IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The X-Files By AquilaTeofilo





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2019-10-24 00:06:32

Quando eu comecei eu não imaginava que iria gostar tanto.

Episodio 1x2 - Nota 9.5 2016-02-10 17:35:58

Meus irmãzinhos, que episódio sensacional! Acho que teria funcionado bem melhor como piloto, já que o piloto mesmo foi um tanto confuso demais. Gostei bastante da introdução às conspirações governamentais, as cenas são muito bem elaboradas e o Mulder e Scully funcionam muito bem juntos. Apesar de eu ser muito mais parecido em termos de personalidade com Scully, Mulder também consegue ser cativante, mesmo com todo esse papo de ser crente demais.

Uma coisa: alguém reparou que na cena em que Scully tá no carro com o agente secreto lá indo buscar Mulder passa uma coisa muito parecida com um OVNI no céu? Até tirei print.

Episodio 1x3 - Nota 8 2016-02-17 12:29:19

Episódio bom, mas um tanto incoerente. Não faz sentido ele ter atacado Scully de dentro do duto. Com tantos anos de experiência ele deveria saber que seria melhor sucedido se estivesse fora. E ele também poderia ter se livrado facilmente das algemas. Gostaria de saber a continuação da história com o tal Culton. Será que uma prisão dará mais credibilidade aos investigadores dos x-files?

Episodio 1x4 - Nota 9 2016-02-22 21:25:17

Ia dar uma nota um pouco menor no início, mas este episódio acabou se tornando algo maior que imaginei. Muito mais do que um caso de abdução, este episódio foi o que realmente introduziu a história de Mulder, mesmo ele já tendo falado sobre si anteriormente. Mas foi agora que eu pude perceber pela primeira vez a explicação daquela tristeza que ele carrega no olhar e que mal se esconde por detrás das janelas de sua inteligência e de seu bom humor e "tiradas geniais". Foi bem impactante saber que toda sua vida, na verdade, é a busca do que lhe foi tirado um dia. Mulder e Scully funcionam muito bem juntos, é impressionante. Além de que essa atmosfera anos 90 me recorda demais minha infância, o que contribui para que eu me apegue mais à série.

Episodio 1x5 - Nota 6.5 2016-02-27 23:13:17

O episódio em si não foi ruim, mas fiquei um pouco decepcionado com a criatura. Aparentemente eram só humanos comuns vivendo na floresta mesmo. A história do Neandertal é ficou bem fraca, porque não faz o menor sentido terem sobrevivido ali nos EUA. Sem contar que, apesar de mais robustos, eram um tanto menores que o homo sapiens. Ah, a questão da altura me incomodou também. Eles falaram muito sobre ser um homem incrivelmente alto e, de repente, era só um cara comum.

Episodio 1x6 - Nota 6.5 2016-02-29 23:28:36


Eu já sabia que a série abordaria questões sobrenaturais como fantasmas e eu sabia que eu iria torcer o nariz para isso. Eu até posso gostar de uma história sobrenatural, mas não em algo que leva a alcunha de ficção científica.

Quando o episódio começou tratando sobre psicocinese eu até achei divertido, porque mesmo que seja pseudocientífico, dá pra fingir plausibilidade. Mas fantasma? Não dá. Espero que a série aborde cada vez menos esses assuntos. Ou, se abordar, que tenha mais firmeza em dar uma explicação que seja minimamente aceitável para uma ficção científica. À parte minha falta de afeição pelo tema, o episódio teve um bom roteiro. Contudo, eu acharia bem mais legal se tivessem focado apenas no lance da psicocinese. Mulder começou achando que a Lauren lá era a responsável por ter alguns "poderes" psicocinéticos, ou seja, de mover objetos com a mente. Isso explicaria os eventos com as mortes relatadas.

Acho muito legal Scully não presenciar os momentos sobrenaturais. Eu, como cético, estaria na mesma posição que ela.

Episodio 1x7 - Nota 8 2016-03-03 21:23:52

Lembra sim, mas 2001 não foi a primeira história a lidar com dilemas de inteligências artificiais. O formato do episódio tem semelhanças com o filme, mas está longe de ter sido "sugadíssimo". Histórias parecidas vêm desde as histórias de Asimov. É parecido, mas aborda de maneira diferente, sem contar que, à época do episódio, muitas outras histórias do tipo já haviam surgido.

Episodio 1x7 - Nota 8 2016-03-03 21:26:51

Episódio interessante, apesar de não ter sido brilhante. Gosto bastante de temáticas relacionadas às inteligências artificiais. É massa ver como lidavam com isso no início da década de 90, usando disquetes e tudo mais. Mas foi, apesar de tudo, bem verossímil. Acabou sendo uma boa história de ficção científica com o velho dilema moral de criar algo que pode ser utilizado para fins escusos. Bom ver um episódio cientificamente plausível após um cheio de bobagens de fantasmas.

Episodio 1x8 - Nota 9 2016-03-08 14:28:22

Um dos melhores episódios até agora, apesar de ser bem parecido com a história de The Thing (O Enigma de Outro Mundo), que por sua vez é inspirado no filme de 1951 The Thing from Another World (O Monstro do Ártico).

Mas a premissa é diferente. Apesar de eu gostar dos ternos com ombreiras bem anos 90 que Scully e Mulder usam, foi legal vê-los com outras roupas. Assim como a ambientação diferente nos faz descansar um pouco do cenário usual ao qual estamos habituados na série.

O terror psicológico foi muito bem construído e o clima de tensão e desconfiança mútua fizeram deste episódio um dos melhores até aqui.

Episodio 1x9 - Nota 8 2016-03-09 21:15:57

O rosto de Marte já foi desvendado faz tempo. É apenas pareidolia. Mas o episódio não foi ruim. Eu gosto bastante de ver os bastidores de programas espaciais. Espero que retomem o que colocaram aqui, pois seria muito sem noção colocar tanto fato sem explicação sobre alienígenas, falar bastante sobre alienígenas no decorrer da série e deixar isso aqui pra lá. Seria o resquício de uma civilização marciana antiga? Por que queriam destruir o programa espacial? Bom episódio, mas muito cheio de lacunas.

Episodio 1x10 - Nota 8.5 2016-03-12 21:16:33

Personagem muito legal esse Max. Seria legal que aparecesse novamente.

Não entendi muito bem o lance do Deep Throat. Por que prendê-lo seria mais perigoso que mantê-lo à solta? Tudo bem, entendo a parada de manter os inimigos próximos, mas uma neutralização rápida é mais eficaz.

Episodio 1x11 - Nota 9 2016-03-19 16:14:47

Legal ver Mulder errando um pouquinho no seu diagnóstico inicial. Como muitos falaram por aqui, Orphan Black realmente referências daqui.

Episodio 1x12 - Nota 7.5 2016-03-21 20:51:36

Só queria entender porque ele precisava de um acelerador pra atear fogo, só que ateava fogo nele mesmo sem acelerador e sem se machucar, mas depois se machuca porque ateou fogo em si mesmo.

Episodio 1x13 - Nota 9.5 2016-03-24 01:23:22

Este sou eu me curvando a uma temática sobrenaturalista porque esse episódio foi fantástico. Sou cético e materialista, portanto geralmente torço o nariz com histórias que elevam a sobrenaturalidade. Mas consegui abrir uma exceção aqui.

Primeiro episódio que tem Scully como abordagem principal. Notei que ela foi chamada pelo seu primeiro nome, Dana, mais vezes que nos outros episódios até agora. Quando confrontada com as evidências da sobrenaturalidade, ela recua e admite ter medo de acreditar. Porque acreditar seria revogar todo o arcabouço de ideias no qual se apoiava até agora. Em outras palavras, estaria sem o chão ao qual estava acostumada.

Não dou a nota máxima por conta do incômodo que me causa esses temas quando tratados de forma puramente sobrenatural, sem sequer tentar oferecer uma explicação natural (científica).

Brad Dourif é um ator sensacional. Tem um talento nato para personagens problemáticos e ele meio que já possui, naturalmente, uma expressão um tanto insana.

Episódio sensacional!

Episodio 1x14 - Nota 9 2016-03-25 19:19:04

Fui enganado, mas de uma forma positiva. Quando o episódio começou achei que seria um dos muitos episódios fillers que a série possui. Realmente a história de uma pessoa que muda de sexo e faz vítimas enquanto transa não parecia muito empolgante, mas aí veio toda a história com os Kindreds e tudo começou a se tornar bastante envolvente.

Inicialmente eu achei que tudo que de estranho acontecia ali era ocasionado por alguma substância presente naquele material da rocha. Mas ao longo do episódio comecei a criar suspeitas de que eles não fossem, realmente, humanos. Muito suspense na visita de Mulder e Scully ao celeiro. Seita muito bem elaborada. E muito bem sacado colocá-los como alienígenas. Acredito que foi a primeira vez na série que ocorreu um contato tão próximo com alienígenas. E foi a primeira vez que eles apareceram tendo papéis importantes na história do próprio episódio, contracenando com as personagens principais, mesmo que não (provavelmente) em sua verdadeira forma.

Mas não deu pra engolir Mulder ensinando a Scully o que é feromônio. Sei que foi pra explicar ao expectador, mas ela fez medicina, né? É algo bem elementar a se saber.

Episodio 1x15 - Nota 6.5 2016-03-27 14:57:39

Esse foi um dos episódios mais fracos da temporada.

Episodio 1x16 - Nota 8.5 2016-03-28 23:13:10

Os melhores episódios dessa série são os que abordam ficção científica e não sobrenaturalidades. O episódio não teve um ritmo maravilhoso. Demorou bastante para engrenar, até. Por um momento achei que iriam requentar a mesma história do episódio anterior, a de um cara que morreu e agora tá no corpo de outra pessoa. Mas o plot foi muito bem construído.

Acho uma sacada muito boa quando começam dando o foco em algo que parece ser a história principal (no caso, Barnett perseguindo Mulder) e tudo acaba se desdobrando em algo muito maior (ou seja, a pesquisa do Dr. Ridley sobre o rejuvenescimento). A parte científica também não deixou a desejar. Pra uma ficção científica, claro.

As únicas críticas ao episódio são quanto a demora a desenvolver e ao fato de Barnett ter se exposto de forma tão ridícula no final, contradizendo todo seu histórico de assassino cauteloso.

Episodio 1x17 - Nota 9.5 2016-03-31 23:01:13

É por episódios como esse que a gente consegue perceber como essa série envelheceu bem.

Pra uma pessoa como eu que já tem familiaridade com inúmeras histórias de temáticas parecidas ou similares, ou até mesmo em séries de forma geral, ser surpreendido por uma história que tem quase a minha idade é impressionante. É claro que eu consigo prever algumas coisas, como por exemplo, a farsa do caminhão. Não consegui ser comprado um minuto sequer por aquela história. Mas nada tira o brilho do conjunto da obra, pois é preciso vê-la como algo em seu tempo.

O Deep Throat é um personagem que tem me cativado bastante. Minha hipótese é que ele teve que despistar Mulder porque foi fotografado conversando com ele e de alguma forma foi passivamente "forçado" a levar Scully e Mulder para longe da verdade. Acredito, contudo, (believing intensifies) que há certa sinceridade em suas ações.

Vendo essa série agora percebo que Lost não seria o que foi sem X-Files. Todo aquele jogo mental de fé e razão tão bem elaborado em figuras como Locke e Jack e em demais pessoas e ocasiões com certeza beberam forte da fonte que jorra dessa série sobre o mesmo tema. Essa ping-pong de ideias com o objetivo de deixar a nós, espectadores, confusos é sensacional e acredito que conseguiram o ápice desse mistério na cena final, em que não há alien algum na cabine, tudo sintetizado na fala de Mulder que admite estar em silêncio por estar ponderando sobre o que seria mentira em tudo aquilo. Será possível mesmo que tudo (tudo mesmo), tenha sido uma encenação? Pouco provável, mas também não é muito se pode dizer do contrário.

Episodio 1x18 - Nota 8 2016-04-08 02:20:54

Não foi um episódio, digamos, maravilhoso em "assistibilidade", mas abordou temáticas muito interessantes. A forma como retrataram os cultos neopentecostais foi de um realismo impressionante. Eu, que tive uma formação evangélica, presenciei coisas muito parecidas, apesar de o episódio estar mais fiel às particularidades estadunidenses.

O rapaz foi bem fidedigno também. Sua adolescência tem papel significativo em suas ações, já que uma vida cheia de proibições acabou por levá-lo a um caminho de buscar essa liberdade de qualquer forma. Por isso não é raro ver filhos de pastores curtindo a vida muito loucamente quando percebem que podem.

O outro ponto interessante foi o caso da irmã de Mulder. Ele foi o cético da história durante o início do episódio, mas acabou sendo tocado pelo que ouviu. Mulder tem um emocional muito frágil e quase dói vê-lo ouvindo falar de sua irmã.

Episodio 1x19 - Nota 5.5 2016-04-14 23:03:00

Demorei quase um dia inteiro pra conseguir terminar esse episódio. Conseguiu ser mais chato que The Jersey Devil, Shadows e Lazarus que, pra mim, estavam empatados com as notas mais baixas até então.

Fico triste que culturas indígenas não possuam boa representação nesse tipo de mídia. As histórias que as envolvem não costumam ser, digamos, envolventes.

O episódio foi previsível o tempo todo e parecia que ninguém nunca tinha ouvido falar em lobisomem antes. O único ponto relevante do episódio foi Mulder explicando qual foi o primeiro x-file arquivado, o que é importante para a mitologia da série. Por mais que a recepção do episódio não tenha sido maravilhosa, o primeiro x-file foi com essa história. E um ponto digno de menção foi o indígena falando que Mulder tinha nome indígena. Fora essas pontuações, quase não consegui terminar.

Episodio 1x20 - Nota 8.5 2016-04-21 23:29:10

Todo apoio aos ecologistas que batiam de frente com os empresários madeireiros!

Bom episódio, o clima de tensão foi bem construído, apesar de pequenas falhas. A luz do farol do carro poderia afastar tais insetos, assim como ninguém chegou sequer a cogitar a possibilidade de fazer uma enorme fogueira.

Mas a ambientação foi boa e a explicação científica para o ocorrido foi satisfatória.

Episodio 1x21 - Nota 7.5 2016-04-25 15:51:28

Esperava mais do retorno de Tooms. O caso dele é interessante e ele é bastante sinistro, sabendo passar um ar de loucura. Contudo, esperava que seu retorno pudesse esclarecer algumas questões sobre ele, como sua origem. Ao invés disso, o episódio só fez dar prosseguimento ao caso, não se importando em dar mais detalhes sobre o que, de fato, era Tooms.

Não é a primeira vez que aquele cara que fuma aparece, mas é a primeira vez que ele tem alguma fala. Tenho a impressão de que ele irá ter alguma importância para a trama, ainda mais depois dele ter dito que acreditava no relatório de Scully.

E por falar em Scully, esse episódio deu uma aproximada boa entre os dois personagens principais. Além dela ter maior confiança em Mulder agora, ela parece estar mais aberta às possibilidades, começando a agir de forma não-oficial, como seu companheiro. Gosto dessa modificação progressiva e verossímil.

Não foi um episódio maravilhoso, mas teve lá sua importância.

Episodio 1x22 - Nota 7.5 2016-04-28 23:47:56

É, não adianta. Episódios de fantasmas são, definitivamente, os mais chatos da série. Esse figura entre um dos mais sem graça da temporada. O ponto positivo é que ele teve um final que soube manusear bem a tensão.

Gosto bastante da série, mas ela acaba passando uma visão errada do que é o ceticismo. Ceticismo não é negacionismo. E ceticismo não cega, abre os olhos. Um verdadeiro cético não nega as evidências, pelo contrário, as leva em consideração e está disposto a modificar seu ponto de vista desde que haja provas substanciais. E Scully não é esse tipo de pessoa que nega tudo. Ela só procura as evidências antes de tomar a decisão num crime. Está certíssima, muitas vezes até mais que Mulder.

Episodio 1x23 - Nota 9 2016-05-04 11:19:14

Antes de qualquer coisa, a atuação de Zeljko Ivanek foi monstruosa. E o episódio prendeu bastante, teve uma história bem arquitetada. E, po, os caras foram longe demais nessa história. Uma cabeça preservada em câmara criogênica que possui ligações psíquicas com o irmão gêmeo que possui problemas mentais. Que loucura! Minha única dúvida foi o que Scully colocou no relatório sobre esse caso.

Episodio 2x1 - Nota 9.5 2016-08-22 11:54:02

Ótimo início de temporada! Se na primeira a gente teve sempre Mulder e Scully chegando muito próximos, agora chegaram logo quebrando a banca e trazendo de cara um episódio com muita ação e suspense (tô me sentindo um narrador da sessão da tarde) e o melhor: com pequenos homenzinhos verdes (se bem que não deu pra ver a cor deles).

A relação de Mulder e Scully foi bem desenvolvida e fica a cada momento mais natural. Também fizeram muitos paralelos com coisas reais, como o SETI, o observatório de Arecibo e o famoso sinal "Wow!", que realmente aconteceu.

Mas houve um erro bem grosseiro: a abdução da irmã de Mulder foi mostrada de forma bem diferente da que ele narra na primeira temporada. E, po... apesar da semelhança incrível do guri com David Duchovny, a cena foi meio pastelona e foi quase engraçada.

Fora isso, que episoidão, meus irmãozinhos!

Episodio 2x2 - Nota 8.5 2016-08-22 16:50:19

Po, episódio bonzão e não é filler como estão dizendo. Além da criatura, o "flukeman", (que já sou fã) ter sido muito massa, esse episódio é importante para a trama, já que o "amigo no FBI" de Mulder (que eu desconfio ser o Deep Throat) disse que a reabertura do Arquivo X dependeria da solução desse caso.

Episodio 2x3 - Nota 8 2016-08-23 22:26:23

O fato de eu estar a mais de uma hora pesquisando informações sobre esse episódio me mostra que ele realmente valeu a pena. O seu único problema foi sua execução. O que é bem estranho, já que teve cenas incríveis, como a da mulher e do mecânico com uma inversão de papéis surpreendente e também teve a atuação do ator que fez o Ed que eu achei fantástica e bastante convincente do estado alterado de consciência.

Eu tenho um pequeno probleminha com tramas mal-explicadas ou completamente não explicadas e eu sinceramente achei que esse episódio não explicou nada, até que pensei melhor sobre ele e dei uma pesquisada.

Então vamos lá. Uma coisa que é importante frisar é que o que deixou o episódio mais sem noção foi a teoria de Mulder de que alguém estava direcionando os atos homicidas. Mas é bom lembrarmos também que quando ele fez essa declaração ele estava sob o efeito da LSDM, isso significa que talvez Mulder estivesse errado sobre isso o tempo todo. Nós estamos completamente acostumados a acreditar em sua palavra porque, francamente, o cara é fera mesmo. Ótimo detetive e até mesmo nesse episódio conseguiu juntar bem as peças. Seu único erro, aparentemente, foi ter chegado nessa conclusão rápido demais. Ou talvez não tenha sido um erro, talvez tenha sido efeito do LSDM. Talvez a paranoia de Mulder tenha se intensificado, talvez ele não seja imune ao medo como tantos pensaram, mas talvez o seu medo seja justamente a sua paranoia, talvez o seu medo seja o medo de ser um estúpido que tira conclusões rápidas demais. E, sinceramente, ao pensar nisso, acho que o episódio é realmente fantástico. Fantástico também por jogar com a mente da gente como na cena em que ele vê "do it!" na TV, mas aquilo era mesmo parte do comercial.

Mas por que eu creio que não havia ninguém sendo induzido a nada? Porque aparelhos como um caixa eletrônico, ok... ao menos é algo que está conectado a alguma rede, oferecendo a possibilidade de uma interação sincronizada com o medo do sujeito referido, mas mesmo em Arquivo X é algo sem noção demais que alguém tenha controle sobre um relógio de pulso ou sobre um forno microondas. Aliás, Mulder também estava olhando o microondas e não viu nada. Ninguém mais pareceu, também, ver as cenas sinistras que Ed viu nas televisões naquele centro comercial. Tudo leva a crer que eram alucinações desde o início e que Mulder também as sofreu.

Eu adoro essa dualidade e essas inúmeras possibilidades de interpretações. Infelizmente, o episódio realmente teve um andamento lento, prejudicando na sua apreciação completa, mas foi bem massa. Gostei!

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2016-08-26 19:09:09

Eu percebi desde o início que esse novato era um espião e, sinceramente, não entendi como Mulder não sacou isso também.

O enredo do episódio foi fantástico. Gosto bastante de teorias conspiratórias que envolvem segredos militares e só de imaginar pessoas que estão sem dormir há vinte e quatro anos sinto calafrios porque é uma das piores torturas que posso imaginar. Só que todo mundo esqueceu que restou um vivo, aquele do bar. Ele poderia ser usado como testemunha para futuras investigações do caso por ordem de Skinner. Não entendi porque simplesmente o esqueceram.

Gostei bastante do Cole e achei tanto seu personagem como a forma de falar muito parecida com a de Mr. Eko de Lost. Se esse cara não foi inspiração pra Eko foi uma coincidência muito grande.

Episodio 2x5 - Nota 9 2016-08-26 22:26:28

Tô gostando que essa temporada tá tendo muito episódio bom em sequência, ao menos até agora. Achei que esse episódio apostou num formato diferente do que vinha sendo usado até então na série, optando por colocar a ação em sequência ininterrupta, com a investigação acontecendo no mesmo tempo da ação principal. Episódios que fazem parte do cânone da série geralmente são muito bons e com esse não foi diferente. Fiquei reparando também que Scully tá sendo mostrada de forma a não transparecer o fato de que Gillian Anderson estava grávida na época.

Episodio 2x6 - Nota 10 2016-08-27 16:09:54

Episódios assim dão gosto de assistir. Esse talvez seja um dos mais importantes até agora para a trama principal, porque eu duvido que Scully volte a mesma pessoa depois disso.

Episodio 2x7 - Nota 7.5 2016-08-27 16:14:48

Do início para o meio o episódio foi bem legal, mas ele acabou ficando completamente sem sentido. Eu gostei bastante do Mulder cético do início do episódio e sinceramente preferiria que não fossem vampiros de "verdade". Aliás, isso ficou em aberto de uma forma que não foi muito boa. As referências para a religiosidade foram muito vagas e os critérios pareciam não ter validade alguma. Não podiam morrer, mas podiam morrer no fim das contas? E como o cara ressuscitou? Só fiquei pensando o tempo todo em como Mulder tava sendo burro ao participar ativamente da história e suas digitais ficariam espalhadas por todo lado. Mas resolveram explodir a casa e solucionaram isso. Hahaha.

Enfim, apesar de tudo, gostei de ver esse Mulder sombrio e meio que dá um clima de como as coisas eram antes de Scully aparecer para ajudá-lo com os arquivos x.

Episodio 2x8 - Nota 10 2016-08-27 23:17:25

Eu já imaginava que seria bom, mas não sabia que seria assim tão surpreendente! Melhor episódio da série até aqui.

O desenvolvimento dos personagens alcançou níveis estratosféricos. Mulder cada vez mais afundado em suas trevas e Scully renascendo quase literalmente. O episódio trouxe tudo que de mais relevante há na série: o relacionamento de Scully e Mulder, os mistérios e as conspirações governamentais, sem contar que dois personagens importantíssimos, mas até então muito secundários, tiveram maior destaque, que são Skinner e o Canceroso. E, ainda teve um pouquinho dos Lone Gunman.

A metáfora de Scully no barco foi muito linda e quando Mulder optou por ficar ao lado dela ao invés de tentar descobrir a verdade por trás de tudo seu personagem se tornou ainda mais brilhante. Como ela se recuperou após uma condição tão crítica não foi explicado, mas acredito que isso ainda será discutido na série, já que faz parte da trama mais importante. E, nossa... como se não bastasse ainda nos presenteiam com uma enfermeira misteriosa cabulosíssima.

Episódio incrível!

Episodio 2x9 - Nota 8.5 2016-08-28 00:46:25

Filler bom é filler assim. Gostei do episódio, foi meio que uma repaginada do episódio "Ice" e do filme "The Thing", só que dessa vez no fogo.

Episodio 2x10 - Nota 8.5 2016-08-29 17:01:50

Estava quase colocando esse na lista dos episódios mais safados de ruins da série, mas quando percebi que fazia parte da história maior que cerca tudo eu até levantei da cadeira e conseguiram tomar minha atenção.

Era meio notório que o pessoal do culto não tinha nada a ver com o que tava acontecendo, era só uma maneira de desviar da resolução. Gostei que os veganos eram imunes, isso foi uma crítica (talvez nem tanto) sutil.

Mas quando a história teve conexão com o frasco de Erlenmeyer tudo ficou infinitamente mais interessante e passou a fazer sentido. Quando Mulder falou que queria aquele cara vivo eu já pensei: vão matá-lo pra que ele não dê informação nenhuma. Dito e feito.

Episódio que começou bem nhém e terminou muito bom. No fim das contas, acabei gostando.

Episodio 2x11 - Nota 6.5 2016-08-29 19:21:14

Ser cético e ser mente fechada são coisas bem diferentes.

Episodio 2x11 - Nota 6.5 2016-08-29 19:49:47

Pior episódio da temporada até agora. As atuações (tirando as dos velhinhos que foram bem legais) estavam bem fracas e o roteiro foi mal desenvolvido. Eu não gosto de histórias que envolvem fantasmas, mas até tento dar uma chance, só que foi duro de assistir. Carlos Castaneda foi citado no episódio, um pseudocientista de marca maior, de onde o episódio tirou suas premissas.

Mas o pior de tudo foi aquele final. Como que o banheiro se encheu de água se a água escorria pelos vãos? É preciso ter um ambiente completamente fechado pra que aquilo ocorra. Além de que a cena da porta abrindo e espalhando água pra todo lado foi típica de desenhos animados e no fim das contas tinha mais água no chão do que tinha no banheiro.

Episodio 2x12 - Nota 9 2016-08-30 13:04:08

O episódio conseguiu criar um suspense muito bom, isso me empolgou bastante. Gostei de ver Terry O'Quinn, apesar de ter sido um papel bem secundário. Foi surpreendente a revelação do caso e não teve espaços em branco.

Episodio 2x14 - Nota 8 2016-09-03 00:30:21

Difícil demais dar uma nota a esse episódio. Ele foi muito bem executado, as atuações estavam ótimas (a cena da moça desabafando foi incrível), os efeitos convenceram bastante, conseguiu passar medo (tanto quanto é possível) e teve um final aberto interessante, mas... eu não consigo engolir quando se leva religião a sério a ponto de ser algo real. Porque se admite-se a existência do diabo, admite-se também a existência do deus cristão, logo a série gira em torno de um universo cristão, mas ela também aborda religiosidades não-cristãs que também funcionam, ou seja... é difícil compreender em que universo x-files existe. Não quero ser chato demais, contudo. O episódio foi bem legal, apesar de ter acelerado mais que o necessário no fim, mas é que eu realmente prefiro quando a série fica na ficção científica, mesmo que pseudocientífica.

Episodio 2x15 - Nota 8 2016-09-05 16:58:49

Achei bem parecido com o filme "A maldição dos mortos-vivos". Não foi um episódio ruim, mas eu não gosto quando Arquivo X inventa de querer tornar todas as religiões possíveis reais, já que muitas vezes a existência de uma é contraditória com a de outra.

Episodio 2x16 - Nota 8.5 2016-09-05 17:02:23

O episódio, como um todo, não foi tão excepcional, mas teve um início e um fim fantásticos. Ainda estou curioso sobre a veracidade da irmã de Mulder.

Mas, caraca... Mulder é um cara tão simpático e aparentemente com um coração tão grande que foi uma das coisas mais bizarras da série ver a sua figura prestes a causar mal a Scully, mesmo sabendo-se que não era ele, de fato.

Episodio 2x17 - Nota 10 2016-09-05 23:50:32

Definitivamente, um dos melhores episódios de toda a série. Recheado de plot twists e trazendo aspectos muito sombrios de Mulder. Além do mais foi bastante emotivo. De quebra, ainda teve Skinner em ação, o que só me fez gostar ainda mais do personagem. Tudo tava muito bem encaixando, saindo da mesmice dos episódios-padrão da série e várias tramas conseguiram ser desenroladas. Saber que a irmã de Mulder não era aquela não foi tão surpreendente, mas foi triste pela reação que causou. Contudo o diálogo final dele com Scully mostrou o quanto tudo isso foi importante. Mulder descobriu que ainda tem esperanças, ainda tem vontade de prosseguir.

Muitos aplausos.

Episodio 2x18 - Nota 8 2016-09-08 13:13:06

Eu gosto muito quando tem algo relacionado com animais e o roteiro foi extremamente promissor, só que não gostei da forma como o pessoal da ONG foi tratado como vilão na história e Scully estava especialmente chata nesse episódio. Fora isso o caso foi bem legal e achei massa ter algo a ver com extraterrestres, mas aí teve um outro probleminha. Mulder fala que os aliens soltavam os animais distante do zoológico, mas isso vai contra o que a gente tava vendo. Eles não eram soltos longe, eles ficavam invisíveis, como podemos ver mais claramente com a tigresa. Tinha tudo pra ser bom, mas foi muito mal explicada a questão da invisibilidade.

Episodio 2x19 - Nota 8 2016-09-08 13:25:40

Outro episódio que tinha tudo pra ser muito bom, mas acabou sendo fraco na sua execução. Começou com uma história empolgante ao estilo Triângulo das Bermudas, mas quando chegam no navio o nível decai e tudo se resume ao envelhecimento precoce, e eles acabam não descobrindo (nem pesquisando) mais nada a respeito da história geral que os levou até ali. Achei parecido com o episódio The Deadly Years, de Star Trek.

Episodio 2x20 - Nota 10 2016-09-08 15:49:51

Esse foi o episódio mais bizarro que já assisti, sabendo usar o humor na dose certa pra não perder a "sinistrosidade" nem a seriedade da coisa. Mulder e Scully estavam ótimos e as atuações de todo o resto do elenco foi igualmente incrível.

Inicialmente, achei que seria um episódio de criptozoologia (realmente imaginei que seria a sereia de Fiji). Mas depois percebi que tudo se encaminhava para algo mais no estilo do filme "Freaks". Além do caso pra lá de bizarro (de quem foi a ideia de fazer uma história sobre um gêmeo siamês que sai do corpo do irmão pra sair matando geral e no final ser devorado por outro cara?) o episódio ainda teve espaço pra diálogos interessantes e bem feitos, como o do gerente do acampamento.

Episodio 2x21 - Nota 8.5 2016-09-09 13:36:06

Preciso admitir que eu achei o episódio muito bom e muito bem feito, apesar de eu não gostar de histórias com espíritos, demônios e coisas do tipo. A atuação do moleque foi massa.

Episodio 2x22 - Nota 8.5 2016-09-10 00:38:31

Bom, nojento e fortaleceu mais a história central. O embate do Canceroso com Mulder foi bem intenso, apesar de rápido.

Episodio 2x23 - Nota 8.5 2016-09-10 01:49:39

X-files quando não viaja legal com sobrenaturalidades viaja legal levando a ciência ao cúmulo. Mas o episódio foi bem interessante e é muito bom ver que a série tá investindo com mais vigor na mitologia mesmo nos "casos da semana".

Episodio 2x23 - Nota 8.5 2016-09-10 10:21:14

Ah, uma coisa que eu achei particularmente tosca nesse episódio foi que Mulder e Scully conversaram sobre como combustão espontânea é algo praticamente impossível e não se pode provar que acontece e tal, só que... o episódio Fire da primeira temporada é sobre combustão espontânea. Acho muito ruim quando os próprios personagens esquecem a história.

Episodio 2x24 - Nota 9.5 2016-09-10 11:26:01

É muito difícil fazer uma história que fale sobre uma cidade com habitantes esquisitos que realmente cole e consiga nos envolver. Esse episódio conseguiu isso. Teve um clima de suspense muito bem feito e uma interessante crítica ao sistema de produção de alimentos. Além de que fez uma referência ao título do episódio seguinte.

Mas Scully sempre se ferrando já tá virando lugar-comum na série.

Episodio 2x25 - Nota 10 2016-09-10 14:04:07

Quase sempre os episódios muito bons dessa série costumam ter uma trama mais complexa, como esse. Teve droga psicotrópica criminosamente instalada na encanação, teve revelações sobre o pai de Mulder, teve Mulder muito louco fazendo até Scully duvidar dele. teve alienígenas do passado, teve índio, teve o Canceroso, teve conspiração global. etc. E o mais louco de tudo é que, por incrível que pareça, a trama dos aliens ficou em segundo plano para que as conspirações governamentais fossem, de fato, as estrelas.

Acho que o cliffhanger não funciona muito bem atualmente, mas ainda assim deixa com vontade de ver o que virá a seguir.

Episodio 3x1 - Nota 9.5 2016-09-10 17:06:42

Episódio interessantíssimo, mas foi um tanto lento na parte inicial em que focou nas experiências pós-morte. Mas o episódio me surpreendeu pelo suspense que conseguiu montar do meio para o fim. Por um momento, achei que a irmã de Scully é quem seria enviada para matá-la. Depois imaginei que fosse Skinner. Depois vimos que foi Krycek com outro cara lá e aquele final... surpreendente demais. Ainda não sei que conclusões tirar de tudo aquilo. Foi o melhor cliffhanger da série inteira.

Só há uma coisa que não gosto em X-Files, que é o fato de insistir em mostrar o ceticismo como sinônimo de cabeça-dura e céticos como pessoas que negam tudo que não conseguem entender quando, na verdade, o verdadeiro cético é a pessoa com a mente mais aberta possível.

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2016-09-10 21:51:19

Esse caso foi bem interessante. Acho legal a forma como X-Files aborda comportamentos possessivos, o que é um problema muito real (excetuando-se a parte dos "poderes", claro). Só não entendi porque os exames não deram em nada. Ele tinha a capacidade de modificar o próprio sistema sanguíneo ou perdeu os poderes? Enfim, acho que foi um bom filler.

Episodio 3x4 - Nota 10 2016-09-11 23:33:01

Com certeza um dos melhores episódios da série. Além das atuações estarem incríveis, a história foi contada de forma muito convincente e as discussões colocadas sobre alterações da linha temporal foram ótimas. Eu consumo histórias de ficção científica há muito tempo e, por isso, já vi várias vezes a discussão sobre paradoxos temporais relacionadas à viagem no tempo, mas é a primeira vez que vejo o assunto sendo tratado tão bem a partir da perspectiva da previsão do futuro. Sensacional!

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2016-09-12 16:21:24

Eu achei o caso muito bom e o episódio desenvolveu legal, além de ter um clima bem sombrio e a maioria das cenas escuras. Achei o Nietzsche, digo, Neech, um personagem massa.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2016-09-15 00:04:43

A cena da piscina foi uma das melhores da série até agora. Foi um caso interessante. Apesar de tentar nos fazer sentir mais empatia pelos oficiais, mostrou um pouco da falta de sentido das guerras, em que um soldado luta com risco de perder a vida enquanto seus superiores apenas traçam as estratégias.

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2016-09-15 01:11:47

Também sou do time que prefere episódios de ficção científica. Mas tenho me acostumado com o formato da série e tento ser menos crítico com episódios sobrenaturais (fantasmas, demônios, etc.). Paranormalidade também pode ser algo mais interessante, se souberem dar uma boa maquiada científica.

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2016-09-15 01:21:03

Arquivo X às vezes sabe como fazer uma história que mostra a crueldade que a natureza humana pode ter e não é a primeira vez que mostra uma figura masculina como um predador. Assim como em Irresistible, na segunda temporada, o criminoso não é um monstro, um fantasma ou alguém com "poderes". Pelo contrário, é apenas homem e isso é o que deixa a história mais brutal, porque esse tipo de "monstro" é bem real. A paranormalidade do caso fica por conta não do criminoso, mas da vítima que, mesmo não possuindo uma explicação por mínima que seja, é uma interessante analogia à empatia.

Foi um caso que me deixou bem tenso. As cenas do cara fotografando a menina foram, de alguma forma, bem chocantes, porque ele captava em suas lentes o desespero.

Chris Carter fazia um ótimo trabalho com esse tipo de história. Uma crítica feroz.

No mais, fiquei feliz por perceber que a atriz que fez a Amy é Kaylee de Firefly.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2016-09-15 20:42:08

Episódio muito bom, mas com todo aquele climão de quem é apenas o prenúncio de algo bem maior. Gosto de ver que, apesar dos fillers, a história central tá sendo bem desenvolvida.

Episodio 3x10 - Nota 10 2016-09-16 12:39:49

Que episódio massa! Foi tenso do início ao fim e trouxe várias respostas que, por sua vez, acabaram culminando em várias outras perguntas.

A nova hipótese sobre os leprosos é interessante e acho que Scully tem uma boa teoria a respeito do que aconteceu. Contudo, não se pode descartar ainda a possibilidade de serem, também, híbridos alienígenas-humanos.

Mas, de tudo isso, me vem a pergunta: Scully não foi abduzida por aliens mesmo? Foi tudo parte daquela pesquisa em humanos feita pelos japoneses? O massa é que a série levanta um questionamento interessante: essas teorias sobre alienígenas podem acabar se tornando extremamente oportunas para despistar algo mais concreto que esteja sendo feito nos bastidores. Achei muito massa que Arquivo X ofereceu essa contra-proposta plausível já nessa época.

Episodio 3x11 - Nota 7.5 2016-09-19 16:07:22

Já se passaram alguns dias desde que vi, mas ainda não sei o que achar desse episódio. Confesso que não foi algo ruim, mas foi inesperada demais a maneira como lidaram com Scully. Eu tive que formar uma imagem totalmente nova da personagem no meio da terceira temporada, o que eu acho que me atrapalhou bastante. Scully jamais tinha dado qualquer sinal de que tinha uma crença religiosa, quanto mais uma forte crença cristã. A única coisa que havia sido mostrada nesse sentido foi o pingente de cruz que era dela naquela história de Duane Barry na segunda temporada, mas em nenhum momento deu-se a entender que havia, por trás daquilo, um significado religioso. Parecia muito mais um apego sentimental.

Aí do nada a Scully racional e cética se mostra completamente afeita à fé e, o menos crível de tudo, de uma maneira completamente irracional. É complicado isso, porque eu realmente gosto desse tipo de conflito em personagens, mas acho que com ela não fizeram bem feito, foi brusco demais. Talvez se mais pistas sobre isso tivessem sido dadas anteriormente, eu não teria ficado tanto com o pé atrás.

Mas, é como digo. O episódio realmente não foi ruim, apesar de eu achar a temática religiosa um saco em Arquivo X, que não se decide em que universo religioso se encontra. O diálogo dela com o padre, ao fim, foi muito interessante.

Episodio 3x12 - Nota 8.5 2016-09-19 16:13:30

Vi esse episódio em várias listas do melhor de X-Files e acho que acabei esperando muito mais dele. Mas foi bem legal, apesar de tudo. Como eu gosto de insetos, não senti tanta agonia como a maioria das pessoas, só que preciso confessar que algumas cenas, como a do moleque vendo as baratas entrarem em sua pele, foram bem perturbadoras.

Foi um episódio intenso e divertido, com direito a ciuminho por parte de Scully. Só teve um pequeno problema, que acabou estragando um pouco. Absolutamente nada foi explicado (ou, se foi, não entendi). O que era a carapaça de metal? As baratas criavam ilusões? Foi tudo pura coincidência? A hipótese de Mulder tava certa? Aí usam um Deus Ex-Machina e mandam as baratas embora pra ninguém conseguir saber de nada. Isso foi meio broxante.

Mas, admitamos que é um bom filler. As temporadas parecem estar melhorando nesse sentido. Os fillers estão ficando cada vez melhores.

Episodio 3x13 - Nota 6.5 2016-09-19 20:17:18

Adolescentes mimadas e astrologia. Dois assuntos que eu odeio num só episódio. Nossa, eu relevo muita pseudociência nessa série, mas astrologia já é demais.

Além de que o "alinhamento" deixou os personagens um saco. Mulder machista, Scully esquentadinha... Só numa coisa esse episódio foi bom: diversão. Na cena final rolou até um toque meio de comédia, foi engraçadíssima.

Mulder e Scully possuem uma relação interessantíssima e são, geralmente, bem maduros. Mas aí quando ambos agem com infantilidade todo mundo ama. Realmente não consigo entender, mas ok.

Episodio 3x14 - Nota 9.5 2016-09-20 13:02:06

Nossa, ainda bem que veio um episódio muito bom depois do terrível Syzygy.

Um episódio que soube muito bem trabalhar o tema da obsessão e da doença mental, sabendo fazer reviravoltas o tempo todo e prender a atenção. Além de ter uma fotografia altamente sombria, o que contribuiu bastante para o clima do episódio.

Ainda trouxe um bom aprofundamento no personagem de Mulder e resgatou um tipo de narrativa que tava faltando na série já há um tempo: a dubiedade. Gosto bastante de episódios como esse que solucionam o caso, mas que deixam em aberto a possibilidade de ser algo "sobrenatural" ou de ser apenas uma das muitas facetas da loucura. É um tipo de narrativa bem melhor que a que Arquivo X vem usando com mais frequência que é não solucionar o caso, mas deixar claro que é sobrenatural.

E ainda teve um pouquinho de Skinner, um personagem que me é muito querido.

Episodio 3x15 - Nota 9 2016-09-21 11:13:00

Episódio com jeitão de introdução para algo maior. Achei muito massa ter mostrado um pouco mais do passado de Scully. A trama está muito interessante até agora, espero que venha algo de bom no próximo episódio.

Po, sempre que Skinner entra em cena a série aumenta um tanto o nível.

Episodio 3x16 - Nota 9 2016-09-21 21:28:40

Acrescentou bastante à história principal. Fico feliz que retomem coisas importantes como a fita, a morte da irmã de Scully, Krycek, etc. Tenho a impressão de que Krycek não vai sumir da história tão cedo. A cena inicial mostrando o Mulder pai junto com o canceroso foi algo realmente surpreendente.

Só gostaria de uma explicação melhor para a radiação. Como que ela não afeta o corpo do "hospedeiro" do "óleo"? Mas foi algo bem bizarro. Espero que essa substância ter entrado no OVNI resgatado seja importante para a história e retomem isso.

Episodio 3x17 - Nota 10 2016-09-22 00:52:27

Eu acho que esse aqui vai pro meu top 5 de X-Files. Intenso do início ao fim, oferecendo um vilão com um dos melhores motivos já apresentados até então. E que vilão! Claro que seu "superpoder" o ajudou nisso, mas a sua falta de medo da morte e a forma como brincava com a vida das pessoas eram o que o tornou extremamente perigoso. Gostei demais. Sem contar que foi tudo muito bem construído.

Todas as cenas em que o "pusher" agia foram magníficas. A cena do ataque do coração foi genial e a cena final com a roleta, o que foi aquilo? Em poucos episódios Arquivo X conseguiu me prender assim. O que não gostei foram apenas as mãozinhas se encontrando no fim. É que eu gosto muito da relação de Scully e Mulder da forma como é, não queria que isso fosse quebrado com um relacionamento real, apesar de saber que a história parece se encaminhar para isso.

Episodio 3x18 - Nota 7.5 2016-09-22 23:23:48

Estou impressionado com esse episódio que vi listado como um dos piores de Arquivo X e que no fim das contas foi tão ruim, mas tão ruim que acabou sendo muito divertido. O ato final com o ataque dos gatos foi uma das coisas mais bizarras de toda a série, tosqueira total. Eu ri muito com aquilo. Teve aquele climão de filme de terror B que pretende muito mais fazer rir do que fazer medo. Por isso o episódio acabou nem sendo uma perda de tempo total.

Pra mim, Shapes, da primeira temporada, continua sendo o pior disparado.

Uma coisa interessante sobre esse episódio é que ele foi tão ruim que o elenco e o próprio diretor odiaram. Dizem que o diretor odiou tanto que mandou fazer camisas escrito "Teso dos Bichos Survivor" e distribuiu para a equipe.

Outra coisa é que Teso dos Bichos é um termo em português e se refere a um lugar na Ilha de Marajó, que fica no Pará, o Monte de Teso dos Bichos. Apesar disso, a história se passou no Equador com pessoas falando espanhol.

Esse episódio foi tosqueira pra todo lado e por ser um ícone do que de pior Arquivo X tem, eu acabei por me divertir bastante assistindo.

Episodio 3x18 - Nota 7.5 2016-09-23 22:40:21

Uma outra coisa. Que mania feia de Mulder de pegar em tudo com a mão sem proteção. Nunca que eu iria pegar numa tampa de vaso sanitário podre daquele jeito e Mulder ainda acha pouco e sai pegando em todas pra abrir. É com essa mão que você abraça Scully, meu amigo?

Episodio 3x19 - Nota 10 2016-09-23 22:54:55

Nossa, gostei bastante do episódio. Achei ele extremamente sombrio. Acho que foi o segundo episódio desde Irresistible que não teve nada de sobrenatural ou paranormal e, assim como o outro citado, teve uma carga dramática muito forte.

A ideia toda do episódio foi bizarra demais. Um jogo em que você está apostando seus próprios órgãos! A tensão presente no relacionamento do pai com a filha doente conseguiu me cativar bastante. Acho que tenho tendência a sentir empatia em casos em que o ser humano é o pior monstro.

Fiquei frustrado com o final em que o "monstro da semana" conseguiu sair impune, apesar de que acho que foi um furo, já que Mulder e Scully conseguiram provas materiais para o caso (lembremos que eles acharam os órgãos preservados). Mas foi um final duro e condizente com o clima de desespero que o episódio teve durante todo o tempo.

Nem percebi que a moça era Lucy Liu, mas percebi que Chao era B. D. Wong, o cara que fez o cientista em Jurassic Park e Jurassic World. E por falar nele, foi um ótimo personagem com direito a redenção e a um desfecho trágico.

Só uma pequena observação sobre Mulder: que mania feia de pegar em tudo. Ele passou o dedo na substância no chão e sentiu que era álcool isopropílico, massa. Mas e se fosse uma substância realmente nociva, um veneno? Isso me incomoda porque não é a primeira vez que ele faz isso.

Episodio 3x20 - Nota 10 2016-09-24 02:02:36

Nas fronteiras do ridículo e do genial, Arquivo X mostra que pode inovar completamente nos roteiros de seus episódios, quebrando a velha narrativa de sempre para mostrar uma história que é contada a partir de diversos pontos de vista e através de relatos assumidamente não confiáveis. Tudo acaba se enroscando num objeto final que se apresenta como um prisma, mostrando várias possibilidades e visões distintas de um mesmo objeto.

O bom humor do episódio acaba sendo apenas um recurso narrativo e não uma necessidade de nos fazer rir a toda hora e há sempre aquele equilíbrio entre sensações de absurdo cômico e de seriedade para um acontecimento possível e real.

Além disso, como já vi em alguns outros comentários, a história acaba se tornando uma paródia de si mesma, trazendo de forma (eu diria) genial a meta-linguagem para a série. Não há como não rir na cena do gritinho de Mulder ou como não fazer uma expressão abobalhada com o ET fumando, mas tudo isso estava encaixado em um contexto muito bem pré-estabelecido. E que forma melhor de contar uma história com um recurso literário diferenciado senão pela ótica de um escritor?

Só tenho elogios e olhe que costumo não gostar de coisas que se pretendem bem-humoradas.

Apenas uma coisa que eu gostaria de pontuar é que a cena do gritinho tem algo mais que o próprio gritinho de engraçado, que é o fato de que Mulder foi descrito como um possível androide justamente porque ele realmente não é muito expressivo e tem quase sempre a mesma face para todas as situações.

Episodio 3x21 - Nota 9 2016-09-27 00:01:40

Dei uma lida nos comentários e vi que a maioria tá reclamando por conta da falta de explicações. Mas, sei lá, essa série já teve episódios muito menos explicado, esse nem achei tanto assim.

Minhas impressões sobre o que aconteceu são as seguintes:

Skinner estava sofrendo de uma desordem do sono REM e, ao mesmo tempo, estava sendo visitado por um súcubo, que era aquela mulher idosa. É possível que seu distúrbio do sono e as visitas do súcubo sejam parte do mesmo fenômeno.

Skinner, de uns tempos pra cá, está mais abertamente favorável às investigações do Arquivo X e ele passou a ser um alvo do Canceroso e sua turma. Mulder explica que já tentaram matar ele uma vez e uma segunda vez daria muito na cara, então tentariam desacreditá-lo, fazê-lo perder a moral e perder o cargo. Canceroso e cia. sabiam que ele frequentava uma clínica para tratamentos de distúrbios de sono e aproveitaram isso para forjar acontecimentos que fariam as suspeitas recaírem sobre ele. Ele não matou a prostituta, nem tentou matar a própria esposa. Isso foi tudo feito por um dos peões da turma do Canceroso de modo que até Skinner pensasse que fez isso.

A mulher do casaco vermelho me parece ser o súcubo. Eu achei que eram a mesma pessoa, não eram? Enfim, o súcubo estaria ajudando Skinner desde a guerra em que ele teve uma experiência de quase morte. É possível que as aparições dela tenham sido para tentar alertá-lo de que estavam tramando contra ele.

A mulher dele ter falado a ele o que iria acontecer me parece que foi uma forma da manifestação do súcubo tentando ajudá-lo. Talvez o súcubo tenha apenas usado o corpo da mulher dele naquele momento.

A única coisa que realmente não entendi foi a mancha fosforescente.

Enfim, eu amo demais Skinner. Um personagem complexo, introspectivo e que age de maneira muito humana. Gostei demais de ver um episódio o aprofundando mais.

Episodio 3x22 - Nota 9.5 2016-09-29 00:15:28

Nossa, finalmente um episódio de criptoozologia! Fazia muito tempo que não tinha um. X-files podia trocar episódios chatos de fantasmas por mais criptozoologia.

E, felizmente, esse foi muito bom. Teve um ótimo ritmo e uma das melhores cenas com diálogo de Mulder e Scully de toda a série. Eu também fiquei com aquela cara de Mulder no fim, queria que houvesse um monstro de verdade e não apenas um jacaré. Mas na cena da última conversa dos dois eu pensei: vai focar o lago no fim e vai ter uma silhueta na água mostrando alguma coisa grande, quer ver? E, puts! Foi melhor do que eu pensava porque achei que nem iriam mostrar a criatura. Mas queria mesmo é que Mulder pudesse ter visto.

É assim que a gente gosta. Episódio com bons diálogos, sem muito espaço em branco (aliás, teve morte pra caramba nesse) e com uma história que prende.

Só digo mais uma coisa. Quando eu vi o cachorrinho Queequeg indo com eles eu já pensei: esse tá no episódio pra morrer. Uma pena, coitadinho.

Episodio 3x23 - Nota 9 2016-10-01 00:47:05

Adoro esses jogos de suspeitas. Deu uma dor no coração ver Scully acusando Mulder de ter envolvimento com a morte da irmã dela.

Episodio 3x24 - Nota 9 2016-10-01 00:55:35

Começou como quem não queria nada e acabou com um desfecho muito bom. É sensacional quando eles pegam histórias de episódios passados porque dá a sensação de que as coisas realmente possuem conexão.

Acho que os Jeremiah Smith's são alienígenas clones assim como os mostrados nos episódios Colony e End Game. Mas é preciso admitir que o destaque do episódio foi o Canceroso. O que foi aquilo? Eu tô bem confuso e tô adorando. Quando ele tava conversando com o Smith, deu a entender que ele era um deles. O Canceroso é um alienígena que está em algum projeto de colonização? O Canceroso teve um caso com a mãe de Mulder? Se sim, e considerando tudo o que eu pensei... seria Mulder um híbrido alien-humano? Acho que tô viajando demais, mas bolar essas teorias é bem divertido.

O episódio só não foi melhor porque demorou um bocado pra pegar ritmo.

Episodio 4x1 - Nota 9.5 2016-10-03 21:24:27

Com exceção de Mulder e Scully, Arquivo X não tem pena de matar seu ninguém.

Queria ter mais coisas pra comentar sobre esse episódio, mas foi muita informação e coisa nova pra digerir. Acho que essa temporada vai trazer mais respostas do que estamos acostumados. Scully falando sobre ciência me enche de orgulho.

O bom é que, pelo menos até agora, as temporadas estão cada vez melhores, espero que mantenha esse ritmo nessa quarta temporada.

Episodio 4x2 - Nota 10 2016-10-19 14:02:49

Um dos melhores episódios de toda a série. Talvez o mais macabro, nojento e incômodo. Vi que foi o primeiro episódio com censura 18 anos de X-Files. Fico feliz que ainda consigo ser surpreendido na quarta temporada.

Episodio 4x3 - Nota 8 2016-12-17 15:48:43

O episódio tem até uma boa motivação e aquele caráter meio épico com uma frase diferente na abertura, mas a execução acabou não sendo muito agradável. Vale a pena pela crítica ao racismo e à política de imigração.

Episodio 4x4 - Nota 8 2016-12-17 20:36:53

Gostei do vilão e do desfecho. O cara atuou muito bem. Aquela mexida de olhos dava uma agonia danada. O diálogo dele com Scully foi massa, mas o episódio foi bem arrastado e clichê. Muda o disco aí porque ninguém aguenta mais Scully sequestrada.

Episodio 4x5 - Nota 8.5 2016-12-19 02:26:02

A coisa ruim do episódio foi ter colocado algo que parece extremamente importante na vida de Mulder, mas que tenho a impressão de que será algo esquecido futuramente. Fora isso, gostei bastante do tom melancólico, sombrio e até um pouco poético através do qual a história foi contada.

Episodio 4x6 - Nota 7 2017-01-26 03:54:36

Caramba, que episódio chato! Demorei demais pra terminar. Foi sem sentido do início ao fim, inconclusivo e pouco instigante. Parecia que todo mundo tava envolvido, mas era só um. A nota só não vai ser menor porque a maquiagem tava muito bem feita e teve umas cenas grotescas bem executadas.

Episodio 4x7 - Nota 10 2017-01-26 21:15:25

Tudo nesse episódio foi bem feito. Foi um daqueles episódios que fogem ao ritmo habitual e possuem certa poesia que acrescenta bastante à história principal.

Conhecer mais sobre o Canceroso veio na hora certa, já que a série já está em sua quarta temporada, apesar de ainda ter muito chão pra andar. E não há como não ficar satisfeito ao ver um personagem coadjuvante ter uma construção tão bem feita.

Todo o clima do episódio parece ter sido milimetricamente calculado. O clima de macartismo da guerra fria foi um toque que mostrou que os EUA estão sempre criando seus inimigos. O que antes eram os comunistas agora são os aliens.

Foi bem ousado colocar o Canceroso como personagem central de episódios tão importantes da História, mas acabou dando certo.

Confesso, inclusive, que cheguei a sentir dó dele com a história da publicação de seu conto. Que personagem absurdo de bom!

Episodio 4x8 - Nota 9 2017-01-31 00:56:39

Pra quem já conhece o caso Tunguska o título acaba sendo meio que um spoiler. Legal ver um episódio da mitologia logo após um outro episódio da mitologia. Foi uma espécie de ótimo episódio preparatório e a cena final com Mulder foi muito boa. Skinner, Canceroso e Krycek no mesmo episódio é sinal de que a coisa é realmente muito séria.

Episodio 4x9 - Nota 9 2017-01-31 02:05:33

O que eu mais queria saber não foi explicado, que era a natureza dos "vermes" e mais coisas a respeito do que ocorreu em Tunguska. Mas foi bom ter mais algumas informações a respeito de Krycek, que mostrou que é muito mais que apenas alguém inconveniente e que também é bastante astuto. Só achei extremamente forçado o agente russo conseguir entrar numa base de operações científicas, fazer o que queria e depois ir embora tranquilamente sem nem uma pessoa nem uma câmera ter visto.

Episodio 4x10 - Nota 10 2017-02-01 00:50:12

Rapaz, esse episódio me fez sentir aquele bom e velho entusiasmo praticamente o tempo inteiro.

Apesar de Mulder ser pouquíssimo expressivo, a construção de seu personagem é muito boa.

Achei fantástica a forma como trataram (ou retrataram) a história de Samantha. Muitos estudiosos levantam a hipótese de que muitos relatos de abdução sejam, na verdade, histórias de abuso ou casos similares que são reinterpretados na mente de algumas pessoas como forma de conseguir lidar com o trauma. E esse episódio trabalhou justamente com essa possibilidade que, sejamos sinceros, seria realmente possível no caso de Mulder.

Roche conseguiu levantar ótimas questões sobre a natureza da fé de Mulder e quando Mulder resolve contestá-lo ele replica que aquele homem que parecia tão disposto a acreditar em coisas fantásticas nas mais diversas situações acaba por resistir à (possível) verdade por medo de ter que aceitá-la. Seria Mulder tão mente aberta assim? Achei esse um dos melhores embates da série.

Eu fico muito feliz quando um episódio consegue lidar com diferentes possibilidades e deixá-las em aberto de modo satisfatório e não frustrante. Mulder nunca saber, de fato, se era Samantha ou não acaba sendo mais um fardo que ele precisa carregar.

Enfim: as atuações foram fantásticas; Skinner como sempre tendo que tomar conta de Mulder e Scully; o vilão da semana foi interessante e bem construído em sua personalidade; a trama fugiu um pouco do habitual, começando com o vilão já preso e suas pistas sendo seguidas. Muito bom!

Episodio 4x11 - Nota 7.5 2017-02-04 00:55:27

Ao menos teve aquela tentativa de fazer uma crítica social e tal. Isso é legal, porém foi um filler meio bizarro.

Episodio 4x12 - Nota 9 2017-02-04 02:03:42

Parecia apenas um episódio regular com um "vilão da semana" interessante, mas também nada muito além do que Arquivo X já mostra. Contudo, o ponto alto do episódio foi realmente a revelação sobre o câncer de Scully, algo importante não apenas para a história, mas também para a narrativa e a forma como a série se apresenta já que é a primeira vez (não lembro se isso já aconteceu antes nessa série) que uma informação importante da mitologia é dada em um episódio "filler" (aqui entre aspas porque acabou sendo importante para a trama). Isso é algo muito bom porque se esse tipo de recurso narrativo for usado mais vezes, haverá um atrativo a mais para os episódios de "vilões da semana".

Leonard Betts foi um personagem que parecia muito mais interessante do que realmente foi, talvez o seu aprofundamento (sei que o tempo para isso é curto) pudesse ter sido melhor. Mas o episódio rendeu bons momentos como Scully lutando e as cenas de regeneração.

Episodio 4x13 - Nota 9.5 2017-02-08 03:52:23

Essa dinâmica nova que essa temporada introduziu tá muito boa. Foi um episódio necessário que aprofundou Scully e mostrou um Mulder insensível, alheio e egocêntrico.

Achei muito legal que não foi a velha fórmula: algo estranho acontece e os detetives vão investigar. Dessa vez, o caso se tornou algo secundário para dar maior atenção à pessoa de Scully. Para isso, tivemos um Mulder como sempre acreditando estar tratando de um arquivo X, caso esse que tem sua importância apenas no fato de que fez Scully esbarrar com um cara por quem se interessou em sair, este sim, cujas ações seriam dignas de um arquivo x. Pra completar tudo, tanto o caso como o ator (que me lembrou Dexter) foram ótimos e a explicação foi plausível.

Episodio 4x14 - Nota 10 2017-02-09 00:11:00

Skinner, que homão da porra!

Episodio 4x14 - Nota 10 2017-02-09 00:20:44

Possivelmente o episódio com a maior carga dramática da série até agora. Essa sequência de episódios tá sendo fantástica.

Eu preciso ressaltar o quanto Skinner tem merecido o título de melhor pessoa. Ele impediu que Mulder negociasse com o Canceroso, mas ele mesmo fez o pacto com o diabo e tomou o peso das consequências para si, protegendo ambos Scully e Mulder.

Gostei também de terem retomado um caso de uma temporada passada (o das mulheres abduzidas) que acabou se mostrando essencial para a história geral. Espero que o caso dos clones com um objetivo em comum com Mulder seja explorado futuramente, porque a história é boa.

Scully, que personagem maravilhosa!

O nível dessa série só aumenta.

Episodio 4x15 - Nota 8.5 2017-02-10 01:34:05

Poxa, ao contrário da maioria eu gostei bastante desse episódio. O "vilão da semana" conseguiu manter uma aura de mistério mesmo sendo meio óbvia sua origem desde o início. A comunidade judaica foi bem retratada, assim como a fobia que ainda persiste para com esse povo. Achei irônico demais o cara lá falando sobre teorias conspiratórias sobre judeus controlando o governo. Isso é interessante porque essa série trata sobre teorias de conspiração, mas felizmente nunca chegou a cair nesse lugar-comum retratado com o sarcasmo devido na figura patética do antissemita desse episódio.

Episodio 4x16 - Nota 8 2017-02-14 12:15:52

Foi um episódio no estilo filme de ação policial da década de 90. Manteve um bom ritmo e teve uma história muito boa. Episódios envolvendo conspirações governamentais militares não estão entre os meus preferidos da série, mas também não costumam decepcionar justamente por admitir que o governo dos EUA pode não ser tão bonzinho quanto quer parecer.

Episodio 4x17 - Nota 10 2017-02-14 16:52:56

Caramba, esse episódio trouxe praticamente tudo que essa série tem de melhor, além da trama ter sido muito bem amarrada.

Além de não ter espaço em branco, trouxe de volta cenas que já sentíamos falta. Já fazia tempo, por exemplo, que não víamos uma (suposta) nave alienígena em ação. Sem contar que os minutos finais foram frenéticos, tanto as cenas de Mulder no fundo do lago como as de Scully e o atentado no bar.

Um dos melhores dessa temporada até agora.

Episodio 4x18 - Nota 10 2017-02-14 21:26:10

Esse episódio junto com o anterior figuram facilmente entre os melhores da série. Impressionante como conseguiram inserir a maior parte daquilo que torna Arquivo X tão fascinante nessa história.

A cena deles tentando fugir passando por baixo de um avião que ia pousar e a cena final com Mulder e o processo de abdução no avião foram algumas das melhores cenas de ação dessa série.

Episódio que dá gosto de ver, apesar de ter algumas falhas como, por exemplo, o fato de que havia um informante e deixaram isso pra lá sem tentar descobrir quem era e também como uma nave alienígena tem tecnologia suficiente pra parar um avião no ar (e no tempo também) mas não saber desviar de um ataque de um caça. Ainda assim dou nota máxima porque poucas vezes me empolguei tanto com um episódio de Arquivo X como me empolguei nesse... e olha que me empolgo bastante!

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2017-02-22 13:22:37

Uma abordagem diferente sobre viagem no tempo. Como já foi dito por aqui, essa temporada (que melhorou após os primeiros episódios) tem sido a melhor até agora talvez por ter sido a mais científica (tanto quanto pode ser) até então.

Apesar do plot twist sobre a identidade do idoso ter sido previsível, a trama foi surpreendente em todos os outros aspectos. Como sempre, rolaram algumas incoerências como o corpo ter sumido no fim e o motivo mal explicado do idoso sobre um futuro caótico devido à viagem no tempo, que é o clichezão das ficções científicas. Contudo, este episódio com certeza figura entre os melhores de abordagem mais científica de Arquivo X.

Episodio 4x20 - Nota 8.5 2017-02-22 23:46:10

Um dos episódios mais chatos dessa temporada. Teve uns pequenos momentos engraçados e só. O caso foi mal feito e parecia roteiro de desenho animado. Um cara que mudava aparência (até de altura, aparentemente) porque possuía um tipo diferente de tecido muscular estriado no corpo todo. Talvez uma das explicações mais preguiçosas de toda a série.

Mas eu ri na cena que ele quebrou a cauda do cadáver e a atuação de Duchovny foi melhor que o esperado.

Apesar de tudo, o que aconteceu pode ter tido algumas implicações para o relacionamento de Mulder e Scully, mostrando que foi um filler com alguma importância. Mas Scully foi meio boba de não ter ao menos desconfiado de Mulder encerrando um arquivo x tão abruptamente, né? Deu peninha deles no fim.

Episodio 4x21 - Nota 9 2017-02-23 16:51:46

Episódio focado em Skinner, chega a manteiga derrete.

Imagino que essa questão das abelhas tenha a ver com alguma espécie de controle populacional. Algo como espalhar o vírus da varíola para diminuir a população mundial.

E eu acho que a nova Deep Throat não está, exatamente, traindo Mulder por vontade própria. O homem que aparece atrás dela parece mostrar que ela está sendo coagida de alguma forma.

Fiquei preocupado com Scully o episódio todo.

Episodio 4x22 - Nota 9 2017-02-23 21:39:27

Eu tô gostando demais de ver que os episódios fillers estão contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento dos personagens e para o desenrolar da história como um todo.

O caso em si foi bom, mas nada muito excepcional. O atrativo aqui foi realmente o aprofundamento dos personagens.

Gillian Anderson tem dado um show de atuação, chega dá gosto de ver. O título do episódio, as pistas sendo dadas sobre uma suposta morte próxima de Scully, ela vendo diretamente algo que reluta em acreditar e admitindo isso para Mulder, todas essas coisas foram muito bem arquitetadas.

Episodio 4x23 - Nota 9.5 2017-02-24 00:40:31

Tô amando essa nova pegada que a série tá tendo. Agora existem muito mais episódios que, apesar de não serem parte da mitologia principal, trazem aprofundamento importantíssimo das histórias dos personagens.

Eu só admiro mais Scully com o passar do tempo. Ela tomou conta de tudo nesse episódio, protegendo Mulder enquanto ele saía louco por aí sem pensar duas vezes nem ponderar sobre o que tava fazendo. Gostei da reviravolta que teve da narrativa ter mudado o foco dos assassinatos do início para uma investigação sobre Mulder.

Sobre as "memórias" de Mulder, acho que é algo bem contraditório. Essas drogas podem estar apenas causando alucinações e, portanto, pode ser que nem tudo que Mulder "lembrou" seja o que realmente aconteceu.

O nível dessa temporada (principalmente desses episódios finais) tá altíssimo. Espero que as próximas continuem com episódios nesse estilo.

Episodio 4x24 - Nota 9.5 2017-02-24 13:49:21

Imagino que esse episódio deve ter causado grande comoção à época em que foi lançado.

Gostei bastante do tom sombrio adotado. Ao contrário do que ocorreu até então na esmagadora maioria dos episódios, essa história não foi sobre como Mulder estava certo em sua perseguição de uma suposta verdade que vinha sendo ocultada. Na verdade, foi justamente o oposto: como ele estava errado o tempo todo perseguindo uma uma mentira disfarçada de verdade oculta.

Nesse sentido, achei extremamente oportuno aparecer a figura de Carl Sagan no início e no fim desse episódio. Sagan (que homão, diga-se de passagem) acreditava na possibilidade de vida extraterrestre, mas era, além de tudo, o melhor exemplo possível de um cético. Ele achava pouco provável que estivéssemos sendo visitados por óvnis, mas participou de projetos como o SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) e a missão Voyager. Acreditar que vida alienígena é possível não é o mesmo que ser um crente como Mulder.

Nesse sentido, vemos um Mulder completamente sem rumo após ter sua fé abalada, mostrando assim que suas convicções pessoais sempre foram muito mais fortes que as evidências que poderia encontrar. Nossa, fiquei muito triste com essa história toda.

Quanto a Scully, deu aquele medo dela simplesmente tê-lo traído no início do episódio, mas depois ficou melhor explicado como ela chegou até aquela decisão.

A trama agora deu uma reviravolta fantástica ao explorar essa outra hipótese. Fico feliz que depois de mais de noventa episódios a série conseguiu nos fazer questionar tudo que sabíamos até então.

Episodio 5x1 - Nota 10 2017-02-24 18:50:15

Vou esperar a conclusão dessa história no próximo episódio pra poder comentar mais detalhadamente, mas por enquanto digo que esse foi um dos melhores episódios de toda a série. Fiquei sem fôlego do início ao fim!

Episodio 5x2 - Nota 10 2017-02-28 02:54:24

Esse talvez tenha sido o melhor episódio de toda a série.

É irônico que tudo que aconteceu nesse episódio não envolveu nenhum alienígena (só as consequências de um alien falso), nenhuma criatura, nenhum fantasma. O impactante na história toda foi justamente a possibilidade de ter sido tudo uma mentira o tempo inteiro, a possibilidade de que Mulder poderia ter sido um fantoche desde o início.

Não me canso de elogiar Skinner. Que personagem interessante fantástico. Devo dizer também que a cena em que o Canceroso olha a foto de Mulder e chora foi muito triste.

Acho que a única coisa que não gostei nesse episódio foi a direção que a personagem de Scully tomou. O ceticismo dela pra mim sempre foi motivo da maior admiração possível. Talvez seja purismo meu, mas não gostei muito de ver ela se rendendo à fé apenas porque estava enfrentando a possibilidade da morte. É aquela velha história de "não há ateus quando o avião tá caindo", ou seja, para que seja necessário um cético crer é preciso que ele esteja em um momento em que abdique da razão. E pensando nesse sentido eu até compreendo melhor a atitude de Scully. Ela estava em momento de fragilidade emocional e fazendo pouco uso da razão e só aí houve espaço para um retorno da fé.

Ainda não sei o que pensar desse fim. O Canceroso morreu mesmo? Tenho minhas dúvidas. Eu já tava suspeitando que Blevins era o infiltrado, mas a cena da denúncia de Mulder foi de assistir de pé de tão bem feita. Se essa temporada continuar com aquele esquema da quarta temporada de ter episódios fillers que contribuem para a trama principal e começando logo com uma sequência fantástica como essa eu acho que teremos a melhor temporada da série.

Eu acho Duchovny bem canastrão, mas é impossível não sentir a dor de Mulder. Que episódio fascinante!

Episodio 5x3 - Nota 10 2017-03-01 18:31:19

Empolgante do início ao fim. Gostei demais de descobrir a história da origem dos Lone Gunmen, como eles se conheceram e como conheceram Mulder. Não entendo como esse episódio não consta em algumas listas de episódios canônicos/mitológicos já que ele trata de assuntos extremamente importantes para a trama não só do início dos Lone Gunmen como também o empurrão que Mulder precisava para entrar de cabeça no mundo das conspirações. É claro que Mulder não passou a ser um crente ali naquele momento. Ele já tinha a história da irmã dele e os efeitos dos gazes só amplificaram sua paranoia fazendo-o ver o que provavelmente ele já perseguia: homenzinhos verdes.

Episódio fundamental para a série e com certeza um ótimo episódio número 100. Os três conspiradores possuem uma boa química entre si e a presença de Mulder surgindo como um personagem coadjuvante foi fantástica.

Sinceramente, acho purismo besta achar o episódio ruim porque Scully não apareceu. Eu amo demais Scully, mas ela realmente não tinha como se encaixar nesse roteiro que foi muito bem amarrado.

Ver o Deep Throat X agindo como uma espécie de Canceroso também foi um dos pontos altos desse episódio. Curioso o fato dele ter deixado os três vivos. Com Mulder isso é compreensível, por conta do que já conhecemos da história dele, mas o que estaria por trás da liberação dos Lone Gunmen? Será que o "governo" tem algum interesse nesse grupo assim como tem em Mulder?

E gostei demais de Susanne. Gostaria que ela fosse ao menos mencionada futuramente.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2017-03-02 14:03:42

Foram tantos episódios mitológicos seguidos que até deu saudade de um bom filler.

Fazia tempo que Arquivo X não fazia um episódio sobre criptozoologia e esse foi bem legal. Queria conhecer mais sobre essa criatura que, apesar de Mulder ter chamado assim, não parece ter muito a ver com o mothman da lenda.

Episodio 5x5 - Nota 8 2017-03-04 01:28:49

Estou com sentimentos bastante conflituosos a respeito desse episódio. Tecnicamente, achei formidável. Direção, fotografia, referências internas e externas, construções de personagens, etc. Não há o que reclamar nesse aspecto.

Junto com Jose Chung's From Outer Space é um dos episódios que trabalhou de forma magistral a metalinguagem. Mas ainda não consigo aceitar bem a forma como lidaram com o estupro. Foi algo que me deixou realmente muito mal.

Eu tento não ser anacrônico e entender a produção em seu contexto. Aliás, esse é um tema muito delicado. Estou lendo algumas resenhas e críticas tentando entender se há alguma explicação alternativa que minimize essa sensação de que ridicularizaram o ato do estupro e as vítimas.

O que eu pude entender é que provavelmente (uso essa palavra porque o episódio não deixou isso claro, o que por si só já é problemático) o Mutato não abusou sexualmente. A pista maior para isso é que Berkowicz tinha feito ligação das trompas, sendo impossível engravidar apenas com sexo. Então provavelmente ela e a outra vítima foram inseminadas pelo Mutato e seu pai. O que continua sendo não-consensual.

Outra coisa que também não ficou clara foi o final. A cena do show de Cher seria apenas imaginação de Mulder? Apenas o final que Mulder achou que ele merecia? Lembremos que o Mutato não se mostrou uma criatura ignorante. Não dá pra alegar inocência ou ingenuidade.

O episódio lembrou bastante o filme Elephant Man. O episódio dialogou em forma de crítica a respeito dos próprios estereótipos que desenvolveu.

Eu queria muito poder ter gostado mais ao invés de ter ficado com um gosto amargo persistindo ao fim...

Episodio 5x6 - Nota 10 2017-03-06 15:40:11

Caramba, eu tava crente que Dana ia dizer: Emily é a própria Melissa, algo como um clone ou até mesmo reencarnação (mas essa seria uma fala de Mulder e não dela, né?). Ela ter dito que era a mãe foi surpreendente demais.

E nem senti falta de Mulder.

Episodio 5x7 - Nota 10 2017-03-06 15:43:16

Eu admiro Scully cada vez mais. Mas precisavam ter dado uma filha a ela pra matar logo em seguida?

Apesar de tudo, o episódio foi fantástico.

Episodio 5x8 - Nota 8 2017-03-06 15:46:27

O episódio de retorno de Modell foi inferior em qualidade em relação ao primeiro, mas a temporada continua mantendo um bom nível mesmo em relação aos fillers.

Eu ainda não entendi como foi que Modell conseguiu sair do hospital de boa andando se ele tava fazendo fisioterapia por ter pouca movimentação do corpo.

Episodio 5x9 - Nota 8 2017-03-06 18:55:14

Confuso demais. Se ela agia assim quando tava "possuída" pelo pai dela porque que ela agiu assim pra proteger os adolescentes? Não deu pra saber direito o que tava acontecendo. Era ela? Era uma possessão?

Episodio 5x10 - Nota 7.5 2017-03-10 15:11:02

Fraquinho. Se a intenção era dar medo, não conseguiu. Talvez essa história funcionasse bem nos anos 90 ou se eu tivesse 12 anos, mas não me causou a menor comoção.

Esperava mais da participação de Stephen King. O ponto alto do episódio foi, de fato, a interação de Scully e Mulder e a inesperada troca de papéis de cético e crente com pitadas de humor. Aliás, o tom humorístico foi realmente muito bem dosado. Se a história fosse boa seria um ótimo episódio.

Episodio 5x11 - Nota 9.5 2017-03-11 00:32:31

Muita coisa pra digerir. Inteligência artificial que foi solta na net pra se virar sozinha, realidade virtual, trans-humanismo (Esther querendo transferir sua consciência para a net), etc.

Acho que o único problema do episódio foi ter assunto demais pra resolver em 45 minutos. Isso aí é argumento pra um filme. É claro que o peso dos autores conta bastante. Consumo sci-fi há um bom tempo e ainda consegui me surpreender com essa abordagem sobre o tema. Episódio fantástico.

Episodio 5x12 - Nota 9.5 2017-03-15 16:02:01

Um dos melhores episódios no estilo comédia que essa série tem.

Ri demais com Mulder jogando os grãos no vampiro.

Episodio 5x13 - Nota 9.5 2017-03-16 17:03:20

Tá bem difícil de entender onde é que isso tudo vai dar, se é apenas conspiração governamental ou se há abduções alienígenas de fato.

Mulder cético não é chato como estão dizendo aqui. É condizente demais com o personagem dele. Se ele não estivesse cético nada do que aconteceu até então faria sentido, a construção do personagem dele teria sido em vão. Ele passou por muita coisa que o levou até esse ponto e o mesmo pode ser dito de Scully. O caminho dela até conseguir acreditar na possibilidade de abduções alienígenas foi árduo e bem desenvolvido. Tanto ela como Mulder estão em posições desconfortáveis para si mesmos. Eles estão precisando encarar novas formas de ver o mundo. E talvez eles estejam mais parecidos um com o outro do que imaginam.

Gostei de ver o retorno de Krycek, do campo em Tunguska e do óleo misterioso. Eram tramas muito boas para serem deixadas de lado. Caraca, a maquiagem do moleque com os olhos costurados estava bem feita demais, que agonia!

Episodio 5x14 - Nota 10 2017-03-18 18:35:05

Eu gostei demais desse caminho trilhado por Scully e Mulder. O que ambos acreditam (ou não acreditam) atualmente é resultado de consequências árduas em suas vidas. Com certeza um dos melhores episódios da série.

E sei lá, parece meio óbvio até pra quem tá assistindo pela primeira vez, como eu, que Mulder vai voltar a ser o Spooky Mulder. Mas esse ceticismo dele precisava acontecer uma hora ou outra. E Scully também precisava passar por algum processo como esse, afinal ela já vem sendo testada nesse sentido há muito tempo.

Episodio 5x15 - Nota 10 2017-04-04 20:06:19

Um dos melhores dessa temporada. Gostei bastante da ideia de um flashback dentro de um flashback. Ver o trabalho do FBI nos anos da Guerra Fria foi muito importante. Além de que esse episódio mostra a origem dos Arquivos X, mesmo que de forma muito tímida. O caso foi bem feito, teve o pai de Mulder, teve Mulder antes dos Arquivos X.

Sem contar também na interessante citação sobre o macarthismo e a caça aos comunistas, algo que tá se tornando cada vez mais recorrente nos dias de hoje, novamente.

Episodio 5x16 - Nota 7.5 2017-04-04 20:07:48

Teve uma personagem altamente interessante, mas que se perdeu em um episódio sem ritmo. Sem contar que o desfecho não foi dos melhores, também.

Episodio 5x17 - Nota 7 2017-04-04 20:17:37

Devo admitir que o episódio teve um bom andamento, mas não consegui tragar essa história em hora nenhuma. E nem é por Mulder cético, porque Mulder cético é bem legal. É por Scully crente. Essa modificação na personalidade dela não me desce. Não é Dana Scully por quem criei afeição anteriormente.

É triste perceber que quem escrevia Arquivo X parece ter pouco conhecimento sobre o que é ciência e é justamente essa visão deturpada do que é ciência na mídia um dos fatores que a torna tão desprezada atualmente. Como assim ciência não se preocupa com os motivos das coisas, Scully, se o espírito da investigação científica nasce justamente das tentativas de entender o mundo em que vivemos?

Sobre a história: difícil de digerir. Usaram um culto de São Pedro, os querubins de Ezequiel e os Nefilins, do Gênesis. Foi uma mistureba grande e pouco coesa. Aliás, vários adeptos de ufologia tomam essas passagens de Ezequiel e do Gênesis como evidências de visitas alienígenas na Bíblia. Não seria muito mais interessante ir por esse caminho que teria muito mais a ver com a proposta da série do que enfiar essa espiritualidade sem nexo e fazer de Scully uma crente completamente incoerente com sua personalidade?

Episodio 5x18 - Nota 7 2017-04-04 20:21:03

Teve todos os ingredientes para ser interessante, mas não conseguiu. A música de suspense tocou durante o episódio todo de uma forma irritante.

Scully sofre todo tipo de desgraça que se possa imaginar. Mulder é torturado no dedo mindinho.

Episodio 5x19 - Nota 8.5 2017-04-04 20:33:09

Episódio com cara de Arquivo X da primeira temporada. Gostei, mas poderia ter gostado mais se o desfecho fosse melhor. Tudo bem que essa série não costuma explicar tudo, mas um caso desse era interessante demais pra ter ficado quase completamente sem explicação.

Episodio 5x20 - Nota 8.5 2017-04-04 20:35:30

Ah, pra ser sincero eu achei essa finale a mais fraquinha de todas até agora. Até a metade não havia muita diferença pra um filler qualquer. Não empolgou. Só ficou interessante mesmo na reta final. E, obviamente, impossível não se abalar com o escritório em chamas. Aparentemente a série vai ter uma reestruturação depois disso. Vamos ver no que vai dar.

Episodio 6x1 - Nota 8.5 2017-12-11 13:37:39

Apesar de, mais uma vez, as coisas estarem fora do lugar (Mulder e Scully fora dos Arquivos X), essa temporada parece que vai começar com um bom ritmo. Gostei desse primeiro episódio trazendo alguns aspectos de temporadas anteriores e do filme. Será que Gibson ainda vai ter alguma importância na trama? Será que esse "alien" ainda vai aparecer? Enfim, tô empolgado pra essa temporada.

Episodio 6x2 - Nota 9 2017-12-11 13:40:20

Episódio sensacional. Teve uma dinâmica bem diferente. Tô gostando de ver que tá rolando uma experimentação maior na direção. Bryan Cranston e Vince Gilligan no mesmo episódio. Parece que Arquivo X criou Breaking Bad.

Episodio 6x3 - Nota 8.5 2017-12-11 13:43:33

Com a exceção de que foi extremamente bizarro Mulder ter visto Scully, Skinner, Cancer Man & cia. no navio, esse episódio foi fantástico e muito bem dirigido.

Parece que essa temporada não tem se preocupado muito em fazer sentido e sim em entregar uma história que prenda o espectador. Já não era sem tempo de usar algum episódio pra falar sobre o Triângulo das Bermudas e foi legal que o tema foi abordado de uma forma não usual.

Ah, e os planos-sequência foram muito bons. Vários minutos de filmagens sem corte. Gostei demais.

Episodio 6x4 - Nota 8.5 2017-12-11 13:45:49

Quando vi que era episódio duplo e que começou logo com um OVNI eu jurava que ia ser episódio da mitologia, mas foi muito mais focado em humor. Mas só pra constar, apesar de estar tudo meio na fanfarronice, Mulder e Scully estão cada vez mais bem representados em seus personagens, porque antes estavam meio bagunçados.

Episodio 6x5 - Nota 8 2017-12-11 13:47:21

Do ponto de vista narrativo, esse episódio duplo foi bem legal. Do ponto de vista de um roteiro coerente, não foi. Aquela explicação do final não fez o menor sentido. A solução fez menos ainda.

Episodio 6x6 - Nota 8.5 2017-12-11 13:48:57

Parece que é isso mesmo, essa temporada tá realmente instigada em experimentar coisas novas. O episódio foi muito massa, apesar de continuar fazendo pouco sentido.

Episodio 6x7 - Nota 7.5 2017-12-12 19:42:11

Tava tentando lembrar de onde me lembrava de Wayne. É Ash de The Evil Dead.

O episódio foi legal, o plot twist no final foi bem inesperado também. O mais bizarro, contudo, foi que os roteiristas se esqueceram completamente de que Mulder é, na verdade, formado em psicologia e ele fala no episódio que não é psicólogo. Aliás, os roteiristas parecem se esquecer constantemente desse "detalhe".

Episodio 6x8 - Nota 8 2017-12-13 20:49:40

Ah, eu achei esse episódio bem fofinho. E foi, de certa forma, uma brincadeira com o próprio relacionamento de Mulder e Scully.

Episodio 6x9 - Nota 8.5 2018-01-26 08:27:25

Eu sou muito fã de Skinner.

Episodio 6x10 - Nota 7.5 2017-12-14 21:39:44

Peraí, isso significa que Scully agora é imortal mesmo? Essa trama vai ser levada adiante ou vai ser deixada de lado como se nunca tivesse acontecido, como muitas outras?

Episodio 6x11 - Nota 8 2017-12-17 13:21:57

Poxa, tô achando Mulder um saco. Ele sempre se dedica muito quando a paranoia é dele, mas quando é algo que pode ajudar Scully é essa má vontade.

Episodio 6x12 - Nota 9 2017-12-17 14:31:02

Sério mesmo, Mulder estava insuportável nesse episódio. Fora isso, foi fantástico. A teia de conspirações ficou muito bem fechadinha. Retomaram várias tramas e fizeram elas terem sentido como, por exemplo, o feto de alien da primeira temporada, os rebeldes sem rosto e o que aconteceu com Marita.

Só não entendi bem o que foi que aconteceu no final. Se os rebeldes ganharam, a colonização parou? O que eles realmente queriam com isso? Se todo mundo morreu porque o Canceroso ainda tá agindo como antes? Essas coisas ainda estão muito confusas.

E... CARACA!!!... Spender morreu mesmo?

Episodio 6x13 - Nota 7.5 2017-12-17 14:31:44

Eu adoro esses episódios com cara de filme trash.

Episodio 6x14 - Nota 8.5 2017-12-20 02:42:32

Gostei do episódio, mas consegui prever rapidamente o motivo do loop. A mulher precisava morrer, aquilo era o que tinha dado errado desde o início.

Episodio 6x15 - Nota 9 2017-12-22 23:17:28

Esse episódio foi muito bom. Teve um clima de terror bem sinistro baseado no comportamento estranho dos vizinhos e a criatura também foi interessante.

Episodio 6x16 - Nota 6.5 2017-12-23 00:13:39

Eu adoro criptozoologia, mas Arquivo X quase sempre erra a mão nessa temática. Tinha tudo pra ser uma boa história, mas não ficou tão bom assim.

Episodio 6x17 - Nota 9 2017-12-25 20:19:40

Caramba, esse episódio foi muito tenso. E foi até um tanto destoante do resto da temporada que tem sido um pouco mais bem humorada. A cena em que Pinker parou de atacar Scully e Trevor na cabine telefônica foi muito forte, quando ele percebeu o que ele estava fazendo e que a partir dali ele já tinha estragado tudo para com seu filho.

Episodio 6x18 - Nota 10 2017-12-25 20:21:16

Episódio sensacional e metaficcional. Gosto demais quando a estrutura narrativa convencional é deixada de lado para dar lugar a um episódio fantástico como esse.

Episodio 6x19 - Nota 8.5 2017-12-28 15:08:36

Um episódio que ficou no limite entre o ridículo e o genial. Se a gente não levar ele tão a sério, dá pra gostar bastante.

Episodio 6x20 - Nota 9 2017-12-29 13:20:30

Episódios com os pistoleiros solitários são sempre muito bons. Gosto demais desse trio e gostei mais ainda de terem dado continuidade à trama que havia se iniciado anteriormente. Não imaginava que iriam trazer Susanne de volta à série, mas seu retorno foi muito bem-vindo e espero que não seja sua última aparição.

Episodio 6x21 - Nota 8.5 2018-01-01 18:26:59

Po, eu gostei bastante desse episódio pela sua proposta, apesar de ter sido bem fácil de deduzir o que tava acontecendo. O final, porém, foi um plot twist bem massa.

Episodio 6x22 - Nota 8.5 2018-01-01 18:29:33

Foi uma das finales menos UAU!, mas foi interessante que agora Scully não tem muito pra onde correr. Agora ela viu. E, poxa, Duchovny é um ator muito canastrão. Ele ficando louco tava engraçado demais. Kkkk

Episodio 7x1 - Nota 9 2018-01-01 18:49:30

Tava demorando pra Arquivo X abordar a ideia de que somos de origem alienígena e também sobre a nossa eventual destruição. Gillian Anderson tem entregado uma atuação poderosa.

Episodio 7x2 - Nota 10 2018-01-01 18:52:32

Caramba, a conclusão dessa trama foi muito boa. Bem, significa que Mulder agora é híbrido? Po, as cenas dos sonhos dele foram muito massa, principalmente as que mostravam o mundo sendo destruído. E o canceroso falou pra Mulder que era o pai dele. Será que Mulder vai lembrar disso ou esqueceu no processo traumático? Até eu que não curto a cultura "shipper" achei muito fofinho esse final. Episódio incrível demais!!!

Episodio 7x3 - Nota 9.5 2018-01-01 18:57:21

Gostei demais desse episódio! A atuação do cara que fez o "monstro" foi estupenda! E foi muito massa ter um caso todo visto pela ótica do "monstro" e a luta interna dele. Um exemplo de como fazer os espectadores sentirem empatia pelo "vilão". Apesar de não ter explicado muito a origem dessa criatura, foi interessante demais.

Ah, e caraca! O bicho parecia muito uma das criaturas de The Strain!

Episodio 7x4 - Nota 9 2018-01-04 00:36:44

Eu tava achando o caso interessante, daí antes mesmo de terminar eu fui pesquisar e descobri que é uma espécie de crossover com uma outra série de Chris Carter, Millenium, que terminou na terceira temporada e esse episódio funcionou meio que como uma conclusão da história, ao que parece.

Foi um típico filler interessante de Arquivo X.

E claro que não dá pra deixar de mencionar o beijo. Caramba, foi inesperado demais!

Episodio 7x5 - Nota 4.5 2018-01-08 00:57:32

Esse episódio não foi pouco ruim não, viu? Alguns dos piores personagens e das piores tramas de toda a série.

Episodio 7x6 - Nota 6.5 2018-01-08 00:58:38

Achei chatinho. Dois fillers sem graça seguidos, que tristeza.

Episodio 7x7 - Nota 8.5 2018-01-08 12:49:33

O episódio Irresistible é um dos meus favoritos de toda a série e achei massa que resolveram dar continuidade a essa história. Achei só que teve muito mais dose de sobrenaturalidade do que deveria, porque o massa do Irresistible foi justamente que foi o primeiro caso sem origem sobrenatural que a série fez.

Mas o final foi bem legal, apesar de já estar um saco isso de Scully sempre se ferrar.

Episodio 7x8 - Nota 8.5 2018-01-09 21:32:43

Foi bem divertido e bem bolado. Mais um episódio que se explica se paranormalidade ou sobrenaturalidade. Só não entendi muito bem o lance da carteira no final e porque eles precisariam dela, se o que importava era ter os dados de Mulder.

Mas gostei que só.

Episodio 7x9 - Nota 8.5 2018-01-16 14:53:51

A parte mais interessante do episódio, para mim, foi a distinção entre duas facções de igrejas, as neopentecostais e as moderadas, provavelmente batistas. Inclusive, a seita neopentecostal que utiliza cobras realmente existe nos EUA.

Episodio 7x10 - Nota 8.5 2018-01-16 14:59:48

Poxa, Duchovny é um ator muito canastrão. Não consegue passar um mínimo de emoção. Mas o caso das crianças achei pesado e felizmente os roteiristas tiveram sensibilidade ao abordar o tema.

Episodio 7x11 - Nota 9.5 2018-01-16 15:09:09

Eu achei bem emocionante. Acho que muita gente talvez esperasse mais disso, mas pensando bem sobre o assunto, foi algo que foi tão exaustivamente abordado que eu, sinceramente, não vejo como a história poderia terminar sem que não decepcionasse alguém. É aquela velha história de que talvez não saber seja melhor.

De qualquer forma eu gostei do desfecho, apesar de ter um radarzinho apitando na minha cabeça demonstrando que talvez o assunto não esteja totalmente encerrado.

Eu gostei da música que utilizaram. Achei ela meio sombria e combinou bem com o episódio e com a história de Mulder e o encerramento. O abraço que Mulder deu em Samantha foi muito terno e fiquei verdadeiramente comovido.

Episodio 7x12 - Nota 9.5 2018-01-18 02:18:23

Um episódio de Arquivo X no estilo Found Footage, eu fiquei em êxtase durante todos os quarenta e cinco minutos. Fantástico. Muito bem construído, muito bem dirigido.

Só não achei a criatura assim tão genial, isso de se materializar na forma do medo que a pessoa tem já tá muito batido (mas talvez tenha sido novidade para a época, né?). Mas ainda assim, o desenvolvimento foi fantástico.

Minha única ressalva e o que me impede de dar nota máxima é que eu não gostei da representação do casal gay de forma absurdamente exagerada na parte cômica.

Episodio 7x13 - Nota 7 2018-01-18 16:25:56

Tinha tudo pra ser um ótimo episódio principalmente pela temática e porque os Lone Gunmen estão aparecendo pouco nessa temporada. Mas não foi. Basicamente, não houve explicação para nada do que aconteceu, o que é de boa quando é um episódio sobrenatural, mas não quando é um que tá falando sobre tecnologia. Como explicar o fato do corpo físico de Mulder ter sumido da sala? Não faz o menor sentido. Sem contar que se pessoas estão morrendo num jogo, a última coisa que agentes sérios pensariam seria entrar no jogo... por nenhuma razão consistente.

O episódio todo foi uma desculpa pra colocar Mulder e Scully em trajes de exterminadores do futuro, o que, convenhamos, foi muito massa e até engraçado, mas não passou disso.

Episodio 7x14 - Nota 7.5 2018-01-20 14:46:29

Bem fraquinho, né? Quase teve uma crítica social, mas só chegou perto. As cenas mais tensas foram as da esposa sendo frita e a Scully cega.

Episodio 7x15 - Nota 9 2018-01-21 01:50:31

Caramba, parece que meteram um spoiler ali embaixo. Tô triste por ter lido.

Quanto ao episódio, Scully nem parecia Scully de tão crédula que ela estava. Mas, de toda forma, eu gostei bastante. Parecia até o tipo de episódio de série com histórias contínuas e não procedurais.

Episodio 7x16 - Nota 7 2018-01-23 14:49:08

Foi meio chatinho. No fim das contas, foi uma alusão, não sei se intencional ou não, à forma como a mulher é vista como louca nos relacionamentos. No fim das contas, o cara tinha duas amantes, foi o responsável por destruir a família mas ficou de boas no final.

Episodio 7x17 - Nota 3.5 2018-01-24 21:08:25

Que episódio ruim. Grotescamente ruim. Desculpa, Gillian, eu gosto demais de sua atuação, mas a escrita e a direção desse episódio foram sofríveis! Sério mesmo, tava dando no saco. Um dos mais chatos episódios de Arquivo X que já tive que assistir.

Fiquei muito triste ao descobrir que foi Gillian Anderson quem escreveu e dirigiu esse episódio porque foi um completo desserviço à personagem. Colocar Scully como "a outra" que destruiu um casamento e uma família por conta de um professor? Caramba... Sinceramente, a única pessoa certa nesse episódio todo foi a filha do professor.

Outra coisa, eu utilizo bastante a suspensão da crença assistindo Arquivo X. Ok, é normal, a gente deixa pra lá baboseiras sobre fantasmas e espiritualidades e tal. Mas tem coisa que é nociva. Dizer que uma doença tem causa espiritual (ou qualquer sinônimo que queiram utilizar) é de uma irresponsabilidade tremenda principalmente em épocas em que a ciência anda tão desacreditada pelo cidadão médio. Pior ainda, dizer que é pra deixar a medicina (ciência) de lado, porque só uma baboseira espiritualista de acertar as contas pelo que fez é que vai "curar" é de doer. Não interfiro em crenças alheias, cada um pensa e crê no que quiser. E não há problema algum em se utilizar métodos alternativos, desde que nãos se deixe a ciência (que realmente funciona) de lado. Isso é irresponsabilidade.

Outra coisa, adoro demais a personagem de Scully, mas quando a série tenta fazer ela crente... putz! Não que ser crente seja algo ruim. Vários de meus personagens favoritos são crentes (não importando de qual credo). E isso poderia ser bem utilizado com Scully... mas nunca é! Não há progressão, não há desenvolvimento. É sempre Scully totalmente cética num momento para do nada... cabum!!! tá acreditando em tudo sem qualquer questionamento. São escolhas fáceis e que não contribuem em nada com a personagem (que é uma personagem incrível).

No fim das contas foi um dramalhão genérico que nem parece fazer parte do contexto da série. Só dou o pouco de nota que dei em consideração a Gillian Anderson.

Episodio 7x18 - Nota 8.5 2018-01-25 14:55:47

Isso sim é um filler de qualidade. Muito boa a história, mas pra ficar topperson só faltou o Canceroso aparecer fumando e ficando infectado.

Bem, pelo menos dessa vez não foi Scully se ferrando, né? E o quadro de Mulder ficou avançado, eu achei ousado e não tava vendo como ele poderia sobreviver. Achei a solução bem massa. É de fillers assim que a gente gosta.

Episodio 7x19 - Nota 7 2018-01-27 21:03:22

Que episódio bizarro! Tinha uma trama bem interessante que era isso de fazer um filme sobre Scully e Mulder, mas a execução ficou muito esquisita. Não sabia se era humor ou sério. Acho que não gostei muito.

Episodio 7x20 - Nota 6 2018-01-28 16:13:23

Que episódio chato. Triste que Arquivo X tá apostando alto em muitos episódios de humor, porque isso tá comprometendo o balanço geral positivo.

Os diálogos de Scully com Mulder são sempre bons, mas Scully acreditar nessa baboseira de "equilíbrio" esotérico é um triste fim para uma personagem cética tão massa como ela era.

Episodio 7x21 - Nota 7 2018-01-28 23:01:07

Nossa, mas essa temporada teve o maior número de episódios humorísticos até agora. É bom um outro, mas já tá demais, né? E, po, foi muito fácil adivinhar desde o início que Mulder teria os três desejos e que, no fim das contas, ele iria libertar a gênia.

Episodio 7x22 - Nota 9 2018-01-28 23:17:26

O episódio foi bom. Pena que minha experiência foi estragada por um spoilerzão, mas tudo bem. Todo final de temporada Mulder sumindo ou (aparentemente) morrendo.

Foi bem legal retornarem a um caso antigo e foi até nostálgico ver a marca que Mulder fez no chão. Acho que a série, por ter se prolongado demais, acabou se desgastando bastante.

Só espero que não tenham dado um filho a Scully só pra fazer ela sofrer por isso lá na frente. Já tá bom de infernizar a vida dessa mulher, né?

Enfim, tô curioso pra saber o que vem por aí.

Episodio 8x1 - Nota 9.5 2018-01-30 21:08:36

Oxe, eu tô gostando do rumo que isso tá tomando. Skinner tá tendo uma participação bem ativa, gosto disso.

Gostei da nova abertura e gostei de Doggett também, mas é muito triste ver a série sem Mulder.

Episodio 8x2 - Nota 9.5 2018-01-30 21:12:57

Ver Scully sofrendo definitivamente não é legal. Doggett parece ser um ótimo parceiro. Deveria ser massa ver o time todo em ação: Scully, Mulder, Doggett e Skinner.

Po, não fazia a menor ideia de que haviam vários Caçadores de Recompensas. Episódio muito bom, teve uma trilha sonora também muito melancólica. Aliás, o clima tá bem tristão. A série parece um funeral. Mas tô gostando do balanço geral.

Episodio 8x3 - Nota 8.5 2018-02-03 01:50:22

Gostei desse primeiro episódio sem Mulder. Achei que o caso tava bem na pegada dos casos da primeira temporada. A criatura também foi bem interessante e é visível que a série agora possui uma produção bem melhor de efeitos especiais. Só seria mais massa se explicassem melhor sobre a criatura.

Episodio 8x4 - Nota 9 2018-02-17 12:12:50

Poxa, episódio muito bom. Um filler de qualidade. Vários elementos bem interessantes, como o culto e a criatura. Além de que ele serve pra mostrar que Scully ainda não tá totalmente à vontade com Doggett.

Episodio 8x5 - Nota 9 2018-02-18 12:07:38

Não sou fã de episódios sobrenaturais, mas esse foi sensacional. Muito bem dirigido e tô curtindo a dinâmica de Scully e Doggett.

Episodio 8x6 - Nota 9 2018-02-18 19:12:32

Um ótimo episódio que poderia facilmente se tornar um filme de ação e suspense de qualidade. Sem contar que as atuações estavam muito boas. Pela segunda vez, é visto um episódio que se passa sob a ótica do investigado e não dos agentes do FBI. A trama se desenvolveu muito bem, sabendo construir uma história convincente contada de trás pra frente.

Episodio 8x7 - Nota 9.5 2018-02-25 12:24:39

Po, achar o episódio ruim porque não teve Mulder e pouco de Scully é ser muito intransigente. Doggett tem desempenhado um ótimo papel e, para todos os efeitos e apesar do afeto que temos por Mulder, ele é um agente muito mais sensato e altamente inteligente. Também não chegou querendo simplesmente ser um novo Mulder ou uma nova Scully, ele tem uma personalidade própria e aparenta ter uma história de fundo bem interessante. Além de que Robert Patrick não é canastrão como Duchovny.

E o caso foi muito bom. A temporada tá sabendo trabalhar bem e progressivamente a inserção de Doggett nos arquivos X. Ele ter ficado sozinho foi uma ótima estratégia e, aparentemente, também funcionou para a história de Scully que tá esperando um pirralho, né?

Massa também ver os Lone Gunmen interagindo com Doggett e confesso que é bem esquisito vê-los sem Mulder.

As cenas finais no pesadelo de Doggett foram sensacionais. Poucas vezes Arquivo X passou uma sensação de suspense tão bem construída como essa.

Episodio 8x8 - Nota 5.5 2018-03-17 11:02:21

Não acredito que transformaram um perseguidor em um romântico. O cara perseguindo a mulher, tendo ciúme doentio e falam (pior, fala de Scully) que ele conseguia ver algo nela. Além de ter um desfecho bem ruim, foi arrastado pra caramba.

Episodio 8x9 - Nota 7.5 2018-03-29 12:35:16

Sinceramente, não achei tão ruim quanto estão falando por aqui. Claro que teve aquele ritmo meio lento e a fotografia muito escura (para mascarar a maquiagem barata) deixou o episódio com cara de sem graça.

Mas, a história mesmo eu achei bem boa. A premissa do metal inteligente poderia, inclusive, ser aproveitada para alguma outra história. Lembrou o clássico japonês com pitadas de trash Tetsuo. Achei legal também a referência de quando Doggett fala que homens de metal só existem em filmes e Scully rebate dizendo: será mesmo? (ou algo do tipo), já que Robert Patrick interpretou o icônico exterminador de metal líquido em O Exterminador do Futuro II.

Episodio 8x10 - Nota 4 2018-05-09 18:10:00

Esse episódio só não foi pior por falta de espaço. Sério mesmo, que troço ruim. Por conta dele passei uns dois meses ou mais pra retomar Arquivo X.

Nada fez sentido. Não foi explicada a motivação dele. Se era vingança, o que as outras pessoas tinham a ver? Por que aquela teatralidade de entrar dentro de alguém pra matar? Não consigo entender como alguém dá nota boa pra um episódio que abriu várias questões e deu perdido pra responder todas.

A única parte boa mesmo foi o final em que Scully fala sobre Mulder.

Episodio 8x11 - Nota 8 2018-05-26 16:19:52

Po, eu gostei bastante do episódio. Só me deu agonia dele ser tão desnecessariamente escuro.

Em todos esses anos de Arquivo X aprendi a não querer que as coisas façam tanto sentido. A história do "monstro" foi bem triste e a conexão com o caso de Mulder também foi bem interessante.

Episodio 8x12 - Nota 7.5 2018-05-27 11:26:52

Gostei do thriler. Bem ao estilo filme de terror sci-fi dos anos 2000. Só gostaria de assistir cenas menos escuras.

Doggett é um agente excepcional.

Episodio 8x13 - Nota 8.5 2018-05-29 18:00:13

Criaram a personagem de Scully só pra fazê-la sofrer a vida toda.

Episodio 8x14 - Nota 9 2018-05-31 15:02:03

Caraca, até os episódios de mitologia dessa temporada estão muito mais pesados emocionalmente do que o de costume. A série tá muito sombria. Acho que nessa época os roteiristas deviam ficar pensando em como ferrar cada vez mais a vida de Scully.

Episodio 8x15 - Nota 9 2018-05-31 16:38:29

Arquivo X nos entregou a melhor atuação de toda a carreira de David Duchovny: Mulder morto-vivo. Kkkkk. Gosto demais do personagem de Mulder, mas Duchovny é muito canastrão, véi.

Enfim, acho que já tá bom de ficar maltratando Scully, né? Digo e continuo repetindo: Skinner: QUE HOMBRE!

Outra coisa, como foi que Mulder conseguiu voltar de boa? Ele virou alienígena, como o outro lá? Porque ele não teve o antídoto e simplesmente voltou do nada, com memória, com tudo. Não fez muito sentido.

Só espero que não escanteiem Doggett agora que Mulder voltou, porque o cara é um agente de primeira e um ótimo personagem também.

Episodio 8x16 - Nota 9 2018-06-02 18:39:44

Doggett rainda, Mulder nadinha.

Sério mesmo, apesar de Mulder ser um personagem que é basicamente o espírito da série, Doggett é um agente mil vezes melhor, mais coerente e racional. Tudo bem que Mulder acabou de acordar da morte e tal, mas ele tá um saco.

Episodio 8x17 - Nota 8 2018-07-04 12:33:53

Bom episódio, apesar de ser meio problemático isso de dizer que o mal é uma doença, mas não seria a primeira coisa problemática nessa série.

Doggett continua sendo um personagem fantástico. Sério mesmo, aprecio demais esse agente. Infelizmente Mulder voltou mas tá um picolé de chuchu.

Só não gostei muito de terem colocado algo sobrenatural na história da morte do filho de Doggett. O que eu tava achando interessante era justamente o fato de que o que aconteceu com ele foi algo completamente humano, uma tragédia que ele não pôde evitar, o que dava um ar mais coerente ao personagem. Espero que isso não acabe prejudicando sua construção de personagem mais adiante.

Episodio 8x18 - Nota 9 2018-07-05 12:43:59

Mais um ator de Lost que apareceu antes em Arquivo X. Massa!

O episódio foi bem legal. Gostei de ver Mulder trabalhando junto com Doggett. Ainda bem que Mulder admitiu: Doggett é o pinguinho de credibilidade que o Arquivo X ainda tem no FBI. O cara é bom mesmo. É um agente sensacional. Seria muito melhor acabar logo essa queda de braços entre os dois até porque Mulder precisa de um pouco de sensatez de vez em quando e nisso Doggett viria bem a calhar, agora que Scully tá grávida. Infelizmente, Mulder foi demitido, mas pediu por isso. Pelo tanto que ele fez achei até que demorou.

Episodio 8x19 - Nota 9 2018-07-06 01:27:15

Nossa, que episódio nostálgico. Depois de um tempo de negação, acho que tô começando a me acostumar com a ideia de que Arquivo X sobrevive mesmo com outros agentes. Realmente tava parecendo tudo uma transição.

A agente Harrison fez uma participação interessante, mas a coitada traumatizou. Em todo comentário que eu fizer eu irei enaltecer Doggett porque esse agente é muito bom, véi. Aliás, Mulder e ele formam um ótimo time. Queria ver mais deles em campo.

Sobre o caso da semana, gostei, apesar de, mais uma vez, as coisas ficarem sem explicação. Queria entender como foi que o cara conseguia virar réptil e depois voltar a ser humano, mas não é a primeira vez nessa série que as coisas ficam sem explicação satisfatória. De qualquer forma, foi legal ver um caso de criptozoologia novamente. Já fazia tempo que não tinha.

Ah, tem outra coisa. O que foi que o velhinho lá pediu pra o filho fazer que era tão importante? Isso não foi explicado ou eu não consegui perceber?

Episodio 8x20 - Nota 8.5 2018-07-06 12:59:32

Ah, véi... Sério mesmo. Parece que os roteiristas não sabem pensar em outra coisa a não ser em como ferrar cada vez mais com a vida de Scully.

Episodio 8x21 - Nota 10 2018-07-06 20:45:13

Queria não ter que dar dez pra esse episódio, mas vou ter que dar dez pra esse episódio. Caraca, finalmente, pelo menos por alguns momentos, Scully pode ser minimamente feliz. Não acho que isso vá durar muito tempo, mas pelo menos por enquanto tudo acabou bem. Há momentos em que eu quase abandono a série porque ela se tornou baseada em ferrar a vida de Scully.

Não acredito que Krycek morreu. É muito bom odiar ele e ele sempre foi um antagonista muito bom. Quem fica pra ser o grande antagonista depois que o Canceroso e Krycek pegaram o beco? Kersh? Dele eu só tenho preguiça.

Enfim, gostei da forma como tudo isso acabou, apesar de realmente ter ficado meio sem sentido no final das contas a galera ter deixado o bebê com Scully. Mas creio que será algo que ainda irá ser explicado.

Doggett, nunca critiquei! Ele em ação junto com Mulder foi sensacional. Queria ver mais. E agora Reyes também vai integrar oficialmente o time, né? Não sei o que esperar da próxima temporada, sei que o pessoal em geral não gosta muito, mas se eu já cheguei até aqui irei firmemente até o fim. Vamo ver no que isso vai dar.

Episodio 9x1 - Nota 7.5 2019-09-21 13:54:13

Retornando depois de um tempão e, sinceramente, foi uma das introduções de temporada mais fuén até aqui.

Episodio 9x2 - Nota 8.5 2019-09-21 13:55:20

Melhorou em relação ao anterior, mas sei lá... os episódios de mitologia estão tão sem graça que eu tô com mais vontade de ver os "casos da semana".

Episodio 9x3 - Nota 7 2019-09-21 21:06:14

Scully se dando mal sendo raptada? Oh, quem poderia imaginar? Eu gosto muito de Doggett e Reyes, mas tá tão sem gracinha por enquanto... queria um "caso da semana" que fosse massa.

Episodio 9x4 - Nota 8 2019-10-03 15:23:10

Referência a Star Trek, gostamos! Bom filler mas, como sempre em Arquivo X, não foi bem explicado.

Episodio 9x5 - Nota 8 2019-10-03 15:24:17

Bom episódio bem ao estilo filler de Arquivo X. Algumas cenas foram muito nojentas de se ver.

Episodio 9x6 - Nota 8.5 2019-10-03 15:25:59

Caraca, Terry O'Quinn já fez umas três participações em Arquivo X e sempre como um personagem diferente. Tá parecendo que essa temporada vai ter um número maior de episódios de mitologia, mas também pudera, né? É a última. Tem que amarrar tudo bem direitinho mesmo.

Episodio 9x7 - Nota 6 2019-10-03 15:26:58

Nossa, esse foi bem cansativo. Difícil de terminar.

Episodio 9x8 - Nota 7 2019-10-04 09:27:18

O episódio até que foi interessante, mas eu acho tão esquisitas essas coisas da galera achar que a hora do nascimento, ou seja, a hora em que a pessoa sai do útero influencia em alguma coisa. Eu não acredito no conceito de alma ou espírito, mas se acreditasse não conseguiria aceitar a ideia de que o bebê só ganha alma ou espírito no momento em que sai do útero. É muito bizarro.

Episodio 9x9 - Nota 7 2019-10-06 15:25:37

É meio chato já meio que saber o que vai acontecer porque tudo que tiver que dar errado, dará errado com Scully.

Episodio 9x10 - Nota 7 2019-10-06 15:27:45

Eu acho que tá faltando aquele fator "uau!". A gente vê uma nave nova e pensa: mais uma... Não há mais muita empolgação porque parece que tudo que tinha pra ser contado, já foi contado. Realmente, a história se alongou demais.

Episodio 9x11 - Nota 7.5 2019-10-06 15:31:07

Monica e John são ótimas personagens. O problema é que eles entraram num show já consolidado e com uma base de fãs muito sólida. Gosto muito deles, mas é bem compreensível que não caiam no agrado popular como Mulder e Scully caíram. Mas os dois são muito massa, e acho John um cara sensacional.

Gostei do episódio. A essa altura do campeonato a gente acaba se acostumando a essas extravagâncias da série.

Episodio 9x12 - Nota 7.5 2019-10-18 22:26:24

Episódio mediano, mas com um personagem interessante.

Episodio 9x13 - Nota 9 2019-10-18 22:30:55

Episódio primorosamente dirigido. Com atenção a todos os pequenos detalhes. Apesar de numerologia ser um assunto que não me interessa em nada, fizeram uma história muito boa com esse material. E o cara misterioso foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores (se não o melhor) personagem de apenas uma aparição dessa série.

Episodio 9x14 - Nota 8 2019-10-19 18:21:22

Ah, eu acho chato demais esse negócio de monstros que são criados pela imaginação de alguém, mas especificamente nesse episódio a coisa até que funcionou legal.

Episodio 9x15 - Nota 6 2019-10-19 18:28:53

Poxa, eu assisti o spin-off dos Pistoleiros e, apesar de ser apenas regular, gostava de Yves e Jimmy. Mas, diferente do episódio que encerrou a série Millenium em Arquivo X na sétima temporada, esse aqui parece ter deixado o público muito perdido em relação ao que tava acontecendo. E, mesmo que seja um episódio de encerramento de algo, deve funcionar sozinho por estar em outra série.

E, poxa... sem Mulder nem Scully foi sacanagem demais. Eu adorava os Pistoleiros, mas o episódio não trouxe a emoção necessária.

Episodio 9x16 - Nota 9 2019-10-20 00:16:03

Quando vi que David Duchovny co-escreveu e dirigiu esse episódio eu tive certeza que ele iria aparecer, por isso em boa parte do tempo eu realmente acreditei que "Miller" era mesmo Mulder.

Mas foi um episódio tenso como fazia tempo que essa série não era. A decisão de dar o filho para doação foi bem zoada, mas do jeito que Chris Carter odeia Scully, talvez ele fique mais seguro assim mesmo.

Episodio 9x17 - Nota 8.5 2019-10-20 22:12:09

Resolveu sem resolver direito, mas foi bem tocante. Doggett é um ótimo personagem.

Episodio 9x18 - Nota 8 2019-10-21 21:48:23

Caramba, olha o Michael Emerson! Foi um bom episódio, mas esperava mais nessa reta final.

Episodio 9x19 - Nota 8 2019-10-23 23:52:57

O que os roteiristas fizeram com a história ficou tão esculhambado que essa retrospectiva foi realmente necessária pra gente entender bem o que a série tá querendo dizer.

E essa instalação militar facílima de invadir?
Esperava mais, mas vamos ver no que dá.

Episodio 9x20 - Nota 7.5 2019-10-23 23:55:56

Ruim não foi, mas também faltou um bocado pra ser bom. Tava imaginando que Doggett e Reyes iriam morrer. Mas, caraca... eles simplesmente foram descartados no final. Queria saber o que aconteceu com eles.

Preciso dizer que a cena de Reyes no tribunal foi uma das melhores de toda a série. Chega deu gosto de assistir.

Enfim... sério que a verdade era isso? Kkkkkk. Acho que nem naquela época isso deve ter parecido minimamente interessante.

Episodio 10x1 - Nota 8 2019-10-29 21:50:31

Eu não tenho certeza se gostei ou não. Mas, pô. Que tanto erro de continuidade foram esses? Gente, cadê o fim do mundo que teria em 2012? Não se fala mais nisso? Cadê Doggett e Reyes? Como o Canceroso tá vivo se a gente viu ele explodir com direito a aparecer o esqueleto dele e tudo? Como assim Mulder acreditou tão facilmente nesse O'Malley? Quando ele ligou pra Scully eu achei que ele iria dizer: SAI DAÍ ESSE CARA É DOIDO. Mas aceitou tudo que o cara falou bem de boas. E, poxa, Mulder viu inúmeras evidências de alienígenas reais, incluindo o exército sem rosto que eram os alienígenas que eram contra a invasão. Os roteiristas esqueceram tudo isso? E eu ainda tô puto que a gente poderia ter os Pistoleiros pra abrilhantar essa temporadas, mas Chris Carter não pode ver ninguém feliz.

Episodio 10x2 - Nota 8.5 2019-10-29 23:25:41

Oxe, como assim eu tô gostando dessa temporada?

Episodio 10x3 - Nota 9.5 2019-10-30 22:43:31

Rapaz, eu não imaginava que veria um ótimo episódio nessa temporada.

Episodio 10x4 - Nota 7.5 2019-11-03 21:12:46

Eu odeio Chris Carter.

Episodio 10x5 - Nota 7 2019-11-04 22:28:03

O episódio foi bem dirigido e até abordou questões interessantes, mas essa visão estereotipada chega a ser irritante.

Episodio 10x6 - Nota 7 2019-11-10 20:03:19

Eu tava contando os furos de roteiro, mas parei quando cheguei nos trinta.

Episodio 11x1 - Nota 0.5 2019-11-15 16:36:45

Lixo total. Já tinha o spoiler desse episódio, então não me surpreendi tanto, mas que lixo, que bosta é essa? Chris Carter REALMENTE tacou o foda-se pra toda a temporada passada? Foi tudo alucinação? Sério isso? Que piada de mau gosto! E conseguiu ferrar com TODA A MITOLOGIA da série. Que bicho otário!

Episodio 11x2 - Nota 6.5 2019-11-16 04:52:44

Nunca vou perdoar a morte dos Lone Gunmen

Episodio 11x3 - Nota 3.5 2019-11-30 19:08:02

Um dos piores de toda a série.

Episodio 11x4 - Nota 7.5 2019-12-14 23:31:36

É isso...

Episodio 11x5 - Nota 6.5 2019-12-27 15:44:56

Caraca, o moleque podia ter simplesmente se passado por um funcionário do hospital pra fugir o tempo todo e só fez no final. Kkkk

Enfim, que plot vergonhoso. Quer dizer, sei lá. Poderia até ser bom, mas não é. Tô assistindo só pra terminar.

Episodio 11x6 - Nota 7.5 2019-12-29 12:44:39

Até que não foi uma bomba completa porque Skinner é um ótimo personagem. Mas dois episódios seguidos de alucinação com monstro fica meio chato.

Episodio 11x7 - Nota 5.5 2020-01-04 00:45:24

Oscilei bastante enquanto assistia entre "parece interessante" e "parece ridículo". No fim, foi ridículo mesmo.

O início foi uma tentativa de ser diferentão sem utilizar falas, mas ficou completamente artificial. Parecia que Mulder e Scully tavam brincando de quem falar primeiro perde.

Depois vem todo o blá blá blá de que tecnologia é má e vai matar você. Francamente, Black Mirror faz isso, mas pelo menos entrega alguns bons episódios. Esse foi muito bizarro. Parece crítica social de tiozão do zap, se bem que acho que é isso mesmo. Não duvido nada Chris Carter ser terraplanista, já que ele tem falado muito em chemtrails nessa temporada, já falou bastante sobre conspirações com vacinas e agora vem com essa de que tecnologia é malvada, os celulares estão tirando as interações reais das pessoas, blá blá blá.

Esse papo de que as máquinas irão substituir as pessoas já existe desde o século XVIII na Primeira Revolução Industrial.

Se acha que tecnologia é malvada, que viva como um homem pré-histórico.

Episodio 11x8 - Nota 9 2020-01-04 19:12:59

Então, quando a gente queria o retorno de Arquivo X era disso que a gente falava. As coisas podiam ser bem melhores nessa série se focassem mais em casos assim.

Pareceu até um bom episódio dos tempos áureos dessa série, com Mulder e Scully investigando casos bizarros enquanto agentes do FBI.

Episodio 11x9 - Nota 8.5 2020-01-04 23:04:51

E na reta final tivemos bons episódios. Esse foi grotesco demais, lembrando bastante os episódios trash de Arquivo X.

Episodio 11x10 - Nota 1.5 2020-01-04 23:54:19

Véi, mataram Skinner e Monica. E o canceroso vai ver nem morreu porque da última vez meteram uma FODENDO BAZOOKA na cara dele e ele reapareceu com uns arranhões nesse revival.

Que fim absurdo de terrível. Uma brilhante demonstração do que é uma má escrita de roteiro. Que negócio sem futuro. Caraca, ferraram tanto com Scully por tantas temporadas pra no fim nem deixar ela viver um pouquinho com o filho? E que papo tosco foi esse de "ah, mas ele nem é meu filho mesmo, é uma experiência". Caraca, Scully nunca diria isso depois de tudo o que passou. Caraca, que bosta!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

AquilaTeofilo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries