IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Handmaid's Tale By Fabrizio Franco





Episodio 1x3 - Nota 8.5 2017-05-21 00:45:11

Também não sendo chato de internet vou colaborar com a discussão.

É uma teocracia e uma ditadura. É possível existir um governo teocratico e democrático. Como também um governo ateu e ditatorial.

O Paquistão por exemplo é um governo parlamentarista, onde o povo vota em deputados, senadores, etc.. Mas usam a xaria, a lei islâmica, como base para suas leis e tudo mais. Logo é teocratico.

Já a Arábia Saudita é uma monarquia absolutista que podemos classificar como ditadura e também é teocrática.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2017-05-21 16:44:58

Uma das minhas paixões em ficções é a criação do "universo", o mundo onde se passa a história. E esta série é um prato cheio, por isso vou por todo episódio o que já descobrimos, neste vou falar só da parte geográfica:

* A Terra e a sociedade está passando por dois processos horríveis (talvez relacionado?): A mudança climática e a doença "aparentemente" deixa a maioria das mulheres infeteis.

* No México, a situação não está boa: quatro eleições em três anos, metade da população passa fome e em algumas cidades como Xipica (se for do tamanho de Boston tem 600 mil habitantes) não nasce ninguém a seis anos.

* A Europa tem um embargo com a República de Gilead, mas a moeda euro está em crise.

* A República de Gilead parece "melhor" (muitas aspas neste melhor): Tornaram-se uma sociedade agrícola orgânica, diminuíram 78% da taxas de carbono, mas assim como euro, a moeda local entrará em colapso em seis meses. Este aspecto achei interessante pq não pareceu que eles tem uma moeda de uso interno, pois até agora vimos que tudo era na base do cupom. Mas provavelmente deve ser a moeda para compra exterior.

* E como não postei antes vou falar só rapidamente de Gilead: Ela parece dominar os 48 estados continentais dos EUA. Mas existem ainda resistências em alguns lugares, os citados foram Blue Hills e Chicago. Alasca e Havaí são definidas como os antigos EUA ainda, tanto que capital americana é agora a cidade do Alasca, Anchorage.

* E por curiosidade o estado de Nova York mudou de nome para algo como "Nyack",

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2017-05-28 22:07:53

Como meu comentário no episódio anterior, gosto de coletar dados deste maldito mundo fictício.

* Em Toronto, Canadá, existe um bairro de refugiados americanos: Little America. Mas lá no Canadá, as condições climáticas ainda afetam, já que existe um racionamento de alimentos, como café. Mas voltando existe uma espécie de Escritório dos Refugiados, baseado no EUA pré Gilead, pois tem a bandeira antiga e o retrato de George Washington por exemplo.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2018-05-04 17:48:33

Mas não pesquisaram muiiiito bem né? Já que o cara é mulçumano. Mas é isso, é percepção..

O livro só fala das econoesposas, mas a serie criou os econopeople que faz sentido existir. Eles seriam a classe média passiva que aceitou o governo, que no começo das mudanças estava (ou fingiu estar ou esconder que está) dentro de um padrão. As Handmaids são todas as férteis infieis da religião e não importa o motivo no caso da June era pq ela era adultera enquanto a amiga dela era homossexual.

Os Guardiões e Anjos devem ser apenas um tipo de emprego que homens do econopeople podem exercer, provavelmente por serem ex-soldados, policiais etc. Assim como as Tias, que deviam já pertencer a religião dos Filhos de Jacob, não mostrou se elas podem casar, sem tem maridos, ou são versões de "freiras", pelo que as vezes dá entender. As Marthas talvez entrassem aqui, também uma espécie de emprego, imaginando que na mentalidade deles é honra trabalhar ao comandante.

Eu imaginaria que as Marthas pudesse ser uma questão racial, por elas serem negras, mas vimos que tem econopeople negros então fiquei confuso nisto tb.

O povo da colônia é um como fossse um campo de concentração para punição bem num limiar enrtre o tipo de pessoa que não deve ser punida com morte mas tb não deve viver em sociedade... as Handmaids iriam para lá caso não fossem tão """"valiosas"""" por serem férteis.


Episodio 2x3 - Nota 8.5 2018-05-04 17:55:23

Pode ser bizarro pq quando a gente fala de conservadorismo, de questões raciais americanas isso sempre é muito óbvio. Mas de repente a questão racial não seja uma questão relevante pq este governo não é baseado apenas numa "direita conservadora", é uma religião pseudo-evangélica (pq ignoram Cristo) e até tem um ódio pela cristiandade (na temporada passada mostram uma igreja destruida). Só lembrar que maioria das igrejas evangélicas americanas são de maioria negra, então bizarramente nesta questão o governo Gilead não se importa.

Mas obviamente ao mesmo tempo não importar não significa achar igual, toda a elite de comandante e suas esposas são brancos, mas os negros serem "classe média/econopovo" tudo bem.

Mas isso é achismo meu.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2018-05-04 19:09:54

Conversando com amiguinhos aqui, fiquei imaginando como é construído as classes sociais. Vou descrever o que a série já mostrou, e alguns achismos, e quem quiser completar ficaria bem legal.

Comandantes e Esposas - Elite da República de Gilead, provavelmente todos eram membros do alto escalão dos "Filhos de Jacob".

Guardiões - A força militar da República, tendo os Anjos como uma tropa especial e os Olhos como espiões. Acredito que eram todos antigos militares que se juntaram forçadamente ou não a República. Também acho que os guardiões também se encaixam na classe social dos Econopovo, sendo mais um emprego, embora com privilégios, do que uma classe social.

Tias - Educadoras das Aias. Possuem um papel importante na hierarquia da República, associação mais óbvia são com freiras, fazendo a gente acreditar que elas vivem em castidades, são solteiras, etc. Pode ser que não.

Econopovo - No livro só existe as econoesposas que eram as esposas férteis dos guardiões. Mas, faz sentido ter toda uma classe social abaixo dos comandantes de trabalhos comuns: fabricas, entregadores, burocratas, etc. É a classe média perfeita, passiva e obediente do governo. Estão dentro do padrão que a religião de Jacob ordena (e vivem sendo vigiado constantemente para terem certeza disso) então tudo bem.

O que dá uma pista que como os Filhos de Jacob começou com uma instituição religiosa, e não política, além de ser dos estados do norte americano, e não sul. Acredito que a questão racial não seja um problema à ser combatido, o foco é a "moralidade". Ao mesmo tempo, que os privilégios socais se mantem e toda elite é claramente branca. Um econopessoa negra pode estar casado e ter filhos com uma econopessoa branca desde que ambos sigam a moralidade certinha e vai nas cerimônias de fé.

Marthas - Ai eu me contradizendo na teoria anterior, pois até agora as Marthas foram mostradas como servas negras. Porém tenho duas teorias: talvez nesta sociedade um homem negro de "bem" pode ser econopovo, uma mulher negra solteira de "bem" (não é lésbica, bi, feministas, adultera etc) não tem esse direito, e todas são Marthas.

A segunda teoria tem a ver com a infertilidade. Pensando que na religião todo o sexo é só para reprodução, não faria sentido permitir que mulheres inférteis casassem. Então todas as que encaixam na moralidade da República mas são inférteis tem três destinos: Esposas de Comandante, assim eles escolhem as dentro do padrão de beleza machista tradicional (lindas, magras, brancas e loiras); as mais velhas são Tias e todas as outras viram Marthas (mas ai não necessariamente todas seriam negras).

Não-Povo - Todos aqueles que de alguma forma desrepeita a República de Gilead. Como já visto foco nos que LGBT como todo que chamam de "Traidores de Gênero", em questões de rompedores da família tradicional como divorciados, adúlteros, amantes, questões política como feministas ou contra o sistema implantado, a série cita até "professores universitários", e membros de outras religiões: católicos, judeus, islamicos etc. Alguns são mortos como exemplos outros são enviados para as colônias. Algumas mulheres específicas ainda é oferecido a hipócrita escolha de ir para o Jezebel's, onde tornam-se objetos sexuais de comandantes e diplomatas estrangeiros.

Acho que é isso. Quem quiser acrescentar ou corrigir, ajuda ai!

Episodio 2x5 - Nota 8 2018-05-18 20:11:00

Bem colocado! Mas só uma correção estes homens são "Guardiões", os "Olhos", espiões do sistema, podem ser qualquer além dos guardiões, incluindo uma esposa, aia, martha etc..

Episodio 2x5 - Nota 8 2018-05-18 20:25:07

Cada vez mais estou interessando no poder que as "Tias" tem, primeiro, porque elas tem liberdade total de dar bronca nas esposas de Comandante, e segundo, que elas podem escrever, algo que foi negado as outras mulheres.

Episodio 2x12 - Nota 7 2018-07-06 14:30:38

Estou muito encucado com que a esposa do Joseph falou para Emily:

- Ele fez uma coisa terrível. Terrível! Ele inventou tudo.
- Tudo o quê?
- As Colônias. Ele planejou tudo. Ele descobriu tudo. E falei que as pessoas estão
desenterrando essa sujeira, e é um veneno.

Como "maior economista" de Gilead a análise mais fácil é que ele "inventou" a divisão de classes: Colonias, Econopeoples, Aias, Comandantes... Mas acho que tem algo maior ai... será que ele inventou a crise de infertilidade? E isso de alguma forma tá enterrado nas Colonias? O.o

Porquê ao mesmo tempo que ele parece ser um monstrão do mal, com aquelas falas dele e o jeito que trata a esposa.. Ele deixou a Martha falar de um jeito desafiador com ele... Uma Martha que já foi punida por mal comportamento. Ele tem obras de arte o que parece ser algo condenado. E como a própria Emily perguntou para Tia "Me pergunto por que um homem tão importante e inteligente acolheria uma Aia tão péssima?". Uma aia que ele sabe de todo o passado.

Episodio 2x12 - Nota 7 2018-07-06 17:06:36

Martha mesmo. Tinha uma com olho arrancado. Tem um barulhão.. ai ele berra "já falei para não mexer nas minhas coisas, vou te bater" e ela responde "pode vim, velhote!"

Episodio 3x4 - Nota 8 2019-06-16 20:29:44

Pelo meu ver a série entrará em duas possibilidades quando envolvendo Luke: Algo de espionagem mercenários com soldados de Gilead infiltrados no Canadá OU trama de política jurídica internacional pela guarda da criança (ainda existe ONU? Tribunal de Haia?).

Ah bem.. tb tem a possibilidade "nada vai acontecer", pq anda meio assim a série =b

Episodio 3x5 - Nota 7.5 2019-06-21 22:16:33

Sei que esta velocidade de contar a história é desde do S01E01, mas bem que eles poderiam dá uma acelerada e algo realmente acontecer na série. =/

Episodio 3x6 - Nota 8 2019-06-30 23:31:07

Algumas questões que pensei neste episódio.
1) Pq só as aias de Washington tem a boca costurada?
2) Para um "mundo" onde a natalidade é rara, e as aias mega preciosas pq são poucas férteis. Apareceu muiiiito neste episódio não? O.o
3) Gilead para mim era baseado apenas no velho testamento no episódio dois desta temporada já tinham citado Cristo e agora novamente com a cruz. Foi uma mudança de paradigma ai.
4) Não estou engolindo este poder todo dos videozinhos do Fred, se vierem falar.. mas Gilead ainda tem o poder militar dos Ex-EUA.. ai tudo bem (mas como não conseguem então dominar Chicago?).. mas só videos parace estranhão.

Episodio 3x6 - Nota 8 2019-07-01 14:53:42

Valeu pela troca de ideia =D

1) Sim. eu entendi a parte de serem silenciadas. O que questiono porque estamos vendo isso com frequencia e quase na sua totalidade entre as Aias de Washington (seja com anéis ou apenas a mordaça de pano) mas não estavamos vendo antes na cidade de June?

2) Sim, as aias são todas férteis, mas a série sempre disse que elas eram raras e preciosas, já que o virús deixou a maioria infertéis. Tanto como vc menciona depois até o México vai lá "comprar/trocar" as aias pq eles não tem no país dele. Ai mostra aquela cena em frente o memorial do George Washington com centanas ou milhares de aias.. de onde surgiram tantas?

3) Entendi. Para mim até então era apenas o velho testamento como base.

4) Faz sentido. Seria interessante mostrar países que apoiam Gilead no plano diplomático, talvez bizarramente (ou nem tanto) América Latina e Ásia. Pois até então pelo que sabemos: Canadá é contra e liberal, Suiça é neutra, México pela necessidade deixa passar, e já foi dito que a União Européia faz embargo a Gilead, assim como Reino Unido.

Episodio 3x7 - Nota 8 2019-07-04 20:32:11

A série nunca deveria ter vendido a ideia de haveria uma revolução, que a June seria uma heroina.. pois seria menos frustrante. Se a gente assistir apenas como a tentativa da June sobreviver a Gilead, sem esperar nada de drástico aconteça, a série seria melhor compreendida.

Episodio 3x8 - Nota 8 2019-07-12 21:40:22

O maior problema deste episódio foi que parece que ele foi mal editado ou um roteiro estranho. Pq tá tudo ali e ao mesmo tempo tudo mal explicado.

Parece que o mote do episódio foi "a gente joga nossas frustrações e ódios em pessoas nada ver e nunca nos realmente culpados"... Todas fizeram isso neste episódio: June, Lydia, Offmathew... a gente faz isso mesmo, quem nunca descontou em quem não merecia?

Mas faltou um nozinho melhor amarrado para deixar isso claro e até desenvolvido. O professor/diretor da escola lá, ele não fez nada de errado realmente, e nem dispensou da Lydia de um jeito escroto ou para sempre.. ele não estava pronto naquele momento.. mas não foi algo tão vergonhoso que vou quer então fuder a pessoa que me incentivou a dar este passo. (Posso estar enganado, não tendo empatia suficiente, então posso estar errado mesmo).

O caso do final do Offmathew já foi mal explicado... pq algum momento ela teria mais ódio da Tia Lydia do que a June? Só se a June agora é telepata, e virou June Grey.. pq com um olhar fez a garota mudar o alvo. Mas é aquele caso que a gente sentar podemos até criar uma teoria do porque, Offmathew por extremamente submissa, viu em June uma figura de autoridade maior do que na tia. Offmathew muito carente preferiu voltar aos braços de amor das companheiras aias.

Mas tudo isso devia ser mostrado na série, e não nossa imaginação. =/

E sobre o flashback gostaria de ver um pouco mais de como tornar tia ou algo que dê pista nisso. Se falassem que o tal professor lá era um Filho de Jacob seria mais interessante.

Por fim, eu gostei muito da cena das tias em reunião, é algo que faz sentido como funciona. Poderia ter sido melhor aproveitado.


Episodio 3x8 - Nota 8 2019-07-12 21:46:31

é uma coisa bem mal-resolvida mesmo. Ao meu ver, e estou inventando pq a série nunca explicou isso.. é que o racismo em si não é algo que seja parta da cultura deles, tipo eles serem supremacistas branco e todos serem racistas que tudo bem.. acho que é ainda é algo dizem que "condenável" e que eles não são racistas, bem no estilo hipócrita de ser.

Pois eles seguem este neo-evangélico bizarro de velho testamento.. e usando todas outras religiões que existem hoje é ok ser homofóbico, que é ok falar que as mulheres devem ser submissas.. mas nenhuma delas condena abertamente outras etnias (no máximo quando isto está misturado com religiões opostas juntas como principalmente as de Matriz Africana e o Islã).

Episodio 3x11 - Nota 8.5 2019-08-13 00:01:55

Realmente o melhor episódio da temporada até aqui. E pela primeira vez nesta temporada estou muiiiito curioso para ver as consequências deste episódio.

Uma curiosidade bem legal é que na rádio da resistência que Fred e Serena estão ouvindo quem fala é a OPRAH Winfrey, repetindo a mesma frase que tinha falado tb na rádio num epísódio da temporada passada: "Radio Free America, transmitindo de algum lugar no Great White North." =D

E eles estão justamente neste pedaço "branco" onde Gilead ainda não conseguiu conquistar realmente.. tudo em volta dos Grande Lagos.. Chicago... Michigan.. Vermont.. EUA/Gilead com Canadá tem a maior fronteira terrestre do mundo são 8891 km, e deve ser realmente cheio de pequenas estradas, cidades divididas no meio e tudo mais.. o que realmente deve ser díficil saber onde começa um e termina o outro..

Episodio 3x13 - Nota 8.5 2019-08-15 22:21:12

Pelo que entendi era um flashback do começo de tudo, quando a June foi presa. Mas agora que vc falou fiquei confuso hahahha

Episodio 3x13 - Nota 8.5 2019-08-15 22:25:50

Falando da temporada como um todo, gostei mais do que a segunda. E pensando que a série melhorou muito nos últimos três episódios, quando finalmente a série começou andar.

Adorei o contexto de salvar as crianças. Ficou muito mais crível que uma June revolucionária heroina fodonica que iria derrubar todo um sistema sozinha. Ela ainda tá lá no seu protagonismo, mas realizando um pequeno ato.. salvando um punhado de crianças, mas isso é simbólico fortíssimo e vai gerar consequências.

Junto com o prisionalmente dos Waterford podemos caminhar para realmente um fim de Gilead como um todo que não seja forçado. Venha quarta temporada e mantenha o ritmo!

Episodio 4x3 - Nota 8 2021-05-04 02:58:18

Gilead tem dinheiro, tem agricultura, e tem muitas "aias", tanto que lá na primeira temporada acho eles estavam em um acordo para vende-las para o México. E é o que Igor disse... o mundo aceita várias ditaduras ai pelo mundo pq eles tem grana, não importa muito como tratam as pessoas ali. =/

Episodio 4x3 - Nota 8 2021-05-04 03:10:14

Um episódio com cenas e momentos formidáveis e excelentes para trama, e outros inúteis e mal feitos. É todos envolvem o roteiro. Pois fotografia, montagem, trilha, tudo maravilhoso. A história que tá problemática.

O "torture porn" voltou com tudo neste episódio, pensei que já tinhamos superado isso.

Uma vez eu disse que a gente devia assistir a série sendo sobre a sobrevivência da June, e não que o seriado tornasse ela uma Katniss Everdeen e ela derrubasse Gilead como uma grande heroina de ação. Porém, por mais que a série não a está tratando ela assim nos episódios em si, fica sempre PROMETENDO e SUGERINDO que isso vai acontecer. E essa lentidão fica criando frustração no espectador.

As vezes eu acho que os roteiristas não tem certeza de quantas temporadas tem que enrolar, já que a quinta foi renovada, mas quem sei lá se a sexta, sétima, oitava serão também, e por isso, eles não podem destruir Gilead, porque para trama isso tem que ser o Gran Finalle.

A série é bem feita, mas acho que eles precisam terminar logo com ela ou pelo menos planejar como e quando fazer.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fabrizio Franco

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries