IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

ABC da Astronomia By Paulo Vinícius





Episodio 1x1 - Nota 10 2016-12-18 16:21:00

Sinopse

A Astronomia é a mais antiga dentre as ciências. Desde os primórdios o ser humano observava o céu. Do grego “lei das estrelas”, a Astronomia foi estudada desde cedo por povos em todo o mundo. Os movimentos dos astros foram estudados pela mecânica celeste, no século XVIII. Para estudar o nascimento, vida e morte das estrelas veio a Astrofísica e para estudar o surgimento e evolução do Universo, a Cosmologia. Hoje, temos telescópios espaciais como o Hubble e Spitzer, que trouxeram imagens fantásticas de nebulosas, galáxias.

Episodio 1x2 - Nota 10 2016-12-18 16:32:40

Sinopse

Ao contrário do que pode se imaginar em princípio, o ano-luz mede distância e não tempo. A luz viaja a uma velocidade de 300 mil km/s. A velocidade que a luz percorre durante um ano equivale a um ano-luz, que mede cerca de 9,5 trilhões de km. Nesse episódio do ABC da Astronomia, você vai conhecer o experimento que mostra como os cientistas chegaram a esse número. A luz que vem do Sol leva cerca de 8,5 minutos para chegar até a Terra. Por isso dizemos que o Sol está a cerca de 8,5 minutos-luz de nós, o que equivale a uma distância de 150 milhões de km. Você também vai ver que quando olhamos para o céu, estamos olhando como as estrelas e galáxias eram no passado. Não sabemos o que está acontecendo com elas no presente.

Episodio 1x3 - Nota 10 2016-12-18 16:34:54

Sinopse

O Universo nem sempre existiu, segundo a teoria mais aceita para seu surgimento e evolução, o Big Bang. Apesar de a expressão Big Bang ser traduzida como grande explosão a questão é mais complexa porque o espaço e o tempo surgiram nesse evento. No início, o Universo se expandiu de maneira muitíssimo rápida. E depois ele foi se resfriando. O Sistema Solar se formou quando o Universo tinha 9 bilhões de anos. Em 1998, observações mostraram que a atual expansão acelerada do Universo só é explicada pela existência de um tipo de matéria e energia chamadas até agora de matéria e energia escuras. Se a teoria do Big Bang estiver certa, nossa existência corresponde a frações de minutos no tempo da evolução do Universo.

Episodio 1x4 - Nota 10 2016-12-18 16:38:59

Sinopse

Uma constelação é um arranjo de estrelas ao acaso que representa uma figura com algum significado simbólico. Povos de diferentes culturas observando o céu à noite viram nesse arranjo das estrelas desenhos diversos. Nesse ABC da Astronomia, você vai saber mais sobre o Cruzeiro do Sul, constelação bastante famosa para os habitantes do hemisfério sul. Você verá também que a proximidade observada das estrelas de uma constelação não corresponde à sua proximidade real. A União Astronômica Internacional aproveitou a tradição das constelações criadas pela cultura greco-romana para dividir o céu em 88 áreas com fronteiras bem estabelecidas. Elas são as constelações oficiais para os astrônomos.

Episodio 1x5 2016-12-18 16:44:37

Sinopse

Desde crianças aprendemos a fazer julgamentos relacionados às distâncias dentre objetos, como entender que um avião fica menor à medida em que se distancia no céu. Mas esses conceitos, baseados muitas vezes na nossa intuição, podem levar a algumas conclusões equivocadas, porque os ângulos e efeitos enganam nossos olhos. Essa regra vale também no espaço: para calcular e entender as distâncias astronômicas, é necessário usar técnicas especiais de medida. Entenda como isso funciona, como o conceito de paralaxe estelar. Veremos também que Parsec é o nome dado a uma unidade de medida muito usada em Astronomia que corresponde a 3,26 anos-luz ou mais de 200 mil vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Episodio 1x6 2016-12-18 16:49:14

Sinopse

Neste programa do ABC da Astronomia, você verá que as estrelas nascem, vivem e morrem. Elas são gigantescas fornalhas em constante atividade, produzindo energia e todos os elementos que compõem a natureza que conhecemos. Elas transformam o hidrogênio, a substância mais comum no universo produzem energia e os elementos químicos mais comuns conhecidos. O ciclo de vida das estrelas é bem longo. O nosso Sol, já tem cerca de 5 bilhões de anos e deve durar outros tantos 5 bilhões. Há estrelas com ciclos muito maiores e outras menores. Saiba como se dá este ciclo. Estrelas geram em seu interior a matéria prima dos compostos da vida, o carbono. Talvez seja por isso que nos encantem tanto quando olhamos para o céu à noite.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Paulo Vinícius

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries