IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Peaky Blinders By





Episodio 1x5 2017-11-19 13:28:47

Peaky Blinders conta uma história já encenada muitas vezes. Nada nela é essencialmente novo, mas ainda assim é inegavelmente sedutora em cada execução. Talvez porque junte bons diálogos, boas atuações e boa produção, em um enredo atrativo em si mesmo, apesar de parecer batido num primeiro olhar. No meio de tudo, o que poderia facilmente estragar boa parte da qualidade da série, não o faz. O romance entre Tommy e Grace é bonito, simples e espontâneo, mesmo diante do segredo. Um segredo facilmente encontrado em qualquer novela, mas aqui feito de maneira a torcermos por ele a cada encontro dos dois, sem diminuir absolutamente nada as expectativas com relação à trama da família e tudo que se desenrola no mundo das apostas. Talvez porque implique em uma felicidade que Tommy não vislumbrava, em um sossego pra o espírito perturbado pelas pás que se escutam atrás das paredes. Diante de tantos elementos conflituosos, Grace é o seu ópio. E é triste saber que pode ser sua pior desgraça. Não porque se trata de uma decepção amorosa apenas, mas porque lhe significou uma satisfação real diante de tudo.

Grace executou uma missão absolutamente difícil porque se viu envolvida emocionalmente desde muito cedo. Apesar das condenações que vi a ela, principalmente no episódio passado, é bom lembrar que seu papel era justamente aquele e ter arriscado a si mesma ao abrigar um criminoso procurado (àquela altura ela já não era uma agente e não tinha imunidade quanto à acusação) é o seu desvio. Espionar era o seu serviço que, aliás, desempenhou muito bem. Até que, agora, desfeita dele e apaixonada por Tommy, se vê diante de uma nova possibilidade, que provavelmente será estragada por Chester, caso ela não se antecipe a ele.

Episodio 1x5 2017-12-28 21:48:04

Valeu, Leonardo. Boa maratona!

Episodio 1x6 2017-11-19 14:48:17

Polly é uma das maravilhas a serem descobertas nessa série e esse episódio foi um exemplo disso. Esse papel de matriarca invencível, segura de seu espaço e disposta a tudo pela família e por ela mesma a faz igual a Tommy, em todos os sentidos. A oração que faz pelos irmãos, terminando na prece pelo líder poderia ser pra si mesma se estivesse na posição dele. Está muito além da mãe que perdeu os filhos para os poderosos e por isso alimenta um rancor que parece irrevogável diante de qualquer elite (mesmo sabendo que, a seu modo, também integra uma), o que deixa transparecer diante de Grace, plenamente consciente e sem nenhum receio de dizer exatamente quem é e o que determina. Assume as responsabilidades que lhe cabem diretamente e as que não. E de muitos modos não foi apenas Ada que parou a guerra, foi ela. Porque sabia exatamente quais armas usar e qual ferida abrir para fechar outras. É nesse passo que a atuação de Helen McCrory faz jus à personagem na cena em que diz a Tommy que haverá outras. Ela desacredita completamente do que diz e os dois sabem disso. São cúmplices, como em tudo.

Tommy é mesmo o líder no qual se confia inteiramente. É impressionante como consegue resolver os conflitos e ainda assegurar satisfação e orgulho à família que consegue manter unida diante de um propósito tão ousado, inclusive quando decide pelejar para baixar de vez as armas (e não podemos culpá-lo por acreditar nisso... ele é o homem cansado das pás, afinal).

No mais, espero que esse não seja o fim de Grace e Peaky Blinders use novamente o lugar-comum que boa parte de nós gostaria de ver (e não aquele mais desagradável, do anti-herói solitário que só encontra a tristeza conformada no fim do dia). Por agora, só podemos ter a certeza de que Chester continuará ali, por não suportar ter sido trocado pelo criminoso à margem da sociedade que conseguiu despertar o amor na sua cobiçada Grace. Ele serve pra exemplificar a maldade dos poderosos que Polly tanto odeia. Talvez, no fim das contas, caberá a eles o enfrentamento.

Episodio 1x6 2017-11-20 01:16:24

Já tô amando mais, huehue =*

Episodio 2x1 2017-11-19 16:18:46

Imagino que agora, diante de todas as condições que os Peaky Blinders reúnem, Polly possa caçar seus filhos e acabar com toda essa dor e trauma. E como a série sabe aproveitar todas as brechas que cava, é então que Esme brilha mais uma vez.

Tommy estava melhor na companhia de Sabini do que de Chester, sem dúvida. Aliás, Grace o deixou ainda mais propenso à crueldade desde que partiu seu coração e algum osso da perna, fazendo explodir o que ele mal guardava por trás de sua aparência respeitável e leal à Coroa. Espero que essa temporada faça jus a todas as expectativas que a primeira criou. A expansão não promete menos.

Episodio 2x6 2017-11-20 01:09:30

É angustiante pensar em como as mulheres são vistas, antes de qualquer aspecto, como potencialmente violáveis, tanto pelos "bons" quanto pelos "maus". Peaky Blinders suscita essa lembrança tantas vezes quantas lembra de que suas personagens não precisam se comportar de um modo culturalmente atribuído aos machos... elas têm suas próprias armas e isso pode claramente funcionar como vantagem, como demonstrações inegáveis de bravura e inteligência. Ainda assim, é das mulheres mais próximas que Tommy se vale para enganar seus inimigos. Foi assim com Kimber e Grace e agora usando Lizzie pra atrair o soldado. Ele tem suas preocupações sobre elas (sobre Grace era uma preocupação também por si, devido ao sentimento), mas a humilhação e a violência que podem sofrer é um sacrifício aceitável, no fim das contas. Então podem dizer que ele obrigou o próprio irmão a casar com uma desconhecida. Mas o princípio que direcionou isso é outro e não passa pela violência, pela invasão do corpo, já que previa que o jovem John rapidamente se agradaria do casamento e se alguma violência fosse acontecer não seria contra ele, mas contra a esposa. Com um pouco mais de esforço estratégico, e estratégia ele tem de sobra, conseguiria enganar Kimber ou atrair o soldado de outras maneiras.

E quando não ele, é mesmo Polly que se sacrifica pelo filho ingrato (que, aliás, já anuncia esse brilho de inteligência que Arthur e John não têm, algo que é típico de Tommy, esse princípio de liderança que a mãe já viu nele) e enfrenta essa face absolutamente má, quase doentia, de Campbell, na sua necessidade de humilhar as mulheres, algo que despertou (mas já existia) quando Grace recusou o casamento. Diante de todos esses símbolos de opressão que ele significava para Polly, não apenas como a personificação da autoridade que novamente lhe sequestra o filho, mas também como o homem a estuprá-la sob a promessa de libertá-lo, eu esperei que o enfrentamento que poria fim à tirania de Campbell se desse a partir dela. E assim foi. A Tommy caberão outras vitórias e outras consolações.

Voltando a Tommy, se eu não soubesse que o ator faria a terceira temporada, toda aquela cena final teria me deixado realmente nervosa. E quem diria que seria Churchill a livrá-lo. Aliás, ele deve ser chamado a cumprir missões altamente perigosas agora, o que é um ótimo mote pra temporada seguinte, mas com certeza vai trazer muita agonia. Além de tudo, a notícia do filho, a certeza do amor de Grace. O homem que lutou nas escavações da França realmente merece experimentar tudo isso e não seria justo ter o desgosto de vislumbrar essa felicidade e não vivê-la.

Episodio 3x4 2017-11-20 12:05:41

Linda é uma mulher religiosa, bela, recatada e do lar. Mas Linda não se deixa ludibriar pelos homens, é ciente da exploração que sofre no trabalho, luta contra ela e consegue arregimentar outras mulheres para a causa. Linda é a prova, não viva, mas em personagem de série, que é quase a mesma coisa, de que ser religiosa não significa ser indiferente diante das mazelas sociais. Muito bem, Linda.

Episodio 3x4 2017-11-20 12:40:12

O episódio que mais representa o espírito de Peaky Blinders é esse. A bravura de Tommy e os fantasmas que nunca o deixarão, o romantismo disfarçado de John, o caráter influenciável de Arthur, o misticismo dos ciganos como uma névoa que ora protege e ora ofende, as transações e suas reviravoltas, os interesses pessoais sobrepondo os políticos, as mulheres lidando com seus próprios papéis e conduzindo parte dos eventos a seu modo.

O cervo sacrificado espelha o próprio Tommy e sua sanidade, mantida ao custo de sua libertação, como tão bem decifrou Tatiana. E os significados ocultos no episódio a partir dessas figuras só se acentuam a partir do padre e do que ele representa. Porque mesmo uma Shelby como Polly se vê levada a confessar a Deus as razões pelas quais sua alma se perturba. O ato de contrição de Tommy está muito além da oração. Hughes apenas quis, ali, encerrá-lo com as palavras que não servem a nenhum sagrado, mas pra reconhecer, mesmo que temporariamente, a autoridade terrena muito além das questões políticas. O padre peca pela vaidade. E diante de tudo que fez, do medo que semeou, nenhuma safira é necessária pra amaldiçoá-lo. Tommy já fez isso quando riscou o nome na bala.

Episodio 4x1 2017-11-21 12:14:41

Das cordas no pescoço até à mão negra recebida nos cartões de Natal, Tommy é para a família aquele mal necessário porque se é responsável por colocá-los em perigo, é também por tudo que conseguiram. E pra alguns de nós é estranho esse preço que todos pagam, mas os Shelby seriam criminosos de qualquer forma, sob o comando de Arthur, de John ou de Polly. A diferença é que, sob a liderança de outro irmão, seriam só mais uma gangue de rua que provavelmente já estaria morta. Então, naquele contexto, naquele quadro específico, dentro desses limites, Tommy é o chefe ideal sim. Eu o condeno por muitas coisas, inclusive por ter não ter sido mais racional lidando com a família italiana que John insultou (mas não é à toa que é justamente John a ser atacado primeiro), mas quando Grace foi assassinada e o patriarca italiano também, as contas de morte deveriam ter ficado acertadas. O envolvimento da máfia siciliana de NY agora é uma ofensiva, pra mim, não uma resposta. E muitos inimigos podem ter causado um adiantamento da pena de morte dos Shelby há um ano, inclusive os que agora atacam. Seu alcance em Birmingham não tá muito claro ainda. No meio de tudo isso, Peaky Blinders fez o melhor retorno até agora. Ótimas expectativas pra essa temporada.

Episodio 4x1 2017-11-21 12:16:31

que tiros :v

Episodio 4x1 2017-11-21 12:23:28

Michael caiu no primeiro tiro, acho que tem chance pra ele. Mas John :/

Episodio 4x1 2017-11-22 06:56:44

a gente nem comentou sobre que fim levou finn, hehe

Episodio 4x6 2017-12-24 01:43:01

Dono de todo poder, continuaria a escutar as pás cavando atrás da parede e ansiando para que o sol o lembrasse que conseguiu passar por mais uma noite. Há vazios impreenchíveis, Tommy.

Episodio 5x2 2019-08-31 12:05:32

Peaky Blinders retornou com um Tommy cada vez mais entristecido, chamado pelo fantasma de Grace, cercado por familiares vaidosos e, quando não pouco eficientes, problemáticos. Principalmente após a morte de Grace, tudo pesa pra ele com a inconfundível carga do cansaço. E ele não pode dormir. Não pode deixar suas crianças andarem por terras nas quais bombas foram semeadas por inimigos que insistem em brotar. Não pode deixar de se responsabilizar pelos aliados mesmo desconfiando deles. Não pode fugir do ódio, da violência, da disputa constante por um poder que talvez ele nem valorize mais. Dói quando a granada o tenta a explodir tudo e então vemos que ele sabe que não pode morrer agora, sem deixar um campo seguro para os filhos. Tommy viu que o poder pode ser muito fluido e sua sede parece definitivamente ter acabado.

Talvez por isso os outros personagens me pareçam tão rasos. Talvez seja porque a série conseguiu fazer da inicialmente tão fatal e competente Polly apenas um bibelô que rende bons closes e solta algumas palavras de efeito (mas vai ter uma participação que parece essencial em algum momento pra justificar sua fama). Ou porque as mulheres parecem perdidas entre amores e ambições inconsequentes. Ou porque Michael está cada vez mais insuportável e mimado. Tommy não leva apenas os personagens nas costas. Leva a série também. Pesa nele e pesa na gente.

Episodio 5x2 2019-08-31 12:18:57

Pra mim nesses dois episódios eles vieram se superando... maravilhosa!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries