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Alerta Textão: PRECISO DESABAFAR Depois da surpreendente decepção que eu tive no episódio 100, fiquei com muita coisa martelando na cabeça por conta da já estranha 5A e agora uma tão difícil quanto entrada na 5B, e nada mais justo que comentar no episódio de título "nossa decaída". Começo por onde vejo o problema em maior evidência: A S4. Ao término da 4A, ficou claro que o arco Frozen foi completamente inútil em circunstâncias gerais e obra descarada de fan-service. Contudo, passou longe de ter sido ruim, achei Anna, Elsa e Kristoff maravilhosamente interpretados, e uma imensa felicidade em poder rever mais alguém vindo de Lost na série, ainda mais sendo a queridíssima Juliet. Paralelamente a eles, o misterioso Autor não rendeu boa storyline, então imaginei que tivesse sido deixado de lado por um momento, enquanto propriamente finalizavam Frozen. O Aprendiz foi no mínimo curioso de acompanhar, e achei interessante a forma como abordaram a história, mas não fui capaz de opinar(™). Partindo para o olho do furacão. Lembro que na época da S2 ou S3 comentaram sobre querer fazer Cruella porque seria interessante ter um vilão principal que não portava magia. Hoje a temos (e que já não vejo sendo feita por outra atriz), e ela é incrível, mas seria mais ainda se não tivesse sido ofuscada pela bagunça que aconteceu na 4B. Além de não terem devidamente concluído na totalidade os arcos "autor" e "aprendiz" (e o que fizeram foi bastante apressado, diga-se de passagem), a trouxeram junto com Ursula (que sou fascinado e sigo a atriz desde Alias, mas considero a pior caracterização de toda a série), e Malévola e Lily, que até hoje também procuro finalidade, mas caíram no esquecimento. Três vilãs fantásticas; todas as três muito bem pensadas, mas absurdamente mal executadas. A vilã com nenhuma mágica era realmente a mais fraca. Mas wait. Ela tinha mágica: o poder de controlar animais (?). Mas tudo o que fazia era ameaçar. Em uma das melhores ever casadinhas entre atriz+figurino+essência da personagem (o carro ), gostaria de ter tido vilãs mais convincentes. Eu quero um vilão que venha rebolando e arrasando a cidade, e criando uma turbulência real na vida de todos, mas que não seja uma nova perda de memória, pelo sangue de cristo. Lembra quando Snow e Charming enfrentavam Regina no passado muitas vezes com pouca magia envolvida, apenas estratégias e planos mirabolantes? E se um personagem fosse introduzido que SEM mágica ou tenha sua magia removida do jogo? Rumple trouxe magia num estalar de dedos. Será que não é possível alguém tirar, nunca mais? Rumple também virou um demasiado todo-poderoso. Eu pensei que eles fossem consertar ou amenizar isso ao "passar" a adaga pra Emma. Eu tinha enxergado a transferência de Dark One como uma remoção, nem que sendo o mínimo possível, da magia dele, agora ele era equipável com Emma e Regina: havia coisas que ele não mais poderia fazer; poderes fortes além do dele. E tudo que todo mundo precisava fazer era (de novo) dizer que ia contar pra Belle se ele fizesse algo errado. Aliás, quando eles casaram na SF da 3ª, shipei bastante e não nego, estava pronto para aceitar finalmente a marmelada desse casal. Na premiere da 4ª, fizeram a magnífica dança da Beauty And The Beast e fiquei maravilhado. O que logo vi ser mais um caso de trouxismo de Belle (e meu também, por acreditar na união), e mais uma vez ao dar um passo positivo, ele volta dez. Até hoje está assim, e não vejo mais como podem reciclar esse loop. Belle é a famosa coitada, presa num relacionamento abusivo, mas não dá pra defender, porque ele já a fez de gato e sapato incontáveis vezes, e ela sempre acaba perdoando após uma falsa declaração de desculpas e promessa de redenção. Bastante decepcionado, e acho ótimo que todos se acham amigos dela, mas ninguém tem coragem de falar nada pra moça.O que me irritou profundamente. A volta do Dark One pra ele foi bastante "?" ao meu ver. Agora, bem... Agora ele pode chafurdar o quanto quiser na cara de todo mundo, fazendo ameaças vazias. Nessa 5A, tivemos a piada Dark Swan, amo Emma, mas não tive como defender essa versão dela, e não por causa da escuridão, mas sim pela superficialidade e certa imaturidade, totalmente incoerente com seu verdadeiro eu, que não deveria ter mudado, e sim, evoluído e ampliado na nova persona dentro de si. Tivemos Merida, que achei uma ótima adição ao elenco, porém novamente não vi real finalidade no contexto da storyline. E tivemos a péssima Camelot, com piores ainda Arthur, Guinevere e Merlin. Achei essa, que infelizmente foi o foco principal do primeiro lote, a história mais sem sal e água de salsicha que apresentaram até então. E olhe que já passamos pela tenebrosa 2B. A verdade é que eu apresento queixas há muito tempo sobre OUAT, e sobre muitas coisas. Reciclagem desmedida (mesmo que na mais discreta, ainda assim há) de muitas tramas. Ao invés de virem com maneiras novas e criativas, e por que não, divertidas, de lidar com conflitos, eles continuamente reciclam as mesmas coisas e não percebem que estão errando a mão, mesmo com a audiência cada vez em declínio. Essa do submundo foi o ápice do meu descontentamento. Jurava eu que ia ser um super acerto. Aham cláudia. Eu acho (torço) que na próxima season o vilão deve ser o mundo real. Eles deveriam passar a toda temporada SEM VIAJAR e em Storybrooke, sem mágica, e que (imagina se) agora está lá para o resto do mundo e não sendo capaz de usar magia livremente por causa das mais e mais visitantes chegando. Eles tentaram na 2ª, mas falharam miseravelmente com Greg e Tamara. Tudo bem, mas o que custa uma segunda chance? Isso mesmo, o mesmo que custam os efeitos especiais: pouquíssimos dinheiros. E se o chegar ao ponto de alguém no governo descobrir mais sobre a magia nesta cidade? O que aconteceria quando eles finalmente têm que enfrentar a realidade, em vez de viver nessa bolha. Talvez as pessoas vão pensar que eles estão loucos com essa conversa de magia ou talvez tentem manipulá-los com a própria magia, posteriormente se revelando algum personagem fantástico não apresentado anteriormente. Olha aí que delícia seria. Há infinitas possibilidades, mas a série nunca tenta. Tem que chegar lá, e eles querem, mas acredito que não saibam como, e se sabem, é muita preguiça em? Voltando de novo lá na problemática 2B. Tentaram a ideia de que o maior conflito de caráter jazia na ausência de magia nos problemas de relacionamento dessa família. Mas desde Neverland (eu devo ser o único ser humano a ter gostado da 3A), eles basicamente arremessaram essa ideia no lixo e se jogaram de cabeça na magia como causa e efeito, o problema e a solução para tudo. Isso e Emma e Hook que eram um casal 20 agora são dois chatões que ganham 1 beijo apx pelo menos uma vez no episódio e brigam pelo restante dele, ou tornam uma situação simples num avalanche de besteira, ou nem interagem de jeito nenhum. A série virou um mar de batalha de ships e possui alguns fãs desagradáveis que não discutem de maneira saudável. Esses showrunners e escritores precisam ouvir que o problema com OUAT é que eles criam regras para uma determinada cena ou personagem e, em seguida, esquece e espera que todos esqueçam também, porque sim e pronto. Tem um tempo que isso tá rolando. O resultado é que alguns personagens agora são quase que unidimensionais e outros (sim estou olhando para você HOOK) caíram no abismo mero interesse amoroso. Hook era pra ser o cara divertidão, alívio cômico, mas não só isso. Regina é tão magnífica, e merece alguém tanto quanto. Robin Hood deveria ser essa pessoa. Mas infelizmente houve uma escalagem errada para o papel, e a escrita para ele chega a ser ridícula. A tentativa de criar importância para ele com esse bebê de Zelena na verdade aconteceu o seguinte: A maravilhosa verde não tem nem de perto o mesmo destaque que ele e mesmo assim consegue ofuscá-lo na primeira aparição. Simples assim. Snow e Charming: Eu não aturo mais a cara desses dois. Eles eram uma síntese e união perfeita de heróis, etc. Nasceu esse bebê e ficaram mais irritantes que Henry. Snow, não aceito que passou daquela rainha super dona de tudo, para essa pateta de hoje, uma pessoa reclamona, manhosa e com falas parecendo que já tem 70 anos. Tudo errado. Vamos persistir nesse festival de promessas de que novos personagens serão adaptados na próxima e vamos brincar que estamos ansiosos porque dessa vez vai ser muito legal e interessante. Vamos? Vamos. Estamos nessa há pelo menos 2 anos. Em suma, vou continuar a assistir toda semana? Claro que sim, não me vejo sem essa série até o dia do cancelamento, onde irei sofrer bastante, mas até então, mesmo com tudo isso sou fã devoto, faço propaganda e divulgação completamente gratuita, e ainda quero viver para testemunhar o bom aproveitamento de Ruby e Pinóquio (inclusive sdds), mas não posso evitar ficar desapontado a cada semana por entregarem roteiros imensamente cansados. Há uma crise na criatividade dessa série. E após isso tudo que eu vomitei aí em cima, ainda não é tudo que eu tenho a apontar. Foi só o que eu lembrei por enquanto. A série tá em queda livre. E precisa de reajustes. Não daqui a pouco. Agora mesmo. OBS.: Caso você tenha lido até aqui, tamo junto, obrigado pela consideração e espero que sirva de objeto para debate. Assim como está de parabéns pois imagino que esteja enorme essa redação que eu tive mais disposição pra fazer que o enem.
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