IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

13 Reasons Why By Capitu aka Anna





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2017-04-08 12:22:52

Aquele medo chamado "li o livro, é um dos meus favoritos da vida, não quero me decepcionar com a série". Já dá para ver algumas mudanças, mas vamos continuar e ver como a série se sairá num todo.

Episodio 1x3 - Nota 9 2017-04-09 20:17:06

Odeio o Alex em um nível totalmente diferente. O fato de o cara fazer uma lista, objetificando e ainda jogando mulheres umas contra as outras, apenas porque a namorada não quis transar com ele? Totalmente desprezível.

Quanto à lista... Já sofri assédio na escola, embora na época eu nem soubesse/entendesse isso. Ser a "melhor bunda" não é elogio. Mulheres são muito mais do que seus corpos, e é frustrante quando alguém aponta uma característica e de repente todos os outros caras ficam olhando descaradamente. É frustrante quando você acredita, quando o seu valor fica atrelado à uma mera característica física. Pior ainda, como no caso da Hannah, quando eles acham que têm algum direito de sair tocando, como se você devesse se sentir lisonjeada de ser apalpada, embora nunca tenha consentido com nada daquilo.

Agora, sobre os 13 das fitas: Entendo que por ser seriado, precisam de mais conteúdo... Caso você nunca tenha visto o livro, ele é bem curtinho. Mas o fato de tentarem aprofundar os 13 me incomoda mais do que qualquer outra coisa. Porque, sim, é verdade que muitas vezes os bullies são pessoas que também têm seus problemas... Mas essa tentativa de "humanização" está fazendo parecer justificativa. NADA justifica a forma como Justin e cia trataram a Hannah. Ela também teve os seus problemas, não? Mas nem por isso saiu espalhando mentirar prejudiciais. TODOS temos problemas. A questão é a forma como nós lidamos com eles. Ter problemas não justifica descontar nos outros, ser um completo babaca. Embora dê mais dimensão aos personagens, essa tentativa de vitimização dos culpados não tá saindo legal... Porque os problemas não são escolhas, mas a forma como reagimos a eles são, sim.

Episodio 1x3 - Nota 9 2017-07-09 13:26:46

Concordo que seres humanos são complexos, André. Como eu disse "é verdade que muitas vezes os bullies são pessoas que também têm seus problemas (...) TODOS temos problemas.". Porém, eu estava comparando a série ao livro. No livro, não vemos os "vários lados" da história. Embora eu entenda que o seriado precisava de mais conteúdo, e que adicionar histórias para os "porquês" dê fato dê mais profundidade e veracidade à narrativa, EU senti como se quisessem ganhar empatia para os personagens. PARA MIM soa como "olha, elx foi babaca, mas olha o que estava passando também, tadinhx", sendo que a Hannah também sofreu e não saiu descontando nos outros. Mas claro, cada pessoa é uma pessoa e reage de forma diferente... Exatamente por isso, esta é apenas a minha opinião, minha reação.

Episodio 1x4 - Nota 8 2017-04-09 20:31:23

Se bem me lembro (dá um desconto, li esse livro em 2012), no livro não tem essa de celular, etc. Achei PÉSSIMO o Clay ouvir a fita e, ainda assim, agir da mesma maneira. Como ele foi diferente do Tyler? Talvez o Tyler não tivesse noção da própria escrotice ao fazer o que fez... Mas Clay divulgando a foto após ouvir a fita? Talvez tenha sido até pior!

Tyler é um dos motivos, é problemático, tudo isso, sim! Mas Clay está agindo como se ele próprio não fosse um dos motivos... E todas essas pessoas tratando o Tyler como se ele fosse o pior? Cara, todos tiveram sua contribuição, todos mataram a Hannah. Tentar achar um pior faz parecer que eles querem amenizar as próprias consciências. Jogar pedra na janela do Tyler, como se eles não tivessem teto de vidro também? Agora que não tem a Hannah, vão mirar o bullying no próximo? Achei péssimo.

Uma coisa que eu lembro de quando li o livro, é que fiquei pensando muito nessa situação do Tyler... Como a Hannah disse, a escola já não era um lugar seguro, agora a própria casa também não era. Quem disser que "podia fechar a janela, podia fechar a cortina" não está entendendo o problema. Você pode fazer tudo isso, mas a sensação de ser perseguido, de não haver um lugar seguro, de ter que temer dentro do próprio quarto, sempre tendo que olhar por cima do ombro e pensar duas vezes... É cansativo, é desgastante. E o Tyler não é apenas um dos problemas, ela já tinha outros. Já ouviram que "um balde não transborda por causa da última gota, ele transborda porque já estava cheio"? Então, são coisas se somando e tornando a situação cada vez mais insustentável. Para quem já está ferido, cada novo machucado dói duas vezes mais.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2017-04-09 20:35:19

Acho que a pior coisa sobre o Clay é que eu já fui o Clay, e talvez você já tenha sido também, em algum momento. Quando não temos forças para ajudar alguém, seja por não vermos o quanto aquilo é prejudicial, seja por termos medo de virarmos vítimas também... Nós ficamos assistindo, sem fazer nada, quando poderíamos salvar uma vida apenas mostrando que nos importávamos.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2017-04-09 20:42:34

Esse cara tipo Marcus também tem um lugar especial nas chamas ardentes do meu ódio... O cara que se faz de legal, mas que é tão ruim quanto os outros, que só quer se aproveitar, que te faz esperar como se você devesse se sentir grata por ele dar as caras, que age como se você devesse fazer o que ele quisesse quando ele bem entende...

Episodio 1x7 - Nota 9 2017-04-09 20:47:10

SIM!! Basicamente, "culpe a menina morta, ela não pode se defender". Comportamento nojento demais.

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2017-04-14 15:26:25

Aos poucos, foram tirando tudo da Hannah. É uma descida íngreme, é fácil continuar descendo. Primeiro a escola se torna hostil, tiram os amigos, o conforto na própria casa, até que chegam a fazê-la ter medo de escrever os próprios pensamentos. Isso é MUITO absurdo. Escrever é uma das coisas mais terapêuticas, te ajuda a ter uma válvula de escape, dar algum tipo de ordem ao caos dos seus pensamentos. Logo, quando isso foi tirado dela também, somado a todo o resto, é claro que ela estava se sentindo presa. É como se ela estivesse em um labirinto e cada vez que ela achava ter encontrado uma saída e corria em direção àquilo, a saída fosse bloqueada antes que ela pudesse sair.

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2017-04-14 15:29:59

Em notinha paralela: Zach e Alex são os únicos que parecem se importar em algum nível com o dano que causaram (diferente dos outros, que só se importam com a própria reputação). Mas o que não consigo ignorar é: Uma adolescente teve que morrer, teve que deixar aquelas fitas, para eles começarem a perceber o mal que fizeram. E se Hannah não tivesse deixado as fitas? E se ela tivesse tentado se matar, mas tivesse sobrevivido? Eles não seriam as mesmas pessoas que ficariam apontando o dedo e taxando-a como a menina que tentou suicídio? Eles teriam mudado? Quanto é o suficiente para que nós deixemos nosso egocentrismo, paremos e analisemos o que estamos refletindo nas pessoas ao nosso redor?

Episodio 1x9 2017-04-14 15:43:14

Se você não reagir exatamente como o Clay, eu não sei o que pensar. Não só ao episódio, mas a todas as histórias semelhantes, de caras que saem impunes e garotas que tem a voz abafada.

Episódio extremamente forte, mesmo para mim que já tinha lido o livro. Se a tendência é piorar, não sei se consigo continuar...

Especialmente, não sei como os outros conseguiram ouvir as fitas e seguir em frente, continuarem amigos do Bryce, continuar sorrindo como se nada tivesse acontecido. Que raios de amigos são esses? Especialmente, que raios de namorado é o Justin? Ele respeitou a Jessica, saiu do quarto... Mas deixou o Bryce entrar? Isso não anula o fato de ele ter saído? Porque não o torna menos culpado o fato de não ter sido ele a estuprá-la. Ele é no mínimo tão culpado! Gritasse, batesse, sei lá! Mas fizesse algo! Que tipo de pessoa isso o torna? A Hannah, pelo menos, admite que o fato de não ter feito nada foi um dos motivos pelo qual ela não conseguia mais viver com ela mesma... Como o Justin consegue? Como ele consegue mentir para a Jessica todos os dias? Eu entendo a premissa de que ele acha que se a Jessica não lembra, ela não tem pelo que sofrer. Mas isso está totalmente longe de ser verdade. Ele continuar a mantê-la no escuro não apaga o que aconteceu e, ainda pior, não dá a ela a chance de reagir aquilo... Ele apenas está mantendo-a confusa e impotente... Exatamente como naquela noite.

E sobre acharem que a Hannah está mentindo: COMO E POR QUE acham isso? Por que uma garota morta mentiria, ainda mais quando ela admite que falhou com a amiga? Se ela quisesse mentir, ela poderia ter se feito de heroína, dito que tentou. Se ela admite a própria culpa... COMO e POR QUE acham que ela estaria mentindo?

Episodio 1x10 - Nota 8.5 2018-05-11 23:13:03

Vendo os que deixei de ver no ano passado, simplesmente porque o trailer da 2ª temporada na Netflix me deixou curiosa.

Ainda tenho meus mil e um problemas com a série (os principais sendo adaptação e gatilhos, óbvio), mas vamo que vamo, pq o pior eu já vi mesmo, que é o último episódio.

P.s.: Ainda estou no mesmo conflito do ano passado, de querer muito reler o livro, mas ter medo de como vou vê-lo agora, sendo que foi um dos meus favs quando li da primeira vez, uns sete anos atrás.

Episodio 1x10 - Nota 8.5 2018-06-09 23:24:41

Também, mas não unicamente. Talvez você não veja os gatilhos, o que é ótimo... Mas é o que eu sempre digo: Qualquer pancada dói mais se é em um local onde você já está ferido, e essa série atinge vários pontos frágeis (o que é meio óbvio, por tratar de questões de saúde mental, mas que eu considero que sejam abordadas de forma errada).

Episodio 1x11 - Nota 9.5 2018-05-12 23:35:00

Tantas emoções, tanto a comentar, mas não sei elaborar meus sentimentos e pensamentos. Inclusive, acho que essa mistura de sensações meio que define a série. Mas enfim, meu psicológico sofre mais a cada capítulo, mesmo sabendo que o pior ainda está por vir.

Enfim... Justin resolveu criar consciência agora, mas por que não impediu no dia? Por que demorou tanto para contar a verdade?

Hannah tendo ataque de pânico com o Clay pode entrar como PTSD? Porque ela reagiu daquela forma devido aos traumas anteriores com os outros caras, é meio que um estresse pós-traumático, sei lá. De qualquer forma, dói. Dói a dor dela, dói como ela não se sente suficiente, dói conhecer tão bem aquele tipo de pensamento, dói entender. Da mesma maneira, dói também pelo Clay, que ansioso e inseguro, não tinha como fazer diferente. Dói ver (e entender também) os questionamentos dos 'e se', dói a impotência da ansiedade. Principalmente, dói que nada possa mudar o que aconteceu.

Fiquei chocada com o Bryce mandando mensagem?? Será que ele, na cabeça perturbada dele, não enxerga o que aconteceu como estupro e está mesmo achando que tudo bem?? Por que eu não entendo como raios o cara manda mensagem para a mina depois de tudo?? Tô transtornada com isso, alguém me ajude.

Permanece e aumenta a sensação: quero reler o livro, porém, também não.

Episodio 1x13 - Nota 0.5 2017-04-17 14:10:00

A maior falha de todas, em se tratando de 13RW, é tratar temas tão delicados, de forma tão gráfica, sem nunca oferecer uma linha de apoio para o telespectador que possa estar passando pela mesma coisa. É um problema gigantesco, porque no Brasil isso já não é algo muito divulgado normalmente (prova é o fato de não haver comentários do gênero no top deste episódio). Deveria estar neste fórum, mas deveria, principalmente, estar no PRÓPRIO EPISÓDIO.

Já divulguei aqui no bds em episódios que tratavam de suicídio de forma bem menos explícita, então POR FAVOR: Se você está passando por algo, você não precisa passar por isso sozinhx! Existe o CVV – Centro de Valorização à Vida, que é mais ou menos a nossa suicide hotline, com atendimento por chat, telefone, skype, etc. Sei que não é fácil buscar ajuda, sei que pode parecer sem saída... Mas dê mais uma chance à vida, ok?

http://www.cvv.org.br/

P.s.: Caso não queira/consiga achar no site o telefone do posto da sua região, ligue para 141.

Episodio 1x13 - Nota 0.5 2017-04-17 14:15:31

Em nota: Parei no episódio 9, porque percebi que não estava mentalmente estável o suficiente para assistir os episódios restantes. Ainda assim, vi o começo/final deste episódio (para ver se tinha algum tipo de aconselhamento para que os telespectadores pudessem buscar ajuda) e a cena do suicídio... Tenho muito a dizer sobre a cena e sobre minhas considerações gerais da série... Mas no momento, não consigo fazê-lo.

Episodio 1x13 - Nota 0.5 2017-04-17 17:07:41

@Catherine: Também li o livro e se tornou um dos meus favoritos... Inclusive, o meu problema com a série são justamente algumas das mudanças, que, para mim, pioraram a história.

@Carol: "O entretenimento não tem obrigação alguma de dar apoio ou tratar de maneira delicada independe-te do assunto". Respeito a sua opinião, é claro... Mas, perdoe-me, eu discordo completamente, e explicarei a seguir os meus porquês.

Uma série que mostra um suicídio explícito assim se torna um manual. O que acontece com as pessoas que assistem à série e se identificam com as dores da Hannah, que estão se projetando nela? Como eles devem se sentir ao assistir ao suicídio? Para uma pessoa que esteja bem, talvez seja apenas desagradável e angustiante... Mas para alguém que já está mal, pode ser uma ideia, uma opção, uma tentação. Mesmo SE a pessoa não chegar ao ponto de realmente se matar, ela pode entrar no ciclo da automutilação, que é um vício extremamente perigoso e complexo, extremamente difícil de abandonar após começar. Isso sem contar que a pessoa já pode ter um vago e abstrato desejo de não querer mais viver, e a cena extremamente gráfica, pode impulsionar naquela direção, sim.

Então, se querem tratar o assunto dessa maneira, eu ainda acredito que O MÍNIMO que poderiam fazer, era deixar um telefone para alguma linha especializada, como a CVV (de preferência, em todos os episódios, mas especialmente no último). Ao não fazerem isso, a série perde totalmente a mensagem de "Hannah poderia ter sido salva se alguém tivesse se importado", porque os envolvidos na produção não parecem estar tentando salvar potenciais suicidas que estejam assistindo. É obrigação deles? Talvez não. Mas por que você perderia a chance de ajudar, se a tem em suas mãos?

A série já foi criticada por ir de encontro à convenção estabelecida, sobre como abordar o suicídio na mídia americana. E foi de encontro à tais convenções por ESCOLHA, já que no livro Hannah se suicida de outra forma (e mesmo assim, o momento em si não aparece). A escolha do seriado foi muito mais gráfica e, portanto, já me fez questionar se não era apenas estratégia promocional. A "ousadia" da cena causa burburinho (seja bom ou ruim), o burburinho atrai pessoas para assistir. Logo, mais dinheiro para os envolvidos. Novamente, isto anularia toda a mensagem da história d'Os 13 Porquês, além de ser um comportamento consideravelmente inconsequente, na minha opinião.

Não estou tentando mudar o seu ponto de vista, mas espero que tenha dado para entender um pouquinho melhor do meu.

Episodio 1x13 - Nota 0.5 2017-04-17 20:32:58

Com licença, vou me aproveitar do seu comentário em destaque para divulgar algo importante que senti falta na série (cheguei a comentar aqui hoje, mas não quero correr o risco de que se perca na multidão, porque é importante).

▬ POR FAVOR ▬ Se alguém aqui estiver passando por algo similar à Hannah, saiba que você não precisa passar por isso sozinhx! Existe o CVV – Centro de Valorização à Vida, que é mais ou menos a nossa suicide hotline, com atendimento por chat, telefone, skype, etc. Sei que não é fácil buscar ajuda, sei que pode parecer sem saída... Mas dê mais uma chance à vida, ok?

http://www.cvv.org.br/

P.s.: Caso não queira/consiga achar no site o telefone do posto da sua região, ligue para 141.

P.s.2: Se você estiver psicologicamente bem/tiver tempo disponível, considere procurar informações no site da CVV para se tornar um voluntário também. Não se preocupe se não tiver experiência, porque eles entrarão em contato, informando se abrirão novas turmas na região onde você pode se voluntariar, aí você poderá fazer um treinamento para saber direitinho como lidar com as situações e, quem sabe, você poderá ajudar a salvar vidas! E se você não puder no momento, não se sinta mal. Apenas mantenha-se atento para poder ajudar pessoas que você encontrar por aí/tentar evitar de se tornar o porquê de alguém. ♥

UPDATE (14/09/17): A CVV agora conseguiu um número gratuito, o 188 (que antes só estava disponível no Rio Grande do Sul, em fase de testes). Para saber se o novo número já cobre/quando irá cobrir o seu estado, confira a página: https://www.cvv.org.br/informacoes-sobre-o-atendimento-pelo-numero-188/


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Capitu aka Anna

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries