IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Staircase (2022) By Felipe





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2022-05-09 19:47:16

Não me recordo de já ter lido sobre esse caso da Kathleen Peterson. Cheguei aqui porque gosto dessas séries da HBO baseadas em true crime, e o elenco também me chamou muita atenção. Amo tudo o que a Toni Colette se propõe a fazer e o Colin Firth é maravilhoso – ainda topei com outros rostos conhecidos, como Dane DeHaan e Sophie Turner.

E eu adorei o episódio demais. Foi quase um filme mesmo, mais de 60 minutos, mas achei muito bem desenvolvido e tão intrigante que nem senti o tempo passar. Produção e direção realmente caprichada, a cena do crime com o corpo da Kathleen me impressionou demais pelo grafismo. E aquela câmera em movimento com os carros em determinado momento, focando nos membros da família em cada veículo, foi perfeita.

Achei muito doido a “comemoração” do aniversário da Margaret... E de mal gosto também. Bizarro demais.

Enfim, tô curioso pro desenrolar.

Episodio 1x2 - Nota 9 2022-05-10 14:52:41

Estou assombrado com o capricho da produção e da edição naquela cena da escada. Gente, pelo amor de Deus... Foi muito real, e das sequências mais angustiantes que eu já assisti na vida, de longe. O desconforto, a angústia que eu senti com a Kathleen se desesperando, aquela mangueira de sangue saindo da cabeça dela, a segunda batida... Não tenho palavras mesmo.

Aliás, não só pra essa cena, também destaco as transições de cenas entre o momento da arrecadação de fundos, e o período atual, com o pessoal do documentário e a perícia fazendo o trabalho deles. Tá muito bem feito.

Senti demais pela Caitlin vendo as fotos da autópsia. Que coisa horrível.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2022-05-10 19:26:12

Muito bizarro esse Michael Peterson ter ligação com duas mortes em décadas diferentes, cujo denominador comum foi uma escada. Colin Firth segue cada vez mais irretocável na composição do personagem. Em vários momentos o Michael me dá muita raiva. E ele é um manipulador nato, e até óbvio demais – como quando falaram sobre a entrevista das meninas e elas ficaram relutantes, ele veio com aquele “eu prefiro ir pra cadeia se for pra evitar o sofrimento de vocês”. Auge.

Fora as mentiras que ele contou sobre os casos. Pelo amor, o cara falando que não levava os amantes pra jantar e por isso “não era um caso”.

O Todd ficou com tesão e doido pra pegar o amigo naquela cena do banheiro. Porra, jurei que iam mostrar isso. Pena que não! HAHA. Mas pelo visto ele vai se descobrir...

Essa sequência mostrando o climão entre os personagens no elevador foi muito boa. E o sorrisinho do Michael... Não sei como não voaram no pescoço dele.

Episodio 1x4 - Nota 10 2022-05-12 23:48:42

Nossa, novamente terminei o episódio sem palavras. Na visão da defesa, a sequência recriando o “acidente” da Kathleen já foi angustiante e impactante de um jeito aterrorizante... E agora na visão da acusação eu me senti pior ainda, pela ação do Michael em torno disso, pegando o telefone, jogando pra lá. Por vê-la pedindo ajuda e ele sem prestar socorro realmente. Eu acredito que, se ele matou mesmo, a ação foi mais violenta. Principalmente por causa das lesões na cabeça dela, não acho que aquelas pancadas seriam suficientes pra abrir sete cortes fundos como aconteceu.

Ao mesmo tempo, é realmente intrigante que essas lesões existam, mas não houve traumatismo craniano. Na minha leiga visão, ferimentos causados por uma pessoa naquela região contam com força, e dessa forma eu acho que o traumatismo é certo, né?

Mas eu não consigo acreditar nesse Michael da série. Por tudo o que estão mostrando até agora, vejo como ele é mentiroso e manipulador. Além disso, a “coincidência” acerca da morte da mãe biológica das meninas me impede ainda mais de enxergar alguma inocência dele. É extremamente bizarro que essa mulher ter sido encontrada morta ao pé da escada e conte com SETE LESÕES NA CABEÇA, igual a Kathleen.

Que surpresa intensa e boa tá sendo essa minissérie. Pra mim tá perfeita.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2022-05-19 19:04:48

Engraçado o produtor do documentário se vangloriando, falando que sempre soube que seria sucesso, que seria especial, que fariam história... Sendo que o próprio até pouquíssimo tempo estava duvidando e muito do potencial do trabalho ali. Eu não assisti esse documentário, mas imagino que seja bastante parcial pro lado da “inocência” do Michael. Sophie se apaixonou pelo homem...

Foram tensas essas cenas do Michael na cadeia. O medo de ser atacado a qualquer momento, ou mesmo morto. Colin Firth evoca isso muito bem sem esforço. É irônico até, naquela cena da visita, ele menosprezando o tempo que o Clayton cumpriu como se fosse pouca coisa, sendo que ele tá nessa agonia toda estando preso há poucos meses.

Que susto eu tomei com o Todd acordando em cima daquela poça de sangue. E fiquei até preocupado quando ele descobriu que tinha um trauma na cabeça. Deveria ter corrido pro hospital. Que situação...

Agora a teoria da coruja vai entrar em foco.

Episodio 1x6 - Nota 9 2022-05-26 18:41:50

Cara, pra mim não tem como negar... Por mais louca que seja essa teoria da coruja, ela tem sentido dentro das circunstâncias do caso como um todo. Não digo que acredito totalmente que foi isso que aconteceu, pois seguindo o que estamos vendo na série, eu tenho muito o pé atrás com o Michael. Mas... Os ferimentos da Kathleen, conforme relatos, autópsia e etc, realmente não parecem ser resultado apenas da queda, mas não parecem ser resultado de um ataque humano. Eu não consigo ver como alguém bateria na cabeça dela com qualquer objeto, a ponto de deixar aqueles cortes fundos, e não causar traumatismo...

A alegação de que foram as garras de uma coruja se encaixa de um jeito assustador aqui. Foi bom terem retratado isso, e adorei que fizeram uma reencenação de como teria sido, já que mostraram isso com as versões da defesa e da acusação. É uma loucura. Mas como eu disse... Vejo sentido.

O que acaba com o Michael Pearson são as “coincidências” que seguem a vida dele, como a morte da mulher na Alemanha. O fato de ele mentir pra caralho sobre tudo, sobre o que faz... Omite também. Eu vejo o personagem aqui e não consigo acreditar que ele não tem ao menos uma mão nessa coisa toda. Mas enfim...

Coitada da Margaret... Fiquei com pena dela descobrindo aquilo sobre a separação e ainda tendo que guardar pra si mesma, pra não estragar o bom momento da Martha...

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2022-06-02 17:20:10

Toni Collette absurdamente perfeita nesse episódio – aliás, em toda a série, já que ela se entrega totalmente em tudo o que se propõe a fazer. Mas aquele desabafo na cena do restaurante foi maravilhosa e muito precisa ao evocar o cansaço físico e emocional da Kathleen. Realmente era tudo nas costas dela... Cuidar da casa, cuidar dos filhos, cuidar do marido, garantir o sustento. Enquanto o companheiro só planeja, mas não mexe um músculo pra fazer acontecer, e ainda é um mentiroso e manipulador.

Só consegui ficar ainda mais penalizado pela Kathleen... Triste e frustrante o momento em que ela percebeu a aposentadoria indo embora sem mais nem menos. E pouquíssimo depois ainda aconteceu a tragédia.

Meu ranço pelo Michael aumenta a cada episódio também. Meu Deus, como pode ser insuportável desse jeito...

Senti pena da Martha que fez uma viagem daquele tamanho só pra sofrer uma desilusão no que diz respeito ao pai. Bem que a Margaret pediu pra ela não ir.

Tô tão curioso pro desfecho...

Episodio 1x8 - Nota 9 2022-06-09 20:26:02

Sophie lutou tanto pelo Michael e acabou sendo chutada. Ao mesmo tempo que a gente pensa algo do tipo “eu te avisei”, também dá pra ficar penalizado quando ela coloca pra fora, naquela discussão, todos os anos que dedicou a ele, pra tudo acabar assim, sem mais nem menos. Mas aí vem o momento que ela assiste ao vídeo daquele depoimento, e aí percebe o que já era óbvio desde sempre: ele mente demais. Ele manipula. Ele não é esse livro aberto que tentou pintar. Aí o “eu te avisei” ganha um peso maior.

Na minha concepção, levando em conta o que a série apresentou nesses oito episódios, eu termino a temporada concluindo que ele tem sim envolvimento na morte da Kathleen. Como comentei anteriormente, muitas coisas nesse caso são intrigantes e um tanto inexplicáveis pra mim. Mas tem algo nele que não me deixa pensar que é inocente. Talvez não tenha empurrado. Não tenha batido. Acho que isso é algo que nós nunca vamos saber de verdade e que não tem como reencenar com precisão. Mas que teve algum dedo dele... Ah, isso teve.

Colin Firth irretocável na construção de um personagem tão complexo como esse. Merece muita aclamação e reconhecimento mesmo, ele deve vir com tudo na temporada de premiações, assim como a Toni Collette, que merece demais! Aliás, toda a minissérie como um todo merece ser reconhecida como uma obra de qualidade, com roteiro e direção afiadíssimos. Em termos narrativos, acho que acabou se arrastando um pouco quando deu foco demais à Sophie, pelo menos pra mim tivemos cenas demais em cima dela que foram desinteressantes. Mas de resto eu fiquei satisfeito pela abordagem do caso, e também do impacto que isso causou na vida dos filhos.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Felipe

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries