IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Last Kingdom By Paulo





Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 00:06:37

Qual é o nome da série que veio salvar essa Fall horrorosa e por que The Last Kingdom ?

*Menção honrosa a Quantico.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 01:59:22

Eu me recusei a ver Blindspot porque o trailer não me convenceu, mas quem sabe eu dê uma segunda chance e mude de opinião.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 02:11:09

Metascore: 78 dada pelo Metacritic, baseada em 15 reviews e todas positivas. E tô confiante de que essa não vai me decepcionar como TBE.

Vem Uhtred de Bebbanburg, vem Inglaterra, vem Wessex, vem shield wall!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 11:40:43

As Cronicas Saxônicas do Cornwell são fantásticas. Também tenho confiança de que a adaptação vai ser primorosa.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 11:51:10

Procedural não é minha praia também, mas decidi ver Limitless por dois motivos: Jennifer Carpenter e por ser adaptação do filme. O problema de séries procedurais é a viscosidade do roteiro sempre seguir casos semanais, o que torna algo bem cansativo, mas por enquanto Limitless tá mastigável e não tá monótona.

Into the Badlands também tá na minha grade. Pelo o trailer a série vai ser foderosa. Tô na espera!

Quanto a Blindspot, talvez eu dê um tempinho e confira o piloto.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-10 13:04:20

Nem fala, TBE me decepcionou bonito. Já até retirei da grade!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 14:48:31

Sim, os nórdicos eram extremamente estrategistas e sanguinários (vide Ragnar, Vikings). E o fyrd saxão era composto por agricultores que muitas vezes eram obrigados a lutar. E era isso que faziam os nórdicos sempre enxergarem a vitória.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 16:36:41

Quando se trata de fidelidade entre obra original e adaptação, é impossível as duas estarem equiparáveis. Por isso não vou levar a sério esse lance. Não é regra, mas dificilmente encontramos ambas lado a lado e plenamente fieis. Audiovisualmente falando, a adaptação me surpreendeu bastante. Há sim pequenas e poucas discrepâncias na história, nada de tão fatal, como o fato de Brida ter sido substituída por Rorik, filho mais novo de Ragnar, e não ter sido encontrada na fronteira de Ânglia Oriental com Mércia. Mas por outro lado, mantiveram a autenticidade dos livros de Cornwell, e muitas das referências estiveram presentes, como quando Ravn avisa a Uhtred pra jamais enfrentar Ubba, a forma como Sven foi punido, exatamente igual ao livro, o incêndio e vários outros momentos que seguiram na mesma estrutura original da história.

Não acho que o teor do episódio tenha sido mais lento do que rápido, ou vice versa. Na verdade foi um pouco dos dois. 45 primeiros minutos foram mais lentos, já os 10 finais foram mais ágeis e dinâmicos. A transição do pequeno Uhtred ao Jovem Uhtred foi reforçada pelo simbolismo da cena quando ele é jogado no rio por Ragnar, escancarando a ideia de um cristão que agora é lecionado por um pagão. Pois essa é a verdadeira história dos livros. Por isso acredito que o salto temporal não foi drástico. Só me incomodou um pouco o fato de não mostrar Bafo de Serpente, pois como sabemos (leitores), é na infância de Uhtred que ela é moldada. O único recurso que poderá abrir essa fenda será por meio de flashbacks, inclusive momentos dele com Ragnar.

Não há um personagem que eu não tenha gostado ali. O elenco foi muito bem escolhido. Alexander incorporou bem Uhtred. Não o orgulhoso, mas a essência do forte, sorridente e brincalhão do primeiro livro. Já Beocca é descrito como um padre que tem um olho vesgo e uma mão paralítica, mas não vejo problema no fato da adaptação não ter seguido essa estética. Acredito que o proposito foi deixar o personagem mais carismático pra melhor abraçar o público. Ubba, eu gostei pakas de Ubba. Um Ivar amedrontador, mas com um jovial espírito e senso de Ubba. Outros como Ravn e Brida eram exatamente como eu imaginava.

Pra finalizar, o piloto foi ótimo. Diálogos precisos e fotografia belíssima. Fiquei extasiado com o shield wall, até me arrepiei na hora. A série tem tudo pra ser uma das melhores desse ano, por isso tô confiante e minhas expectativas estão altas. Já quero ver mais referências aos deuses e a cultura do Yule. Será primoroso acompanhar a digressão e a história de Uhtred de Bebbanburg, audiovisualmente falando. Ansioso pelos próximos capítulos!

Só vou sentir falta de Ragnar dizendo como um deus pode desaprovar uma boa trepada, hehe!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 16:45:01

>>> Spoiler do livro: O Último Reino <<<

Rorik era super gente fina, haha! Se não me engano, não era ele que sempre vivia doente ? Acho que apressaram a morte dele. Mas se ele estivesse vivo seria bacana também. A batalha na colina de AEsc é um dos momentos que eu mais gosto nos livros. E sim, senti falta dos saques também!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 16:54:16

Intro com uma estética muito bonita, em destaque a queda dos três primeiros reinos saxões e por última, a frustada tentativa de invasão a Wessex, metáfora pelo fogo. Shield walls, navios, batalhas...Puta que pariu, essa série vai ser fodasticamente linda!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 21:51:02

O momento em que Uhtred encontra Alfredo e vê ele confessando os pecados perante a Beocca é uma das partes mais fodásticas. Pena que não veremos esse momento!

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-12 22:15:22

É subjetivo, mas acho o de Vikings bem mais superior. E apesar de algumas perversões em sua cronologia histórica de fatos (englobando toda a série), ela é bem mais rica, culturalmente falando. Retrata de uma forma fantástica como eram os Vikings. Pagãos, sanguinários e bárbaros ao mesmo tempo.

Não criticando o de TLK, é claro, na qual eu gostei muito. É só questão de gosto mesmo.

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-11 17:19:07

Não sei o que é pior, se é o 3.5 da pessoa dado ao episódio ou se é seu Top 10.

Degradante!

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-11 22:56:08

Também estou lendo as Crônicas Saxônicas. Já estou quase concluindo O Cavaleiro da Morte. A leitura é muito primorosa e a digressão de Uhtred é fantástica. A descrição das batalhas, shield walls, uau...Só titio Cornwell sabe descrever mesmo.

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-11 23:20:12

Realmente, não dá pra levar a sério!

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-13 16:51:38

Quem é essa TBE que eu nem conheço ?! Ashaushau!

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-21 00:26:37

Haha! A ousadia é uma das características de Cornwell. Você ainda vai ver muito disso pela frente.

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-21 01:54:01

The Last Kingdom em seu segundo episódio manteve a mesma qualidade que seu anterior. É muito cedo pra afirmar, mas por enquanto na minha opinião TLK é a melhor proposta dessa Fall. O teor de desenvolvimento está numa fronteira entre o bom e ótimo, e produções com embasamento histórico sempre foram minha quedinha, e a série está bem fiel neste ponto. Minhas expectativas só aumentam!

Pra quem não tem mechas douradas, Alexander esta fazendo jus ao seu papel de Uhtred de Bebbanburg. O ator captou bem a essência feroz, jovial e brincalhona dele. Já tinha frisado isso anteriormente, mas só reforçando mesmo. A temporada está chegando na momento da digressão de Uhtred, e será interessante ver ele encarar a dualidade de dois mundos, marcada pelos dinamarqueses e saxões. Inglaterra será palco de constantes e grandes batalhas, e Alfredo precisará de homens como o Uhtred, guerreiros e acima de tudo, fiéis. Confiança é o que está sendo posta no plano de relacionamento que Uhtred terá com Alfredo, e com certeza, essa será uma das melhores passagens da série. E por falar no Alfredo, gostei pakas dele, nunca o odiei e o fato dele ser um grande homem devoto e culto sempre me despertou esse aprecio que tenho pela figura dele. A morte de Edmund foi bem chocante e muito bem executada, até me impressionei. Dispensa comentários.

Bafo de Serpente linda demais, já tinha perdido as esperanças de vê-la sendo forjada, mas me enganei. Ótimo! Tô gostando demais da personalidade do Ubba, exatamente como eu imaginava. Quanto a Brida e Uhtred, já vi que a série vai manter o lado ousado dos livros, então vai ser interessante ver essa pegada entre eles. Momento ímpar foi ver Beocca reencontrando Uhtred novamente e com um sorriso estampado no rosto, vendo que ele se tornou um grande homem com o tempo. Impagável mesmo foi ver Leofric chamar earsling. Só espero que não ele não substitua Steappa (rival de Uhtred), e não coloque ele contra Uhtred. Uma das melhores relações que ele tem é com Leofric. Não estou pronto pra ver uma rivalidade entre eles dois.

Por fim, nunca pensei que iria ver a batalha da colina de AEsc frente a tela, mas já vi que vou. Vai ser sensacional ver o embate paganismo x cristianismo, alias, essa é a verdadeira história por trás das crônicas. Vem TLK!

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-21 12:36:49

O problema é saber qual a música mas acredito que a artista que faz a voz é a mesma que faz a intro da sérié, Eivør.

Episodio 1x2 - Nota 8 2015-10-22 17:20:32

Opa, a primeira temporada é baseada nos dois primeiros volumes, que são, O Último Reino e O Cavaleiro da Morte. O resto do sequenciamento você pode encontrar aqui neste site: http://thelastkingdom.co/

É só ir na aba "Crônicas Saxônicas" que você irá encontrar os títulos. O livros você pode encontrar na internet em formato de PDF ou EPub, fica a sua preferência. Enfim, pode ir sem medo, os livros são ótimos.

Episodio 1x3 - Nota 8 2015-11-03 13:27:01

Estou totalmente extasiado com a série. Nem é bem uma produção que segue 100% equiparável a obra original, mas é um primor ver audiovisualmente falando toda a história por trás das crônicas saxônicas.

Claramente eu tô gostando demais do Alfredo. E a cada episódio se confirma mais uma vez o apreço que eu tenho por ele. Alfredo é totalmente devoto, cristão mas é muito empolgante ver todo esse lado estrategista dele e que mais tarde se tornará toda a resistência de Wessex contra os dinamarqueses. Foi muito intenso quando ele enfrentou Ubba e Guthrum na tentativa de acordo de paz. Os danes subestimaram Alfredo e ele mostrou que não é tão estúpido quanto eles pensaram. Acredito que o capítulo tenha dado mais destaque a Uhtred e Brida, mas Alfred também teve um espaço considerável, e o maior primor em cima do personagem na série tá sendo essa fidelidade de personagem na fronteira entre produção audiovisual com obra original. Tenho a sensação de que ele é bem mais Alfredo na série do que nos livros, e isso é bom um sinal. Frisemos o ímpeto dele em pular a cerca, haha.

Nesse clima de guerra, tô gostando de ver a confiança que Alfredo está depositando em Uhtred. Embora ele use Alfredo pra conquistar de volta Bebbanburg, tá muito interessante essa dinâmica entre eles e como ele busca conselhos de guerra em Uhtred. O ruim disso tudo é a ruptura de relacionamento que ele teve com Brida dado ao acordo de 1 ano que ele selou com Alfredo. E devo dizer, foi muito triste a cena de despedida entre eles (como também a cena do aborto sofrida por ela). Nesse embalo de desenganos e insatisfações, por outro lado tá super bacana também de acompanhar a evolução da amizade dele com Leofric. Os xingamentos estão afiados, exatamente como acontece nos livros. Nem preciso frisar sobre Aethewold, a infantilidade é a maior característica do garoto.

Momentos finais foram muito intensos. Quase chorei quando ele encontra Ragnar e o abraça. Que cena linda! No mais, a série tem me satisfeito até aqui. Exceto algumas críticas referente a cerca dos navios, que ainda espero eles mostrarem com mais clareza na série. A única decepção que tive no capítulo foi por não ter visto a batalha na Colina de AEsc, assim como a fúria dos saxões e a surpresa estampada no rosto dos dinamarqueses. Nunca pensei que ia ser otário, fui otário. Enfim, tenho esperanças para a série crescer e continuar melhorando!

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2015-11-04 14:30:37

Né, que porra!

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2015-11-05 15:04:20

Alfredo é cínico ao mesmo tempo que é inteligente. Ele sabe que Uhtred é um guerreiro de valor e possui conhecimento sobre os dinamarqueses. Por isso ao oferecer a mão de Mildrith fez cravar um débito no nome dele como símbolo de comprometimento com Wessex (Inglaterra). Uhtred ficou puto, mas serviu pra mostrar como Alfred é um homem que não é subestimado.

Por outro lado, gostei bastante de Mildrith, e a aura dela de devota. Soou engraçado como Uhtred a todo momento ficou elogiando ela por ter uma mulher tão bonita. Já Aelswith, mulher de Alfred, super ácida e mal-humorada. Exatamente como se retrata nas crônicas. Não merece comentários.

Cada vez que Leofric chama Uhtred de earsling dou uma risada. É sensacional esse sarcasmo e humor negro que ele tem. Tô curtindo demais essa dinâmica entre eles dois. Já com Odda, O Jovem, tá em fase de efervescência essa rivalidade, mas não tão menos interessante. No mais, foi muito emocionante o momento em que Uhtred reencontra novamente Ragnar, O Jovem, e como teve aquele embate com Guthrum e Ragnar o defendendo. Foi muito bom também ver ele novamente com Brida. Adoro demais ela.

TLK tá engrenando e tô curtindo a adaptação. Dado os acontecimentos, parece que vai ter uma treta maligna entre Uhtred e Ubba.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2015-11-10 12:34:18

Já consegui ver 5 capítulos de Outlander sem legendas numa boa, haha! Mas falando sério, séries como ela, TLK, Sherlock, o inglês britânico não ajuda mesmo não o telespectador brasileiro.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2015-11-10 13:35:58

Melhor capítulo até agora. E definitivamente esse veio pra provar que muitos dos fãs das crônicas estavam errados sobre essa personalidade dele cristã em frente a tela ao longo desses 4 episódios. Pagaram a língua, porque Uhtred mostrou que é tão impulsivo, pagão, feroz e guerreiro de guerra tanto quanto os dinamarqueses. E o capítulo propositalmente mostrou essa sutilidade no conflito de crenças de Uhtred, nutrida pela devoção aos deuses pagãos devido a humilhação causada por todos aqueles que seguem o Deus cristão. O rápido desapego de Mildrith, a fúria por Alfredo, como também a morte do serviçal corrupto, mostram a verdeira personalidade de Uhtred por trás das crônicas.

Um ponto negativo que o roteiro do capítulo teve foi não mostrar a Batalha de Cynuit, assim como a verdadeira execução da morte de Ubba. A cidade foi pouco mostrada, mas convenhamos, o duelo entre eles dois foi muito bem executado. A fúria de Ubba como um berserker juntamente com movimentos rápidos em empasse da ferocidade de Uhtred como um jovem guerreiro foi excepcional. Uma coisa que venho procurando em The Last Kingdom é eles mostrarem com mais clareza os navios e uma batalha corpo a corpo digna de uma grande shield wall com a presença de Uhtred, mas devo dizer, se isso foi espetacular imagina uma grande e verdadeira batalha mostrada em frente a tela.

Pelo visto não teremos Steapa, mas a interação de Uhtred com Leofric, os xingamentos, e os diálogos tá bem bacana. Quanto a Aelswith, a personagem vem ganhando o ódio rápido do telespectador, exatamente como deveria. No mais, a cena do penitenciamento de Aethewold e dos navios sendo queimados foram também um dos momentos que se destacaram no capítulo. De longe, esse quinto capítulo foi um dos mais fieis em comparação com os livros.

"Kiss my arse! You and your god!" - Uhtred.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2015-11-18 17:01:32

O que era previsível acabou se concretizando, Leofric substituindo Steapa no Witan. No entanto, acredito que nada disso mude na dinâmica dos dois, pois há muita reviravolta pela frente, por mais que eu sinta que o próprio Steapa seria essencial na história. Já a mudança do nome Svein pra Skorpa (do Cavalo Branco) é entendível também, até porque há o Sven, filho do Kjartan, então não há chances do telespectador se confundir. Só faltou o cavalo branco, mas a incorporação do personagem foi incrível. Berserker, com um semblante bem psicopata e furioso. Curti bastante a caracterização dele, figurino, maquiagem, e então...!

Uhtred, o orgulhoso, O Sem Deus está cada vez mais sensacional, e essa camada pagã do personagem tá sendo dosada aos poucos. E nesse sexto capítulo essa faceta foi explorada na forma como ele não queria que Mildrith batizasse o filho, além do fato de que ele não iria se curvar diante de um outro deus ou rei. Adjunto a isso, a história começa a fazer a transição na relação entre ele e Mildrith, onde no início era tudo só elogios, agora vemos que Uhtred não tem os mesmos olhos para com ela. Confesso que senti uma certa lástima por ela em vários momentos, apesar dela não ter culpa do marido que tem.

Já o maior destaque do capítulo foi Iseult. Devo dizer que não havia gostado da atriz a primeira instância, mas aos poucos ela provou ser misteriosa e excêntrica, exatamente como nas crônicas. Só não achei ela tão bonita como imaginava nos livros. Finalmente tivemos cena de batalha, e os sequenciamentos de Uhtred com Skorpa enfrentando os homens de Peredur foram muito boas, mas nada substitui os navios e o mar, e essa é a única crítica que tenho contra a produção. A cena final do Witan reservou muita tensão e bons diálogos com a fúria de Uhtred e Leofric apelando pra ir numa luta contra ele até a morte. No mais, The Last Kingdom tá evoluindo bastante, e como leitor/telespectador, a produção tem sim suas falhas, mas se tornam insignificantes diante da magnitude da série.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2015-11-22 11:36:50

Nesse site você pode encontrar os títulos: http://thelastkingdom.co/cronicas-saxonicas/livros/

Episodio 1x7 - Nota 9 2015-11-24 12:10:17

Razões pelas quais Uhtred não ter ido com os dinamarqueses (trecho do livro "O Cavaleiro da Morte", capítulo 6, segunda parte).

"Eu poderia ter me juntado aos dinamarqueses na campina. Falava a língua deles, e com o cabelo comprido e os braceletes, parecia dinamarquês. Mas Haesten estava em algum lugar em Cippanhamn e poderia me trair, e Guthrum não gostava muito de mim. E mesmo que eu sobrevivesse, a coisa ficaria difícil para Leofric e Iseult. Aqueles dinamarqueses estavam num clima feroz, empolgados com o sucesso fácil, e se uma dúzia deles decidisse que queria Iseult, iria tomá-la quer achassem que eu era dinamarquês ou não."

Episodio 1x7 - Nota 9 2015-11-24 12:57:12

Capítulo satisfatório como um todo. Em destaque, Alfredo e Iseult. Alfredo por mostrar apreensão e medo pela possível morte do filho, Eduardo, assim como também tendo evidenciado uma fraqueza e impotência diante da queda de Wessex. Já Iseult, realizando o ritual pagão e salvando o filho de Alfredo conferiu o momento mais singelo do mesmo (diante de tantas coisas omitidas na produção, fiquei feliz por essa não ter sido uma delas). Eu tinha uma ideia diferente de como seria Iseult, visualmente falando, dado as passagens dos livros, mas parece que Charlie Murphy me convenceu e o papel se encaixou perfeitamente com ela.

Em parâmetros técnicos de caracterização, o uso de escudos retangulares ainda me incomoda um pouco, mas nada de tão importante. No entanto, em relação aos navios nem é preciso falar, e esse certamente me entristece um pouco já que não é mostrado com tanta clareza, como quando acontece nos livros, com Uhtred velejando e frisando citações. As passagens são primorosas, e omitir essa característica deixa um leitor como eu, totalmente frustado.

O sequenciamento da invasão dos dinamarqueses no momento Uhtred x Leofric foi bem tenso, e nessa hora nada foi mais impagável que ver a covardia de Odda, O Jovem, em seu momento mais infeliz de desespero. Cadê a voracidade que tinha nos mais momentos de ignorância e sarcasmo ? Hein...? Senti uma certa pena pela Aelswith com Eduardo doente e toda aquela aflição dela. O momento foi bem o filho sofre, a mãe sofre. A única solução seria se entregar aos poderes da bruxa pagã. Se entregar àquela depois de todo o veneno soltado, se entregar a Iseult.

No mais, com o ritmo que vem tendo, mesmo apesar de algumas discrepâncias, TLK tem me impressionado com sua engrenagem e só espero por uma renovação. Tô super empolgado pela SF com a Batalha de Ethandun, que foi uma das batalhas mais importantes, senão, a mais decisiva no reinado de Alfredo e da formação da Inglaterra. Que venha o 8th capítulo!

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2015-12-03 12:35:59

"Destiny is all" - Uhtred

Fiquei extasiado com essa SF. Pra início de conversa, achei ele um pouco lento no início, mas depois foi engrenando e dando mais forma. Na verdade, foi tenso como um todo, e gritei, principalmente na hora batalha. Suei bastante vendo a dança das espadas, vidas se tornando sangue e cabeças sendo dilaceradas. Como genuíno foi Alfredo ter visto os homens que atenderam ao seu chamado, assim como ter evidenciado seu júbilo de batalha. Como senti um prazer enorme ao ver o Odda, O Jovem, morrer, e como fiquei triste pela morte da Iseult (tão cedo) e do Leofric. Se teve uma coisa que realmente me incomodou em tudo isso, e não sei se vai de acordo com as opiniões externas, foi o momento onde Uhtred salta sobre a parede de escudos. Na minha ótica, essa passagem não foi bem vinda por mim. Uhtred catalizou toda a fúria de um berserker, isso foi sensacional, mas esse momento não desceu no meu gosto, no entanto, eu entendo perfeitamente por ser uma adaptação. Tirando isso, e considerando esse momento de guerra, toda a mística da parede de escudos que o B. Cornwell descreve nos livros de forma assustadora e intensa, foi alcançada.

Se Uhtred é considerado o grande herói das crônicas, Alfredo me conquistou em tela. A transição de Uhtred como homem, seus questionamentos sobre Alfredo, principalmente sua lealdade sobre ele, mas sem perder sua essência de dinamarquês, que ora muitas vezes foi questionada por muitos dos fãs (essencialmente daqueles que participam dos livros também), onde transformou Uhtred mais humano, mais vulnerável de falhas, transformou essa passagem a maior característica da série, visualmente falando. Eu cito isso aqui porque nos livros é criada uma maior certa simpatia pelo o Uhtred, em contraste com Alfredo, que geralmente imprimimos ele como um devoto sério e árduo de suas decisões, então o ódio reina sobre ele. TLK mudou completamente isso, permanecendo com a mesma carisma que o leitor tinha pelo o Uhtred, no entanto, Alfredo ganhou neste quesito, mais em frente a tela (assim como tenho certeza que vários outros fãs concordam), e sua caracterização foi um fator decisivo pra isso, permitindo assim, que minha opinião mudasse completamente a respeito dele. Uhtred é o herói, porém, agora Alfredo passa a ser meu favorito da série. Ovaciono o David Dawson por ter captado a essência do personagem tão maravilhosamente, e ao Alexander Dreymon. também, que apesar de não ter seus cabelos loiros de Uhtred, incorporou bem o personagem. Destaque a ele na cena dele abrindo a cova do bebê com as mãos e chorando, na qual foi bem triste, e ele matando o Skorpa também, o que foi incrível.

Essencialmente falando da série em comparação da obra original, há distorções, mas é o que eu já havia afirmado em capítulos anteriores, elas nunca estarão completamente equiparáveis. Mudanças podem ser bem vindas, como já outras não, o que acaba sempre sendo entendível por ser uma adaptação. The Last Kingdom começou engatinhando, mas ganhou bastante ritmo em sua reta final. Essa compilação de capítulos foi boa como um todo, e não vejo como uma não renovação possa ser sinônimo disso. Sem mais delongas, que venha o segundo ano da série, com mais recursos, mais personagens e mais capítulos!

Menção honrosa: Beocca, padre, profeta e herói de guerra. Mito é pouco.

Episodio 2x1 - Nota 9 2017-03-25 11:36:37

Não deixo de dizer que fiquei perdidíssimo com o retorno, mas mesmo assim não deixou de ser excelente. Pouco lembro do que aconteceu nos dois primeiros livros, pois faz bastante tempo que li. Não continuei adiante e então tudo que virá a partir de agora será inédito pra mim. Fiquei bastante otimista com o capítulo porque já nos deu um fragmento de que a temporada será tão boa quanto a primeira. Cenários conflituosos virão e uma ruma de novos personagens e inimigos marcaram o bom retorno dessa temporada. Kjartan vai ser o antagonista pessoal do Uhtred, assim como o Sven, e já dá pra ver que eles não irão passar desse ano. E não são somente eles que se revelam vilões, mas também o Abade Eadred, quanto ao plano de instalar o ex-escravo dinamarquês Guthred como rei em Cumberland, que de acordo com a sua duvidosa profecia, instala dúvidas a mim quanto a seus planos ocultos.

Senti muita falta de Leofric e da amizade que ele tenha com o Uhtred. No entanto, Hild em tão pouco tempo se provou que pode ser uma satisfatória companhia pra ele. Já sabemos o quão louco e descontrolavelmente é o Uhtred no sentido de que a calmaria e o pausa para o pensamento não são os seus fortes, mas não deixou de passar pela minha cabeça de que ela pode segurar ele nos trilhos quando necessário, exatamente como o Leofric fazia - ou tentava. Inclusive, com a dinâmica deles ficou bem explicito de que vai rolar algo entre os dois. Alfred, como sempre, é uma mistura fascinante de um verdadeiro fiel que quer dedicar sua vida a Deus, um estrategista, visionário e político que usará tudo o que puder para realizar a mensagem do seu soberano. Ele e Uhtred são personalidades opostas de muitas maneiras, mas eles trabalham em sintonia, e embora Uhtred venha odiar Alfred, ele sempre admira a força que ele tem pela sua crença assim como seu caráter de bom homem. Por fim, se não temos o Leofric, temos o Beocca que desenhou um grande sorriso ao ver o Uhtred que já não o via há bastante tempo. É sempre muito contagiante a sintonia deles. Em suma, essa temporada promete.

Episodio 2x1 - Nota 9 2017-03-25 11:58:37

Não vai demorar logo atá rolar uma suruba. O Uhtred adora.

Episodio 2x2 - Nota 9 2017-03-29 21:52:26

Pense num ódio. Mas que ele vai tomar na cara eventualmente, ele vai.

Episodio 2x2 - Nota 9 2017-03-29 21:53:02

Ri e não foi pouco.

Episodio 2x2 - Nota 9 2017-04-02 14:23:37

É quase que impossível não expressar o sentimento de ódio e raiva quando Uhtred é vendido à escravidão junto com Hallig. Tudo por conta de um homem que se diz ser rei mas como estrategista, é totalmente um lixo, sem qualquer subsídio algum para governar um reino ou doutrinar guerras, inspirá-las. A bem da verdade, fica extremamente notável como a religião de certa forma nessa época era usada como um objeto de lei. Religião tem fundamento nas crenças até mesmo nas tradições, ela é como uma bússola, que para os mais crentes, guia seu caminhar no mundo e mostra uma forma de viver bem em harmonia e comunhão com Deus, como a exemplo de Beocca e Alfred.

Não estou querendo soar religioso aqui, mas o abade que manipulou totalmente a cabeça de Guthred, o aconselhou de forma incivil, mostra um exato exemplo de homens que usam as crenças para o entorpecimento, seja em massa ou individual. Querendo ou não, diversas religiões foram criadas por homens para controlar outros incrédulos. Há suas virtudes, mas não há uma maneira de dizer que religião em algum momento na história do homem não possa ter sido usada para propósitos pessoais. É o chamado fanatismo.

É muito bom ver que, apesar deste infortuno acontecimento de traição, Alfred irá ajudar o Uhtred. Se lembro bem, ele está em dívida com nosso estrategista de instintos impulsivos em inúmeras coisas, então esforços para encontrá-lo não faltarão. Inclusive, fiquei muito feliz pelo o interceder do Odda em libertar Brida e Ragnar para essa tarefa. Muito espero que isso faça com que eles se juntem e trabalhem em algum tipo de invasão, cerco ou qualquer tipo de guerra sanguinária. Há muito tempo que li os livros, então basicamente estou por fora e não lembro de uma futura junção dele, inclusive para mais perto do Alfred.

Falando em resgate, Hild tem me empolgado bastante em tão pouco tempo. E é muito divertido falar nela porque nesse capítulo ela deixa de ser uma freira e entra numa missão em que ela se transforma em guerreira usando armadura, por assim dizer. Por fim, em suma, quase difícil de acreditar que Aelfric vai se juntar ao grande exército de Gutred uma vez que Uhtred agora é um escravo e não um morto. Isso pode subverter a situação a favor do Uhtred. Espero surpresas no próximo capítulo. Cinquenta minutos é pouco para condensar tantos eventos de dois livros.

Episodio 2x3 - Nota 9.5 2017-04-02 20:23:44

Bem como boa parte daqui, acredito que todo mundo sentiu satisfação ao ver o abade tolo sendo morto. E até admito que foi uma grande surpresa por acontecer tão cedo. Eu achei mesmo que ele iria passar a temporada inteira dando e fomentando ruins conselhos para Guthred, outro tolo, mas não. A sensação única em ver Uhtred cravando aquela faca no peito do padre não foi tão pecaminosa quanto a conspiração de Eadred, que se não fosse por ele, Uhtred não teria sucumbido ou sido acorrentado a um dos mais humilhantes e sofríveis momentos de sua vida. Sofreu brutalidade, passou fome, sofreu com o frio, suas forças físicas foram drenadas e tanto seu emocional quanto suas faculdades psicológicas foram inflingidos, foram machucados. Isso em menção da morte deplorável do Hallig, preso na proa do navio.

Uhtred, por um ano, praticamente comeu o pão que o diabo amassou. O sofrimento estava estampado em seu rosto, mas sua batalha física e interna era contínua. Ele não queria desistir, ele era Uhtred, filho de Uhtred de Bebbanburg. Bem como ele menciona, o destino é tudo. Frisar isso é ver como tremenda é a dádiva dele em ter amigos e ainda irmãos que percorrem em caminho de seu resgate. Os dinamarqueses podem ser pagãos, praticar poligamia, esquartejar padres, fazer as piores coisas, mas as melhores qualidades deles estão inseridas na sua sinceridade e no modo de companheirismo e cumplicidade evidente entre os seus. Ragnar poderia estar do outro lado do mundo que ele moveria seus e terra só para ajudar seu irmão. Então, é o que vemos acontecer com Ragnar junto a Brida e Hild. Todos não estavam do outro lado do globo, mas pegaram seus cavalos e seguiram em direção àquele que silenciosamente buscava ajuda em cessar seus sofrimentos.

Quando Uhtred é resgatado, vemos um dos melhores momentos do capítulo, talvez de toda a série: Hild sendo um abraço acolhedor que carrega paz e palavras que confortam e acalmam o coração de Uhtred. É tão lindo de ver essa cena, e tão triste ao mesmo tempo quando vemos Uhtred dizer que tem vergonha de ter se tornado a pessoa que ele se tornou. Hild com todo o seu trazer de semblante espirituoso e caráter de mulher que Uhtred venera e respeita, faz ele se sentir novamente o que ele sempre foi: lhe entregando o colar e a espada. É uma passagem linda, honestamente, e a fotografia da cena resguarda toda a calmaria que se faz necessária depois de um grande passar de sofrimento que se data na história de vida do nosso guerreiro impulsivo. Fico imaginando o quão excelente deve ser ler esse momento nos livros.

Episodio 2x4 - Nota 9.5 2017-04-13 18:30:30

Pensei que só eu tinha associado.

Episodio 2x4 - Nota 9.5 2017-04-13 21:24:55

Uau, eu poderia ficar horas e horas aqui tentando encontrar as palavras certas para descrever a magnificência desse capítulo, mas é inábil de mim, pois estou estupefato. Num mix de tensão, emoção e violência, tivemos tantas cenas avassaladoras. Tivemos o ataque a Dunholm. O duelo sangrento e violento entre Kjartan e Ragnar. O reencontro de Thyra e seus irmãos e mais tarde o diálogo dela com Beocca. E ainda num momento anterior a avalanche emocional que foi o sequenciamento final, tivemos aquele diálogo peculiar entre Uhtred e Guthred que foi muito bom. Mediante a tudo isso, podemos dizer que esse capítulo foi uma caixa gloriosa de cenas extasiantes, e devemos pôr grande parcela disso graças a performance dos atores que deram o melhor de si. Enfim, excelente, emocionante e fenomenal episódio. The Last Kingdom está melhor a cada semana.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2017-04-24 19:54:20

É de ficar extremamente irritado e desapontado ao ver essa falta de confiança do Alfred no Uhtred. É claro que por Alfred ser um homem religioso isso não desqualifica de modo algum sua ciência da guerra. Ele como homem de fé acredita que Deus é a bússola de todas as coisas e, sendo assim, age a Sua vontade. Mas toda essa religiosidade de Alfred não impede de percebemos que Uhtred se sobressai nessa ocasião. Ele um dinamarquês que vive pra batalha, ele respira a guerra, é um guerreador, é um estrategista nato excelente e conhece muito bem as maquinações políticas e sabe por que? Porque nesse dito "jogo das soberanias e reinos", sangue não é só derramar sangue, antes de empunhar a espada, há o conhecimento político que é o molde da ação. Se a espada é levantada pela mão, a política militar é o elemento que faz o melhor uso dela. Ninguém melhor que Uhtred sabe disso.

Não é de hoje, mas Alfred já vinha há muito tempo se questionando sobre as intenções de Uhtred, quem na verdade, nem é tão ocultas e alarmantes assim. Alfred parece não reconhecer a aliança que foi feita com ele, embora seja de nosso conhecimento que o temperamento explosivo do dinamarquês de Bebbanburg se torne um gatilho pra agir imprudentemente. Nem mesmo o conselho do Odda nem a opinião do Steapa servem para esclarecer sua mente que parece estar em conflito. Sei que Uhtred é ambicioso, mas ele é um homem de palavra, e dinamarquês tem essa característica de serem abertos e honestos. E aí no final, o que é que acontece? Os rumores fazem a cabeça de Alfred, ele escuta os conselhos do moleque Aethelwold, dá "banimento ao melhor estrategista que ele tinha e no final acaba cometendo erros que nessa altura do campeonato ele nem imagina que cometeu. Alfred vai ter que se redimir com Uhtred, não tem jeito.

E realmente não dá mesmo pra suportar o Aethelwold por dois motivos: um, é fantoche praticamente, movido pelo braço direito do Aldhelm, e dois, por causa do seu casamento com Aethelflaed, que segue-se na base da violência e da imposição. Pelo menos o que nos conforta é saber que a doutrina do pai ensinou a filha a ser uma jovem mulher soberba, que mesmo lutando pra se adaptar na vida deplorável que acabou de deflorar com o marido, isso não impediu dela perceber que aquilo era um abuso que tinha que sofrer calada. Fiquei muito feliz pela Thyra ter percebido logo tudo, em conjunto com o Beocca e a Hild. Tenho certeza de que se as coisas esquentarem, eles não exitarão em abrir a boca. Enfim, capítulo muito bom mesmo. Um caixa de tensão, politicagem, um pouco de aborrecimento, mas cheio de emoção. Esse sequenciamento final foi uma das coisas mais inteligentes da série. Menção honrosa a atuação da Julia Bache-Wiig que guiou a cena com muito louvor.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Paulo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries