IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Dark By Cidleudo Anderson





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2020-06-23 19:31:38

A série está no hype todo mundo me recomendando então resolvi assisti e resumindo o que achei ao terminar de ver esse 1x01: Gostei mas não entendi nada.

Gostei de séries com ambientação numa cidade pequena cheia de mistérios e uma gama de personagens interessantes focada famílias (não me peça para dizer o nome delas ou dos personagens porque a única pessoa que lembro o nome é Jonas o protagonista). Curti o ar meio sombrio e ter tudo acontecendo em volta de uma usina nuclear já faz a gente pensar que tudo de estranho que está acontecendo na cidade tem ligação com ela.

Já nesse pilot tivemos um suicídio, uma carta com data marcada para ser aberta (a senhora esperou esse tempo todo, leu a carta e a gente não descobriu o que era, minha ansiedade e curiosidade atacou demais); um velho do manicômio avisando a cidade que estava acontecendo "de novo"; uma sala estranha com uma criança ruiva que não se encaixa com a ambientação da cidade de Winden; uma caverna sinistra no meio da floresta e o desaparecimento de uma criança que pelo visto vai ser o plot da temporada.

Aliás, a cena dos adolescentes entrando na floresta escura a noite para buscar um pacote de drogas foi de uma coração imensa porque sendo eu não entraria ali nem pagando. Sinistro o fenômeno que assusta a todos e fiquei com raiva de todos correndo e esquecendo a criança Mikkel. Imagina ter que contar para sua mãe que você levou seu irmão mais novo pro meio da floresta a noite e ele sumiu, tensoooo. Eu buguei naquele final com a polícia noticiando que tinham encontrado o corpo do menino e o pai indo ao local e vendo que não era o Mikkel, não era seu filho E A PARTE DOS OLHOS TODA PRETA QUEIMADA NO CORPO DA CRIANÇA. QUEM ESTÁ FAZENDO ISSO E PORQUE?

Gostei da trilha sonora com aquela música de suspense exagerada, deixa a gente durante todo o episódio apreensivo e esperando para ver o que vai acontecer a seguir.

Enfim, curti esse começo. Os mistérios me deixaram intrigados e é claro que continuarei assistindo para descobrir as respostas.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2020-06-30 21:09:17

O Suicídio do pai do Jonas continua um mistério e o filho tendo sonhos-visões de Michael me deixam com a pulga atrás da orelha, porque será que ele morreu? Ele tinha algum segredo (como diz o título do episódio) tão importante que ele precisaria morrer para não vir à tona? Estou curioso para saber o conteúdo daquela carta com data marcada para ser aberta, o que será que tinha nela? Seria o segredo que fez Michael se matar?

Jonas encontrou um mapa de Winden com várias anotações e fez me questionar sobre quem seria o dono daquele mapa? Seu pai? Qual mistério envolvem aquele pedaço de papel e qual a sua importância?

Estranho também foi ver as explicações legistas sobre o que aconteceu com o menino morto encontrado na floresta, sem olhos e com os ouvidos estourados como se tivesse saído de uma centrífuga e o paralelo com a cena da sala estranha na qual o menino ruivo estava no episódio passado. Como ele portava objetos dos anos 80 ele tinha sido enviado para o tempo atual por qual motivo? Seria uma troca já que Mikkel foi para o ano de 1986? Estou ansioso para descobrir mais sobre isso.
Estou começando a achar que aquela usina elétrica e aquela caverna estão interligadas de algum jeito porque pelo que parece tudo de estranho que acontece em Winden se passa próximo dali como por exemplo o sumiço de Mikkel e o aparecimento do estranho (encapuzado que parece muito o Jonas mais velho) que saiu da caverna e foi direto pegar um quarto no Hotel da cidade. Aquela cena mostrando que ele sabia de tudo o que estava acontecendo naquela cidade e mostrando a notícia sobre o desaparecimento de Mikkel e a escrita de “ONDE” ele desapareceu para a palavra “QUANDO” e a revelação do menino saindo da caverna e indo para casa e vendo seu pai ainda adolescente explodiu minha mente para o plot de viagem no tempo, assim como diz o livro em cima da mesa com o título “Um Jornada Através do Tempo.”

O que vai acontecer com Mikkel nessa época? Será que ele vai conseguir voltar para 2019? Agora que sabemos que Mikkel está no ano em que Mads sumiu igual aconteceu com ele fico curioso para ver se a série vai explicar o que aconteceu com o irmão de Urich. Imagino como deve estar a cabeça de Urich tendo passado por sumiço de seu irmão no passado e agora de seu filho no presente e sem conseguir encontra-los e pôr um fim nessa história, por isso tanta força do personagem em tentar encontrar o Mikkel e tentar descobrir se a usina tem alguma coisa haver com aquilo.

Obs 1: Aquele pai do Urich saindo de noite sozinho e dando explicações meia boca para a esposa está me deixando bem desconfiado, estou começando acreditar que ele tem algo a ver com o desaparecimento das crianças. Será?
Obs 2: Aquela última cena focando na manchete do jornal dizendo “Chernobyl, meio ano depois” me deixou intrigado demais. Será que o desastre de Prypiat tem algo haver com a trama de Winden?

Episodio 1x3 - Nota 10 2020-06-30 21:13:52

Uma frase para definir esse episódio: DE VOLTA PARA O PASSADO!

Começamos a acompanhar a jornada de Mikkel chegando em 1986, quatro semanas depois do desaparecimento de Mads e vemos ele indo para sua “casa” e não reconhecendo a moto, o carro, a chave não funcionando e ele dando de cara com Urich, seu pai adolescente, 33 anos de tudo e não o reconhecendo. Foi muito legal assistir esse episódio com um personagem de 2019 passando pelo passado da cidade, como na cena em que Mikkel vai na escola atrás de sua mãe diretora e dando de cara com ela só que adolescente e bem chata ou ele indo para a delegacia atrás do pai e quando ele cita que seu pai é Urich Nielsen o policial de 1986 afirmando que Urich nunca trabalharia ali e que aquilo era uma piada de mal gosto.

Vimos também um pouco do dia a dia da usina nuclear em 1986 com a Claudia Teidemann sendo a primeira mulher a assumir um cargo de chefia na usina e ela lidando com os perigosos barris amarelos com símbolo radioativo escondidos numa gruta próximo da usina e isso me fez pensar: “Será que é isso que tem dentro daquela porta que Urich adulto encontrou na caverna no episódio passado? Será que esses tambores tem algo haver com os desaparecimentos das crianças ou poderão causar alguma catástrofe na cidade no futuro”

Mas o melhor desse episódio foi a apresentação de Ines Kahnwakd a enfermeira sem família que cuida de Mikkel no hospital e que provavelmente virará sua mãe adotiva (a mesma mulher que abre a carta datada no futuro deixada pelo pai de Jonas), então pensa comigo Ines é a avó de Jonas, se ela pegou Mikkel para criar como seu filho e ele assumiu o nome de Michael e no futuro ele tem Jonas como filho e precisa se matar para não revelar que na verdade é o filho de Urich desaparecido em 2019. MANO QUE DOIDEIRA ESSAS REVIRAVOLTAS DE VIAGEM NO TEMPO. SE EU BUGUEI JÁ NESSE TERCEIRO EPISÓDIO PENSANDO NESSA TEORIA IMAGINA ASSISTINDO O RESTO DA TEMPORADA.

Foi muito interessante ver Charlotte (que viria ser a delegada no futuro) já intrigada com a morte de vários pássaros na cidade, ela pegando um deles e guardando no freezer de sua casa e desenhando os pássaros mortos. E as 33 ovelhas mortas com os mesmos sintomas do menino encontrado na floresta em 2019 com os tímpanos estourados. Quero muito entender o que está fazendo isso com os bichos.

Aquele final foi a representação do título do episódio “Passado e Presente” com a tela sendo dividida e a sequência nos mostrando os principais personagens na sua versão em 1986 e na sua versão em 2019, impressionante como alguns atores tem muita semelhança e foi um acerto do diretor de elenco. Eu que estava com dificuldade de saber quem era quem nessa série principalmente porque todo mundo praticamente é branco e loiro, com essa sequência deu para ligar os nomes aos personagens.

Aquele final com Mikkel e Urich dentro da gruta e cada um em anos diferentes me arrepiou por ver que um conseguiu escutar o outro e por saber que eles estavam tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo. O menino saindo da caverna ainda em 1986 e o Urich saindo em 2019 foi de apertar nosso coração.

Esse já considero o melhor episódio da temporada até aqui porque esclareceu muita coisa e eu gosto quando usam viagem no tempo de forma bem feita.

Episodio 1x4 - Nota 8 2020-06-30 21:18:09

Agora depois de ver o que aconteceu com Mikkel e sua ida para o passado fiquei aqui pensando no que teria feito isso com ele. Eu imaginava que algum monstro, criatura, entidade habitava aquela caverna mas acho que eu estava enganado com o nome do episódio “Vidas Duplas”; as viagens para tempos diferentes; a abertura com as mesmas imagens invertidas me fez crer que a série está falando sobre buracos negros ou buracos de minhoca (igual no filme Interestelar no qual o personagem de Matthew McConaughey entra num buraco negro e vai parar no passado e ajuda sua filha a descobrir algo que muda o futuro do mundo). Será?
Será que algum experimento na usina criou um buraco negro dentro da caverna? Estou muito curioso para descobrir tudo por trás desses sumiços das crianças.
Enfim, gostei muito de ver o episódio focando principalmente em dois personagens: JONAS e CHARLOTTE.

Jonas continuou sua busca nas cavernas tentando entender o que significava aquele mapa que ele havia encontrado no sótão sem muito sucesso. Ele andou, andou e acabou achando várias ruas sem saída e nada de encontrar o tal “cruzamento” dito no mapa. Curioso foi aquele final com um homem estranho entrando no quarto dele enquanto o protagonista dormia e escrevendo no mapa. Estaria aquele estranho ajudando ou dificultando a busca de Jonas por respostas na caverna?

O plot da Charlotte foi o melhor do episódio pois entramos mas na sua vida e conhecemos melhor sua família. Gostei demais a personagem Elizabeth, a filha surda. Curti seu jeito e ver ela com namoradinho na escola e fiquei tenso quando ela saiu sozinha a pé e não esperou seus pais virem pegá-la. Foi interessante o paralelo que a série fez, com Urich no carro sendo levado para casa pela Charlotte após ser pego invadindo a usina para procurar pistas do filho e levar porrada dos seguranças com ele dizendo para Charlotte que ninguém se importava com o sumiço de Mikkel porque não eram os filhos deles e no momento que ele sai do carro o marido dela liga para informar do sumiço da filha e ela se vê no lugar de Urich. Confesso que fiquei tenso com medo dela ter sumiço e ter ido parar no passado igual Mikkel mas como a caverna não fez nenhum som e os animais não morreram então duvidei que a menina tivesse sumido nas mesmas circunstâncias e no final ela chegou em casa bem, falando de um tal de Noah e com um relógio esquisito que o homem havia dado para entregar para a mãe. BEMMMMM ESTRANHO.

Eu estou com uma pulga atrás da orelha com o marido da Charlotte, ainda mais depois de descobrir que quando o menino mIKKEL sumiu ele não estava na travesti traindo a esposa. Então onde ele estaria? Será que o psicólogo tem algo haver e sabe algo sobre o sumiço das crianças?

E o velho pai de Urich que estava internado no hospital psiquiátrico fugiu de novo do local querendo parar o homem que descobrimos ser Noah.
MAS QUEM DIABOS É ESSE NOAH? SERIA ELE O VILÃO DA TEMPORADA? PARTIU ASSISTIU O EPISÓDIO 5 PARA DESCOBRIR.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2020-06-30 21:20:52

FINALMENTE A TAL CARTA DATADA PARA SER ABERTA SÓ DIA 4 DE NOVEMBRO FOI LIDA!

Gostei muito desse episódio eles terem mesclado cenas dos dois tempos. A edição mandou muito bem e deixou tudo fluído e explicativo nos pulos nas cenas do ano 1986 para o ano de 2019 e pudemos conhecer melhor alguns outros personagens como por exemplo Hannah.

Em 1986 vimos que Mikkel realmente criou uma vida já que não conseguiu voltar para seu tempo e foi bem legal a gente ver o primeiro encontro dele com Hannah adolescente, a menina que se tornaria sua esposa e mãe de seu filho. Mas falando em Hannah achei ela bem desequilibrada, mostrando o quanto a mulher era perturbada desde jovem com ela vendo Urich transar com Katharine e ela inventando (sim, mesmo com a Katharine aparecendo com aquele olho roxo na cara acho que Hannah inventou aquela história) a história de Urich estuprando a Katharine por puro ciúme e dor de cotovelo e percebemos que ela não mudou nada com a cena de 2019 em que ela na maior cara de pau vai deixar comida para Katharine e mesmo com Urich dizendo que não ia acontecer mais nada entre eles, Hannah prometeu que não ia desistir dele.

Enfim, conhecemos o tal enigmático NOAH, o reverendo.

Começamos o episódio recebendo a triste notícia do sumiço do Yasin (será que ele foi parar naquele quarto estranho onde estava o Erik no pilot?) como a gente suspeitava no fim do episódio anterior e fiquei com pena da mudinha Elizabeth, pelo menos ela ajudou dando detalhes para o retrato falado do Noah. Esse Noah quando apareceu me deixou arrepiado e me passou uma sensação ruim, acho que ele é sim o vilão da temporada e o mais estranho é ver que ele estava nos dois tempos, apareceu em 1986 para o Mikkel no hospital tentando o converter para religião e está rondando Winden em 2019 e teve um encontro super esquisito com Bartosz. Quando o menino entrou no carro eu jurava que ele seria sequestrado também, mas não aconteceu. Noah o deixou no local onde ele foi pego e eu estou curioso para saber o que eles conversaram e o que Bartosz vai fazer.

O homem do capuz misterioso ainda continua rondando por Winden, ele fez checkout no hotel mas pediu para manter o quarto o que é bem estranho; foi conversar com Jonas e ainda falou o quanto ele era parecido com o pai e ainda mandou entregar uma caixa com itens misteriosos e A CARTA para Jonas. QUANDO JONAS ABRIU A CARTA E COMEÇOU A LER E FOI ENFIM REVELADO QUE ERA MIKKEL CONTANDO O QUE TINHA ACONTECIDO COM ELE, SUA IDA AO PASSADO E TINHA VIRADO MICHAEL E OS FLASHBACKS DAQUELA NOITE FATÍDICA EU ME EMOCIONEI.

Imagina como Jonas está lidando com essa informação. Imagina ele pensando que está gostando da irmã de Mikkel que na verdade é seu pai então ele está gostando de sua tia. MANO MINHA CABEÇA EXPLODIU. O que ele irá fazer com essa informação?

Episodio 1x6 - Nota 10 2020-06-30 21:24:02

Mais verdades foram reveladas, o quebra cabeça está sendo montado e JONAS finalmente encontrou o que procurava na caverna e atravessou o tempo. QUE EPISÓDIO VIU!

O começo do episódio foi legal com a narração falando sobre as pistas deixadas em todo lugar e a cena cortando para uma foto da turma de 1987 no corredor do colégio em que mostra Mikkel lá no meio de outras crianças e em seguida Jonas perguntando para sua mãe como ela conheceu Michael e ela falando como ele era enigmático e nunca sabia se ele estava falando sério ou brincando.

Urich continua procurando informações e paralelos entre os sumiços de Mikkel e Mads e ao ler o depoimento de sua mãe encontra uma mentira e vai lá tirar satisfação para saber onde seu pai estava na noite que Mads sumiu e isso cria uma rede de revelações. Mads descobre que seu pai traia sua mãe com a matriarca Tiedemann e na hora do sumiço de Mads seu pai estava com a outra (igual ele que estava traindo sua esposa com Hannah no momento que Mikkel sumiu), isso levou Urich até Regina Tiedemann no hotel e ligou paralelos com 1986, quando Urich e Katharina amararam ela numa árvore por pensar que ela teria feito a denúncia de estupro dele e ela revelando que tinha sido Hannah foi genial. Essa cena foi tensa por ver o ódio e rancor que Regina sentia de Urich ao desejar que quem tivesse sumido fosse ele e não Mads. O confronto de Urich e Hannah também foi interessante, quero ver como ficará essa relação após essa descoberta. Será que ela finalmente o deixará em paz?

Urich está fazendo mais do que qualquer um pra desvendar o mistério do sumiço das crianças. AQUELE FINAL COM ELE JUNTANDO AS INFORMAÇÕES (FOTO E O COMENTÁRIO DE SUA MÃE) E DESCOBRINDO QUE AQUELE MENINO MORTO ENCONTRADO NA FLORESTA COM ROUPAS DOS ANOS 80 ERA MADS POR CAUSA DA CICATRIZ NO QUEIXO. Isso com certeza irá abalar o homem.
Katharine continua meio surtada pelo sumiço do filho; falou na rádio sobre a doença da cidade e que tem um assassino vivendo entre eles e ainda brigou com Regina no meio da escola o que levantou questionamento nos filhos de que eles não conheciam e não sabiam nada sobre seus pais.

Mas o melhor do episódio foi o plot de Jonas, ele percebeu que seu mapa tinha informações novas (o que eu acho que provavelmente foi deixado pelo estranho de capuz) e ele foi novamente para dentro da caverna a procura de respostas e dessa vez ele conseguiu. QUE TENSO E CLAUSTROFÓBICA TODA A EDIÇÃO DA CENA DE JONAS ENTRANDO NOS CORREDORES MINÚSCULOS DA CAVERNA COM AQUELA LANTERNA FUTURISTA E ENCONTRANDO UMA PORTA SINISTRA (QUE EU ACHO QUE É O PORTAL DO BURACO NEGRO PARA OUTROS TEMPOS) E ELE COM TODA CORAGEM ENTRANDO E PERCEBEMOS A CIDADE TODA REAGINDO COM AS LUZES PISCANDO E PERCEBEMOS QUE ESTÁ ACONTECENDO DE NOVO.

Aquele corredor com dois túneis me deixou encucado, será que ali são as passagens para o passado e para o futuro? Vê-lo atravessando as portas e saindo da caverna me deixou curioso para saber em qual ano ele estaria aí ele dá de cara com Hannah adolescente e páh JONAS ESTÁ EM 1986!!! Quero muito saber o que ele fará nesse ano, será que vai atrás de Mikkel?

Obs: Que estranho a cena de Peter e seu pai entrando num bunker e sabendo que estava acontecendo de novo e com o caderninho na mão com datas e horários das viagens no tempo. Eles estão interligados ao mistério na caverna mas como e porque? E percebi que tem um horário marcado para o dia seguinte no caderninho, seria a volta de Jonas para o presente?

Episodio 1x7 - Nota 9 2020-06-30 21:26:55

Nós tínhamos as linhas temporais de 1986 e 2019 se interligando mas nesse episódio 1x07 percebemos que o mistério vai muito além disso e o ano de 1953.

Jonas está em 1986 e começa sua busca pelo Mikkel para saber se o que dizia na carta era realmente verdade. Ele passou pela escola onde uma jovem Regina o manda pro hospital e lá ele encontra Ines e Mikkel juntos, confesso que fiquei esperando um contato, um diálogo entre Jonas e Mikkel mas o estranho de capuz o interceptou e abriu seus olhos que de aquele era realmente seu pai e que Urich era seu avó e Marta era sua tia e que ele não poderia levar Mikkel de volta para o futuro (kkkkk juro que foi sem querer) porque ele estragaria toda a linha temporal já criada e com isso Jonas apagaria sua própria existência e isso fica comprovado quando ele vai lá conversar com Mikkel e vê Hannah se aproximando e os dois saindo juntos e ele decido voltar ao presente sozinho e deixar tudo seguir seu rumo. A cena dele queimando a carta foi triste e dolorosa mas necessária porque imagina Urich descobrindo a verdade indo ao passado trazendo seu filho de voltar e apagando a existência de Jonas. Enfim, foi uma atitude muito corajosa a de Jonas esconder a informação de todos.

Enquanto isso Urich continuava investigando sobre o caso do menino encontrado morto que sabemos agora ser o Mads mas como ele teria morrido há 10 horas atrás e estaria com o mesmo tamanho, altura e idade que tinha em 1986 quando sumiu. A mãe de Urich mencionando a briga entre um reverendo e um homem há 33 anos que ela jura ter visto o mesmo homem no presente com a mesma cara me deixou intrigado e o Urich encontrando as anotações do antigo policial da cidade em que ia pegar o depoimento do Helge mais ele nunca apareceu me fez aumentar ainda as suspeitas sobre ele, até que chegou aquele final do episódio que nos mostrou Helge fora do bunker com o corpo de Mads recém morto e dentro do bunker Noah limpando o local que eu presumo ser o tal quarto esquisito em que matam crianças e eu fiquei ainda mais curioso para saber explicações sobre tudo aquilo.

O engraçado é que em 2019 Helge é um velho que vive fugindo do asilo e dessa vez Urich foi atrás dele pra dentro da caverna. O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER NESSA RETA FINAL DA TEMPORADA? Incrível como Dark responde uma dúvida e já nos deixa com mais 20 perguntas na cabeça a cada episódio.

AGORA ESTÁ MAIS DO QUE CLARO QUE HELGE E NOAH ESTÃO POR TRÁS DO SUMIÇO DAS CRIANÇAS, AGORA SÓ FALTAM EXPLICAR O MOTIVO DELES ESTAREM FAZENDO ISSO.

Episodio 1x8 - Nota 10 2020-06-30 21:30:14

Está na hora de descobrir o que se passou em 1953 e nada melhor do que Urich de 2019 para ser o eu telespectador nessa jornada.

Quando Urich entrou na caverna atrás de Helge velho eu já estava imaginando que ele iria descobrir o buraco de minhoca e iria para outro tempo e fiquei imaginando que seria 1986 mas eu me enganei, ele foi parar bem mais no passado do que eu esperava em 1953. Ver ele vendo sua mãe e seu pai ainda crianças foi interessante, fico imaginando como deve ser a sensação de perguntar para alguém “em que ano estamos?” e ficar chocado em descobrir que você não pertence aquela época, eu com certeza ficaria em pânico.

Já que ele estava ali ele aproveitou para procurar pistas sobre seu filho e ao descobrir sobre os corpos dos meninos mortos foi atrás de saber se eram Mikkel. Interessante ver o início da construção da usina nuclear e ver Urich interagindo com Agel Tiedemann o policial que tinha ranço do jovem Urich em 1986.

Aquele final entre Urich e Helge me fez explodir minha cabeça ao pensar que talvez o homem de 2019 causou tudo o que está acontecendo e ele possa ser o culpado por sua família estar no centro desses desaparecimentos quando tentou mudar o futuro e quis matar Helge jovem para ele não se tornar o homem que sequestra crianças daqui a alguns anos e o choque na cena em que Urich pega a pedra e bate na cabeça de Helge várias vezes fazendo com que ele tenha o cicatriz no rosto que nós já conhecemos da sua versão do futuro e Urich pensando que o menino estava morto mas ele conseguiu sobreviver. Será que foi isso o gatilho que transformou Helge no homem que ele é hoje aliado de Noah e sequestrador de crianças? Urich vai conseguir voltar ao seu tempo?

Enquanto isso o outro plot envolvia o estranho de capuz conversando com o relojoeiro H. G. Tanhauns em 1986 para entender mais sobre a ponte de Einstein-Rosen e sobre buracos negros e todas as cenas foram muito bem explicativas e necessárias com a gente aprendendo sobre a triquetra, o nó das dimensões em que não existia no mundo só o em cima e o em baixo e tudo funcionava através de três dimensões e por isso entendemos a ligação entre os anos 1953, 1986 e 2019, todos separados por 33 anos sendo que esse número 33 ser tão importante na história da humanidade com ele sendo citado várias vezes na bíblia.

Curioso foi o estranho contando pro H. G. que existe um buraco de minhoca em Winden e que a usina por causa de um problema foi o causador dele e que a máquina que ele havia criado criava buracos de minhoca idênticos os da usina mas a máquina estava com problema e precisava que o H. G. a consertasse para enfim destruir o buraco de minhoca e fechar a tampa entre os tempos. WOW!

Quanto mais a história de Dark avança mais louca ela fica, pior que aquela frase de que passado e futuro estão interligados e não sabemos mais definir onde começa e termina uma ação (virou tipo o ovo e a galinha, a gente não sabe mais quem veio primeiro), se formos parar para pensar nisso nosso cérebro derrete tentando entender.

Obs: Interessante ver a cena dos legistas falando pro Agel sobre as peculiaridades nos corpos dos garotos encontrados no terreno da usina com as medalhas no pescoço datadas de 1986 e as roupas com a etiqueta “MADE IN CHINA”, não me surpreendeu eles terem ficado tão chocados kkkkkk E por falar em objetos de outras épocas, curioso ver a máquina do H. G. Tanhauns o relojoeiro de dois tempos diferentes e o casaco e celular do Urich esquecido na casa do jovem H. G. em 1953. Será que objetos e tecnologias em tempos diferentes podem mudam o rumo da história e do futuro?

Episodio 1x9 - Nota 9 2020-06-30 21:32:19

E a cachorrinha Gretchen que entrou na caverna em 1953 e saiu em 1986 kkkkkkkkkkkkk

Esse buraco de minhoca já virou festa da mãe joana com até bicho atravessando linhas temporais diferentes (fico imaginando como a cachorrinha conseguiu abrir aquelas portas de ferros para atravessar os túneis de pedra).

Esse episódio foi bem interessante que mostrou narrativas nos três anos e a cada ação que ocorria num dos anos das linhas temporais fazia o ponteiro da máquina criada por H. G. levantar o que indicava a ligação com o título do episódio: TUDO É AGORA representando que todas as linhas temporais andavam juntas e tanto o passado como o futuro impactavam no presente.

Em 1953, vimos a busca pelo menino Helge que sobreviveu a tentativa de assassinato de Ulrich. O homem de 2019 foi perseguido pelo jovem Agel e mesmo quase conseguindo entrar na caverna para voltar pro seu tempo ele ficou triste ao ver que não tinha conseguido mudar o futuro e confessou “a morte” do Helge e foi levado preso. Acho que como ele não matou o menino, a polícia vai liberar Ulrich da prisão em breve. Tô me perguntando se ele conseguirá voltar para 2019.

Em 1986, vimos Hanna dissimulada espalhando que Regina teria contado para a polícia sobre o estupro e Katharina querendo tirar satisfação mas Regina foi salva por um rapaz bandido que estava chegando em Winden e que no futuro se tornaria o marido da menina Tiedemann. Foi interessante a cena na usina com o tal Alexzander pedindo emprego pra Cláudia e ela o contratando para um trabalho sujo de criar uma porta secreta na caverna para esconder os barris de produtos radioativos da usina, aquela porta que vimos Ulrich querendo invadir há alguns episódios atrás. Enquanto isso, vimos Helge fugindo do depoimento do velho Agel e ele e Noah numa parceria meio conturbada construindo o tal quarto infantil de tortura no bunker da cabana, aquelas referências bíblicas sendo que aquele lugar era a “arca” deles e que Noah queria consertar a linha do tempo me deixou intrigado. Esse Noah me dá calafrios, ele não é uma boa pessoa.

Em 2019 foi nos mostrado Katharine doida atrás do marido que estava desaparecido, já não bastava o filho agora o marido também, ela tentou na delegacia e nada e foi parar na casa de Hannah e a dissimulada voltou a contar mentiras dizendo que tinha sido ela a acabar tudo com o amante. ESSA HANNAH É UMA ESCROTA, UMA COBRA, ELA NÃO PRESTA. Vimos que ela pegou os itens escondidos pelo Alexzander em 1986 quando ele foi para casa de Regina e agora 33 anos depois ela foi cobrar um favor dele que virou o homem do mais alto escalão da usina nuclear, o favor de acabar com Ulrich em troca do silencio para ela não ter que revelar sua verdadeira identidade.

Outros pontos a se prestar atenção foram: Jonas tentando se afastar de Martha por saber que ela era sua tia numa cena belíssima na chuva e não conseguindo, é aquele ditado quando o amor é forte nem parentesco separa kkkkkk Tivemos também Regina faxinando o hotel e entrando no quarto do estranho de capuz e vendo todas as informações pregadas na parede; Tivemos Claudia fazendo uma visita pro neto e Bartosz indo atrás de Noah para se aliar a ele (seria o Bartosz o novo Helge dessa geração 2019?) e aquele final com H. G. em 1953 tentando fazer o celular de Ulrich funcionar e Claudia idosa de 2019 entrando pedindo pra ele criar uma máquina para consertar a linha do tempo.

SÃO TANTA GENTE QUERENDO CONSERTAR AS LINHAS DO TEMPO E FECHAR DE UMA VEZ POR TODAS O BURACO DE MINHOCA QUE EU TÔ ACHANDO QUE VAI DAR RUIM HEIN. QUERO SÓ VER O QUE VAI ACONTECER NA SEASON FINALE.

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2020-07-04 11:36:03

Já conhecemos 1953, 1986 e 2019. AGORA É HORA DE ENTRARMOS DE VEZ NA QUARTA DIMENSÃO DESSA HISTÓRIA QUE TANTO SE EXPANDE E IRMOS DIRETO PRO FUTURO. SERIA AQUELE FINAL EM 2052???

Jonas teve uma trama muito forte nessa finale e tudo começa com aquele pesadelo dele sentindo seu pai deitado ao seu lado, isso faz ele criar coragem para tirar satisfação com Ines, “sua avó” sobre se ela já sabia do menino do futuro e a cena é tão maravilhosa com ela entregando a carta de Mikkel para ele ler sendo que ele revela que já tinha queimado a carta. A atuação do Louis Hofmann foi tão maravilhosa, a gente consegue ver no rosto dele o quão bugado ele está com toda essa loucura de linhas temporais, tanto é que a melhor fala do episódio foi a dele nessa cena: “Agora eu tenho outra avó que é diretora da minha escola. O marido dela, que transa com minha mãe, procura o filho, que é meu pai! Há alguns dias, eu beijei minha tia!”. Isso é muito pra ele e ele decide “consertar” tudo e parte pra dentro da caverna para fazer o que ele tinha que ter feito lá no início da temporada, trazer Mikkel de volta para seu tempo mas é claro que isso não daria certo pois se não tudo ficaria mais louco ainda. A cena dele chegando ao hospital e ao quarto do Mikkel e encontrando Noah foi sinistra, já estava tenso com o Noah falando que o próximo plano era Jonas para o Helge de 1986 e vê-lo sendo capturado no hospital me fez temer pela vida do protagonista que acabou preso dentro do quarto sinistro onde morreu Mads e Eric, quarto esse que descobrimos que está bem acima da passagem do buraco de minhoca das cavernas e que era um CÂMARA DE VIAGEM NO TEMPO (abri um sorrisão com a citação ao Delorian de De Volta para o Futuro) só que ainda não funcionava direito e se pensarmos nas crianças mortas isso é verdade. Interessante essa ideia da energia radioativa da viagem do tempo emanar sobre ele e quem estiver dentro poder viajar para outra época, pena que não funcionou direito, até o fim desse episódio.

Fiquei com pena de Ulrich preso em 1953 por Egel por um crime em que ele “não” cometeu sendo que ele só queria consertar tudo e salvar seu filho coisa que não tinha conseguido com seu irmão. Ele tá só o bagaço nessa final de temporada. Será que na season 2 ele conseguirá voltar para 2019? O interessante sobre esse plot de Ulrich foi ver a Charlotte em 2019 vendo uma foto de Ulrich em 2053 como acusado do sequestro de Helge criança, a cara dela de surpresa foi a melhor. Ela finalmente está entendendo a trama dos 33 anos.

Outra coisa curiosa foi ver Helge idoso de 2019 indo parar em 1986 para avisar seu eu mais jovem que Noah é o mal e o perigo e pedindo para ele parar de fazer as coisas que fez e não se tornar ele do futuro. Confesso que não estava esperando aquela cena do Helge novo atropelando e matando o Helge velho. QUE PARADOXO DOIDO VOCÊ MATAR A SI MESMO DO FUTURO NO PASSADO QUE É O SEU PRESENTE. BOOMMM E LÁ SE FOI O QUE SOBRAVA DO MEU CÉREBRO.

JONAS DESCOBRIU QUE O ESTRANHO DE CAPUZ ERA ELE MESMO DO FUTURO WOWWWW EU SABIAAAAAA. AQUELE DIÁLOGO DOS DOIS FOI TUDO, ELES FALANDO SOBRE AS CARTAS E O ESTRANHO FALANDO QUE JÁ TINHA PASSADO POR TUDO AQUILO.

Ainda estou confuso sobre o personagem Bartosz, não sei qual a dele. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha e pensei numa teoria que Bartosz seria a versão mais nova de Noah, será? Aquela cena do Bartosz indo tirar satisfação por Jonas ter o abandonado para beijar sua namorada e os dois brigando e o Bartosz falando que Jonas era doente igual o pai foi pesado. Espero que na próxima temporada expliquem mais sobre a ligação de Noah e Bartosz e tanto o menino quanto o reverendo que chegou prometendo mostrem a que vieram.

AQUELE FINAL FOI SENSACIONAL.
Jonas do capuz do futuro usando a máquina do relojoeiro com a intenção de destruir o buraco de minhoca na caverna mas pensei no caso dele fazendo aquilo estar é ajudando a complicar ainda mais as coisas porque isso resultou na fenda se abrindo no quarto onde Jonas de 2019 estava e isso fez o menino ir parar em outra época diferente das que a gente já viu durante esses 10 episódios, O FUTURO. Toda a cena com a máquina criando uma força em cima da cidade, em cima das cavernas, as luzes piscando em todas as épocas e os personagens do passado e presente sem entender nada e Jonas chegando no futuro “apocalíptico?” com tanques de guerras e guerrilheiros?

WOW, ISSO SIM É QUE É TERMINAR UMA TEMPORADA COM UM CLIFFHANGER DE FAZER A GENTE QUERER A SEGUNDA TEMPORADA E OS NOVOS EPISÓDIOS PARA ONTEM!!!

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2020-07-04 17:51:01

SIC MUNDUS CREATUS EST!

O fim do mundo está marcado para dia 27 de junho de 2020 (esse ano de 2020 está tão desgraçado que eu jurava que o mundo iria acabar mesmo no dia que a série preveu, mas enfim ainda estamos vivos) e a série resolveu pular seis meses na frente de onde paramos no fim da primeira temporada e voltamos para Winden no dia 20 de junho de 2020, seis dias antes da grande catástrofe (que mal vi e já estou curiosíssimo para descobrir o que aconteceu. Será que tem alguma coisa haver com a usina e com aqueles tambores de material radioativo colocados naquele tanque de cimento?). A cidade está um caos, porque no fim da season 1 eram apenas Mikkel e Yasin desaparecidos, agora temos uma série de desaparecimentos como Ulrich, Hegel e o protagonista Jonas e os personagens da cidade estão lidando com isso de formas diferentes.
Charlotter reabriu os casos de sumiços da cidade; os jovens estão bem estranhos (como Bartosz ainda ligado ao Noah; Franziska e seus mistérios e Martha com seu namorado, seu irmão e seu pai sumidos e preocupada com a sanidade da mãe); Katherine surtada com o sumiço do filho e marido, entra na caverna todo santo dia através de respostas e como eu estava torcendo para ela encontrar a passagem, mas depois do fim da season 1 eu não sei se a passagem das cavernas foi fechada realmente ou não.

Sobre o plot de 2020 em Winden os melhores momentos foram a sequencia do Jonas do futuro chegando na casa e revelando sua identidade e contando tudo para Hannah. A reação dela foi maravilhosa e a cena de Elizabeth com seu pai no quarto de entulhos de seus avós encontrando uma foto datada de 1921 mostrando Noah e o Peter contando para a Charlotte e a foto entrando pro mural de pistas sobre os mistérios através do tempo não solucionados de Winden.

Por falar em Noah, gostei muito de ver sua história sendo explanada e os flashbacks. Mas o personagem continua muito misterioso, quero respostas. E o meu choque de ver que Noah não era o vilão principal e ele respondia a alguém acima dele o tal ADAM, um homem de figura de rosto desfigurado que me deixou com pulga atrás da orelha. Seria o Adam o Bartosz do futuro? Ou ele é um personagem novo mesmo? Estou curioso.

Essa temporada parece estar dividida entre 2020 e 2052 e foi interessante ver as escolhas das paletas de cores para diferenciar cada época. Quando a cena pulava para 2052 que foi onde Jonas adolescente acabou ficando na finale da temporada passada a cor é azulada, morta refletindo a ambientação depois do tal fim do mundo. Jonas desbravando esse futuro foi bem legal de acompanhar e fiquei chocado ao ver as cruzes com os nomes de certos personagens importantes e descobrir que a mudinha Elizabeth já adulta continua viva e é uma das líderes desse futuro apocalíptico.
AQUELA CENA FINAL COM JONAS ULTRAPASSANDO O MURO DA USINA (PROIBIDO POR ELIZABETH E SEU EXÉRCITO COM PENA DE MORTE) E VEMOS TUDO DESTRUÍDO E ELE ENCONTRANDO A MASSA DO BURACO DE MINHOCA DENTRO DALI. SERÁ QUE AQUILO SERVE PARA VIAJAR PELO TEMPO? SERÁ QUE VAI SER ASSIM QUE JONAS VOLTARÁ PRO PASSADO E TENTARÁ EVITAR O APOCALIPSE?
MEU DEUS SÃO MUITAS DÚVIDAS, VAMOS CONTINUAR ASSISTINDO PARA DESCOBRIR AS RESPOSTAS.

Episodio 2x2 - Nota 9.5 2020-07-05 09:39:10

No futuro em 2052 não existe mais as passagens das cavernas e o único jeito de viajar entre as épocas é através da MATÉRIA NEGRA, mas ela está instável e quem poderia domá-la para conseguir estabilizar a matéria e entrar? JONAS É CLARO.

Tô gostando muito de acompanhar essa plot do futuro e estava curioso para descobrir o que tinha atrás dos muros proibidos para a população e era a tal matéria negra (teria sido isso a causadora do apocalipse?) e quase custou a vida de Jonas quando Elizabeth o pegou saindo de dentro dos muros. Confesso que eu sabia que Jonas não morreria pois a gente já conhece sua versão mais velha né mas aquele tiro e o quase enforcamento foi tenso. A Martha pedindo para ele a leva-la para ver o que tinha atrás do muro foi o gatilho perfeito para ele botar seu plano em prática de colocar o combustível roubado para estabilizar a matéria negra e meu deussss ELE ENTROU!!! SERÁ QUE DEU CERTO???? Será que Martha vai ser pega e morta por ter ido além dos muros?

Interessante foi ver que tudo está realmente conectado pois ao apresentar cada tempo separadamente aparecia a contagem de dias para o fim do mundo, ou seja o apocalipse aconteceria em 27 de junho em todas as épocas abordadas na série.

Em 1953 foi interessante ver a mãe de Claudia e com a nova moça da cidade num caso amoroso e a Claudia pegando as duas.

Já em 1986 vimos um pouco da nova vida de Mikkel agora como filho de Ines, ele indo para a escola nos anos oitenta, vendo sua mãe mais nova e não podendo dizer nada e começando a ter olhares diferente de Hannah, que por falar nela o Jonas adulto vendo que ela não estava muito acreditando em tudo o que ele tinha contado resolveu mostrar tudo realmente e usou a máquina do tempo do relojoeiro para levá-la ao passado e ela descobriu toda a trama por trás do sumiço de Mikkel e a cena foi muito boa e emocional terminando com aquele abraço. Aliás, gostei muito do efeito da esfera negra se abrindo e puxando a pessoa pra outra época.
Ainda nesse anos tivemos Claudia idosa visitando a si mesmo de 86 (amo essas interações entre mesmos personagens e as reações deles descobrindo que estão falando com sua versão mais velha deles mesmos) usando a cachorrinha Gretchen e as ações dos funcionários da usina para se provar ser real. E tivemos Egel velho visitando o homem que sequestrou Hegel em 1953 no hospital psiquiátrico, que tristeza ver que Ulrich ficou preso todo esse tempo e o ex policial encontrando o Ulrich velho de cabelo grande e grisalho. EU FICO CHOCADO COMO A PRODUÇÃO ENCONTRA ATORES PARECIDÍSSIMOS PARA REPRESENTAR OS PERSONAGENS EM TODAS AS ÉPOCAS. O DIRETOR DE CAST ESTÁ DE PARABÉNS.

Em 2019, Charlotte e seu parceiro indesejado conseguem novas informações ao pegar depoimento de Regina e descobrem sobre o estranho de capuz e sua encomenda para Jonas e isso deixa a policial abalada. Já não bastava todas as dúvidas, agora temos a dúvida sobre quem são os pais da Charlotte? Será que ela é filha do Jonas ou de algum personagem de outra época? Tô bem curioso, que comecem as teorias.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2020-07-05 14:28:25

Um episódio inteiro focado na família Tiedemann.
Gostei bastante de ver o episódio praticamente centrado em apenas duas épocas: 1954 e 1987 e vemos como as linhas temporais e seus personagens tanto do passado como do futuro se conectam e influenciam na trama.

Vimos como começou a ligação de Helge ainda criança com Noah com aquela cena de introdução do reverendo amarrando a criança na cadeira no quarto usado pra viagem no tempo e mandando ele para 1984 e Helge retornando para casa sem dar nenhuma palavra com sua mãe e com a polícia, só se abrindo e falando quando sua mãe chama o reverendo que é o Noah e assim começa a conexão que durará uma vida inteira.

Outra pessoa bastante abordada aqui foi o policial Egen Tiedemann e foi interessante as várias visitas que ele realizou ao homem misterioso que foi preso pela morte das crianças. Depois de velho Egel foi ligando os pontos e conseguiu entender que o filho do homem misterioso era o menino que chegou na delegacia um ano antes e que estava morando com Inês. Melhor cena desse plot foi o Egel falando que todas as previsões que o Ulrich tinha dito estavam acontecendo e o velho diabo branco falando que era Ulrich Nilsen e que tinha vindo do futuro e o Egel mostrando uma foto do Mikkel para Ulrich e ele surtando e atacando o ex policial. Outra cena emocional foi o velho Egel indo visitar a filha Claudia na usina e ele revelando que seu câncer e aquele abraço sincero.

Quando eu tento pensar para entender todas as idas e vindas entre os tempos na série minha cabeça buga, como por exemplo Claudia de 1986 e 2019 indo visitar o relojoeiro várias vezes em épocas diferentes porque eu paro pra pensar, vários personagens estão e usam a caixa de viagem do tempo dele e vários personagens já entregaram o livro pro relojoeiro até mesmo sem ele nunca ter escrito o livro, então será que para ele escrever o livro ele teria que ter recebido o livro de Claudia e se isso nunca tivesse acontecido o livro nunca teria sido escrito, mano tentar entender essas viagens da série faz bugar seu cérebro. O interessante aqui foi ver Claudia de 1986 usando a máquina para ir para 2019 e vendo Regina adulta já em estado avançado de câncer igual seu avô.

Noah ainda é um incógnita pra mim e aquela mulher misteriosa também, descobrimos que os dois tinham ligação com Adam mas ela estava afastada e queria voltar a se reunir com eles e para isso precisava informar o paradeiro das páginas faltantes do livro que estavam com Claudia idosa. O mais louco de pensar nesse plot foi de ver Claudia passando a informação das páginas para a mulher, a mulher passando a informação por Noah, Noah indo na floresta e encontrando Claudia idoso sozinha, a matando e pegando as páginas que faltavam. ENTÃO CLAUDIA IDOSA JÁ SABIA QUE IA MORRER E SEGUIU O CURSO NATURAL DAS COISAS E NÃO TENTOU EVITAR. QUE LOUCURA ISSO.

E O QUE FOI AQUELA CENA DO NOAH MENTINDO PRO ADAM SOBRE NÃO TER ACHADO AS PÁGINAS SENDO QUE ELE ACHOU E FICOU CHOCADO COM O QUE LEU A RESPEITO DA CHARLOTTE??? COMO ASSIM? PRECISO DE RESPOSTAS.

E A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: QUEM É O ADAM??????

Episodio 2x4 - Nota 10 2020-07-05 19:40:44

ENTÃO ADAM O VILÃO DA SÉRIE É O JONAS? WOW POR ESSA EU NÃO ESPERAVA VIU DARK.

Pelo que eu entendi naquele diálogo final Jonas ficou naquele estilo Deadpool pelo tanto de viagem no tempo que fez durante a vida, deve ter sido por causa da radiação dos buracos de minhoca. Reviravolta sensacional, agora é ver como Jonas lidará com essa informação. Eu aposto que ele não aceitará isso muito bem e tentará ir pelo lado contrário e não se transformar em Adam, mas como tudo já está pré determinado não tem jeito ele vai acabar daquele jeito sim.

Por falar em Jonas, eu ri de nervoso quando eu vi que ele tinha caído em uma época muito antes de onde queria ter parado e foi parar em 1921 quando literalmente tudo ainda era mato. Pior foi ele indo na caverna e vendo que a passagem ainda não estava aberta e o jovem Noah o informando que ela só seria aberta daqui a 32 anos. Fiquei me perguntando: será que ele vai passar 32 anos esperando naquela época até conseguir viajar no tempo de novo? Ou ele arranjará outro meio? A reunião com os dois Noahs e o Adam e a revelação do vilão foi a cereja do bolo desse plot.

Em 2020 as coisas estão pegando fogo e mais pessoas estão descobrindo sobre a trama da viagem do tempo.
Foi bem interessante a junção dos jovens Magnus, Franziska, Martha e Elizabeth entrando na caverna para tentar procurar a causa dos desaparecimentos. Eles encontrando Bartosz e roubando a máquina do tempo dele eu ri kkkkkkkkkk Certeza nos próximos episódios eles a usaram e acabaram indo parar em outra época quer ver.
Enquanto isso Charlotte deixou o investigador sozinho e ele teve que recrutar outro para ser seu motorista nas investigações e Woller foi o escolhido. Ainda não sei qual a ligação de Alexzander com tudo isso mas vamos ficar de olho. Que tenso a cena que Woller começa a contar a história de como perdeu o olho e ele quase atropelando Claudia de 1986, agora fiquei mais curioso pra saber a história do olho do Woller kkkkkkkkkk
Enquanto isso ver Claudia de 1986 passeando e descobrindo as tecnologias de 2020 foi engraçado, ela na biblioteca pedindo os livros com a história da cidade e o bibliotecário falando que estava tudo digitalizado e ela não sabendo usar o ipad e procurando o teclado hahahahahah

Mas o melhor dessa trama de 2020 foi com certeza Peter, Charlotte, Hannah e Jonas do futuro se reunindo e decidindo contar tudo pra Katharine sobre seu marido e seu filho foi incrível. A reação dela ouvindo tudo foi a melhor e mais real possível pois representou o que eu sentiria que foi achar que tudo era um piada, mas ela foi inteligente demais indo nos arquivos da escola e vendo uma foto da turma de 1986 com seu filho Mikkel presente na foto e comprovando que aquela história era verdadeira. Imagina o desespero dela. Quero ver como ela lidará com essa informação.

Essa temporada está indo por caminhos bem interessantes e eu quero ver se Jonas vai conseguir impedir o apocalipse que acontece daqui a 3 dias (eu duvido).

Episodio 2x5 - Nota 9.5 2020-07-11 18:05:31

O coitado do Jonas jura que pode impedir a morte das pessoas que ele gosta e pode impedir o apocalipse, só tenho é pena dele sendo feito de trouxa pelo Adam.

Gostei muito de ver todas as cenas de conversa entre Jonas e "Adam", todo o texto foi muito bem escrito, com muitas referências filosóficas. O melhor desse plot foi aquele final com Adam revelando que além da matéria negra que tinha em 2052, foi construída uma segunda partícula de matéria negra que se encontra ali naquele tempo e que ela não obedecia o padrão da viagem para 33 anos no futuro ou no passado, o viajante poderia escolher qualquer dia para visitar.

EU FIQUEI COM OS DOIS PÉS ATRÁS COM ADAM CONVENCENDO JONAS A VOLTAR PARA 20 DE JUNHO DE 2019 NO DIA QUE SEU PAI SE SUICIDA E TUDO COMEÇA A ACONTECER COM O INTUITO DELE IMPEDIR OS FATOS E O APOCALIPSE. Qual a intenção de Adam querer apagar sua própria existência? Tem alguma coisa ai por trás disso. E pelo que vimos anteriormente as coisas estão acontecendo porque tem que acontecer e nada muda nessa linha do tempo como vimos Ulrich tentando matar Helge criança para impedir os acontecimentos e não conseguindo, então acho que Adam está mandando Jonas para o exato momento em que o jovem segue o fluxo para virar o cara desfigurado que ele é no futuro. Vamos continuar assistindo para ver se é isso mesmo.

Em 2020, Jonas do futuro teve mais um pesadelo com Martha e teve que ir deixar uma medalha para ela e ao voltar para casa ainda confrontou a mãe sobre suas ações e sobre seus reais sentimentos pelo Michael, aliás Hannah foi confrontada também por Katharine e olha que cena viu, melhor foi a esposa do Ulrich falando na cara da amante do marido: "Não dá pra acreditar que você dormiu com o meu marido e meu filho. Você sempre quis tudo o que era meu mesmo” UAU

Por falar em Katharina ela ainda está assimilando tudo o que descobriu sobre seu filho e marido e ela está tentando não pirar, foi para as cavernas encontrar a passagem mas sem sorte, enquanto isso seus filhos Martha e Klaus se juntaram a Franziska e Elizabeth e prenderam Bartosz na caverna e pegaram a máquina do tempo dele. Fiquei com muita raiva com Katherine chamando os filhos para contar sobre o irmão e o pai e eles surtando com ela e indo embora, que raiva eles estavam com a máquina do tempo ali na mão, poderiam todos terem ido ao resgate de sua família. Uma pena, mas foi muito legal a cena do Bartosz mostrando como a máquina funcionava e levando todos os jovens para 1987.

Eu tenho muita pena do Ulrich de verdade e muita raiva do ex policial Egel.
Ulrich conseguiu fugir do manicômio reencontrou o filho que a princípio não o reconheceu mas assim que se lembrou ele correram para a caverna para voltar a seu tempo mas a polícia conseguiu pegá-los ao pé da caverna. Que tristeza, eu estava torcendo muito pra que eles conseguissem entrar. Mikkel voltou para as mãos de Ines e a cena de Ulrich no carro da polícia vendo os filhos Martha e Klaus na beira da estrada foi bem triste também, tô começando a achar que Ulrich não vai ter um final feliz nessa série. Será que algum personagem terá?

Noah não quer ajudar Adam com seus planos e pelo que parece está tentando impedir o apocalipse para não perder a Charlotte? Pelo visto os dois tem uma ligação muito forte e eu tô curiosão para descobrir quem era a mãe dela e qual o mistério envolvendo sua família.

Estamos chegando a reta final da temporada e as coisas vão começar a se encaixar.

Episodio 2x6 - Nota 10 2020-07-12 20:22:34

Voltamos para 1 dia antes do início da série, o dia em que Michael se suicida em 20 de junho de 2019 e Adam se provou o filho da puta que eu estava pressupondo no episódio passado e mandou Jonas para essa data para justamente para fazer tudo acontecer do jeito que é pra ser e não para impedir ou consertar a linha do tempo.

Foi muito bom ver todos os momentos que antecedem a desgraça. Os jovens curtindo o lago despreocupados e Jonas do futuro aparecendo para falar com sua amada Martha novamente, acendendo o fogo do romance dos dois que já se gostavam mas não tinham se declarado ainda. Quem diria que antes do Michael se suicidar e de Mikkel desaparecer Katherine e Hannah se falavam de boa e aquela festa de casamento dos Nielsen foi bem interessante de acompanhar. Curioso também foi alguns personagens em várias ocasiões tendo deja-vu "relembrando" o passado.

Alexzander apareceu algumas vezes no episódio lendo a notícia sobre o crime que cometeu quando jovem ainda sem solução e com medo. Será que isso vai ser relevante pra trama de alguma forma? Teorizando aqui, teria esse crime alguma coisa haver com os pais da Charlotte?

Aquele encontro de Michael e Mikkel foi sinistro de acompanhar.
E AS REVELAÇÕES CARACA MEU QUEIXO FOI NO CHÃO. Quando Jonas do futuro chegou na sua casa e abraçou o pai emocionado e foi contar que já sabia de tudo e pediu para ele não fazer aquilo e o Michael sem entender "fazer o que?" eu me toquei que a intenção de Adam foi mandar Jonas para esse dia porque foi Jonas que deu o gatilho para Michael se suicidar e lhe mostrou a carta para ele escrever do mesmo jeito para seu filho do presente. O mais sinistro foi descobrir ouvindo o relato de Michael que na noite em que ele sumiu quando criança foi Jonas do futuro que o levou para a caverna e o atravessou no buraco de minhoca para 1986 CARACAAAAAAAAA. Claudia chegou e revelou que Adam era do mal e seguia as trevas e ela estava do lado oposto mas confessou que o papel de Jonas nessa trama é bem maior que só a vida dele e de Mikkel, ele precisava deixar as coisas acontecerem como elas são e foram embora.
Tive pena de ver Michael escrevendo a carta e se matando porque eu no começo do episódio estava torcendo para que tudo aquilo mudasse e o ciclo fosse encerrado.

E PENSAR QUE SE JONAS NÃO TIVESSE VOLTADO PARA ESSE DIA O PAI NÃO TERIA MORRIDO E PODERIA TER O CICLO SE ENCERRADO. ISSO BUGA DEMAIS O CÉREBRO DA GENTE.

Aquele final com o casal chegando e perguntando para Adam porque não tinha contado logo tudo para Jonas me deixou bem intrigado, o que o vilão está escondendo? E MEU CHOQUE DE DESCOBRIR QUE O HOMEM NESSA CENA É MAGNUS :O
Magnus está do lado do Adam???? Quero respostas

Episodio 2x7 - Nota 8 2020-07-18 19:44:34

Conhecemos o verdadeiro Diablo Branco de Winden em 1987 e não era Ulrich e sim Claudia Tiedemann que após descobrir sobre as viagens no tempo e ir ver o futuro de 2020 e voltar para o seu tempo resolve passar mais tempo com seu pai Agel e tenta impedir sua morte mas curiosamente descobrimos que foi ela que matou o velho e assim vai começando a se tornar a Claudia velha que já vimos anteriormente.

Foi interessante ver Martha se encontrando com Jonas do futuro e Katharine revelando tudo pra filha sobre Mikkel, sobre o parentesco com Jonas, sobre a viagem no tempo e a filha contando sobre a máquina do tempo de Bartosz.

AGORA PRONTO VIAJAR NO TEMPO TÁ IGUAL ÔNIBUS COLETIVO DA MINHA CIDADE QUALQUER UM PEGA E VAI PARA ONDE QUISER.
Hannah roubou a máquina do tempo de Jonas, usou ela e foi pro ano de 1921 unicamente com o propósito de ver e se vingar e ser maldosa com Ulrich. O tanto que eu odeio essa mulher pqp. Pelas cenas dela e do Agel juntos já estava imaginando que iria rolar algo entre os dois e nasceria algum personagem para ferrar ainda mais os cruzamentos familiares de Dark mas isso não aconteceu, ufaaaaa.

O episódio em si foi bom, foi tipo uma preparação para a season finale e o apocalipse só não consegui avaliar com nota maior porque a trama do policial investigando Alexzander não foi tão legal de acompanhar e primeiramente não tinha entendido para onde queriam levar aquela história mas lembrei que o cara que Alexzander matou quando jovem podia ser o tal irmão do policial mas enfim, esse plot estava chato e pelo jeito não teria ligação com a trama principal de viagem no tempo então isso fez eu desconcentrar um pouco do episódio.

Agora é assistir a season finale e ver o que acontecerá e como se desencadeará o apocalipse tão esperado. Estou ansioso.

Episodio 2x8 - Nota 10 2020-07-18 19:14:08

27. Juni 2020 (27 de junho de 2020)
Tag der Apokalypse (O dia do apocalipse)

ENFIM CHEGOU O DIA DO TÃO ESPERADO APOCALIPSE EM WINDEN E NÃO IMPORTAVA QUEM TENTASSE IMPEDIR, O DESTINO JÁ ESTAVA ESCRITO E ELE IRIA ACONTECER DE QUALQUER MANEIRA.

Amo esse conceito em Dark de que nada que você faça pode impedir o futuro e tudo o que está acontece na tela e que a gente está vendo estava pré determinado e tinha que acontecer para o fluxo seguir e o plano de Adam se concretizar. Aliás, que agonia de ficar vendo o Jonas com esse lero lero de querer impedir o apocalipse e ele indo de lugar em lugar sendo que possivelmente isso é o que está desencadeando tudo, se ele só ficasse quietinho na dele talvez nada teria acontecido, mas enfim a série tem que acontecer então temos que aguentar ver Jonas fazendo burrice.

MEU DEUS COMO ASSIM NOAH FOI ASSASSINADO!!!!! ESTOU CHOCADO.
O PERSONAGEM QUE APARECEU COMO O VILÃO E QUE SE REVELOU SER APENAS UM PEÃO NO XADREZ DAS VIAGENS DO TEMPO DO ADAM. Ainda mais chocante que ver Noah morrendo foi a revelação que Noah é o pai de Charlott

e e a mãe dela é sua própria filha Elizabeth. WAIT! WHATTTTTTTTTTT?
Eu amo Dark e sua viagens mas tem hora que não entendo nada sobre esses cruzamentos entre famílias kkkkkkkkkkk Esperar para ver como isso vai ser melhor desenvolvido na próxima temporada.

Eu sabia que Martha não ficaria presa naquele bunker até o apocalipse acontecer, ela tinha que sair para ir atrás de seu sobrinho, quer dizer seu amor. Aquela cena dela abraçando Jonas, dizendo que já sabia de tudo e que os dois eram perfeitos juntos foi bonita demais pena que Adam chegou pra atrapalhar tudo e descobrimos que o gatilho para que Jonas do presente se tornasse aquele Jonas do futuro deformado sem emoção e do mal era a morte da Martha e foi isso que aconteceu, eu fiquei puto com a cena.

Foi interessante assistir o episódio com a contagem regressiva em horas aparecendo na tela até o apocalipse e ver tudo se desenrolando. Alexzander preso não conseguiu impedir o policial de entrar na usina e vasculhar a sala onde enterraram os barris de matéria negra mesmo com Charlotte chegando e tentando falar para não abrirem aquilo. Ver a bola de matéria negra se abrindo em 2020, no passado em 1921 e no futuro em 2025 e ver Elizabeth adulta vendo sua mãe, Charlotte a tocando e sendo puxada pro futuro e tudo explodindo e vemos a casa de Jonas sendo destruída antes dos créditos finais aparecerem foi impactante.

Será que todos morreram ou ninguém morreu ou só alguns morreram? Porque Claudia de 1987, Regina adulta, Peter e Elizabeth criança estavam no bunker que se dizia serem seguros; Jonas partiu com Martha Gótica; Katherine estava dentro da passagem na hora da explosão; Hannha não estava em 2020 durante o apocalipse; Charlotte parece ter sido puxada pra 2052 antes de tudo explodir e pelo que lembro Jonas ligou a máquina do tempo junto com Bartozs, Magnus e Franziska então provavelmente eles foram para outra época antes da explosão. Virou casa da mãe joana essa linha do tempo com todo mundo espalhado por aí.

AQUELE FINAL COM A MARTHA GÓTICA CHEGANDO NA CASA DE JONAS E ELA LIGANDO AQUELA ESFERA DOURADA (QUE JÁ IMAGINO SER UMA NOVA VERSÃO DA MÁQUINA DO TEMPO DO RELOJOEIRO) E ELES INDO EMBORA FOI INTERESSANTE AINDA MAIS POR JONAS PERGUNTANDO DE QUE TEMPO ELA ERA E ELA RESPONDENDO QUE A PERGUNTA CERTA "NÃO ERA DE QUE TEMPO" E SEM "DE QUAL MUNDO"!!! WOW DARK VAI ABORDAR MULTIVERSOS É ISSO MESMO??? MEU DEUS EU NECESSITO URGENTE DA SEASON 3.

Episodio 3x1 - Nota 9.5 2020-07-19 14:29:35

E VAMOS DE MULTIVERSO EM DARK WOW!!!!

E Stranger Things está fazendo escola e ensinou sobre o mundo invertido para Dark.
Esse 3x01 praticamente é um novo pilot, todos os paralelos das tramas com as pequenas ou grandes mudanças me lembrou a cada cena tudo o que eu vi no 1x01 e foi interessante descobrir como essa Winden de um novo universo estava funcionando. AQUELA ERA A WINDEN SEM JONAS.

Martha Gótica levou Jonas para aquela realidade e o abandonou e ele teve que descobrir tudo sozinho e nos fomos acompanhando ele e que estranho ver as mudanças para a realidade que a gente conhecia e acompanhava nas duas temporadas passadas como Katherine solteira morando na antiga casa de Jonas com os filhos Martha, Klaus e Mikkel; Ulrich casado com Hannah que está grávida e traindo ela com Charlotte (meu deus por essa eu não esperava); Helge continuar com a cicatriz na cara mas pior pois ele perdeu um olho; Elizabeth não ser muda e sim a Franziska; Regina estar morta; Martha namorar um carinha novo e não Bartosz e principalmente Mikkel não sendo o menino que desaparece na fatídica noite em que a caverna ronca e os jovens saem correndo.
Interessante é ver a Martha fazendo o papel de Jonas (usando até a jaqueta de chuva amarela).

Fiquei curioso para saber quem são aqueles personagens ou personagem com o corte no lábio (já que os três parecem ser a mesma pessoa só que de gerações e tempos diferentes) que aparecem no início do episódio. Certamente eles são do mal e podem ser o novo Adam da história já que nessa realidade não existe Jonas então praticamente não existe Adam. Com certeza eles estão envolvidos com as viagens no tempo e o fluxo da narrativa nessa realidade e eu quero saber mais sobre eles.

Interessante ver em 2019 o Jonas encontrando a Martha idosa, enquanto a Martha Gótica indo para 1888 e encontrando o Jonas Adulto agora limpo e se unindo a ele para ir atrás do começo de tudo para impedir que as coisas aconteçam tanto na realidade dele quanto na realidade dela. Casal perfeito aí, porque agora ao invés de só uma pessoa fazendo merda e mexendo na linha do tempo, teremos duas pessoas de realidades diferentes fazendo isso. Com certeza eles ferraram ainda mais a trama né? Esse o verdadeiro shipp da desgraça.

Obs: E o Woller hein? Tomei um susto na cena que abre mostrando ele com os dois olhos saudáveis e quando a câmera abre vemos que nessa realidade ele perdeu o braço.

Episodio 3x2 - Nota 9 2020-07-19 17:27:05

Hora de voltarmos a realidade e ao mundo de Winden em que conhecemos após o fatídico dia de 27 de junho de 2020 para acompanhar a jornada dos SOBREVIVENTES do apocalipse.

No presente temos Peter e Elizabeth fazendo o que podem para encontrar sua mãe e irmã naquela Winden pós apocalíptica com Noah jovem os seguindo na espreita para fazer o destino acontecer já que nos foi revelado que ele e Elizabeth são os pais de Charlotte e ele ainda soltou que logo Peter morrerá e Noah que tomará de conta da menina. Fiquei curioso para saber como Peter morrerá, será que vai ser de causas naturais ou será assassinado?
Temos também Claudia cuidando (não tão bem de Regina) já que a coitada foi assassinada por Tronte que pelo que eu entendi do flashback do passado que ele é o pai dela e ele precisava matá-lo para Claudia se tornar aquela velha que a gente conhece.

Vimos rapidamente que Charlotte está realmente no futuro em 2053 morando na caverna junto com sua filha Elizabeth já adulta. Queria ver mais desse plot.

Em 1987 vimos a saga de Katherine a procura de Mikkel e de Ulrich e foi desesperador ela na escola distribuindo cartazes para encontrar Mikkel e ela se deparando com ela mesma mais jovem, com o jovem Ulrich e dando uma prensa em Hannah adolescente. Imagino o quanto Katharine já importunou os policiais de Winden de 1987 atrás de sua família kkkkkkkk Aquela cena dela indo pro sanatório atrás do Ultich foi foda por dois motivos primeiro por ver Katharina encontrar sua mãe como médica plantonista do hospital psiquiátrico e o encontro dela com Ulrich velho e ela prometendo tirá-lo dali. EU ESTOU TORCENDO PARA QUE KATHERINA CONSIGA.

Vamos também para 1888 lugar onde estão presos Jonas adulto, Bartosz, Franziska e Magnus com uma máquina do tempo sem funcionar por falta de combustível nuclear e com a vinda de Martha Gótica de outro universo chegando para se unir ao grupo dos que querem acabar com o ciclo de desgraças a trama promete. Ainda mais com a adição dos novos personagens, o velho cego que parece ser o fundador do movimento Sic Mundus e o trio d e personagens sinistros do lábio cortado que fizeram mais uma vítima, a secretária de Claudia. O que eles querem? Qual suas motivações?

Episodio 3x3 - Nota 8 2020-07-19 21:11:59

Faz total sentido a referência de Jonas e Martha serem Adão e Eva porque os dois são um casal de jovens que vão fazem besteira e são expulsos do paraíso e já em Dark Jonas e Martha são o casal que vai fazer merda para deixar o fluxo da linha temporal fluir como deveria e não impedir as coisas de acontecer como eles querem.

Foi interessante ver as disparidades de ações do casal Jonas e Martha em universos e tempos diferentes com cada um tentando ganhar a confiança do outro. E 1888 Martha dando uma esfera da matéria escura para Jonas usar para abrir um buraco negro e sair dali e falhando e a Martha Gótica fugindo pra 2053 e em 2019 Martha idosa convenceu Jonas a levar Martha ingênua do outro universo através da caverna para o futuro para que ela fosse convencida que deveria acreditar nele e foi assustador ver eles saindo da caverna e o visual de Winden como um deserto desolado no estilo Mad Max. Que ano seria aquele? Quanto no futuro eles foram? Seria aquela a versão do apocalipse daquele universo?

Enquanto isso em Winden do universo paralelo em 2019, Ulrich tenta desvendar mais sobre a morte de seu irmão Mads agora que o corpo apareceu. Interessante ver Helge idoso indo na polícia confessar o crime.

CARAMBA. É INCRÍVEL COMO A HANNAH É UMA FDP EM QUALQUER UNIVERSO QUE ELA ESTEJA NÉ? Ela com ciúme de Ulrich e abraçando e cheirando Charlotte para descobrir se era com ela que seu marido a traia e no final ela indo atrás de Alexzander para chantageá-lo a destruir Charlotte para seu segredo se manter intacto. Eu assistindo essa cena parecia que estava tendo um Deja-vu.

Martha jogou a informação para Bartosz, Magnus e Franziska que Jonas era o Adam e aquele final com ela chegando em 2053 e se encontrando com o próprio Adam foi tenso porque eu não suspeitava que a Matha Gótica trabalhava pro vilão. FIQUEI CHOCADO.

Episodio 3x4 - Nota 8 2020-07-26 13:06:27

E o trio de vilões de lábio cortado que na verdade é uma só pessoa é o filho de Jonas e Martha WOW E eu jurando que era o filho da Hannah com Egel.

Martha e Jonas foram entender melhor sobre como resolver tudo no futuro apocalíptico estilo Mad Max no mundo da Martha Gótica e no final tudo foi conectado para eles ficarem juntos e terem um filho. Mano que nojo daquela cena de sexo dos dois, imagina a podridão que estava já que Jonas nunca toma banho, a não ser quando chove. Pelo que deu a entender o homem de lábio cortado é filho dos dois e ele tem a permissão de vagar pelos dois mundos e eles estão lá perseguindo as pessoas, matando quem precisa morrer e fazendo o destino seguir seu caminho.

Por falar nisso, Hannah meio que roubou o episódio para si, depois de voltar ao passado, fazer sua vingancinha pessoal contra Ulrich e se envolver com o jovem Egel, ela descobre que está grávida (meu deus essa mulher só sabe fazer isso nessa série? Gostar de homem comprometido, ser escrota e engravidar?). Eu estava gostando do Egel jovem, há vários episódios ele estava sendo retratado como bom marido, um homem trabalhador, gente boa mas um episódio destruiu toda sua reputação com a cena de Hannah o visitando sem permissão e revelando estar grávida e ele perguntando se era mesmo dele, homem escroto faz assim.

A mãe de Tronte sumiu, a esposa de Egel que estava tendo um caso com ela ficou sentida com o desaparecimento e aproveitou a informação dada pelo homem de lábio cortado sobre a traição do marido e resolveu terminar com Egel e isso já liga para o velho Egel bêbado e sem esposa que conhecemos de 1986. O que dizer da cena da Claudia junto com Tronte? Sei nem o que comentar sobre essa relação dos dois.

Ainda estou bem desconfiado sobre a relação de Martha Gótica com Adam. Quero entender mais sobre isso.

Para a última temporada eu estou achando mais fraca do que as anteriores e tá tudo ainda muito parado, quero mais ação e explicações já que só faltam 4 episódios pro fim da série.

Episodio 3x5 - Nota 10 2020-07-27 23:16:56

Eu jurando que nessa reta final Dark iria começar a se resolver e ia começar a dar tudo certo e nesse episódio 3x05 percebemos que NÃO. Tudo continua dando errado e mortes continuam acontecendo e as que aconteceram nesse episódio foram brutais e difíceis de assistir.

Tivemos três narrativas distintas sendo desenroladas e cada uma acabou da forma mais trágica possível.

Primeiro fomos para 2020 continuar acompanhando as buscas de Elizabeth e Peter por Charlotte e Franziska e a pequena Beth cansou de ir atrás de sua família e perdeu as esperanças de encontrar sua mãe e irmã e acaba tendo um atrito com seu pai e volta sozinha pro trailer onde mora. A partir daí tivemos a primeira cena tensa do episódio, um homem invade o lugar a procura de comida, amarra a menina e tenta abusar sexualmente dela, ainda bem que Peter chega para impedir o escroto mas infelizmente depois da luta corporal o homem é assassinado com uma dolorosa facada no pescoço enquanto a menina consegue se soltar e mata o estuprador com vários golpes. A cena foi tão pesada que me deu uma coisa ruim assistindo. E o final desse plot com Charlotte ensanguentada, trêmula sendo encontrada pelo Noah jovem foi o desfecho para ligar os pontos que Charlotte é filha de sua filha e para assim, perceber que finalmente Elizabeth virou aquela mulher fria e triste que conhecemos em 2053.
Em 2053 a cena de Charlotte abraçando Elizabeth e Franziska adultas foi linda.
Outro ponto interessante foram os flashbacks mostrando o relojoeiro e Charlotte conversando sobre o pior e melhor dia de sua vida, descobrimos que o filho, a nora e a neta dele morreram num acidente de carro numa ponte (será que foi isso o gatilho para ele criar a máquina de viajar no tempo para impedir esse dia de acontecer e bugou tudo?) e o mistério do parentesco e o aparecimento estranho da menina Charlotte na vida dele.

Em 1987, Katharine resolveu botar em prática para resgatar seu marido Ulrich do manicômio e eu estava esperando que tudo desse certo para os Nielsen dessa vez, infelizmente não deu. Aquela cena de Katharina prometendo que ia dar certo o resgate e o Ulrich se desculpando por tudo foi de apertar o coração, ainda mais ao ver ele no horário e local combinado esperando sua mulher chegar e percebendo que algo tinha dado errado e ela não apareceria.Toda a sequencia na floresta ao lado do lago com Katharina perseguindo sua mãe Helena para pegar a chave de acesso do manicômio foi tensa, Katharina apelou até para a revelação que era filha dela mas não deu em outra, Katharina foi assassina a sangue frio pela mãe com pedradas na cabeça e ainda teve seu corpo jogado no rio com pedras na mochila para nunca ser encontrado. O mais impactante dessa cena foi ver Helan chegando em casa após ter matado Katharina adulta e vendo Katharina adolescente ali e mais uma vez ela maltratando a menina e dizendo que deveria tê-la abortado igual da outra vez (como vimos na cena do episódio passado a jovem Helena na clínica clandestina de aborto. E pensar que Hannah no episódio passado foi quem deu a ideia de Helena colocar o nome de Katharina na filha). Eu já joguei esse plot do Ulrich na mão de Deus, porque nada que acontece nessa turma funciona e é positivo. Já descartei um final feliz para ele.

Aquele encontro da Claudia 1 com a Claudia do mundo invertido me fez questionar quem é o certo e o errado dessa trama. Elas estão do lado do bem né? O de consertar tudo e estão contra Eva. Foi bem interessante a cena com uma dando conselhos a outra sobre como agir.

Enquanto isso no mundo invertido, Jonas e Martha após gerarem a cria do mal, foram para a usina a mando de Eva velha para impedir os barris de serem abertos e um corte na cara de Martha causou a dúvida no Jonas o que fez ele voltar atrás e duvidar de Eva. Mas será que ele agir dessa forma e voltar atrás não teria sido o plano da Eva todo esse tempo? Será que não ir até usina já não estava no script e tudo o que o Jonas já estava escrito no destino? Será que com a decisão do Jonas de não ser manipulado ele já estava sendo manipulado de todo jeito? ESSA SÉRIE AS VEZES BUGA MINHA MENTE DE UM JEITO SINISTRO.
Sinistro também foi a cena "MARTHA NO MARTHAVERSO" com Jonas e Martha de jaqueta amarela ali confrontando Eva e um trio de Evas aparecendo (igual como o homem de lábio cortado que aparece sempre em suas três versões de diferentes idades) para acabar com Jonas e a gótica apertando o gatilho que tira a vida do nosso protagonista.

NESSA HORA EU CONFESSO QUE MEU CÉREBRO DEU TILT IGUAL TELA DE ERROR! DO WINDOWS POIS COMO JONAS FOI ASSASSINADO SE A GENTE CONHECE A SUA VERSÃO ADULTA E SUA VERSÃO ADAM? SERÁ QUE O CICLO ENFIM FOI QUEBRADO? OU NO MUNDO INVERTIDO A LÓGICA NÃO É MESMA DO QUE NO MUNDO DO JONAS? OU SERÁ QUE MESMO ELE MORRENDO NADA MUDOU E A GENTE SÓ VIA PARTE DA TRAMA E AINDA VÃO EXPLICAR COMO ELE SE TORNA JONAS ADULTO MESMO MORTO?

MANO SÃO MUITAS DÚVIDAS E FALTAM SÓ 3 EPISÓDIOS PARA O FINAL. ESTOU CURIOSO DEMAIS PARA SABER COMO ESSA SÉRIE ACABA.

Episodio 3x6 - Nota 9 2020-08-16 11:22:06

Já vimos o apocalipse acontecer no mundo do Adão/Jonas agora era hora de vermos o apocalipse acontecer no mundo da Eva/Martha e assim Dark vai seguindo seu fluxo de seja qual for o mundo, o normal ou paralelo, alguém vai abrir os tambores da usina, vai liberar a partícula escura e vai matar todo mundo, esse é o destino.

Confesso que com o assassinato do Jonas no episódio passado minha mente tinha bugado pois eu não entendia como o Jonas adolescente tinha morrido se sua versão adulta e Adam existiam mas felizmente tudo do explicado que a partir do momento que vimos Martha Gótica sair de sua realidade para ir resgatar Jonas em outra realidade isso criou duas linhas temporais, uma na qual Jonas vai com ela para o Mundo de Eva e é assassinado e outra que ele fica no seu mundo se esconde num bunker e sobrevive ao apocalipse. Interessante foi ver nesse episódio como a Martha no momento em que ela está indo para a usina com Bartosz para impedir de abrirem os tambores, Magnus e Francizka adultos aparecem para fazer Martha ir até o momento em que ela resgata Jonas e tudo é conectado.

Adam prendeu Martha Gótica e a colocou no centro da partícula negra com o intuito de matá-la? Será que conseguiu? Adam virou do bem e está tentando parar o ciclo em contraponto com a Eva que mandou várias peças chaves para pontos específicos para manter tudo seguindo a linha padrão de acontecimentos?

Aquele final com a onda mortal crescendo na usina e engolindo Whinden do Mundo B foi sinistra e belamente filmada com Magnus e Francizka sentados no lado juntos para morrer e a bola consumido tudo ao redor.

Só mais 2 episódios para o fim da série e estou curioso pra sabe como tudo vai se fechar.

Episodio 3x7 - Nota 9.5 2020-08-16 21:55:56

“Tudo na vida acontece em ciclos. Mas desta vez será o último ciclo”
Hora de encerrar o ciclo em Dark e tudo está se encaminhando para sua resolução.

Pelo visto o causador desse emaranhado de tempo e espaço foi alguém que estava bem embaixo do nosso nariz: o relojoeiro que criou em 1986 a primeira máquina do tempo com a intenção de tentar trazer seu filho, nora e neta de volta a vida de alguma maneira, o que não deu certo e com isso ocasionou tudo o que se seguiu em Whinden e que a gente está acompanhando desde a primeira temporada. Quero ver quem e como vão fazer para resolver esse problema com o relojoeiro no próximo episódio.

Finalmente nos foram revelados as últimas ligações genealógicas de personagens que ainda faltavam explicações como Bartosz casou com Silja que é filha de Hannah e Egon, irmã de Jonas e os dois tiveram dois filhos Noah e Agnes. Sinistro a cena de Jonas já como Adam matando Hannah sem fôlego e levando Silja pro tempo certo no futuro para o ciclo se manter correto. Outra coisa interessante foi ver Noah que matou o próprio pai e seguiu o rumo de padre a mando de Jonas/Adam para procurar sua filha Charlotte que foi sequestrada ainda bebê pela sua esposa Elizabeth velha e a versão adulta da própria Charlotte. As vezes Dark tem umas ligações com personagens que buga nosso cérebro.

Claudia é a melhor personagem dessa série porque ela sim quer acabar com todo esse ciclo em prol de fazer sua filha Regina viver bem e saudável enquanto Adão e Eva tentar controlar o ciclo em seus mundos, mas Claudia é mais esperta que os dois e passou a perna e cada um. Gostei da cena de Claudia matando sua versão do mundo B e se passando por ela para Eva. Aquele final deixou claro que ela vai precisar da ajuda de Adam para resolver esse nó e acabar com esse ciclo. Mas será que ele está disposto a ajudar?

Obs 1: E a cena de Jonas tentando se matar e não conseguindo. Quer dizer que se Noah não tivesse chegado ali Jonas iria ficar se debatendo pra sempre e não morreria porque na lógica seu eu adulto já existe. Interessante o paralelo de Jonas com o gato de Schrödinger

Episodio 3x8 - Nota 9 2020-10-10 17:32:39

SERÁ QUE A VIDA É UMA ETERNO LOOPING DE ACONTECIMENTOS? SERÁ QUE DEPOIS DE TANTO TENTAREM ALGUÉM CONSEGUE ENXERGAR QUE É POSSÍVEL INTERROMPER O FLUXO TEMPORAL E ACABAR COM TUDO? SIM, É POSSÍVEL E AQUI É O FIM!

Gostei demais de ver a Claudia lá do primeiro mundo do Jonas depois de ter rodado em todas as linhas temporais, passado e visto vários momentos chaves desse looping para tentar salvar Regina mas sempre falhando finalmente decifrando como tudo aquilo poderia ser encerrado e claro, como num looping para quebrar aquela círculo era preciso voltar ao começo e ela não conseguiria fazer isso sozinha e usou o ADAM (chocado que no final ele fez o certo) para colocar Jonas a par da situação e o enviando na missão para consertar as coisas, logo o Jonas o que a cada passo contribui-a para amarrar ainda mais o nó tendo que resolver tudo. Gostei de ver ele levando Martha nessa missão, pena que não era sua Martha e sim a Martha do mundo da Eva.

E QUEM DIRIA QUE O CAUSADOR DE TODO ESSE NÓ TEMPORAL ERO RELOJOEIRO TANHAUSSE QUE CRIOU A MÁQUINA DO TEMPO QUE GEROU A PARTÍCULA DE DEUS QUE DIVIDIU O SEU MUNDO EM TRÊS, CRIANDO AS REALIDADES DO JONAS E DA MARTHA PARA TENTAR VOLTAR NO TEMPO E SALVAR SEU FILHO, SUA NORA E SEU NETO QUE MORRERAM NUM ACIDENTE DE CARRO NUMA PONTE NUMA NOITE CHUVOSA. MANO ESTAVA TODO ESSE TEMPO NA NOSSA CARA. Foi linda a cena de Jonas e Martha convencendo o filho do relojoeiro a não viajar naquela noite e ele entendendo o recado como se fossem anjos ali o alertando e ele voltando para casa e o pai os recebendo.

Aquele final com Jonas e Martha percebendo que tinha dado certo e começando a desaparecer/desintegrar enquanto ele se declarava para ela e ela retribuia o beijo foi lindo demais, a cena foi bem estilo VINGADORES GUERRA INFINITA e fez todo sentido, percebemos que todos os que eram bugs daquele nó temporal tinham sumido igual Jonas e Martha naquela cena no meio da estrada na chuva, em frente ao ponto de ônibus, ai começa aquele prólogo com alguns poucos personagens (Katharina, Hannah grávida, Woller, Peter, Bernadette e Regina) reunidos em volta da mesa celebrando entre amigos ou seja só restou aqueles que deveriam existir de verdade e que não faziam parte da bagunça temporal. Hannah revelando que sentiu uma sensação estranha de deja-vu e tudo acabando com ela dizendo que seu filho se chamaria JONAS foi PERFEITO!

Obs: O Woller na cena final quase explicando como tinha ganhado a cicatriz no olho e a tempestade e energia acabando e cortando o assunto, esse mistério vai continuar para sempre kkkkkk


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Cidleudo Anderson

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries