IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Bletchley Circle By





Episodio 1x1 - Nota 8 2016-05-23 19:25:19

A sociedade patriarcal é marcada pela normalidade com que atribui às mulheres os papéis que lhe convém, moldando-os de acordo com seus objetivos: o ser decorativo e útil para a manutenção de uma ordem preconceituosa e terrivelmente machista. Nesse passo, esse piloto nos ilustra isso muito bem, apesar da pressa em desenvolver a narrativa.

Mas, não raro, aqueles que mantêm os controles sociais, auxiliados pelas convenções e pelas mentes engessadas, muitas vezes não contam com as agências daqueles que querem a todo custo, dominar. Susan e suas companheiras não estão satisfeitas com a normalidade, apesar de em parte sucumbirem a ela. De qualquer forma, na primeira oportunidade, agem para escapar ao papel decorativo que os homens desejam lhes impor.

Quando se conheceram, trabalhavam juntas para salvar os homens, os soldados que iam ao campo de guerra. Agora, unem-se para salvar mulheres de um homem que, ilustrando de uma maneira terrível os demais, as quer permanentemente dominadas, passivas.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2016-05-23 20:47:51

Cresceu em relação ao primeiro episódio tanto no modo como a investigação nos envolve, como pela fluidez da narrativa sobre um criminoso tão hábil em fingir ser outra pessoa. É como se o que aconteceu no acidente que o deixou preso por três dias com sua, possivelmente, primeira vítima, o tivesse feito renascer para outra personalidade, disposto a refundar sua vida a partir da morte de outras.

Que bonito vê-las protegendo uma à outra, esforçando-se para socorrer mulheres ao mesmo tempo em que se emancipam de suas vidas dotadas de uma normalidade que não as agrada porque as oprime. Interessante notar que os homens que apareceram até aqui só as enxergam subestimando-as, reproduzindo as imagens dos estereótipos dos papéis femininos, com exceção do assassino, que imediatamente captou o risco que ofereciam, no trem.

Episodio 1x3 - Nota 8 2016-05-23 22:26:34

O contexto no qual a história se desenvolve é ótimo, trazer essas atuações e agências das mulheres de Bletchley é instigante e é fácil nos apegarmos às personagens porque elas são sobretudo resilientes, são inspiradoras, pelas barreiras que rompem, pela obstinação que sustentam, principalmente Susan (ao se negar a desempenhar o papel de mãe, de esposa submissa, galgando sua emancipação, em um processo animador até). Mas a investigação não deixa que a série seja brilhante, infelizmente, ou um destaque do gênero.

Episodio 2x1 - Nota 8 2016-05-24 13:12:45

A temporada começa com ares de melhora em relação à anterior, o caso em si convence mais e, particularmente, me atrai bem mais devido ao teor de conspiração e segredos militares nesse contexto de Guerra Fria, onde provavelmente estão testando as armas químicas já com o intuito de se fortalecerem diante do novo inimigo internacional. Foi com esse final que vi o diálogo entre Jean e Millie sobre alemães e russos fazer sentido. Não devem abordar a guerra em si, mas serviu como uma liga e uma informação contextual amarrada, o que sempre empolga.

Importante mostrar os impactos que o caso da temporada anterior teve em Susan e, ao mesmo tempo, como ela fica mais confiante nas suas deduções. É interessante notar como ela não se encaixa no papel submisso que seria esperado, crítica ao próprio modelo, como quando pergunta, na escola, se há estudos de lógica e cálculo para a filha, por exemplo. Seu desejo era percorrer o mundo com Millie e isso não foi possível devido às convenções, estas que amarraram Alice, que a fizeram abrir mão da filha e do amor.

Episodio 2x2 - Nota 8.5 2016-05-25 22:38:35

Sentirei muita falta de Susan. De longe, é aquela que mais conhecemos: em seus receios, sonhos, desilusões e angústias. A obstinação que ela sustentava não resistiu às ameaças que ela acabou por atrair quando traçou as investigações que fariam o bem por aquelas que, iguais a ela, sonhavam e se doavam, apesar da sociedade cheia de convenções patriarcalistas insistir em cerceá-las.

Foi Susan que uniu o grupo, ela claramente dava o tom, destacava-se. Era a ela que se recorria para fugir do óbvio, amarrar as pontas soltas, assim como ela fazia ao tricotar. Espero que Alice consiga manter certa dinâmica na investigação dos próximos dois episódios. Apesar de Millie, Jean e Lucy terem seu próprio carisma e conquistarem espaços próprios (as atuações colaboraram muito para isso), esse espaço que Susan deixa carece ser preenchido, embora eu não espere, a essa altura, uma personagem tão boa quanto.

Episodio 2x4 - Nota 8 2016-05-30 12:02:12

Não tinha como deixar de sentir a falta de Susan, apesar de Alice ser a melhor personagem depois dela. As duas foram trabalhadas em suas sensibilidades e angústias, como Millie começou a ser. Mesmo assim, eu adoraria ter visto a série crescer.

[SPOILER DE CALL THE MIDWIFE]
The Bletchley Circle me lembra Call the Midwife em alguns aspectos, principalmente devido às saídas das protagonistas (sim, Susan era a de BC, apesar da importância de todas as componentes do Círculo) e ao impacto que isso trouxe para a história, enfraquecendo os plots e comprometendo as próprias marcas das séries.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries