IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Shameless (US) By LucaSP





Episodio 4x1 - Nota 8 2014-01-14 23:45:25

Gostei bastante desse começo. Assim como a maioria das premieres da série, serviu mais para contextualizar os personagens no pequeno salto de tempo. E foi muito bom, finalmente, ver Fiona realmente feliz e satisfeita com a vida.

Episodio 4x2 - Nota 8 2014-01-23 23:29:31

Estou adorando esse começo de temporada e como cada personagem, ao seu modo, tem enfrentado uma mudança, algo indispensável para a série não ficar confortável demais. Samantha é uma reviravolta interessante, mas também necessária. No aguardo pela personagem.

Episodio 4x3 - Nota 8 2014-01-29 22:26:46

Não gostei da parte da Sheila e acho que ela vem sendo bem subutilizada pela série, junto com a Debbie. Por outro lado, Lip vem se destacando muito positivamente na temporada e acho que não demorará para ele largar a faculdade. Sobre Fiona e Frank, acho que as tramas deles estão andando em círculo e se repetindo.

Episodio 4x4 - Nota 8 2014-02-06 23:20:22

E os personagens seguem em suas jornadas de mudanças, com exceção de Fiona que parece não aprender nunca e repete os mesmos erros em um ciclo sem fim. Particularmente o plot de Lip que vem me agrando mais, principalmente pelo excelente desenvolvimento. O de Frank também está bom, apesar de apontar para uma mudança de comportamento que não acho que ocorrerá. Já o de Debbie era o mais frágil - no sentido de fraco mesmo - , mas foi ultrapassado pelo de Fiona, que eu simplesmente não vejo propósito.

Episodio 4x5 - Nota 9 2014-02-13 00:10:42

Excelente episódio, mas com alguns problemas. Por partes. Primeiramente, Fiona. Se alguma vez eu reclamei que a personagem estava andando em círculos, aqui a série realmente me surpreende e a joga no fundo do poço. Decisão mais que acertada e novamente Emmy Rossum brilhou na atuação. A volta de Ian também foi algo certeiro, mesmo que tudo tenha ficado muito confuso - algo perdoável visto que ele não era o foco do episódio. E, por último, o plot do Kev e da V que foi absurdamente hilário e me divertiu horrores durante o episódio. Agora os pontos negativos, que foram apenas dois: Sheila e o final. Já falei que Joan Cusack está sendo mal-utilizada pela série e esse episódio só comprovou isso. Se ela simplesmente não aparecesse, não faria falta, visto que o plot dos índios foi horrível. Quanto ao final, o problema foi que certos desfechos ficaram muito vagos - o quê aconteceu com Liam? E o Frank? Morreram? Tão vivos? - e criou-se um pequeno suspense quanto a isso que não era necessário.

Episodio 4x6 - Nota 10 2014-02-19 19:45:12

Emmy Rossum é, sem a menor dúvida, a atriz mais subestimada e injustiçada da atualidade. Poucas são as atrizes, na TV, que conseguem imprimir tanta profundidade num papel quanto ela.

Episodio 4x7 - Nota 9 2014-02-26 19:05:45

Nessa temporada, há três personagens que vivem seus melhores momentos: Lip, Kev e Mickey. O primeiro foi o personagem que mais evolui deixando de ser um piralho metido e arrogante - ok, ele ainda é um pouco - para se tornar um cara mais responsável e o personagem mais coerente da temporada - seu sermão em Fiona foi duro, mas necessário. Kev - e V - dispensa comentários, apenas é o dono da trama mais hilária que a série já teve. Já Mickey é uma personagem que cresceu muito sem Ian e deve crescer ainda mais com a volta dele.

Episodio 4x8 - Nota 9.5 2014-03-12 19:47:35

Mickey e Fiona foram os destaques do episódio - principalmente o primeiro - que só não foi melhor por causa de dois plots: o da Debbie - a personagem está horrível - e o do Carl - esse eu realmente não entendi porque deu tão errado.

Episodio 4x9 - Nota 9 2014-03-20 21:18:14

Infelizmente, não vejo saída para o Frank - e nem seria cabível uma, a essa altura. Ele deve morrer no final da temporada. De resto, as tramas do Lip e do Mickey (e Ian) continuam ótimas - especialmente a segunda - e a da Fiona também, mesmo o final tendo me deixado preocupado com os rumos que a série pretende tomar.

Episodio 4x10 - Nota 8.5 2014-03-27 20:13:39

Novamente, o final do episódio me deixa preocupado com os rumos da série, mas dessa vez não tem relação com Fiona, e sim com Frank.

Primeiramente, gosto bastante do personagem, porém uma vez que o colocaram nessa situação deveriam saber que é um caminho sem volta. Mantê-lo vivo pode ser um retrocesso para a série, uma vez que, além dele ser o único personagem que permaneceu imutável, criaram toda uma enorme trama que no fim não resultará em nada - ao menos que FORCEM uma redenção encima dessa situação, mas isso será o pior erro da série.

Episodio 4x11 - Nota 9 2014-04-03 19:52:56

Continuo achando que Mickey compete, lado a lado, com Lip em personagem que mais cresceu nessa temporada. No entanto, nesse episódio ele tomou uma bela de uma distância, finalmente assumindo o relacionamento com Ian - em uma das melhores sequências da temporada, por sinal.

Os outros núcleos se mantiveram apenas bons, com exceção da trama do Frank que foi quase tão boa quanto a do próprio Mickey. Entretanto, continuo insistindo que o personagem deve morrer ao invés de ter uma redenção. Ele já não se faz mais tão necessário - é só notar como as melhores tramas dessa temporada não tiveram a influência dele - e é melhor "sair por cima".

Episodio 4x12 - Nota 9.5 2014-04-09 23:02:03

Mesmo essa temporada tendo ficado longe da qualidade da anterior, foi, no geral, muito boa e teve um ótimo fim.

Entre os destaques positivos estão: Lip e Mickey - os personagens que mais cresceram, sem dúvidas -, Fiona - Emmy Rossum brilhou lindamente em sua temporada mais inspirada - e Kevin - dono da trama mais hilária e que merecia muito mais atenção na reta final.

Já entre os negativos estão duas personagens que eu já gostei muito, mas que tiveram tramas sofríveis: Sheila e Deb. Frank, é um caso à parte. Seu plot ficou durante quase toda a temporada desconexo dos demais, não interferindo nem positivamente, nem negativamente e caminhando por conta própria. No fim, eu gostei de ver que ele continuou sendo Frank - em uma cena final de arrepiar - mas eu espero que a próxima temporada trabalhe melhor as consequências dessa longa trama que o colocaram.

Episodio 6x1 - Nota 8 2016-01-09 00:21:30

Começo de temporada estranho. Tudo foi uma continuação direta do que se viu na temporada anterior, de modo que nem parece que ela terminou e, sim, teve um hiatus prolongado. E, de fato, muito do que aconteceu nesse episódio poderia ter acontecido ainda no quinto ano*

Porém, de modo geral, foi um bom retorno. Frank de luto estava ótimo, assim como a trama de Lip, que com a saída de Mickey, assume o posto de melhor personagem da série. O restante parece promissor, mas, se de fato será bom, só o decorrer da temporada deixará claro.

Apenas um adendo sobre a Deb: realmente a personagem está insuportável, mas acho importante que ela passe por essa fase. Não apenas para o amadurecimento dela, como para o de Fiona também, que não vem sendo uma boa irmã há um tempo. Acho que será esse o foco da temporada - Fiona, como irmã.

*apenas para ficar no exemplo óbvio: a despedida de Mickey. Foi algo extremamente banal e sem emoção. Não creio que seja a última aparição do personagem, mas, se for, terá deixado muito a desejar.

Episodio 6x5 - Nota 8.5 2016-02-09 01:50:15

Alguns dos melhores momentos da série decorreram de uma mudança radical que afete os Gallaghers e sua estrutura já conhecida. Como esquecer deles separados na excelente terceira temporada? Ou Fiona sendo presa na quarta? Ou seja, tradicionalmente, quando a união da família é comprometida, os resultados disso tendem a serem muito bons. O mais bacana nessa temporada é que arranjaram um jeito de tirarem os personagens do seu conforto sem, necessariamente, separá-los.

A casa sempre foi um símbolo dos Gallaghers. Lembro, muito bem, lá nas primeiras temporadas, de tudo que eles fizeram para mantê-la. Muitos momentos marcantes da série se passaram nela, logo, foi muito bom esse toque emocional que deram na despedida - com um toque de humor, ao deixarem Chuckie de lado. Esse plot pode ser exatamente o empurrão que essa temporada precisa.

De resto, estou achando esse ano bem 50/50. Do lado bom: Kev e V (de longe, a melhor coisa da temporada), Svetlana (sem palavras para o discurso dela para Fiona), Fiona (estou gostando muito do modo como mostram o quanto ela afeta a vida de quem se envolve com ela) e Ian (o lance com os bombeiros foi um ótimo jeito de driblarem a ausência de Mickey e não focarem apenas na doença dele). Lado ruim: Lip (já deu do romance com a professora), Carl (porque diabos tiraram ele da prisão?), Debbie (ora arranjam um arco dramático, ora um cômico e acaba que nenhum funciona bem) e Frank (mais aleatório impossível).

Enfim, por enquanto, essa é a temporada mais problemática da série, rivalizando com a segunda. Porém, estou otimista com os rumos que vêm sendo tomados.

Episodio 6x7 - Nota 8 2016-02-23 12:37:21

Ainda não entendi o porquê de tirar a casa dos Gallagher se ela seria recuperada dois episódios depois e a única consequência disso seria uma possível mudança de Fiona. Shameless está passando uma fase estranha. Ela parece saber onde quer chegar, mas enrola ao máximo para fazer isso.

A trama de Debbie é o exemplo mais claro. Desde a temporada passada, a série vem elevando ao máximo a imaturidade e o grau de carência que a personagem sempre demonstrou. O objetivo, provavelmente, é de amadurecer a personagem. Entretanto, passado uma temporada e meia, isso continua sendo adiado e perde-se tempo em uma bobagem que foi ela de "babá" para a mulher com câncer terminal.

Lip é outro personagem preso em um loop previsível de problemas envolvendo seus relacionamentos amorosos. Quando um encerra, já me aparece outro para preencher espaço. O que é um baita desperdício de um personagem que pode oferecer bem mais.

Frank, então, nem se fala. Aí sim um personagem que, claramente, flutua na série, não tendo uma trama concreta desde que se curou do câncer e Bianca morreu. Essa vó do Chuck que caiu de paraquedas na história é só mais uma aleatoriedade que, provavelmente, não terá propósito algum.

Por outro lado, a série acerta com seus plots mais concretos que se dirigem para algum lugar sem desvios e paradas no caminho, como os de Ian, Fiona e, surpreendentemente, Carl. Além disso, os personagens alívios cômicos continuam funcionando muito bem - exceto Frank mesmo.

Episodio 6x12 - Nota 9.5 2016-04-09 15:29:07

Não me lembro de um episódio de Shameless em que os diálogos tenham sido tão cruelmente necessários. Os personagens sofreram, mas tiveram que encarar aquilo que mais tentaram fugir e que mais deveriam enfrentar.

"Familia Supra Gallegorious Omnia!" foi um episódio difícil de assitir. Fiona tendo que escutar de Debbie que aquele não é o primeiro casamento dela e nem será o último. Caleb falando para Ian crescer e lidar com seus problemas. Debbie percebendo que precisa de ajuda. Lip, indiretamente, ouvindo de Kev que está se tornando o pai. E, finalmente, o discurso de Frank, o ápice perfeito para um episódio que tinha como objetivo trazer os Gallaghers para a realidade.

No fim, não teve casamento, não teve final feliz. Foi apenas mais um dia fodido para os personagens. Porém, dessa vez, um dia pelo qual eles realmente precisavam passar. "Há males que vem para o bem" nunca fez tanto sentido.

Episodio 7x1 - Nota 8.5 2016-10-15 20:49:36

É de se preocupar duas temporadas em um espaço tão curto de tempo, mas pelo menos essa premiere não foi afetada negativamente por essa estúpida decisão da Showtime.

De maneira geral, foi um ótimo episódio, bem com a vibe das primeiras temporadas, com Fiona se virando nos trinta para sustentar a família e Frank reaparecendo depois de um tempo fora. Aliás, as reações com a volta deste foram, de longe, a melhor parte do episódio. Interessante notar que dessa vez até ele ficou balançado pela falta de interesse dos filhos em saber se ele estava vivo.

Também gostei bastante do desenrolar do plot do Lip. Dos que sobraram, ele é o melhor personagem e finalmente parece que receberá a devida atenção que merece. Fiona, Carl e o melhor trio da série também estavam ótimos. Já o plot de Ian me pegou de surpresa. Definitivamente, não esperava por esses rumos. Sobre Debbie, mais irresponsável que nunca. Já estou vendo ela perdendo esse bebê.

Episodio 7x11 - Nota 9.5 2016-12-18 01:16:43

Shameless está muito distante do que já foi e eu não poderia estar mais satisfeito com isso. Amadurecimento incrível por parte da série, que realmente me deixa orgulhoso de ter acompanhado desde o início o crescimento da história e, principalmente, dos personagens.

Todos os Gallaghers dando um jeito nas vidas está lindo se acompanhar. Lip, a única exceção, talvez seja o caso mais interessante. Anos atrás ele era o com melhor chances dentro da família, indo inclusive para faculdade. Hoje, é o que se encontra na situação mais deprimente: dependente químico, preso num ciclo infinito de relacionamentos fracassados e sem menor perspectiva do que fazer da vida. Nesse episódio, sua storyline estava mais interessante que nunca, com o personagem completamente dominado pelo recalque (e decepção) de ver os irmãos, principalmente Fiona, progredindo, enquanto ele se encontra estagnado no mesmo lugar. Uma inversão muito bem feita da situação de anos atrás, onde ele estava no auge e a irmã mais velha presa.

O único lado ruim desse amadurecimento é que não há nenhum plot aberto para estender a série mais. Se me dissessem que o próximo episódio é o series finale, eu acreditaria e levaria numa boa. Muito provavelmente, deve rolar alguma merda para o lado da família para pelo menos justificar mais uma temporada. Só espero que não seja envolvendo esse novo negócio da Fiona, mesmo tendo certeza que será.

Episodio 9x8 - Nota 7.5 2019-12-08 20:25:30

O problema nem é esse plot da Fiona no fundo do poço. O problema é ver a série investindo nisso de novo e mais uma vez também utilizando de analogias para relacionar algum Gallagher com Frank - já fizeram com Lip não muito tempo atrás.

E as demais tramas não andam muito melhor, não. Talvez a parte mais decente do episódio tenha sido Frank pegando o esperma do filho, mas fora essa cretinice, a série parece que está acompanhando a protagonista nessa derrocada.

Episodio 9x12 - Nota 7.5 2019-12-10 19:37:58

Ainda que exista justificativas nas atitudes de Lip, isso não o exime do comportamento extremamente babaca. Não é porque com ele funcionou algo que para todo mundo vai funcionar. Ele já demonstrou muito mais empatia com desconhecidos do que com a própria irmã.

Ainda assim essa trama foi a melhor coisa do episódio, principalmente pelo momento que Frank virou a voz da razão da família. Também ajudou demais o restante das tramas terem sido bem ruins, com destaque a disputa entre Carl e Debbie.


Episodio 9x14 - Nota 8.5 2019-12-11 19:06:45

Com a saída de Fiona, Shameless não perde só a protagonista, mas também o grande pilar que sustenta a série. As demais personagens possuem seus carismas, mas era Fiona que era a personagem mais humana, que equilibrava a série entre as loucuras dos demais, tentando vencer na vida e sustentar os irmãos.

Ainda que muito do que se viu nessa temporada foi eles mais independentes, se virando sem a irmã, a falta de qualidade dos seus plots não deixa a dúvida que ela vai fazer muita falta. Não vejo a série funcionando a partir de agora - não como já funcionou antigamente.

Episodio 10x1 - Nota 7.5 2020-01-29 13:12:45

Não foi uma premiere ruim, mas é bem incomodo o quão cíclica a série se tornou, repetindo plots, como Kev como gogo boy e Frank enfrentando problemas de saúde, mas não só isso, a série vai além no nível de cretinice, reutilizando e repassando as tramas de um irmão a outro.

Debbie, nesse episódio, estava idêntica à Fiona nas primeiras temporadas. Assumiu o papel de responsável da família, anda para filha de um lado para outro (assim como era com Fiona e Liam) e até ela se arrumando para sair remete à irmã. Só faltou aparecer um "Steve". Além disso, Carl e a namorada é um replay de qualquer relacionamento do Lip, especialmente no início da série. É como se o destino de cada personagem, é seguir os passos da família - algo que poderia ser até legal de ser trabalhado, se não estivéssemos na décima temporada e vendo as mesmas coisas pela milionésima vez.

O plot mais interessante foi o de Lip. Espero não me decepcionar com isso depois, mas justamente por se afastar do que a série costuma fazer me parece algo bem promissor.

Episodio 10x5 - Nota 7.5 2020-02-06 00:41:12

Shameless cansou de reciclar plots da própria série e agora resolveu reciclar de outras. Essa trama do Kev com o pedófilo é copiada, na cara dura, de It's Always Sunny in Philadelphia. O problema é que essa premissa só faz sentido vindo de uma mente deturpada - como Mac é em Sunny -, que vê no assédio alguma espécie de lisonjeio. Aqui, em Shameless, acredito que somente de Frank - e exclusivamente pelos 10 mil - poderia se esperar uma cretinice do tipo. Há, na temporada, essa questão da autoestima do Kevin e as personagens de Shameless nunca foram tratadas como bússola moral, mas não vejo sentido nele chateado por não ter sido molestado - justamente porque não é um personagem que vê abuso como elogio.

Episodio 10x10 - Nota 7 2020-02-07 15:16:59

Ian e Mickey tiveram um bom encerramento na sétima temporada e deveriam ter ficado por lá mesmo. Trouxeram de volta, nessa temporada, apenas para suprir a ausência de Fiona perante ao público e ambos só vêm mostrando o quanto são um casal abusivo - algo que sempre foram. Eu particularmente não veria tanto problema nisso, já que as personagens de Shameless não são um exemplo de caráter, se não fosse por dois motivos: 1) É um casal muito romantizado pelo público, que transformou eles em um certo símbolo de representatividade para casais homoafetivos 2) Já colocaram Ian em relacionamentos "saudáveis" antes, então se era para trazerem Mickey e ele de volta deveriam no mínimo manter esse desenvolvimento e colocá-los tendo um relacionamento normal e não agindo como se estivessem nas primeiras temporadas do seriado.

No entanto, ignorar desenvolvimento parece ser o foco da série - ou talvez a consequência da falta de foco - nessa temporada. Do que me adianta, lá trás, colocar Ian se aprofundando na comunidade LGBT+ e, nesse episódio, inventar um plot que beira a homofobia - tanto por parte dele, quanto do roteiro em si. A série se perdeu em um nível que já estou quase fingindo que acabou na sétima temporada mesmo.

Episodio 10x12 - Nota 8 2020-02-08 13:02:40

Acabou sendo o melhor episódio dessa temporada. Não pelo casamento, mas toda a forma que esse desenrolou, com a família toda atuando junto para ajudar Ian e Mickey, no melhor modo Gallanghers, remeteu muito o clima das primeiras temporadas - de uma forma mais nostálgica do que repetitiva.

Apesar dos vários baixos desses último anos, ainda me permito criar uma ponta de expectativa com a última temporada. Basta pararem de ignorar o desenvolvimento das personagens e reciclar tramas que não contribuem nada para isso que dá para fazer uma ótima despedida.

Episodio 11x5 - Nota 8.5 2021-01-31 15:03:04

Depois de 3 temporadas sofríveis, Shameless enfim voltou a mostrar o fôlego que tinha nos anos iniciais. A série não poderia estar mais cretina, mostrando mesmo as personagens que estão tentando fazer o certo, ainda o fazendo do modo mais imoral possível. Caso por exemplo de Frank tentando se livrar dos Milkoviches na vizinhança matando a dona da casa. Dito isso, acharia uma saída melhor se ele tivesse conseguido do que aquele final de Liam desafiando a física.

O destaque cômico do episódio, no entanto, ficou para Mickey e Ian. Eles sendo assaltados, eles roubando uma ambulância, eles indo transar atrás dela e encontrando um corpo morto e, por fim, eles se livrando do defunto. Quem dera o relacionamento dos dois tivesse sido levado dessa maneira mais leve durante a série inteira. Outros destaques positivos, para mim, vêm sendo Carl e V, as únicas personagens que parecem que estão dando um rumo positivo para suas vidas.

Do lado negativo, Lip. O plot da casa assombrada já havia sido bem sem graça, mas o modo como, em um único episódio, resolveram colocar a vida do personagem de cabeça para baixo, perdendo a casa, o emprego, tendo outra recaída, me irritou bastante. Parece que nunca mudam as storylines dele. É sempre ele tentando ajeitar a vida e colocando tudo a perder. Tá aí algo que eu não sentirei a menor falta quando a série acabar.

Episodio 11x8 - Nota 8.5 2021-03-14 15:58:56

Frank enfrentando o politicamente correto para defender o nome de um pedófilo remete muito às primeiras temporadas. A diferença é que essa sátira que Shameless faz, nos primeiros anos, soaria engraçado pelo absurdo. Hoje, é engraçado pela fidelidade com a realidade. Achei legal que não ficou algo focado apenas no cômico, conectando esse plot com o arco do personagem nessa temporada final, com ele tentando deixar seu nome na escola e terminando com a família descobrindo a doença. Finalmente, a temporada parece encaminhar para um desfecho.

Se tem uma personagem que eu não faço a mínima questão de ver tendo um final positivo é Lip. Impressionante como ele sempre consegue piorar sua situação. Ele precisa de um baque ainda mais forte que o de Debbie teve aqui. Falando nela, muito Fiona ela abandonando a família para um dia de folga, evitando os problemas, enchendo a cara, se drogando e acabar destruindo relacionamentos, inclusive o dela. Pelo menos, ela teve um choque de realidade com a filha ainda nesse episódio.

Episodio 11x10 - Nota 7.5 2021-04-04 14:49:25

Final de série estranho. Estão alongando demais esse plot da mudança, que já está bem claro que acontecerá com todo mundo, e preenchendo o que podem com uns plots bem fillers como esse do quadro. Para piorar o personagem com destino mais incerto até o momento é justamente o mais difícil de se importar: Lip. Os demais todos parecem encaminhados para um final positivo na medida do possível.

Melhor coisa desse final vem sendo, por incrível que pareça, Frank. Uma redenção a essa altura do campeonato seria bem forçado, mas estão fazendo um bom trabalho nessa trama. Ainda é Frank ali, porém ver eles se perdendo aos poucos à medida que perde tudo em volta é uma situação que acaba criando empatia. As interações com Liam vem sendo excelente para ambos os personagens.

Episodio 11x12 - Nota 7 2021-04-12 16:27:56

Finale bem decepcionante. Investiram tempo demais dando desfechos que já poderiam ter sido adiantados no decorrer dos últimos episódios e acabaram deixando de lado a morte de Frank, que deveria ser o evento principal aqui. Eu até entendo a ideia das personagens não se importarem com isso, afinal depois de tantos baixos na relação dele com a família era exatamente essa apatia que poderia se esperar vindo delas. No entanto, isso deixou o series finale completamente sem emoção. Frank era um fardo para cada um ali, mas ainda era possível extrair alguma profundidade de sua morte, nem que seja cada um lembrando o quanto ele era ruim.

Os desfechos individuais também foram uma decepção a parte. Acho natural que nenhuma personagem termine a série vencendo na vida. Seria um salto muito grande e repentino para muitos ali - Lip especialmente. Porém, ficou uma sensação de incompletude muito maior do que deveria. Insinuaram um rumo para cada um, deixando no ar que este poderia dar certo ou não. Ou seja, pode ser que, em um fim hipotético, tudo dê errado e eles voltem a cair nos mesmos vícios em um loop sem fim. Um series finale não precisa ser completamente fechado para ser competente, mas necessariamente é o final de algum ciclo. Não houve isso aqui. As personagens são as mesmas que começaram a temporada, só sem Frank e sem a casa. Não há nenhuma progressão nisso, afinal não era isso que as mantinha estagnadas.

A breguice da cena de Frank flutuando merecia um tópico a parte. Já estava uma cena de despedida sem emoção alguma sem isso. A partir de quando ele começa a subir virou comédia involuntária. Começo achar que é de praxe as séries da Showtime terminarem com alguma tosquice nesse estilo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries