IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Transparent By Bernardo G.S.





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2015-12-23 20:02:38

Os anos em que Jill Solloway trabalhou como roteirista de Six Feet Under tiveram uma influência enorme em Transparent. Apesar de a pegada da série da Amazon ser outra, diria que é até mais moderna e mais cômica, é impossível não notar essa vibe SFU. Temos uma família como protagonista, e assim como foi na série da HBO, cada um deles é muito peculiar e possui motivações diferentes. Há, por exemplo, o homossexual enrustido (a filha mais velha) e a caçula vivendo aquela crise de sempre que todo jovem tem, e por aí vai... Sem esquecer da visão solitária de Los Angeles que Alan Ball tinha, e que agora se repete na série da Jill.

Apesar de transparecer em Transparent (trocadilho sem querer) todas essas semelhanças com Six Feet Under, a proposta das duas é obviamente diferente. E honestamente, adorei demais este piloto. Essa é mais uma daquelas séries que evidenciam o quanto a TV segue numa mudança constante, pois além de ser produzida (e lançada toda a temporada de uma só vez) pela Amazon, que nem emissora de TV é, toca em assuntos ainda mais delicados do que estamos acostumados, e além de tudo, tem um brilhante e inspirado Jeffrey Tambor cravando o grande papel de toda sua carreira, sua obra-prima.

Gostei!

MVP: Jeffrey Tambor.

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2015-12-27 22:18:19

Leo, você é o único que tenho certeza que todos meus comentários em todas as séries, hehehe. Abraços... Transparent é demais!

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2017-12-24 15:59:00

Valeu Felipe! E boa tua observação sobre o estilo de direção, que na época eu não havia percebido, mas que realmente é bastante influenciada por SFU.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2015-12-23 20:05:11

"MAURA: My whole life I've been dressing up like a man. This is me". Minha nossa, depois dessa é oficial: Transparent é de fato uma série excepcional.

MVP: Jeffrey Tambor.

Episodio 1x3 - Nota 7.5 2015-12-23 20:19:40

Também acho que a história da Ali é a menos interessante (até agora), porém não vejo essa trama como aleatória, definitivamente não. Ela vive um caso parecido com a Claire de Six Feet Under, é a caçula com a mentalidade mais "deslocada" em relação a família, tá naquela fase em que quer experimentar tudo e mais pouco, o clássico período de transição para a maturidade. Esse episódio foi importante para ela, pois, como você mesmo disse (e acertadamente), foi um episódio repleto de finais frustrantes para os personagens, num estilo à lá Caio Fernando Abreu. A cena dela drogadona no Uber foi incrível, encerrou perfeitamente a "jornada" dela do episódio, e ainda cravou a marcante passagem: "being alive is being sad", dita num momento oportuno pelo motorista armênio, que também define perfeitamente qual tem sido o dilema da vida dela.

Episodio 1x10 - Nota 9 2016-01-17 18:26:46

Transparent, ah minha Transparent querida! Tudo nessa série é tratado duma maneira cuidadosamente detalhista e verossímil. Boa parte da genialidade da série fica implícita, escondida na quietude, seja em diálogos que parecem despretensiosos (Syd falando sobre o Josh para a Ali), ou em momentos que parecem totalmente avulsos ou sem sentido (Rita chegando no funeral). E é a vida quem está sendo representada com fidelidade em Transparent, é a vida numa pegada "cômica moderna", vide Josh descobrindo que tem um filho (e meu deus, como eu ri disso). Cada membro da família Pfefferman é singular, são pessoas complexas interpretadas por atores que atingem a excelência no que fazem, cada um deles está passando por uma evolução constante. E a vida é isso: evolução. Transparent é com certeza uma das melhores séries já feitas, não me arrependo de ter visto essa lindeza. E baseado no que já vimos, é impossível a 2ª temporada não ser melhor, tem tudo para ser ainda melhor.

Três melhores episódios da temporada (in my opinion):
1x06
1x07
1x10

MVP: Jefrey Tambor.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2016-01-20 16:18:48

Na moral, alguns episódios de Transparent têm uma direção acima do nível. Tanto a cena inicial quanto a final deste episódio foram memoráveis. Jill Soloway já é uma das artistas que mais admiro no meio do audiovisual, é um talento incrível, fora que, pelo que li nas citações dela no livro Homens Difíceis, parece ser muito gente boa, um amor de pessoa.

Sobre a Sarah, não esperava que ela fosse largar a Tammy da maneira como foi. Chega a ser irônico ela gastar horrores com uma festa de um casamento que nem sequer chegou a ser oficializado.

Josh e Colton é a melhor dupla < 3 Parece que o Colton desperta tudo o que há de melhor no Josh. E god bless Jay Duplass, que cara engraçado.

Enfim, 2ª temporada começou confirmando minhas expectativas de que seria ainda melhor que a antecessora. Cada episódio de Transparent é um soco no estômago, é uma série ousada e linda ao mesmo tempo. Com certeza esses personagens centrais carregariam a série por diversas temporadas.

MVP: Amy Landecker.


Episodio 2x3 - Nota 8 2016-01-20 16:26:05

Repitindo o que já disse antes: alguns episódios de Transparent têm uma direção de primeira qualidade, OMG!

Josh é o personagem que mais evoluiu na temporada. Só não é meu personagem favorito porque na verdade em Transparent todos são. Espero que ele e a Raquel comecem a se entender, mas no fundo não acredito que isso irá acontecer, eles não combinam, ambos fazem questão de dificultar as coisas um para o outro. Se eles parassem com frescura e começassem a abrir a mente sobre como é a realidade para cada um, acredito que iriam dar certo.

Maura melhor pessoa < 3
Que dó dela na cena em que descobriu que barrou aquelas mulheres de entrarem naquela comissão no passado. Aconteceu com ela a pior coisa que poderia ter acontecido desde que se assumiu trans: se sentir como um homem novamente.

MVP: Jay Duplass.

Episodio 2x3 - Nota 8 2016-01-20 16:31:18

Na conversa com a poetisa, aconteceu a pior coisa possível com a Maura desde que se assumiu trans: se sentir como um homem novamente.

Episodio 2x4 - Nota 7.5 2016-01-20 16:34:32

A cena da Maura com a advogada no bar me devastou, minha nossa, Transparent toca em assuntos complexos de uma forma que nunca vi antes, a carga dramática de algumas cenas são maiores do que parecem.

Sarah na escola >>>> all.

MVP: Amy Landecker.

Episodio 2x7 - Nota 8 2016-02-02 21:29:58

Meu Deus, a Syd e a Ali escutando músicas do Kurt Vile, como Pretty Pimpin e I'm an Outlaw, PQP, que emoção!!! Escutar uma música que você ama numa série que você ama... Não tem preço. Mais um motivo para adorar Transparent: trilha sonora.

E me decepcionei com a Maura, ela vacilou em tentar colocar a Davina contra o Little Carmine de Sopranos, realmente não era da conta dela. Agora, sinto certa pena da protagonista, que, a cada episódio que passa, fica mais sozinha.

MVP: Jay Duplass (e Kurt Vile).

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2016-02-02 23:23:30

As 3 cenas que marcaram o episódio:
- Flashback
- Maura e Shea
- Cena final.

MVP: Jeffrey Tambor.

Episodio 2x9 - Nota 9 2016-02-02 23:39:00

Nossa senhora, essa sequência final foi de tirar o fôlego. A ideia desse episódio foi muitíssimo bem-executada, nunca tinha visto antes uma série tratar de preconceito dentro do grupo LGBT, que, ironicamente, é um grupo que sofre demais com isso. Não tenho muita propriedade para falar sobre o assunto, mas num primeiro momento acho a indignação da Maura algo bem compreensível. Fora, é claro, a decepção dela. Ela foi àquele acampamento com o mesmo objetivo da maioria daquele pessoal, poder passar um tempo sem ser julgada. Nesse aspecto, algumas daquelas feministas radicais se revelaram hipócritas.

Quanto ao flashback, que mostra os antepassados dos Pfefferman, pelo contexto histórico, já imaginava que teria um desfecho nesse estilo. Porém, o que beirava a previsibilidade se revelou um espetáculo, visto que a montagem daquela cena foi GENIAL.

Só senti um pouco da falta do Josh. Não consigo sofrer repulsa por nenhum dos protagonistas (sei lá, me parece que a grande maioria não suporta Ali e Josh), o Josh é de fato bem egoísta (parece que egoísmo é o nome do meio de todo Pfferferman) e muitas vezes babaca, mas ele é uma pessoa bem-intencionada. Digo, nós sabemos que Josh, Maura, Ali, Sarah e Shelly são pessoas cujos defeitos são bem "extravasados", porém também sabemos que são, no fundo, boas pessoas.

MVP: Jeffrey Tambor.

Episodio 2x10 - Nota 9.5 2016-02-04 20:59:21

To chorando litros. Meu Deus, que final mais emocionante! Honestamente, jamais imaginei que fosse me emocionar tanto vendo Transparent. Final lindo do episódio mais lindo da série mais linda! O desenvolvimento de toda a temporada foi competente o suficiente para fazer desse final o melhor possível: Maura indo, finalmente, se revelar para sua mãe Rose (e imagino que a Maura ainda nem saiba da história de Gittel, irmã trans de Rose pega pelos nazis), personagem cujos flashbacks terminam justamente com o nascimento da própria Maura/Mort.

Mais uma vez Transparent capricha com uma temporada excelente! E a 3ª tem tudo para ser ainda melhor.

MVP: Jeffrey Tambor.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2017-02-08 00:54:44

Acho que esse foi um dos meus episódios favoritos em toda a série. Aliás, gostei bastante das duas primeiras temporadas, mas nessa 3ª, até o momento, eu vejo que Transparent finalmente entendeu a si mesma, e está acertando demais no tom.

Parece estranho, pois foi um episódio sem a Maura, a "suposta" protagonista da série. Mas é isso mesmo, botei "suposta" entre aspas mesmo, porque, se analisarmos, Maura só foi O CENTRO de todas as atenções no piloto de Transparent e em certos momentos da 1ª temporada. Nos demais momentos, destaque crescente, e merecido, às controversas figuras de seus filhos e ex-esposa. A série é tanto de Shelly, Sarah, Josh e Ali, quanto de Maura. Já é uma obra inovadora para o entretenimento seriado em diversos aspectos, que trata não apenas de um idoso que se assumiu trans numa idade avançada, mas também sobre o como essa decisão impactou fortemente na vida de seus egocêntricos, tóxicos, infelizes e realistas parentes, que porém, não são nada transparentes.

Sarah, Josh e Ali, nesses últimos anos, foram alguns dos melhores personagens que a TV teve a oferecer. Alguns dos mais desprezíveis, ou dignos de repreensão? Certamente, mas também, são figuras que se aproximam bastante de muitos de nós, personas verossímeis. Há um pouco de, cada um deles e suas maluquices e babaquices, na gente.

Este episódio foi ótimo e deu alta atenção a Josh, mostrando o que o personagem tem de melhor e de pior a representar sobre o ser humano moderno na nossa sociedade urbana pós-industrial. Mas "The Open Road", além de seu brilhantismo dentro de sua história, ao meu ver, serve como um divisor de águas na série, por ser o primeiro episódio em que Transparent finalmente admitiu, em tela, um grande fato: a série não é só SOBRE A MAURA.

Parece que não apenas os personagens da série saíram do armário, e admitiram para o mundo suas preferências. Agora foi a vez de a própria série fazer isto.

Episodio 3x10 - Nota 9.5 2017-02-12 13:53:31

Termino esta brilhante temporada, tendo a Shelly como minha personagem favorita. O 3º ano de Transparent foi o que mais explorou até agora a personagem, e agora sabemos mais sobre ela do que nunca. Entre muitos maus tratos que sofreu como pessoa, destaca-se o abuso sexual que sofreu de seu professor na infância. Haja força para manter essa informação guardada para si por tanto tempo. Finalmente ela se libertou.

Aliás, o tema do episódio foi libertação. Shelly foi o destaque, mas "Exciting and New" nos mostrou o início de novas eras nas vidas de Josh (mais solitário do que nunca, muito por causa de seu ego), Maura e Sarah (que continua sendo uma pessoa desagradável, mas que parece estar começando a valorizar mais o que é prioridade em sua vida).

Uma pena que as histórias da Ali não foram tão legais este ano. Sendo ela, em partes, uma auto-personificação da criadora de Transparent, eu esperava mais dela, que passou a temporada inteira servindo como intermediária na vida de seus parentes, ou trancafiada em discussões com a desinteressante Leslie. Ao menos a atriz conseguiu um grande momento interpretando Rose no episódio 8.

Menção honrosa a outros três episódios favoritos da season:
03 - To Sardines and Back
06 - The Open Road
08 - If I Were a Bell


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Bernardo G.S.

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries