Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-10 10:20:35Talvez não seja o melhor, mas é provavelmente o piloto mais importante da história da televisão. O mesmo vale para a série. O telespectador não precisa fazer tantas 'concessões' como com Arquivo X, por exemplo, para engrandecer The Sopranos. Mas para quem está assistindo pela primeira vez, a experiência fica bem melhor quando você enxerga traços de Mad Men, Breaking Bad, Six Feet Under, The Leftovers, The Americans...Não só do ponto de vista narrativo - mas também do mercadológico - já que foi a série que 'vendeu' melhor a ideia do protagonista anti-herói, e desse enfoque mais psicológico. Particularmente - obra por obra - eu ainda prefiro Mad Men. Muita gente prefere Breaking Bad. Alguns preferem Six Feet Under. Mas nada disso existiria sem The Sopranos. No caso de Mad Men, Matthew Weiner - que ainda não era roteirista da série nas primeiras temporadas - foi contratado por causa do script do piloto do drama de época. Mas não dá pra imaginar como seria Mad Men se o showrunner não tivesse tido um tal de David Chase como mentor. |
Episodio 1x3 - Nota 8 2017-02-11 00:33:40Esse episódio foi meio caso de semana, mas a cena final é um primor, digna de 'O Poderoso Chefão'. The Sopranos é cinema na TV. |
Episodio 1x5 - Nota 9 2017-02-11 01:19:39"College" é considerado por muitos críticos e estudiosos como um dos melhores episódios da série - e de todos os tempos. O principal motivo disso é que foi a primeira vez que o público via um protagonista matando outro personagem com as próprias mãos - e bom, isso mudou completamente a relação do telespectador médio com o meio televisual.Quem não acompanhou a série na época acaba não dando o devido valor (embora o núcleo da Carmela se sustente muito bem em 2017), mas foi um episódio tão groundbreaking quanto o "Middle Ground" de The Wire. Ele mudou completamente a relação do público com a televisão, e também estabeleceu Sopranos como um marco na história do meio televisual. Personagens como Vic Mackey e Walter White (principalmente porque The Shield e Breaking Bad foram as séries da era do anti-herói que tiveram um alcance de público similar ao de The Sopranos) talvez não existissem se David Chase não estivesse mudando as regras da televisão em 1999. "College" também rendeu a Edie Falco sua primeira estatueta por Sopranos, e foi também o primeiro episódio da série a vencer o Emmy de Roteiro. |
Episodio 1x8 - Nota 9.5 2017-02-11 11:55:12O enfoque no Christopher e na dra. Melfi foi ótimo, e ainda teve a investigação do FBI em paralelo. Acho que esse é o meu episódio favorito da primeira temporada. Já tinha dado nota 9 para "The Sopranos" e "College" - ambos indicados ao Emmy de roteiro naquele ano - porque foram episódios que quebraram regras da TV na época. Mas esse aqui foi o primeiro excelente.E quem nunca teve um dia de Christopher Moltisanti?! |
Episodio 1x12 - Nota 10 2017-02-11 14:55:41Corrigindo, esse é o meu episódio favorito da primeira temporada, e um dos melhores da série. Simplesmente genial. |
Episodio 3x1 - Nota 8 2017-02-19 12:28:50The Sopranos feat. The Wire |
Episodio 3x2 - Nota 8.5 2017-02-19 12:46:51Livia Soprano foi uma das melhores personagens já feitas para a TV. Muita gente não gosta tanto da primeira temporada, mas é uma das minhas favoritas da série PRINCIPALMENTE por causa dela. É uma daquelas personagens desprezíveis que você não consegue "odiar" por causa da performance cativante da intérprete. Uma pena a morte da atriz. A 3T tinha tudo pra ser épica com Nancy Marchand.E a perda foi ainda mais sentida pela série porque ela foi "substituída" pela Janice (essa sim é insuportável). |
Episodio 3x7 - Nota 8 2017-02-19 15:07:01Uma das coisas que eu mais gosto em The Sopranos é como a Carmela é uma personagem quase tão interessante quanto o Tony, algo raríssimo entre as esposas dos protagonistas anti-heróis. Acho isso tão incrível quanto o que Mad Men fez com a Sally (e recentemente, The Americans com a Paige). Ela não existe apenas para sustentar o drama do personagem principal (como Skyller em Breaking Bad ou Corrine em The Shield). Posso até afirmar que nesse episódio acontece o contrário.E muito disso se deve a sua excelente intérprete. Em Mad Men, por ex, a Betty é até uma boa personagem, mas a performance de January Jones não estava a altura do Jon Hamm. Aqui não. Edie Falco e Gandolfini são igualmente estupendos. |
Episodio 4x3 - Nota 9 2017-02-20 15:38:30Gosto bastante desses episódios que provocam essa imersão cultural no mundo dos ítalo-americanos. Lembram os capítulos de pano de fundo histórico de Mad Men. |
Episodio 5x1 - Nota 8.5 2017-02-20 20:23:10A melhor premiere das cinco primeiras temporadas da série obviamente é a primeira com Matthew Weiner (que inclusive teve uma breve participação aqui) na equipe de roteiristas.By the way, foi nessa temporada que The Sopranos levou seu primeiro Emmy de melhor drama. |
Episodio 5x1 - Nota 8.5 2020-07-02 20:19:30É, eu acho que nas primeiras temporadas a série já tinha levado emmy de roteiro [e também na parte de atuação], mas na categoria principal acabava sempre perdendo pra The West Wing, heheheEu adoro essa quinta temporada, é a minha favorita desde a primeira, já dá pra ver muito do DNA do Weiner aí |
Episodio 5x2 - Nota 8.5 2017-02-20 20:41:08Primeiro episódio da série com roteiro do grande Matthew Weiner, que viria a ser um dos produtores executivos da sexta (e última) temporada, antes de levar Mad Men para a AMC. |
Episodio 5x11 - Nota 10 2017-02-21 12:26:51David Chase é genial. Isso é pra quem diz que TV é (apenas) entretenimento. Eu acho esses episódios surrealistas de Sopranos (e de Mad Men, e The Leftovers) versões melhoradas de Twin Peaks, talvez por serem mais dosados. Como a Fernanda comentou lá embaixo, eles têm um timing perfeito. |
Episodio 6x7 - Nota 7.5 2017-02-23 12:55:30Artie é um personagem subestimado |