IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Chernobyl By Cidleudo Anderson





Episodio 1x1 - Nota 10 2020-04-15 01:34:33

Em 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl em Pripyat, Ucrânia aconteceu um dos maiores desastres ambientais realizados pelo homem no planeta Terra e a HBO e uma excelente equipe de produção conseguiram representar nessa minissérie todos os acontecimentos de uma maneira crível e assustadora.

Eu que conhecia pouco sobre a tragédia de Chernobyl quando vi o trailer fiquei muito curioso pra assistir e meu deus que primeiro episódio angustiante e tenso que faz a gente cair na real que tudo isso aconteceu de verdade e muitas vidas foram perdidas por causa de negligência humana e politicagem.

Começamos tudo conhecendo nosso protagonista Valery Legasov um físico nuclear no dia da sua morte dois anos depois do acontecido em Chernobyl. Ver ele gravando sua última fita, ele percebendo que continua sendo vigiado, escondendo as fitas com a verdade sobre o desastre pra alguém encontrar e após deixar um lenço sujo de sangue na mesa vemos ele tirar sua própria vida, o mais curioso é o relógio mostrando a hora 1:23:45, a mesma de quando o acidente aconteceu. Só esse prólogo já nos deixou intrigado pra conhecer mais do envolvimento dele com a usina e como tudo aconteceu pra levá-lo aquele ponto do suicídio.

Ai a série começa já com o pé no acelerador partindo do exato momento em que o núcleo do reator explode levando parte da usina pelos ares e com o fogo azul ionizado lançando aquela fumaça e fuligem radioativa para o céu. Mano que agonia, as pessoas na cidade vizinha sendo mulheres grávidas, idosos, crianças etc... ouvindo o barulho, vendo a usina pegando fogo e saindo de suas casas e indo pra ponte pra ver melhor o "espetáculo" sem imaginar que estavam recebendo um banho de radioatividade com as partículas coloridas de radiação caindo sobre eles e eles nem ai, essa cena me deu um negócio ruim assim porque eles nem sabiam o estava acontecendo e as consequências viriam depois.

NA USINA AS COISAS ESTAVAM TENSAS PORQUE ENQUANTO BOMBEIROS VINHAM PRA AJUDAR A "APAGAR" O INCÊNDIO E COMEÇARAM A PERCEBER QUE TINHA ALGUMA COISA ERRADA COM AQUELE ALI (QUE AGONIA VER AQUELE BOMBEIRO PEGANDO UM PEDAÇO DE ROCHA COM GRAFITE E A LUVA E A MÃO DERRETENDO FICANDO EM CARNE VIVA, SÉRIO. DOEU EM MIM). Lá dentro da usina conhecemos o primeiro personagem escroto, Anatoly Dyatlov (Paul Ritter) engenheiro vice-chefe da Usina Nuclear e supervisor responsável na noite do acidente que entrou no modo negação e negava por Deus que nada de grave tinha acontecido e o núcleo não tinha explodido e mandou alguns funcionários (engraçado ver todos trabalhando com o mesmo uniforme branco) pra áreas perigosas da usina pra verem se conseguiam conter o problema, mal sabiam os pobres rapazes que estavam indo pra morte. O QUE A ESTUPIDEZ E NEGLIGÊNCIA DE UM HOMEM QUE DEVERIA ESTAR A FRENTE DA SITUAÇÃO NÃO FAZ NÉ? MUITAS VIDAS PERDIDAS DEPOIS POR CAUSA DESSE ESCROTO QUE BOTOU EM RISCO SEUS FUNCIONÁRIOS E OS BOMBEIROS QUE ELE CHAMOU;

Aquele comitê formado por autoridades e políticos da União Soviética que se reúnem pra conversar sobre o problema numa cena patética em que eles fazem igual o Dyatlov e primeiro começam com a negação, má-fé e afirmam que a ameaça não é nada demais. Isso mostra bem como era naquela época da antiga Soviética em que tudo era escondido, com mentiras, tanto é que relembrando antigamente o mundo inteiro só soube do acontecido vários dias depois porque esses políticos esconderam as informações. OS POLÍTICOS E AUTORIDADES DA UNIÃO SOVIÉTICA SÃO OS GRANDES VILÕES DA SÉRIE.

QUE ESTRÉIA HEIN. CHERNOBYL COMEÇOU COM TUDO, UMA PRODUÇÃO IMPECÁVEL, FOTOGRAFIA PERFEITA, ELENCO ESCALADO A DEDO, UMA TRILHA SONORA MAGNÍFICA CRIADA PELA HILDUR GUÕNADÓTTIR (JOKER), AMBIENTAÇÃO PARECENDO REALIDADE E UM ROTEIRO PRIMOROSO. SE CONTINUAR ASSIM ATÉ A FINALE TEM TUDO PRA SER UMA DAS MELHORES MINISSERIES DE TODOS OS TEMPOS.

Episodio 1x2 - Nota 10 2020-04-15 16:15:20

Esse segundo episódio de Chernobyl serviu para conhecermos mais profundamente seus personagens sejam eles heróis ou vilões dessa história da vida real.

Esse 1x02 começa sete horas após a explosão em Chernobyl e começamos acompanhando a física nuclear Ulana Khomyuk (que pra minha surpresa não é uma pessoa que existiu realmente e sim uma personificação de vários cientistas ou melhor criada para simbolizar a grande quantidade de mulheres envolvidas com ciência na antiga União Soviética nos anos 80, PALMAS PRA REPRESENTATIVIDADE). Ela percebeu que radiação estava chegando a seu trabalho e tratou de descobrir de onde ela vinha e descobriu que se tratava de Chernobyl, dá pra ver o quanto a situação é tensa por saber que a cidade de onde Ulana estava ficava a 340 km de Pripyat e isso só demonstro o quão rápida a radiação estava se espalhando. Ulana foi primordial nesse episódio pois foi ela que avisou Lagasov do risco de uma segunda explosão do reator.

As próximas reunião do comitê foram diferentes porque enquanto alguns burocráticos ainda pensavam em minimizar o acontecido, Legasov teve o trabalho de informar a gravidade do perigoso e mais na frente reiterado pela Ulana. Disso conhecemos Boris Shcherbina o burocrático que foi colocado pra ser o chefe de Legasov e pra tratar de resolver o problema Chernobyl, eles viajam pra usina de helicóptero e a cena dele obrigando Legasov a explicar como funciona um reator nuclear é didática e essencial até para nós leigos. Incrível como mesmo assim os funcionários da usina ainda tentam enganar Lagasov e Boris e minimizar tudo, mas quando se tem pedras de grafite enormes por todo o canto você não tem como negar o problema. O chefe da usina indo medir com precisão a radiação e dando aquele número alarmante e o Boris e Legasov vendo as crianças saindo para a escola na cidade vizinha fez a ficha cair de que todos teriam que ser evacuados, pena que tomaram essa decisão 36 horas depois do desastre o que poderia ser tarde demais.

TENSA A CENA DOS HOSPITAIS LOTADOS DE PESSOAS FERIDAS SENDO ELAS A MAIORIA BOMBEIROS E FUNCIONÁRIOS QUE ESTAVAM NA USINA NA HORA DA EXPLOSÃO E FICARAM EXPOSTOS A RADIAÇÃO. Ver Lyudmilla Ignatenko grávida entrando escondida no hospital atrás de seu marido bombeiro e se expondo e expondo seu bebê foi tenso por imaginar que ela nem sabia o que estava acontecendo e os efeitos que aquilo poderia trazer pra ela e pra criança.

E enfim, tínhamos um plano sobrevoar o reator explodido pra jogar sal e boro em cima pra parar a fumaça e tentar parar a radiação mas tinham um problema, havia água contaminada dentro dos reatores que precisavam ser esvaziados e ver Legasov e Boris apelando para o patriotismo de alguns funcionários para eles entrarem nas instalações alagadas por água radioativa e esvaziar os tanques foi tenso. Fiquei me perguntando: No caso deles eu aceitaria esse trabalho mesmo sabendo que a promoção não valeria nada porque eu provavelmente morreria? Acho que não. Mas eles aceitaram e o episódio terminou de forma que me deixou tenso e apreensivo com eles com água radioativa na cintura e as lanternas falhando e a gente percebendo que o nível de radiação no local estava gigantesco. FILME DE TERROR TOTAL ESSE FINAL DE EPISÓDIO.

Episodio 1x3 - Nota 10 2020-04-15 21:27:03

A minha alegria de ver os funcionários "mergulhadores" saindo da usina depois do trabalho ser feito mas logo veio a tristeza por imaginar eles sofrendo pelas consequências da radiação em alto grau e saber que isso era só o começo pra acabar com o problema de Chernobyl.

A cena no hospital foi terrível de assistir porque ver o povo com queimaduras no corpo devido a radiação mexeu comigo e pensar que isso tudo aconteceu de verdade me deixa profundamente triste. A Lyudmilla encontrando seu marido, ela subornando a enfermeira, mentindo dizendo que não estava grávida e podendo vê-lo por 30 minutos com a promessa de não tocá-lo o que ela não cumpre; Confesso que na cena que ela vê ele todo queimado e o abraça me escorreu um lágrima, maquiagem sinistra e muito real a equipe da HBO tá de parabéns.

A repercussão do caso nos jornais estrangeiros e a notícia vazando pelo mundo mexeu com as autoridades da União Soviética e eles queriam rapidez pra resolver o problema, mas as coisas só pioravam, o Legasov falando que o reator estava derretendo e escorreria para o lençol freático e contaminaria a água potável de milhares de pessoas e eles teriam que resfriar em baixo do reator pra evitar o derretimento e eles tiveram que apelar para os únicos heróis possíveis, os mineiros.
Foi engraçado a cena do ministro chegando todo engravatado e fazendo discurso pra convencê-los a fazer essa tarefa perigosa e eles aceitando, passando pelo homem e dando tapinha no paletó do ministro sujando-o. Outra cena curiosa foi ver eles sendo proibidos de colocarem ventiladores nos túneis e decidem trabalhar todos pelados kkkkkkkkkkkkkk Se vão morrer por causa da radiação que morram sem calor né?

Boris perguntando pra Legasov o que vai acontecer com todos que tiveram contato com a usina e ele explicando todo ciclo de radiação reagindo no corpo humano é surreal: "Os danos celulares começarem a se manifestar, e a medula óssea falha. O sistema imunológico falha. Os órgãos e tecido mole começam a se decompor. As artérias e veias vazam como uma peneira, ao ponto de não conseguir dar morfina para a dor, que é inimaginável. Dentro de três dias a três semanas, você está morto. É o que vai acontecer com esses rapazes." EU NÃO CONSIGO IMAGINAR O QUE É PASSAR POR ISSO, A DOR QUE DEVE SER.

Ulana até tentou falar com Dyatlov no hospital para saber realmente o que aconteceu na noite da explosão mas ele escroto como sempre a mandou embora. Ulana continua visitando outros funcionários e coletando informações pra divulgar pro mundo tudo o que aconteceu em Chernobyl até que chega um homem da KGB querendo calá-la e a prende. Os caras da KGB devem ser aqueles do episódio 1 que estavam vigiando Legasov, eles vão dar trabalho para os protagonistas. Gostei de ver Legasov indo tirar Ulana da prisão e ela explicando a Legasov que o botão de cancelamento foi apertado antes da explosão, o que indicaria que a falha não teria sido humana, e sim de projeto. Tô achando que eles vão até o fim pra investigar e expor tudo que aconteceu em Chernobyl e estou com medo pela integridade deles.

Aqui Legasov junto com autoridades já começam a falar que o entorno da usina estava todo comprometido e todos os animais ali em volta teriam que ser abatidos e tinham que criar algo pra cobrir a usina explodida e a resposta foi que provavelmente isso demoraria 3 anos pra acontecer.

Aquele final intercalando com a escolha dos jovens que vão trabalhar pra limpar o entorno da usina e Ludmylla sem chão e os caixões dos bombeiros e de seu marido preparados e sendo enterrados numa vala com cimento tudo isso com a aquela trilha sonora perfeita apertou o meu coração. UM FINAL DE EPISÓDIO MELANCÓLICO PRA RETRATAR BEM OS EFEITOS DO DESASTRE.

Episodio 1x3 - Nota 10 2020-04-15 21:31:04

E pensar que vemos meio que situações parecidos com essas que aconteceram em Chernobyl repetidas aqui na atualidade com um grande problema acontecendo (corona vírus), políticos escrotos irresponsáveis (bozo) minimizando o problema e discordando com profissionais que entendem do assunto (ministério da saúde e OMS) e fazendo pessoas se infectarem e perderem suas vidas.

A cena dos caixões sendo enterrados naquela vala com cimento me lembrou a cena do enterro coletivo de infectados pelo corona vírus nos Estados Unidos da mesma maneira.

Incrível que mesmo com os acontecimentos do passado, ao invés de aprendermos, o ser humano continua cometendo os mesmos erros e negligências.

Episodio 1x4 - Nota 9 2020-04-15 22:29:11

CADA EPISÓDIO DE CHERNOBYL É MAIS PESADO DO QUE O OUTRO MAIS ESSE CONSEGUIU SE SUPERAR!

Só aquela cena do inicio já do soldado mandando a senhorinha que estava ordenhando a vaca pra ir embora, ela se negando e o homem tendo que matar a vaca. Tudo só ficou pior com o decorrer do episódio com a gente acompanhando os soldados contratados pra limpar todo o perímetro infectado e matar todos os animais que encontrarem na região. Os soldados na maioria das vezes são apenas garotos e ver o aquela cena do menino com receio de atirar e matar uma cadelinha com seus filhotes e o seu líder chegando e cumprindo a tarefa foi doído. Mesmo a gente sabendo que nenhum animal foi ferido pra filmar esse episódio como afirmou o produtor, assistir foi difícil demais. A cena do soldado ensinando o novato a usar a cueca de chumbo foi ao mesmo tempo hilária quanto non sense porque qual sentido proteger as partes íntimas da radiação se o resto do corpo estava exposto kkkkkk
Vemos então vários grupos de soldados trabalhando o que foram cortar árvores, os que acompanhavam a retirada da população e os liquidadores de animais e também a cena icônica da borrifação das ruas para a limpeza da radiação, cena tão forte que acabou virando o pôster da série.

Enquanto isso na usina, Legasov, Boris e cia tinham que fazer um jeito de tirar os pedaços de grafite de cima dos telhados das usinas, sendo que cada telhado tinha um nível diferente de periculosidade. Eles tentando fazer o serviço usando rovers lunares russos, (Lunokhod SRT-1) forrados de chumbo e o robozinho pifando devido a radiação e eles tendo que usar homens pra fazer o serviço e eu pensei na hora LÁ VÃO MAIS UMA VEZ BOTAREM PESSOAS PRA FAZER O TRABALHO SUJO E PAGAREM COM SUA VIDA.
O discurso para os soldados com as instruções do que eles precisam fazer nos 90 segundos que estiverem no telhado já foi difícil, só não foi mais tenso que assistir os meninos revezando no telhado passando mal para jogar as pedras de grafite no buraco aberto da usina, um dos soldados presos na pedra e tropeçando na poça d´água me fez fez roer as unhas de nervoso.

Ulana continua pesquisando e investigando sobre a usina e o acidente, vai a uma biblioteca e consegue uma das páginas que solicitou e com edições e informações faltantes. Mano e pensar que se fosse na nossa época era só da um "google" enquanto lá Ulana está penando por causa do abafamento de informações pelas autoridades da União Soviética. Ela vai novamente tentar algo com Diatlov e ele mesmo com sintomas da radiação e vendo fotos do acidente continua com a boca fechada com medo de se comprometer. TORCENDO PRA ELE MUDAR DE IDEIA E AJUDAR A ULANA NA INVESTIGAÇÃO.

Aquele final com a gente descobrindo que Lyudmilla acaba perdendo o bebê em Kiev foi triste mas eu já estava imaginando que ou isso aconteceria ou ela teria o bebê com problemas de saúde ou os dois morreriam.

O encontro entre Boris Shcherbina, Legasov e Ulana na cidade fantasma de Prypiat, longe dos olhos da KGB, revelou o que nos espera no minisseries finale. Vai acontecer o julgamento dos encarregados responsáveis por Chernobyl no dia que em a usina explodiu e Ulana conta tudo o que descobriu nas investigações e Legasov decide contar tudo para que os culpados possam pagar, eles percebem que o problema do reator é de fabricação e que outros reatores na União Soviética apresentam o mesmo problema e só não explodiram por sorte. Agora resta esperar pra ver o que vai acontecer no julgamento e como essa trama será encerrada.

Episodio 1x5 - Nota 10 2020-04-16 01:27:12

E PRA ENCERRAR COM CHAVE DE OURO PODE ENTRAR 1X05 DE CHERNOBYL.

Enquanto o primeiro episódio já começou com o pé no acelerador mostrando do momento da explosão do reator pra frente esse último episódio começou mostrando a vida tranquila da população da cidade vizinha Pripryat, vemos a troca de turno na fábrica e as decisões que culminaram na explosão do reação. MANO A CENA DOS PINOS NO REATOR SUBINDO E O NEGÓCIO TODO EXPLODINDO FOI TÃO GRÁFICO E BEM FILMADO QUE EU FIQUEI CHOCADO.

Descobrimos que por politicagem o teste na usina teria que ser feito naquela noite e dar positivo pra garantir a promoção de um dos figurões da política e com o cargo vago, Dyatlov que já estava cansado de trabalhar na usina e queria ter a chance de subir de cargo resolve ir em frente com o teste e mesmo vendo que tinha algo errado resolveu forçar o reator o que causou sua explosão.

O primeiro "sarcófago" ao redor do reator tinha sido concluído no final de 1986 achei estranho que eles não abordaram isso nessa finale mas entendi que eles queriam gastar todo o tempo de tela com o julgamento e dando ênfase nos personagens.
Quase um ano depois em Moscou acontecia o julgamento de Bryukhanov, Fomin e Dyatlov.
Todo o julgamento foi interessante demais de acompanhar, vemos o Boris Shcherbina explicando como funciona a usina com uma maquete (ele tossindo a cada cena mostra que ele também está doente por causa da radiação igual o Legasov); vemos também Dyatlov com as intervenções/defesas; Ulana repassando a retrospectiva da fatídica noite foi o momento ideal pro episódio fazer uma restrospectiva e mostrar tudo pra gente como eu citei lá em cima; no momento decisivo Ulana olhando implorando pro Legasov pra ele falar todos os problemas das usinas e ele vendo que tinha no júri vários cientistas ele teve coragem.

A CENA EM QUE LEGASOV CRIA CORAGEM E FALA OS MOTIVOS DO REATOR TER EXPLODIDO DE MANEIRA BEM DIDÁTICA, ELE EXPLICANDO QUE QUALQUER LEIGO ENTENDE COMO FUNCIONA UM REATOR E ELE DERRUBANDO UMA PLACA E O PRENDEDOR DE MICROFONE SÓ DEMONSTRA O QUÃO NERVOSO ELE TAVA E O QUÃO SOBRE PRESSÃO É ESTAR NUM JULGAMENTO. DYATLOV SENDO DESMASCARADO E PEGO NA MENTIRA QUANDO TODOS OS FUNCIONÁRIOS FALARAM QUE ELE ESTAVA NA SALA NA HORA H E ELE SEMPRE NEGAVA.

A tapa na cara foi o Legasov dizendo o seguinte: “pela mesma razão pela qual nossos reatores não contam com estruturas de contenção como os do ocidente, pela mesma razão pela qual não usamos combustível corretamente enriquecido em nossos núcleos, pela mesma razão que somos a única nação que constrói reatores refrigerados à água e moderados por grafite com um coeficiente de vazio positivo: é mais barato”. ELE PRATICAMENTE CULPOU AS AUTORIDADES POLÍTICAS E A PRÓPRIA UNIÃO SOVIÉTICA POR NEGLIGÊNCIA. Ele afirmou que seu depoimento em Viena foi uma mentira por causa da KGB e que existem outros 16 reatores na União Soviética em funcionamento no mesmo molde de Chernobyl e todos poderiam ter o mesmo fim.

LEGAL AQUELE CONVERSA NO RECESSO DO JULGAMENTO ENTRE LEGASOV E BORIS, FOI MEIO QUE UMA DESPEDIDA.

O julgamento acabou, quem teve culpa teve o que merecia mas fiquei com uma mistura de alívio e tristeza pelo fim do Legasov que foi falar com o líder do KGB e só não morreria porque estava conhecido no mundo devido o discurso em Viena mas ele teve seu passado e legado apagado, por isso ele deixou aquelas fitas gravadas no primeiro episódio antes de se suicidar.

AQUELE FINAL FOI PERFEITO MOSTRANDO FOTOS ORIGINAIS DOS PERSONAGENS E CONTANDO OS DESTINOS DE CADA UM. E VEMOS TAMBÉM O ATUAL SARCÓFAGO DA USINA QUE TEM PRAZO DE VALIDADE DE 100 ANOS E TERÁ QUE SER REFEITO.
ENFIM, AQUI ENCERRAMOS ESSA MINISSÉRIES PERFEITA. MUITO OBRIGADO HBO POR ESSA OBRA PRIMA, MERECEU DEMAIS GANHAR TODOS OS PRÊMIOS QUE GANHOU.



Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Cidleudo Anderson

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries