona bem, cada um no seu papel. Gosto assim.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2016-04-13 17:10:56

Nada me faz piscar como um episódio dos Weeping Angels e a ordem de "don't blink"/"don't even blink". Ou seja, eu ia parar no passado (ou morrer) em um segundo. Amy me representou tentando piscar um olho de cada vez! Haha. A minha mais recente estratégia seria levar alguém junto e ficar gritando "blink", daí a outra pessoa piscava e gritava de volta para eu saber que podia piscar, hahaha.

Agora sério, sobre esta aparição dos Weeping Angels: Melhores vilões da série, de fato. Porém, achei Blink com uma pegada mais thriller, talvez por ser novidade. Mesmo assim, é verdade que a quantidade de anjos aqui e o cenário do labirinto cheio de estátuas ajudou na construção da tensão também.

Episodio 5x5 - Nota 8.5 2016-04-13 18:42:58

1. Se a Amy não podia abrir os olhos por mais de um segundo sem virar um Angel, como ela ficou aquela eternidade olhando para a fenda, de boa?

2. Olha o que eu disse no outro episódio: A fenda. Já entendemos que é o plot maior, que liga toda a temporada. Também sabemos que não será resolvido tão cedo, então precisa focar TANTO nele?

3. Gosto do 11th, gosto da Amy. Porém, se fosse um cara se jogando na menina do jeito que ela fez com ele, metade do público não acharia legal. Eu não curti a cena, sinto muito. Uma coisa é ela ser mais clara do que as outras sobre o que quer e o que sente — isso eu defendo e acho legal. Mas, a partir do momento que ele deixou claro que não queria, ela está errada em continuar e ficar se forçando para cima dele.

4. Fiquei feliz de ver que os efeitos melhoraram e que pudemos ver os Angels se mexendo, embora eles se movendo a cada piscada passasse a ideia maravilhosa e assustadoramente também.

5. Também acho que a River é esposa, mas como ela mesma disse, algo pode ser tão simples assim com o Doctor? Não sei. Só sei que amo eles se encontrando na ordem "errada", tem algo de belo e trágico nisso.

6. Uma aflição: Amy de olhos fechados na floresta de Angels. Que bom que eles estavam mil vezes mais lerdos do que em Blink, hein?

Episodio 5x5 - Nota 8.5 2016-04-13 18:50:50

7. [como resposta, porque não é tão relevante ao episódio, é mais uma divagação minha] Por que a Amy pode ter crush no Doctor, mas a Martha era ridícula pelo mesmo fato? Bom, eu gosto da Martha. Sim, ela é uma das minhas companion favoritas, e acho que ela foi muito boa e teve suas qualidades. Inclusive, AMO a temporada dela, talvez seja até a minha season favorita, pelo saldo de bons episódios que teve — na minha opinião, claro.

Enfim, todas as companions mais novas (Rose, Martha e Amy) se apaixonaram pelo Doctor. Acho plausível, afinal, ele é o alienígena bonitão que as leva para conhecer um universo que elas nunca nem imaginaram existir e que sempre volta para salvá-las, independente de qualquer coisa... Elas são jovens, elas se impressionam, elas se apaixonam. A maioria se apaixonaria também, não? Então, acho que justamente por ser mais madura, a Donna conseguiu separar melhor sua fascinação e não ligá-la diretamente ao Doctor; logo, não se apaixonando por ele e sim pelas coisas que ele lhe apresentou.

Então, novamente: Qual o problema com a Martha? O problema é que ela veio depois da fan-favorite, Rose. E ela se apaixonou pelo "Doctor da Rose" (porque para os fãs, tanto o 9th quanto o 10th são da Rose. A construção das primeiras temporadas criou um elo maior entre eles e nos fez gostar dos dois juntos, foi natural...). Eu acredito que se a Donna tivesse sido a companion pós-Rose, talvez a transição tivesse sido mais fácil. Afinal, a partida da Rose realmente foi dolorosa — assim como a regeneração 10>11, aliás —, e colocar alguém que se apaixonou tão rápido, enquanto os fãs estavam meio que se curando da perda e de tudo que podia ter sido, mas nunca foi... Bom, para dizer o mínimo, não foi a jogada mais genial dos roteiristas.

Resumindo: Acho que se a Martha tivesse sido companion do 9th (pré-Rose), 11th ou 12th, provavelmente a aceitação teria sido melhor, como está sendo a da Amy... Porque o problema NUNCA foi a Martha em si, ela era uma boa personagem e tinha seus méritos e defeitos, como todas as outras. O problema foi a paixão dela pelo 10th, o Doctor "da Rose", cedo demais após um adeus tão difícil. O único problema da Martha, e que nem foi culpa da personagem, foi ter um timing ruim.

Episodio 5x6 - Nota 8 2016-04-13 22:20:31

"I have the right to know. I'm getting married in 430 years!"

Amei o Rory, quero que ele continue como companion por tanto tempo quanto a Amy, a dinâmica vai ser ótima. Ele parecia uma mãe brava com o Doctor, mas justificou bem falando umas verdades. Além disso, o jeito atrapalhado dele é tão fofo, tão ingênuo, sei lá.

Episodio 5x7 - Nota 8.5 2016-04-13 23:24:14

Lembrei de um episódio de Supernatural misturado com Inception.

Episodio 5x8 - Nota 8 2016-04-14 12:13:30

"Don't let go"
"Never"

Titanic feelings

Episodio 5x8 - Nota 8 2016-04-14 12:23:24

Also: como DW vai processar UtD se só a SÉRIE veio depois, mas o LIVRO veio antes — seis meses antes — desse episódio? Ainda assim, concordo, muita semelhança aquela(s) cena(s) da redoma.

Episodio 5x9 - Nota 7 2016-04-14 12:40:43

1. Esta temporada estava ok. Episódios medianos, aceitáveis. Boas premissas, mesmos que não desenvolvidas ao máximo de seu potencial. Mas este foi o primeiro episódio que eu realmente não gostei da temporada.

2. Amy entediada durante a reunião. Amiga, estão tentando fazer um acordo de paz entre duas raças, decidir o futuro do planeta... Como isso é entediante? Você é uma das embaixadoras dos humanos, se controle!

3. Ambrose representou o pior dos humanos, o que fez bastante sentido. E eu não queria que ela tivesse morrido (porque ia ser sempre um olho por um olho, causando uma guerra). Porém, também não curti o desfecho. Tá, ela "perdeu" o pai, isso deve ter sido horrível... Mas ela ainda saiu impune. O Doctor diz que isso ensinará ao filho dela a ser o contrário dela, ser o melhor da humanidade; eu acho que pode acabar ensinando que mesmo fazendo as coisas erradas, dá para se livrar. Sorte que o garotinho parecia mais mente aberta para uma futura paz com os Homo Reptilia.

4. Eu já fiquei brava do Rory morrer, porque isso para mim é roteiro preguiçoso. Mas apagar toda a existência dele? Isso é só para forçar a Amy com o Doctor, né? Está óbvio que tinha uma coisa de triângulo amoroso entre os três, mas se esta realmente for a conclusão, é muito insatisfatória. Podiam ter feito melhor. Ele era um personagem bom que foi totalmente desperdiçado. Foi descaso, foi injusto, foi ridículo.

5. Vou responder este comentário com uma TEORIA (na verdade, pensamentos aleatórios, porque de elaborado não tem nada) minha sobre o final deste episódio. Não é spoiler, porque não vi a série, mas se não quiser arriscar, nem abra. Você foi avisado.

Episodio 5x9 - Nota 7 2016-04-14 12:51:45

5. Na verdade, pensei nisso no episódio dos Weeping Angels: A River foi presa porque matou um homem, isso é fato. Por um lado, a relação dela com o Doctor realmente parece romântica... Por outro, ela disse que matou o homem mais fantástico que ela conhecia. Daí, pensei que poderia ser o próprio Doctor que ela matou (porque o carinha daquele episódio disse que se ele soubesse quem ela era, não a ajudaria).

No mesmo episódio, ele disse que se ele caísse naquela fenda, poderia parar a rachadura do universo, porque ele é um evento gigantesco; até mencionou equivaler a vários Angels. Então, ele tirar a placa da fenda me faz pensar que a River o jogou para parar a rachadura, "matando-o". Até porque, ela disse que eles se veriam quando a Pandorica abrisse, e no episódio do Prisioneiro Zero, falaram algo sobre a Pandorica ao falar sobre a rachadura.

Porém, isso provavelmente ocasionaria uma regeneração ou o mataria, não? Aí que ainda não entendi. Porque se é o plot maior desta temporada, não consigo ver nenhuma das duas coisas acontecendo. Primeiro porque sei que o 11th dura mais um tempo (né?), segundo porque se ele morresse não teria tido as outras temporadas, duh.

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2016-04-14 14:07:35

Acho que a cena do Vincent no futuro, na própria exposição, está no top cenas mais lindas de toda a série! Impossível não se emocionar.

Episodio 5x11 - Nota 8.5 2016-04-14 17:17:08

Eu queria o Craig de companion, porque Doctor + James Corden foi uma coisa muito divertida.

Nota: Olha ali a Myra de Episodes, mas sem fazer careta! Achei tão incrível que demorei um pouco para reconhecer, haha.

Episodio 5x12 - Nota 9.5 2016-04-14 19:07:24

Eu estava muito errada, e acho que nunca estive tão feliz por isso. Superou minhas expectativas em vários níveis!

Desde o começo de episódio eu estava falando: "Doctor, querido, a única coisa mega perigosa para o tempo/espaço e que tem todos os SEUS inimigos, é você." Ainda assim, achei que fosse ALGUM Time Lord lá dentro (pensei até no Master, já que ele parece sempre conseguir voltar). Mas nunca esperei esse final!

Amo essa forma como DW consegue unir os plots na season finale, como se fosse um quebra-cabeças gigantes que a gente só entende depois de ver todas as peças juntas.

Episodio 5x13 - Nota 9.5 2016-04-14 20:19:55

Tá, mas por que não estamos falando sobre a época em que a Rose não podia nem segurar a bebê Rose, porque vinham aqueles guardiões de paradoxo apagar e blá-blá-blá, mas agora a Amy está com a mini-Amy correndo por aí e vivendo loucas aventuras, sem nada acontecer? Sei que são quase 50 anos de mitologia, múltiplos escritores... Mas vamos lá, se eu lembro os roteiristas também deveriam! Só por isso não leva dez.

Ainda assim, Rory de volta e eu errada mais uma vez — nunca foi um roteiro preguiçoso para solucionar um triângulo, tudo fazia parte e um esquema maior e bem mais inteligente. Só posso aplaudir e dizer: Obrigada por fazer eu pagar a minha língua mais uma vez.


Episodio 6x1 - Nota 9 2016-04-14 22:23:01

Isso era para ser tipo um dementador que suga memória ao invés de alegria, ou...?

Já disse, mas repito: Amo a história do Doctor com a River, mesmo sem entender direito ainda. Quero dizer, se a Tay usou alguma inspiração para o título de "sad beautiful tragic", foram esses dois, porque não há forma melhor de definir.

Episodio 6x1 - Nota 9 2016-04-14 22:30:41

Meu lado Hamiltrash só conseguia pensar: Não é uma menininha, obviamente é o Lin que viajou no tempo e está disfarçando a voz, dando dicas de que criará algo maravilhoso (praticamente algo que marca a história até) dentre de alguns anos — just you wait!

Ainda nesse tópico, posso mencionar o fato de que até a placa do Hamilton era oposta à do Jefferson? Será que é por fatos reais, ou mera coincidência mesmo?

Episodio 6x2 - Nota 9 2016-04-15 00:05:47

Loucura é a temporada começar com todo o elenco morrendo.

Os vilões do Moffat são os melhores, não dá para contestar. É a naturalidade que causa a tensão, porque eles não são como Daleks, não são robôs cureis que por mais que possam vir a acontecer um dia, não fazem parte da nossa vida; são coisas cotidianas como estátua, escuridão...
Angels: São estátuas enquanto as olhamos, mas ao piscar podem nos matar. Você só saberá se piscar, mas se piscar pode morrer.
Vashata Nerada: Não é todo escuro, mas pode ser qualquer um.
Silence: Você só se lembra enquanto vê. Quem garante que você não viu, só esqueceu?

Jurei que a menininha ia levantar o capacete para dizer: Are you my mummy? Aliás, estou achando que foi isso que os Silence fizeram com a Amy, colocaram ela para carregar um bebê deles, porque de alguma forma sabiam que seriam "exterminados". Mas seria aquela garotinha? Se sim, como ela viajou no tempo? Se não, quem raios é ela e como é tão forte?

P.s.: Doctor beijando, que vergonha alheia aquelas mãos all over the place. Se recomponha, homem, não é uma dança não, hahaha.

Episodio 6x2 - Nota 9 2016-04-15 00:08:21

"Nixon: This person you want to marry. Black?
Delaware: Yes...
Nixon: I know what people think of me, but perhaps I'm a little more liberal...
Delaware: ... He is.
Nixon: I think the moon is far enough for now, don't you, Mr. Delaware?" - Que época horrível, quando além de não poder ficar com quem você amava, você ainda era despedido do trabalho por AMAR!

Episodio 6x3 - Nota 8 2016-04-15 22:08:53

No segundo que foi dito que ela estava atrás de todos os feridos ou doentes, ficou meio óbvio, mas tudo bem, foi legalzinho mesmo assim.

Episodio 6x4 - Nota 9.5 2016-04-15 23:17:05

"Biting's excellent! It's like kissing, only there's a winner."

Acho que nunca ri tanto em DW quanto ri nesse episódio com a Idris! Espero que ela volte algum dia... Já imaginou ela de companion? Aliás, a atriz e o visual me lembrou um pouco Tim Burton (embora os livros do Neil também tenham esse clima meio gótico, né?). Parabéns, Gaiman, ótimo episódio.

Episodio 6x5 - Nota 7.5 2016-04-16 00:33:30

Não sei porque a Amy é tão queridinha do público. No começo da temporada anterior eu curti bastante, mas de lá para cá ela decaiu muito, até o Rory é mais relevante (e metade do tempo ele passa morrendo, né), sempre bondoso.

Episodio 6x6 - Nota 8 2016-04-16 01:40:23

Será que a Amy contou porque um dos Silences falou algo para ela contar duas coisas (o que o Doctor nunca deveria saber e não sei mais o quê)? Quando eles esquecem depois de ver o Silence, ainda lembram da mensagem (o Delaware arrumando a gravata do Doctor, o vídeo inserido na chegada à lua, etc). Porque se for isso, não passou despercebido, é apenas involuntário. Essas ordens que acontecem ao ver um Silence, as pessoas nem percebem que estão fazendo, não? Então ela talvez nem saiba que contou...?

Sei lá, nem adianta pensar sobre nada agora porque esse episódio só serviu para embaraçar o meu cérebro. E continuação ainda? Não sei lidar. Já tô maratonando, não força, DW.

Episodio 6x7 - Nota 10 2016-04-16 02:46:29

WHAT?!

Pior que eu tinha pensado nisso há muito tempo (ou talvez tenha lido algum spoiler e só o meu subconsciente lembrava?), e descartei a teoria porque achei absurda demais. Não acredito que era isso mesmo, AMEI! E, claro, já comecei a gritar assim que vi o nome do bebê. É bem verdade que era uma desconfiança e que eu aina não estava entendendo nada... Mas nenhum roteirista que se preza usa nomes parecidos assim à toa.

São episódios assim que nos fazem amar esta série de uma forma tão louca e intensa.

Episodio 6x8 - Nota 9 2016-04-16 03:49:42

Como eu ACABEI de dizer, nomes parecidos tendem a não ser coincidência... Ainda assim, mais uma vez a trouxa aqui descartou a teoria por parecer absurdo (sabe aquela pessoa que acha que não vão usar o mesmo truque duas vezes? Ainda mais porque, né, como você imagina que a melhor amiga de infância do casal é a própria filha?). Quando eu vou aprender que em DW o absurdo é o caminho mais óbvio?

Só mais um detalhe: Essa timeline tá me bugando mais do que qualquer coisa na vida.

Episodio 6x9 - Nota 7.5 2016-04-17 04:07:09

Deixei para ver mais tarde, agora é madrugada e estou arrependida. Felizmente não tenho mais bonecas há muito tempo, senão não dormiria pela próxima semana.

Pais por aí, aprendam com o pai do George: aceitem seu filho mesmo que ele seja um alien que te mande para uma casa de brinquedos, com bonecas perseguidoras que cantam e te transformam em uma delas. Isso é amor.

Episodio 6x9 - Nota 7.5 2016-09-18 01:57:54

Concordo. Aquelas boneca são muito assustadoras. Quando eu ver a série novamente, certeza que deixarei esse episódio para ver durante o dia!

Episodio 6x11 - Nota 10 2016-04-17 17:53:42

Um twist de minotauro, a Amy crescendo e parando de ver o Doctor com os olhos de criança que acreditava nele, a despedida dos Pond. Em resumo, um episódio genial!

Episodio 6x12 - Nota 8 2016-04-17 22:13:47

Vou repetir que queria o Craig de companion (ou partner, hahaha). Não curti tanto o plot, mas amei a dinâmica dos dois.

Episodio 6x13 - Nota 9.5 2016-04-18 02:01:52

Mas o Doctor que morreu na premiere não era 200 anos mais velho do que o outro? Então isso significa que nessa temporada passaram 200 anos? Tá, entendi o final, mas ainda assim, por ser o momento de ele ter que ir ao Lake Silencio, teoricamente os 200 anos se passaram? Se alguém puder me ajudar, porque realmente me perdi nessa parte aí. Como eu já disse, essas timelines estão destruindo a minha sanidade.

No geral, a temporada foi bem construída. Vejo muita gente reclamando da era do 11th, e até concordo que tem uma falha ou outra... Mas a genialidade de sempre ainda está lá, é inegável. No fim, o saldo é positivo. Toda a história do Doctor com a River foi/está sendo maravilhosa. E confesso que fiquei na dúvida quando ela foi introduzida na série, mas de lá para cá vim me apaixonando mais e mais.

Agora só resta saber: DOCTOR WHO?

Episodio 7x1 - Nota 9 2016-04-18 03:48:53

Incrível como até hoje eu estranho a quantidade de vezes que o Doctor abraça a Amy. O 9th e o 10th não eram tão físicos, o que sempre me dá um mini-bug, apesar de ser bonitinho.

Oswin é uma personagem maravilhosa. Tanto que este talvez tenha sido o meu episódio favorito com os Daleks. Muito triste que eu só tenha me apaixonado por ela para sofrer com o final.

Episodio 7x5 - Nota 10 2016-04-19 00:29:37

"Amy: You think you'll just come back to life?
Rory: When don't I?" - Minha última risada do episódio antes de me acabar em lágrimas, sim. Que despedida linda!

Amy realmente provou para todos nós que ama o Rory tanto quanto ele sempre a amou. Sentirei saudade da dinâmica desses dois com o Doctor, na Tardis. Sentirei falta desse casal divertido e que provam que amor existe e resiste. Mesmo sem ser minhas companions favoritas, sentirei falta de verdade. A história deles foi um belo ciclo, com uma finalização muito digna.

Episodio 7x10 - Nota 8.5 2016-04-20 04:18:28

Áudio da Susan lá do pilot da classic < 3

Episodio 7x10 - Nota 8.5 2016-04-20 04:23:36

Acho que eu seria uma péssima companion. O Doctor querendo mostrar o Universo e eu muito interessada na biblioteca.

Ocorreria algo do tipo:
Doctor: Você PRECISA ver isso!
Eu: Vá lá, corra, destrua os monstros, salve o mundo. Eu estou muito interessada é nesse livro sobre a Time War.

Última coisa: Entendo quem queria ver mais por dentro da Tardis, eu também queria, claro... Acho que é curiosidade geral. MAS, é fato que nas temporadas do 11th nós vimos mais do que nunca, não? Por isso, curti o resulta geral do episódio.

Episodio 7x11 - Nota 7.5 2016-04-20 16:46:50

"To find him, she needs only to ignore all keep out signs, go through every locked door, and run towards any form of danger that presents itself." - Verdades foram ditas.

Episodio 7x12 - Nota 8.5 2016-04-20 19:24:44

Neil Gaiman, senta na sala dos roteiristas e fica aí, amigo.

Episodio 7x13 - Nota 10 2016-04-20 22:54:22

Olhando em retrospecto para a toda a série: Que orgulho do crescimento! Que ótimo episódio e resolução para The Impossible Girl (embora obviamente ainda tenha coisa nessa história e eu esteja até com um medinho leve de descobrir o quê). Esse é um dos episódios que eu mais esperava para ver e fiquei muito satisfeita com o resultado.

Um fato: Quando esse episódio foi transmitido originalmente, fugi dele feito quem foge da morte, porque eu já estava pensando em maratonar e não queria spoilers [do nome]. Agora entendo porque nunca acabei esbarrando em algum sem querer. Mas tudo bem, relevo, porque hoje sei que o nome é o menos importante da história. Mesmo. Porque mesmo que o nome do Doctor realmente fosse "please", ele ainda seria o Doctor e eu ainda o amaria

Episodio 7xSP - Nota 10 2016-04-21 03:01:40

Eu vi sete temporadas dessa série e, no entanto, a coisa mais mind-fuck que vi foram regenerações diferentes coexistindo e interagindo. Não entendam errado, foi genial e esse episódio obviamente entrou para a minha lista de favoritos... Mas é bizarro, porque eu sempre achei que eu tinha um ranking para organizar a ordem das regenerações que eu mais gostava, só que esse episódio me fez notar que não; eu sempre gostei de cada uma de uma maneira e de todas no geral. Porque cada regeneração tem suas peculiaridades, mas todas são o Doctor.

O 9th é meu amorzinho, aquele elo emocional, o primeiro Doctor que conheci. Além disso, acho que ele é muito subestimado, porque mesmo tendo apenas uma temporada, Eccleston foi incrível e entregou um Doctor meio sassy e com bastante dualidade. E embora a maioria (e eu também) tenha uma coisa inexplicável por tenrose, podemos falar sobre NINErose? Porque foi a química desses dois que deu base para todo o romance posterior.

10th é até difícil de falar. Resisti um pouco — dor natural da primeira regeneração —, mas difícil mesmo seria não amar. Tennant deu algo mais humano ao Doctor e emocionou a todos várias vezes, além de ter protagonizado vários dos meus episódios (e até temporada) favoritos. Não é à toa que ele é fan-favorite. Acho que essa regeneração era a que mais sofria a Time War (para mim, o 9 tinha um sentimento mais sombrio, bem pós-guerra mesmo; algo mais no estágio entre negação e raiva... Se eu tivesse que defini-lo, ele seria "The one who does not accept". Enquanto isso, o 10 já era mais culpa, remorso e essas nuances mais dolorosas da fase tristeza — bem "The one who regrets" mesmo), e, talvez em consequência, a que mais tinha uma conexão/compressão dos sentimentos das outras raças. Tanto que foi absurdo como ele teve tantas companions e a dinâmica SEMPRE funcionava.

Aí eu sempre vi a galera totalmente amando ou odiando o 11th. Devo dizer, eu fui do time que amou. Felizmente! Porque, não, ele não é como os outros dois. Nenhum deles é igual. Essa versão foi bastante quirky, mas também muito adorável e divertida (e beijoqueira/abraçadeira, haha). Smith deu shows de atuação que valeram até aqueles episódios meia-boca, além da ótima química com todos. Apesar de ser um pouco mais atrapalhado, havia uma doçura diferente, mais inocente ("the one who forgets" e segue em frente, apesar dos pesares) até — que acho que fica ainda mais notável nas interações dele com as crianças.

Matt fará falta, como todos os outros fizeram, mas ele marcou o seu lugar em meu coração e já estou de braços abertos, pronta para receber e me emocionar com o Capaldi também.

Enfim. Amo todas as versões e não escolho um favorito porque, na verdade, a minha paixão é o Doctor e essa série maravilhosamente épica, que mostra muito bem porque está ativa há tanto tempo. Ponto final.

P.s.: Sempre tem um Eccleston, né? Pior que fez falta, porque a regeneração dele simplesmente foi ignorada (o que entendo, não dava para fazer muita coisa a respeito sem o ator), e até mesmo porque estava aí uma oportunidade de provar para a galera que pulou a temporada do 9th o quanto eles perderam. Uma pena. Vou guardar um rancorzinho, que só não será maior porque Hurt foi ótimo. Até essa loucura de uma regeneração "desconhecida" fez sentido, pela vergonha e culpa que os sucessores sentiam daquele dia.

Episodio 7xSP - Nota 10 2016-04-21 03:05:31

P.s.2: Eu me peguei pensando isso várias vezes ao longo da regeneração 11, mas... A voz do Matt parece um pouco com a do David? Porque teve vezes, tanto na série quanto neste episódio, que eu confundi rapidão os dois por alguns segundos.

Episodio 7xSP 2016-04-22 05:30:44

Apesar dos altos e baixos, acho que a época o 11th foi bem estruturada, fechou bem. Claro que teve buracos, todas as regenerações tem seus méritos e falhas... Mas, como previ, Matt fará falta. Juro que ainda sofro a cada regeneração.

Ah, e agora percebo que eu realmente ouvia alguma semelhança entre as vozes do Tennant e do Smith, porque o que eu mais estranhei foi a voz do Capaldi! Mas, mente aberta, vamos lá. No fim das contas, as chances são de que ele também me conquistará.

Só estou torcendo para a química do 12th (13th?) com a Clara continuar igual, porque ainda lembro quando o 9th regenerou e eu demorei alguns episódios para me acostumar com a nova dinâmica do 10th com a Rose (embora, de fato, depois eu tenha acostumado ATÉ DEMAIS).

Agora, olha, a regeneração em si pode até ter sido a mais rápida, mas a despedida talvez tenha sido a mais bonita, tanto em discurso, quanto em trazer elementos/personagens-chave da época. E a hora em que ele remove a gravata, então? Marcando o fim de uma era mesmo, passando o personagem. Foi lindo, foi emocionante!

Episodio 8x1 - Nota 8.5 2016-04-22 23:11:29

"Don't blink"
"Don't breathe"

Imagina que loucura seria enfrentar esses aí e uns Angels AO MESMO TEMPO?

Episodio 8x1 - Nota 8.5 2016-04-22 23:44:41

Brincadeiras à parte, concordo que seria legal ter uma companion que entendesse a regeneração, para variar. Eu teria amado isso, ainda mais porque, sim, a Clara seria a melhor para isso... Mas, ao mesmo tempo, não acho TÃO absurdo ela ter resistido à ideia.

Sim, ela viu todas as regenerações e até mesmo conviveu com três ao mesmo tempo. Mas em ambos os casos, ela fez isso pelo 11th. O 11th era a versão que ela conhecia, que ela conviveu. Era nele que ela confiava e com quem criou um laço. Cada versão tem seus próprios traços de personalidade (prova disso são as redecorações, o 11th sem saber o que gostava de comer no primeiro episódio dele, etc). Ao regenerar, o 12th já nem sabia mais direito o nome dela, imagina se não seria assustador? Uma coisa é saber que vai acontecer, na teoria... Outra é viver na prática. Se até a gente, que não convive e viu mil temporadas, sabe data da mudança, como será a próxima face, etc, às vezes ainda sente aquela dorzinha ou demora uns episódios para acostumar de novo, por que ela não pode, também?

Outra coisa: Não acho que ela tenha tido preconceito por causa da idade, especificamente, embora os roteiristas tenham se aproveitado disso para alfinetar os haters e convencer os que estavam céticos sobre o Capaldi (aliás, a conversa sobre o véu foi ♥). Porque a Clara viu o 11th bem mais velho do que a idade corporal atual do Capaldi, antes de ele receber mais "carga" de regenerações, e ela não teve nenhuma reação contrária; na verdade, ela continuou voltando por ele, lutando por ele, até o fim! O que prova, mais uma vez, que era porque aquele era o Doctor "dela", assim como o 9th/10th era "da Rose".

Eu, por exemplo, achava antes que o Capaldi seria o Doctor mais sério, mais centrado, por essa aparência terno e gravata (os outros eram mais descontraídos com jaqueta jeans, terno e all star, gravata borboleta e suspensório...), além de ser o ator mais velho entre os new who. Mas tudo o que ele precisou foi falar sobre as sobrancelhas e, pronto, já me ganhou.

A Clara teve que ouvir do 11th? Teve. Foi chato? Um pouco, ainda mais porque a despedida do Smith tinha sido lindíssima — e essa parte da resistência poderia ter sido dispensada sem causar nenhum problema no enredo, por toda a construção dos personagens. Mas não é incoerente, não. É o tipo de coisa que ficaria crível de uma forma ou de outra, mesmo que preferíssemos a x ou a y. O importante é que no fim ela entendeu e, espero, os espectadores também.

Episodio 8x1 - Nota 8.5 2016-10-23 19:04:21

Pois é! Até entendo, seria mesmo legal uma companion que aceitasse bem a regeneração e tal, porém, acho que a situação da Clara fazia muito sentido. A galera foi muito rápida em julgá-la, ao invés de tentar entender. Até porque, nós mesmos, que vemos a série há ANOS, ainda temos aquela dorzinha toda regenerção, poxa.

Episodio 8x2 - Nota 8.5 2016-04-23 04:58:11

Nunca imaginei que o interior de um Dalek daria um episódio tão legalzinho.

Episodio 8x3 - Nota 8.5 2016-04-23 17:15:14

Ao mesmo tempo que estou gostando do 12th, acho que está faltando algo. Mas talvez simplesmente ainda seja muito cedo, talvez no fundo eu ainda esteja apenas me acostumando com a regeneração...

Episodio 8x4 - Nota 9.5 2016-04-23 20:14:18

Minhas reações nos primeiros minutos:
01. Episódio começa;
02. Doctor falando sobre falar sozinho;
03. Eu fico desconfiada (“Ah não, não vai me roubar isso também, né? Vai me deixar com medo até de falar sozinha, agora?”);
04. Algo perfeitamente natural se torna assustador;
05. Eu: CERTEZA QUE É EPISÓDIO DO MOFFAT, CERTEZA! (Porque só ele pra me deixar até com medo de existir, com esses vilões maravilhosamente assustadores e perfeitamente normais, como já mencionei em algum outro episódio.)
06. Abertura: LISTEN by Steven Moffat;
07. Eu: Eu disse!!!!
08. Algo faz barulho atrás de mim no escuro do quarto;
09. Eu: Don't look, don't look, don't look...
10. Nada nunca mais será igual. Valeu (mais uma vez), Moffat!

Minhas dúvidas no final:
- Se era o medo do Doctor (e de toda a humanidade), que raios era aquele negócio sentado na cama?
- Se era herança de família do Orson, é por causa do Rupert? Ou por causa do Doctor? Ou por causa da Clara?
- Esse cara que a Clara tá saindo, Pink, tem algo de especial/diferente, ou...?

Episodio 8x4 - Nota 9.5 2016-04-23 20:18:34

P.s.: Acho muito interessante a Clara ser a primeira a viver paralelamente na Tardis e no mundo real. Os Pond fizeram isso por um tempo, mas não conseguiam administrar direito e estavam cansando perto do final. Já a Clara parece equilibrar bem as duas coisas, tornando-a a primeira companion a não se agarrar ao Doctor quase como um bote salva-vidas. Acho que esse fato de ela ter sua independência, apesar de tudo, é parte do motivo pelo qual gosto tanto dela. É como se misturassem as melhores características das outras companions.

Episodio 8x5 - Nota 9 2016-04-23 22:17:47

Aqueles momentos que você fica com vontade de ter aulas de Oclumência, só para garantir...

Episodio 8x5 - Nota 9 2016-04-23 22:23:24

"Doctor: Robbing a bank. Robbing a whole bank. Beat THAT for a date."

Doctor com ciúme da Clara é triste, porque ela demonstrava um interesse bem maior pelo 11th, mas depois da regeneração ela parou de vê-lo assim... Ele continua essencialmente a mesma pessoa, logo, continua nutrindo o carinho de quando a conheceu. Só que agora o "my impossible girl" foi para um nível totalmente novo/diferente. Por isso é heartbreaking. Porque não é como se fizesse diferença, porque ele SEMPRE foi umas centenas de anos mais velho, só a aparência mudou.

Episodio 8x6 - Nota 8 2016-04-24 01:05:26

Ok... Talvez eu tenha falado cedo demais sobre o equilíbrio da vida dupla da Clara, né

E não entendo vocês falando que "temos um Doctor sassy" como se fosse novidade. Sei que alguns pularam o 9th e outros o esqueceram depois do 10th e/ou 11th, mas ele existiu e foi bem sassy também (de um jeito menos rabugento, até), viu?

O 12th tem seus momentos, eu realmente gosto dele. Só que, ao mesmo tempo, parece que os roteiristas estão indo muito às cegas, como se não soubessem bem onde querem chegar com ele, ou até mesmo não tivessem desvendado totalmente a personalidade dessa regeneração. Talvez seja a dinâmica com a Clara, talvez seja apenas aquela temporada mediana que acontece em quase toda série depois de algum tempo... Sinceramente, não sei.

Episodio 8x7 - Nota 6.5 2016-04-24 16:35:05

Apesar de gostar do 12th em vários momentos, ele ainda é de longe o meu "menos favorito", por assim dizer, dos new who. Não, não tem nada a ver com o fato de ele não fazer o tipo namoradinho e blá-blá-blá, porque o meu favorito é o 9th, que tem muitos traços semelhantes... A diferença, é que o 9th funcionava, porque ele estava evoluindo. Ele tinha acabado de sair da guerra e mesmo assim, contra toda a lógica e sem sequer querer, ele se importava. A dualidade dele era bem trabalhada (motivo pelo qual sempre baterei na tecla de que ele foi e é o mais subestimado).

Enquanto isso, o 12th passou por tanta coisa apenas para voltar à estaca zero? Não me interessa que é outra regeneração, outra personalidade — a evolução DO PERSONAGEM é contínua, a essência do Doctor é a mesma, independente das mudanças.

O problema é que a maioria gosta de endeusar e defender o 12th, seja pelo ator ou sei lá qual motivo, mas se fosse outro (o 11th, por exemplo, que parece ser o mais criticado) a fazer isso, todo mundo teria odiado e xingado horrores. Desculpa, mas simplesmente é incoerente com toda a jornada do personagem.

Ele foi babaca ao extremo, e mesmo que não soubesse disso no momento em que tudo estava se desenrolando — o que, aliás, eu acho difícil —, ele não expressou muita reação nem DEPOIS de tudo que a Clara falou. Qualquer outra regeneração teria ficado partida com aquelas palavras, mas ele aparentou, se muito, confusão. Como se estivesse tão certo de sua superioridade e razão absoluta, que já nem conseguisse entender a frustração perfeitamente cabível de um "mísero" humano.

Pra mim, isso foi jogar character development no lixo. O que é uma pena, porque o 12th tinha/tem potencial, sim, para ser um dos melhores, mas está sendo utilizado de um jeito que tira o carisma ao invés de potencializá-lo.

E nem venha me dizer que ele tem a vibe mais da classic, porque eu sei disso. Só que isto, na verdade, é parte do problema: Depois de tudo o que ele passou, ele não deveria, de maneira nenhuma, se parecer mais com o 1st (que aliás, evolui muito depois dos primeiros arcos da s1, tá?) do que o 9th/10th/11th.

Episodio 8x7 - Nota 6.5 2016-04-24 17:24:49

No mais, desenvolvimento arrastado e cansativo, paralelo totalmente crítico sobre o aborto, interações rasas e personagens secundários bastante irrelevantes e esquecíveis. Acho que é o episódio que menos gostei até hoje (porque antes geralmente era plot arrastado ou pontas soltas, ou... Mas nunca esse tanta coisa junta).

Episodio 8x8 - Nota 9 2016-04-25 01:45:10

"I'm so pleased to finally see you! I'm the Doctor and I will be your victim this evening. Are you my mummy?" - Referência favorita dos new who, não? ♥

Episodio 8x8 - Nota 9 2016-04-25 01:54:59

Porém, fiquei um pouco triste que a Clara PEDIU DESCULPAS. Continuar eu já imaginava que ela continuaria, mas sério mesmo que tinha que se desculpar? Sim, o Doctor salvou praticamente todos aqui... Mas ainda me incomoda ele não ter mostrado nenhum peso na consciência pelos acontecimentos anteriores. Custava tanto assim ele admitir que vacilou?

Episodio 8x9 - Nota 9 2016-04-25 03:49:35

Estava na expectativa de que o 100 entrasse para o meu all-time favorite... Não estou tentando ser exigente demais — o resultado foi ótimo mesmo. Faltou só uma pitadinha de algo.

Episodio 8x10 - Nota 9.5 2016-04-26 00:56:10

Pronto, aconteceu o que eu tanto queria: "This is my world, too." Fiquei muito grata!

E esse episódio é lindo tanto visualmente quanto na mensagem de preservação. Sim, teve um final bobinho, mas ainda assim prevaleceu um clima encantador e mágico. O mais dolorosamente triste, acho, foi ver que a natureza, mesmo destruída continuamente pelos humanos, continua a protegê-los.

Episodio 8x11 - Nota 9.5 2016-04-26 02:20:16

A gente ama brincar que sempre tem um Dalek que sobrevive... Mas e o Master, que é um só e continua voltando? Melhor pior pessoa!

Aposto que lá na classic, a galera não imaginava muito ver o dia em que Master e Doctor virariam canon, né? Se bem que se considerarmos, em pleno século 21, ele teve que virar Time Lady para rolar... Só sei que agora estou louca para ver uma regeneração feminina do Doctor, óbvio!

Colocando esses detalhes de lado, gostei da comparação que fizeram com os fetos, achando que a vida era aqueles nove meses. É tipo quando você morre num sonho, mas apenas "acorda" para outra vida. Porém, fiquei bem triste — mais uma vez, assim como em Kill the moon — com a luz ruim que jogaram na cremação e na doação do corpo para estudo.

Quanto à Clara, entendi que ela estava sofrendo uma perda e por isso reagiu de forma tão pesada. Ela viu tantas coisas com o Doctor, é claro que queria reverter a situação, estava sendo humana... Tendo dito isso, ainda achei absurdo ela jogar as chaves da Tardis. Tudo bem ela se desesperar, tudo bem ela implorar por ajuda. Mas ameaçar? Pior: ameaçar a única pessoa que pode te ajudar. O que ela ganharia se queimasse as chaves? Ele não tinha nenhuma culpa da morte do Danny!

P.s.: Muitos reclamam de whoufflé, mas eu já disse e repito: A situação, depois da regeneração, mudou mais para a Clara, que enxerga o Doctor como outra pessoa. Ele, por ser o mesmo em essência, continua cultivando um amor (não sei definir de qual fundo) por ela, tanto que ele perdoou algo imperdoável e arriscou tudo para ajudá-la a resgatar o professor.

P.s.2: Não sei se é falta de desenvolvimento, problema de roteiro, falta de química dos atores, má atuação dele... Mas Danny e Clara não convencem como casal, muito menos com esse amor todo, de jeito nenhum. Desculpa, mas NÃO.

Episodio 8x12 - Nota 7.5 2016-04-26 04:51:06

Esta temporada não foi boa, mas não tem nada a ver com o 12th e muito menos com o Capaldi.

A série vem apresentando falhas há algumas temporadas; a sétima mesmo teve episódios realmente sofríveis. Porém, o maior problema da oitava, é que não foi apenas um roteiro arrastado ou outro filler. Na minha opinião, houve muitas oscilações e inconsistências, principalmente na construção da continuidade dos personagens. Claro, em muitos casos fiz vista grossa (assim como fiz com vários outros de temporadas anteriores). Mas se são muitos problemas acumulados e poucos acertos, fica difícil defender... A verdade é que desde o começo da temporada fiquei com a sensação de que faltava algo. Esperei, mas a sensação permaneceu. Só posso torcer para que melhore na próxima.

A finale tampouco se salvou. Tentou, mas falhou em emocionar e/ou surpreender.

Episodio 8x12 - Nota 7.5 2016-04-26 04:53:18

No final eu pensei, "mas, poxa, ele entrou na Tardis e sumiu no meio dessa praça (?) e ninguém viu nada??", mas depois de considerar um pouco, lembrei que nesta temporada TODOS já entraram lá, então acho que virou rotina, sei lá.

Episodio 9x2 - Nota 9 2016-04-27 01:43:07

Já tá na hora de adicionar a opção "fui trouxa" em Reações ao Episódio, não? Porque foi exatamente o que aconteceu comigo, sem mais.

De fato, a temporada já começou melhor do que toda a anterior (paradoxos à parte). Que se mantenha daí para melhor, né, por favor.

Episodio 9x3 - Nota 8.5 2016-04-29 01:35:07

Esta temporada está tão superior a anterior que chega dá gosto de assistir. E a dinâmica da Clara com o Doctor também parece ter melhorado, acertado o passo.

A pior parte é que eu sempre enrolo para ver episódios duplos, porque detesto não ter tempo e ter que parar na metade... Mas a melhor parte é que episódios duplos tendem a ser os melhores, então a temporada tem tudo para ser ótima.

Episodio 9x4 - Nota 9 2016-04-30 00:14:06

Não tenho certeza se entendi direito o bootstrap paradox... Mas, se entendi, Blink também não foi um caso desses? E até os eventos da Pandorica? Sei lá, embaralhou o meu cérebro. Era mais fácil a vida quando a explicação se resumia à "wibbly-wobbly timey-wimey" stuff. Enfim, terei que seguir o conselho do Doctor e fazer umas pesquisas...

Episodio 9x7 - Nota 8.5 2016-05-08 22:42:35

Os plots dessa temporada realmente estão maravilhosos (talvez até uma das melhores épocas), o Capaldi tá ótimo, Jenna linda e maravilhosa... Eu sei, eu juro que SEI que está tudo ótimo, mas eu não tô conseguindo gostar totalmente. Não por nenhuma razão técnica — nem eu tô entendendo o motivo, realmente não consigo apontar o que está faltando/não estou gostando —, mas fico contando os minutos para acabar. Tô bem triste com isso, acho que estou com algum defeito, sei lá. ://

Episodio 9x7 - Nota 8.5 2016-05-08 22:44:49

P.s.: Legal que a Clara vê 127 ligações perdidas e nem se liga muito. Porque, né, se alguém tenta te contatar mais de cem vezes, provavelmente não é nada de importante, só quer saber as novidades, obviamente! Hahahaha

Episodio 9x8 - Nota 10 2016-05-18 21:42:20

Este episódio pode seriamente entrar para os meus all-time favorites.

- O discurso maravilhoso do 12th fazendo menção à Time War;
- As atuações exemplares do Capaldi e da Jenna, super dignos de serem aplaudidos;
- Osgood dizendo que só responderá se é humana ou zygon no dia que a resposta não importar.

Apenas amor por este episódio, apenas amor.

Episodio 9x9 - Nota 8 2016-05-21 20:00:55

Não sei, eu achei a ideia muito boa, mas o desenvolvimento foi bastante arrastado. Podia ter sido mais assustador, mais rápido, mais interessante. No fim, apesar de ter potencial, ficou faltando aquele toque especial que leva a outro nível. Porém, também não achei tão ruim quanto a maioria... Só também não achei tão bom.

Episodio 9x10 2016-05-22 21:05:57

Não posso comentar agora porque estou em negação.

Episodio 9x11 - Nota 10 2016-05-22 22:46:35

Lembra quando eu disse que estava faltando algo nessa temporada? Estava faltando ESTE EPISÓDIO. Fez jus ao nome e já é, fácil, um dos meus favoritos de Doctor Who; não, não de new who, do negócio todo mesmo! Simplesmente excepcional!

Episodio 10x1 - Nota 8.5 2017-04-16 20:53:47

A Bill é um amorzinho. Tô louca para ver como ela vai evoluir na série.

Episodio 10x2 - Nota 8.5 2017-04-25 21:47:39

"Bill: Two portions, one portio. Is there going to be food sexism even in the future?" Haha, amando mais a Bill a cada instante.

Episodio 10x5 - Nota 8.5 2017-05-16 20:40:51

"Like every worker everywhere... We're fighting the suits."

Episodio 10x6 - Nota 9.5 2017-05-23 17:46:33

Achei o episódio fantástico, porém, é uma introdução. Não é um episódio com começo, meio e fim, é o começo de um arco (que pode ou não se desenvolver durante o resto da temporada inteira), então não tem como esperar que tudo já fosse resolvido em apenas um episódio.

A princípio, deu aquela deliciosa confundida no meu cérebro, mas depois que entendi tudo achei ótimo. Apesar de os vilões não terem parecido TÃO assustadores agora, eles criaram todo um universo para treinar a destruição/dominação; no mínimo, isso nos diz que eles são inteligentes, pacientes e altamente destrutivos.

Basicamente, se eu já estava adorando os episódios soltos, esse começo de arco me deixou super empolgada. Something's coming e eu tô pronta, mas não tô pronta também.

P.s.: Pela primeira vez na temporada, realmente gostei do Nardole. Talvez ele realmente só precise de mais espaço.

Episodio 10x7 - Nota 8.5 2017-05-28 21:21:56

"Funny thing fear, isn't it? Once it rules you, you're even afraid to admit what's scaring you."

Episodio 10x12 - Nota 10 2017-07-07 00:15:19

Eu estou tão feliz de ter sido contrariada. No começo, da era Capaldi, eu estava bastante incerta e cheia de receios. Não pelo ator, mas porque o personagem bambeou um pouco antes de conseguir caminhar direito, na minha opinião. Mas, oitava temporada à parte, 12th acabou tendo uma jornada maravilhosa, ao ponto de que estou sofrendo com a ideia da despedida (por mais que eu soubesse há muito tempo que estava chegando).

E Bill, que companion maravilhosa, que já chegou escalando os postos entre as minhas favoritas. Gostei como a temporada amarrou para a saída da personagem. Foi uma companion maravilha, uma pena que teve uma passagem tão breve.

Episodio 11x1 - Nota 8 2020-03-09 23:23:54

Não senti tanto a dor da regeneração, pela primeira vez. Talvez pela curiosidade gerada pelo novo, talvez por ter me surpreendido com a Jodi (achei que não ia gostar dela no papel). E embora não tenha sido meu enredo favorito, foi um começo até bom.

P.s.: A louca do Edgar Allan Poe em mim SÓ conseguiu pensar em Berenice, ao ver aquele alien dos dentes lá. DESCULPA.

Episodio 11x2 - Nota 8 2020-05-12 00:32:33

Sei lá, não posso ver planeta desértico já penso em tatooine. E, cara, tinha uma corrida acontecendo, fala sério! Tudo bem que nem a corrida em si era similar no conceito, mas mesmo assim tô chocada que só eu fui a doida que pensou nisso.

Mas, enfim, gostei do episódio. Achei a conclusão da corrida meio rápida; tipo, eles simplesmente desapareceram! Não sei, ou eles devem aparecer ainda ou foi meio broxante mesmo, visto que aquele cara, "juiz" da corrida, não parecia nada confiável. Mas não vou implicar com isso, embora ainda ache que um episódio duplo pudesse ter explorado melhor a ideia.

O importante é que a TARDIS está de volta e agora sim a Doctor vai poder começar suas aventuras na nova encarnação. Pessoalmente, o engraçado é que estou vendo a classic, estou na segunda temporada ainda (1st Doctor), o que significa que estarei alternando entre aquela TARDIS absurdamente branca e essa versão da cor meio steampunk (ou ambar de Fringe, como lembraram nos comentários).

Se a Timeless Child for a Susan eu vou berrar demais, gostaria de deixar isso avisado desde já... Aliás, eu sei que não deveria criar expectativas com isso, mas, bom, tarde demais, já criei.

Também levei como ofensa pessoal a falta da piadinha do "bigger on the inside", mas imagino que os ouvidos da Doctor agradeceram, porque a coitada não deve aguentar mais, haha.

Episodio 11x2 - Nota 8 2020-05-12 00:38:31

Eu não esperava uma referência à Fringe aqui nos comentários, tremi toda.

Episodio 11x3 - Nota 8.5 2020-05-16 01:19:43

Pessoalmente, sempre gostei de como DW colocava eventos alienígenas por trás de coisas históricos (Dickens, Shakespeare, etc). Porém, agora que estou vendo a classic, percebo que este episódio tem MUITO mais a ver com a era original da série. Lá nos episódios históricos dos anos 60, não são coisas extraterrestre, sabe? Aqui foi bem isso, uma Doctor observadora que, no máximo, ajuda a garantir que as coisas aconteçam da forma correta.

Eu sei que vai ter gente que vai reclamar porque não teve cara de DW. Como eu disse acima, talvez não tenha tido cara de new who, mas teve cara de classic. De qualquer forma, desconsiderando detalhes, vamos combinar que se você não se emocionou com a mensagem do episódio, colega, que tipo de pessoa é você?

Fiquei pensando que de todas as coisas malucas que essa série inventou, é bizarro pensar que esse plot da segregação não apenas é REAL como até BEM RECENTE. Porque parece tão, tão, tão absurdo... Mas é justamente por isso que é tão importante também. É importante a gente ver essas coisas que dão uns tapas na cara da gente, tira da bolha, faz refletir. É necessário. Porque ainda estamos muito perto disso e precisamos lembrar dos erros do passado para construir um futuro melhor.

Episodio 11x7 2020-08-01 01:17:52

O funcionário pode ter "militado errado", mas colocar o sistema como o bonzinho que se importa e tenta impedir... Calma que também não é por aí, né?


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Capitu aka Anna

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries