IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Bleach By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 7.5 2020-07-01 21:43:49

A trilha sonora desse anime é excelente. Essa música que toca quanto os Hollows aparecem pela primeira vez no episódio - e depois quase no final - é muito marcante.

Em termos de história, a desse episódio não é diferente de muitos outros animes por aí. É o garoto problemático, mas de grande coração, que descobre de repente grandes poderes. Esse primeiro arco, em si, é mais introdução. O anime fica realmente bom no próximo.

O problema são os fillers...

Episodio 1x3 - Nota 8 2020-07-02 20:05:04

Orihime é, de longe, a personagem que eu menos gosto - só de ouvir Kurosaki-kun me dá um troço. Entretanto, aqui, talvez seja um dos melhores momentos do anime, um dos que ela não bancou a donzela indefesa e ajudou de fato, despertando a consciência do irmão. Bem tocante ela pedindo desculpa a ele. Esse episódio todo teve um toque dramático bem interessante.

Episodio 1x7 - Nota 8 2020-07-03 14:47:18

Neste início de anime, vem sendo apresentadas as personagens que terão importância no decorrer da história, auxiliando de alguma forma o Ichigo, não necessariamente lutando junto a ele. Kon é aquela clássica figura que todo anime gostava de colocar - alguns ainda hoje colocam - para alívio cômico: o pervertido. Para falar a verdade, já tinha deletado a existência desse urso de pelúcia, que não tem muita importância para a história em si.

(Me surpreendeu, por outro lado, outras figuras importantes dando as caras aqui, como o Urahara e o Ishida - este último aparecendo só de relance.)

O mais legal desses dois capítulos foi ver que a Soul Society não são necessariamente os mocinhos da história, fazendo experimentos com as almas modificadas e planejando as colocar em cadáveres para lutarem. Essa tridimensionalidade é algo bem bacana no anime.

Episodio 1x9 - Nota 8 2020-07-04 14:42:31

Não me lembrava dessa pegada dramática no início do anime, mas faz completo sentido tendo em vista que objetivo é que o público crie certa afeição com as personagens. Até agora isso vem sendo bem dosado com os momentos cômicos.

Outra coisa que eu não lembrava e venho gostando é o esquema de um plot sendo desenvolvida em dois episódios. Apesar de alguns momentos sentir uma perda no ritmo, não fica um episódio muito corrido, com lutas sendo resolvidas em dois minutos.

Episodio 1x13 - Nota 8 2020-07-05 13:52:57

Após episódios de introdução, aqui finalmente ganha forma uma equipe para Ichigo. Muito legal ver Chad e Orihime descobrindo seus poderes, algo que já fica implícito que eles possuem durante esse início do anime.

Também gosto do Ishida. Apesar de ser um poço de arrogância, ele é o mais relevante entre esses três - e com os melhores poderes.

Episodio 1x16 - Nota 8 2020-07-06 12:08:41

Agora sim o anime começa a ganhar ritmo. Os Shinigamis, os esquadrões, a Soul Society dão outros contornos a história, até porque, pela primeira vez, os poderes de Ichigo não são o suficiente em uma luta.

Foi bem engraçado mesmo Ishida chegando tão confiante que acabaria com Renji e Byakuya e na cena seguinte já aparecer caído no chão. É outro que precisa de um belo upgrade nas habilidades.

Episodio 1x20 - Nota 8 2020-07-07 17:24:24

Arco bem direto a ponto. Introduziu as personagens, colocou elas despertando seus poderes, apresentou inimigos - hollows e shinigamis -, elevou o nível deles, deu uma missão para o protagonista cumprir - resgatar Rukia - e já colocou ele treinando para se tornar mais forte e se equiparar ao nível do que vai enfrentar daqui para frente.

Que pena que, muito por conta desse ritmo acelerado, o anime compense em arcos fillers e acaba com esse número absurdo de episódios. sendo que só metade - talvez nem isso - é relevante de fato. Entretanto, até agora tudo vem sendo muito bom (e ainda vai melhorar).

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2020-07-08 13:23:56

Eu acho legal explorarem essas desigualdades na Soul Society, mostrando que eles estão bem longe de serem os mocinhos da história, inclusive a introdução do Ichimaru, nesse episódio, não se difere muito da de um vilão - alguém que aparece para impedir o protagonista de algo que ele conquistou justamente.

Entretanto, acho essa parte que envolve o Ganju um tanto enrolada. O anime vinha avançando em um ritmo e de repente desacelera para dar foco em outra coisa.

Episodio 2x5 - Nota 8 2020-07-09 12:49:32

Particularmente, acho que o anime acaba se dispersando com tantos momentos cômicos. Essa rixa entre Ganju e Ichigo, por exemplo, só tem finalidade de ser engraçada e acaba tomando bastante tempo do episódio. É engraçado, mas deveria ser mais moderado.

Estou gostando mais dos momentos dramáticos, como quando Ganju conta a história do irmão, que acrescenta mais camadas ao personagem e mostra mais ainda como os shinigamis podem ser os vilões dependendo do ponto de vista. Apenas nesse pequeno destaque na reunião dos capitães já deu para ver claramente como eles são diferentes em termos de estilo e abordagem, inclusive tendo conflitos internos.

Apenas pena de quem o Kenpachi for atrás. Acho ele o personagem mais assustador do anime.

Episodio 2x6 - Nota 8 2020-07-10 11:10:17

Se eu não me engano, essa é minha abertura favorita do anime. Dá uma boa ideia do que está por vir e a música é muito boa.

Eu acho que a Yumichika e Ikkaku têm uma das piores introdução de personagens do anime. Quiseram tentar vender que Ichigo está sofrendo com shinigamis mais fracos, até ridicularizando o comportamento dos dois, mas, teoricamente, eles não devem em nada aos tenentes - 2º no comando. Inclusive, por serem da divisão mais forte, com uma tenente no mínimo peculiar, eles estarem em posições altas, 3º e 5º, diz muito sobre a força deles. Não tem shinigamis "mais fracos" a partir de agora.

Episodio 2x9 - Nota 7.5 2020-07-11 14:21:23

Esse começo da invasão é um tanto enrolado, marcado por desencontros e poucas lutas realmente relevantes. Exemplo dessa do Ishida, que só serviu para mostrar que Inoue é como se fosse a 4ª divisão do grupo do protagonista - apenas dá suporte e não serve para batalhar.

(Aliás, bem curioso esse desprezo da 11ª divisão, a dos lutadores mais fortes, com a 4ª. É uma informação com uma baita ironia por trás, que só fica clara BEM mais para a frente.)

Apesar de continuar achando Kenpachi o personagem mais aterrorizante, Kurotsuchi não fica muito para trás não. Engraçado que os dois mais assustadores estão no grupo dos shinigamis e deixam muitos vilões no chinelo.

Episodio 2x13 - Nota 7 2020-07-23 00:35:04

Esse episódio representa bem o que são os fillers de Bleach: histórias sem sentido algum, mais voltadas para um lado cômico, descompromissado e retratando as personagens mais em atividades cotidianas. Em suma, uma completa perda de tempo.

Além disso, a inserção deles é um problema frequente, sendo, em certas ocasiões, colocados em meio a um arco em andamento. Ainda que aqui foi apenas um episódio e não uma saga filler dentro de uma saga da história principal.

Episodio 2x16 - Nota 8 2020-07-23 23:09:33

Na primeira vez que eu assisti ao anime, achei um tanto cedo para essa luta, sendo que, claramente, Ichigo não estava minimamente preparado. Entretanto, faz bastante sentido que ele tome esse choque para liberar seus poderes e acabar mais forte. É uma lógica bem comum entre em shounens.

Dito isso, esse episódio foi uma preparação do terreno - para não chamar de enrolação - criando uma atmosfera apavorante em torno de Kenpachi e deixando bem claro que ainda há uma diferença bem grande entre ele e o protagonista, o que deixa as coisas mais tensas, afinal o inimigo da vez tem um baita instinto assassino.

Episodio 2x19 - Nota 8.5 2020-07-24 15:05:33

Essa luta é uma das melhores do anime. Kenpachi é um monstro que é mantido por perto porque sabem que é melhor tê-lo como aliado que como inimigo. A cena que ele tira o tapa-olho e revela que usa aquilo para limitar seu poder, assim ele torna as lutas mais equilibradas (e divertidas), é sensacional.

Esse episódio também trouxe alguns dos melhores diálogos até agora. Profundos e que trazem reflexões para fora do contexto do anime.

"Um estranho se torna seu amigo só porque você o chama pelo nome?"

"Eu me pergunto se você pode entender o medo da chuva nesse mundo solitário."

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2020-07-25 15:11:58

Mayuri tem uma das bankais mais legais - o design é fantástico. Uma pena que aqui não fizeram jus a ela e ficou parecendo bem fraca. A colocaram apenas para mostrar que os capitães têm esse truque na manga e, de fato, não faria sentido Mayuri estar para perder uma luta e não o usar.

A melhor parte desse confronto foi ver que outro personagem fora o protagonista enfrentando inimigos de verdade - e ainda vencendo. Se tem algo a criticar nesse arco, é que o protagonismo rola solto, com as principais lutas sendo em torno de Ichigo - pelo menos até agora - e os demais sobrando.

Episodio 3x5 - Nota 8 2020-08-08 01:34:06

Pode não parecer um episódio muito relevante, afinal foca em três coadjuvantes com importância secundária dentro desse arco, porém esclarece muito do laço existente entre eles e porque é difícil se verem em lados diferentes agora no presente, com cada um defendendo algo.

Não somente isso, este episódio ainda deixou algumas pontas discretas para serem trabalhadas mais adiante. Então pode parecer um episódio de pouca importância mas há toda uma mitologia envolvendo a Soul Society sendo construída.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2020-08-08 20:04:29

Os aliados do Ichigo estão tão abaixo do nível dos demais que em uma das melhores lutas do arco tiveram que colocar dois capitães para duelar. O legal disso é que mostra que, mesmo dentro do Gotei 13, há objetivos diferentes motivando cada capitão. Hitsugaya é um dos mais legais, movido por um senso de justiça, e um dos mais populares com o público também.

Outro ponto que mostra como o grupo que o protagonista trouxe não é dos mais fortes - tanto que mal lutaram e já foram presos -, é Renji tendo que virar a casaca e treinando ao lado de Ichigo para despertar a Bankai também. Não é oficialmente uma aliança, mas só essa trégua já indica um inimigo a menos para Kurosaki enfrentar.

Episodio 3x12 - Nota 8.5 2020-08-24 13:08:46

Tosen e Kenpachi são dois dos capitães mais intrigantes do anime. Um é o completo oposto do outro e essa diferença é bem visível nesse combate entre eles. Enquanto Kenpachi é movido pelo desejo de lutar, Tosen é movido por um desejo de justiça. Ironicamente, o que se alinha mais ao objetivo do protagonista, aqui, é justamente o primeiro, o sanguinário que não tem misericórdia na hora de matar os adversários. Interessante, por sinal, descobrir como ele foi parar no Gotei 13.

Outro detalhe interessante é que a partir daqui Yumichika (e Ikkaku também) é colocado como um shinigami mais forte do que a sua primeira aparição deu a entender, explicando que ele, na realidade, só está abaixo de Ikkaku na hierarquia da 11ª divisão, levando em conta que Kenpachi é o capitão e Yachiru é a tenente. Além disso, também é mostrado que ele tem um truque na manga, com um poder secreto que ele esconde dos demais. Tanto ele como Ikkaku cresceram bastante em termos de popularidade daqui em diante.

Episodio 3x15 - Nota 8.5 2020-08-25 12:58:52

Acho um pequeno defeito nesse arco esses pulos de uma luta a outra, encerrando umas sem mostrar de fato o desenrolar, como aconteceu com Yumichika e até com o próprio Kenpachi. Conduto, faz sentido em termos de manter um mistério a respeito das habilidades dos shinigamis. Se todos fossem mostrado lutando com força máxima agora, não teria graça acompanhar o restante do anime.

Pelo lado bom, esse caos interno que se formou, com capitão lutando com capitão, mestre contra discípulo, é sem dúvida ótimo. Conforme já foi mostrado, se dependesse apenas dos aliados que Ichigo trouxe para a missão, ele estaria perdido - não por menos, apenas Yoruichi está em combate. Portanto é interessante essa divisão que houve no Gotei 13, com cada um tendo seus próprios princípios e objetivos. Equilibrou muito a coisa para o lado do protagonista.

Episodio 3x18 - Nota 8.5 2020-08-26 12:03:19

Essa luta com Byakuya está no meu top 3 do anime. Muito equilibrada do início ao fim, não sendo apenas um lado dando uma surra no outro ou Ichigo tirando poderes do nada para superar o adversário.

Interessante que mesmo, supostamente, o protagonista dominando a técnica máxima dos shinigamis, a Bankai, ainda deixaram um gancho para ele se tornar ainda mais forte, que, no caso, são os poderes Hollow. Legal que mesmo eles estando a disposição de Ichigo, esse ainda preferiu vencer Byakuya sozinho, afinal ele não tem controle algum sobre esse lado da sua personalidade e certamente ele não teria misericórdia com o oponente. Como Kuchiki mesmo conclui, a luta não era exatamente contra ele, logo não faria sentido Ichigo o matar.

Episodio 3x22 - Nota 7.5 2020-08-27 12:57:32

Depois de episódios relativamente dramáticos, um cômico para finalizar o arco. Achei levemente estranho, tendo em vista o caos que tomou conta da Soul Society ver todos tranquilos uns contra os outros. Até mesmo Kenpachi atrás de Ichigo recebeu um ar de comédia, extremamente diferente de quando eles se encontram pela primeira vez.

Entretanto, era natural que isso aconteceria, tendo em vista que o verdadeiro vilão do arco foi Aizen e, para detê-lo, Ichigo precisaria de aliados. Os shinigamis são a melhor opção, nesse sentido, afinal eles também compartilham esse mesmo interesse em impedir os planos do ex-capitão. É curioso essa tridimensionalidade na história, de inimigos poderem virar aliados dependendo do objetivo que possuem.

Episodio 6x3 - Nota 8 2021-08-28 23:21:34

Começo de arco bem introdutório. Inseriram bastante informações e plots nos primeiros episódios e esse acabou ficando um pouco mais parado e voltado a algumas explicações.

Acho engraçado que tentam vender uma imagem um tanto dúbia dos Vaizards, dizendo que são shinigamis que tentaram obter os poderes dos hollows e que eles detestam outros shinigamis, algo que poderia indicar que eles se tratam de um grupo inimigo. No entanto, em toda oportunidade que eles aparecem, são usados de alívio cômico. Ou seja, acaba que não dá para levar o grupo muito a sério, pelo menos não nesse início.

Episodio 6x5 - Nota 8 2021-08-30 00:00:37

Por enquanto, ainda vem sendo um grande teaser do que vem pela frente. Porém, aos poucos, vão sendo adicionados mais elementos e aumentando a expectativa em torno do arco.

Muito bom ver os inimigos ganhando um rosto e já marcando território, desafiando Ichigo e os demais. Conseguiram em uma luta, que não foi bem um luta, mostrar a dificuldade que o protagonista vai ter em frente. Aliás, outro indicativo de as coisas caminham para um confronto difícil foi o envio de seis shinigamis, sendo um capitão e dois tenentes, para reforço no final.

Episodio 6x8 - Nota 8 2021-08-30 01:32:32

É engraçado que o anime chegou até aqui sem mostrar os poderes de uma das suas personagens principais, que teve um arco inteiro centrado nela. Até achei interessante que tentaram cobrir o furo da saga Bount dando uma explicação dos poderes só estarem sendo usados agora. O que mais tem em Bleach é isso. As personagens sofrendo em combate nas sagas fillers, para chegar nas principais e elas aparecerem com algum poder do nada.

Pelo menos, não decepcionaram quanto a exibição da zanpakutou da Rukia, apesar de terem se contradizerem um pouco ao insinuaram que havia vinte inimigos poderosos a nível de destruir a Soul Society e aqui já aparecem com um que "nem era tão forte assim". O pior é o fato de Sado quase ter sido morto por essa criatura, ou seja, já mataram qualquer expectativa dele ser útil até o final da saga.

Episodio 6x10 - Nota 8.5 2021-08-30 23:45:23

Como eu cheguei a comentar, a introdução de Ikkaku no anime não faz jus ao verdadeiro potencial do personagem. Foi colocado logo no início do arco do resgate de Rukia, como se fosse um inimigo nível fácil, e aqui já mostram que a história era completamente outra, com ele sendo posto inclusive numa posição de mentor/inspiração de Renji, que rivalizava com o protagonista naquela altura. Era para ele ter dado uma surra em Ichigo e não o contrário.

Gostei bastante de ver esses flashbacks aqui. Deram uma profundidade maior em Ikkaku e de quebra tiraram a imagem um tanto sanguinária de Kenpachi, mostrando que ele pode ter um lado mais humano, na medida do possível. Por outro lado, achei a admiração de Renji um tanto exagerada e que não combina muito com o personagem. A impressão é que poderia ser qualquer shinigami ali, mas colocaram Renji para dar uma maior moral para Ikkaku.

Episodio 6x15 - Nota 8 2021-08-31 23:33:24

Achei legal que esse episódio conseguiu entregar tanto um bom conflito interior, quanto lutas no exterior. Os Vaizards são um grupo bem forte - não por coincidência, vivem repetindo de terem que se controlar para não acabar matando Ichigo - e toda oportunidade de vê-los em ação vale a pena.

Acho interessante que o treinamento do protagonista é puramente interno. Não se trata de descobrir novos poderes do nada. Ichigo já os tem, porém não sabe como controlá-los e acaba mais os enfrentando do que usando-os ao seu favor, caso da sua versão Hollow. Dito isso, é visível que deram uma enrolada básica com isso de inimigos antigos. Se percebe até em alguns casos que reutilizaram as animações das lutas originais.

Episodio 6x18 - Nota 7.5 2021-09-01 00:35:26

Um episódio dedicado a falar algo que todo mundo a essa altura já percebeu: Inoue é uma inútil. A serventia dela no anime é dar suporte emocional ao protagonista e ser a donzela que precisa ser salva ou protegida a todo instante - inclusive reforçam isso na cena final. E nem é porque os poderes dela não são ofensivos, pois os de Sado são e ele é igualmente imprestável. O que aconteceu é que dimensionaram muito mal os poderes dos companheiros de Ichigo em comparação aos shinigamis. Nem no arco mais "fácil" do anime, a invasão a Soul Society, Inoue e Sado tiveram alguma função. Por que agora, que os inimigos de antes viraram aliados, eles teriam? Não tem treinamento que os coloque em pé de igualdade com tantos personagens mais fortes que o anime tem.

Episodio 7x8 - Nota 8 2021-09-01 22:57:26

É incrível a capacidade que os animes tem de pegar um intervalo de tempo minúsculo e estender até não poder mais. Não entendi muito a estratégia de Ichigo em usar seu poder máximo logo de cara, sendo que depois dos onze segundos ele não teria mais energia para continuar atacando. Faria mais sentido guardar esse trunfo para um momento que ele pudesse finalizar a luta.

Impressionante como Inoue tinha apenas um trabalho: ficar segura na Soul Society. Porém, achou mesmo que teria utilidade nas lutas e voltou apenas para ser sequestrada. Se bem que se percebe que a capacidade de raciocínio lógico dela é limitada quando ela vira as costas para o adversário no meio da batalha para ir curar o shinigami que tinha a recém caído. Só colocaram aqueles diálogos no fim para parecer que a personagem se sacrificou para ajudar os amigos, porque Ulquiorra poderia tê-la nocauteado nesta hora mesmo e a levado embora.

Episodio 7x12 - Nota 7.5 2021-09-02 00:30:44

Eu tinha lembrança desse arco ser muito melhor do que vem sendo. Até agora é uma repetição do da Soul Society, trocando esta pelo Hueco Mundo, Rukia por Inoue e o Gotei 13 pelos Espadas. Poderiam pelo menos ter inovado na equipe de resgate, aproveitado os shinigamis que já estavam ali mesmo, ao invés de virem com uma desculpa boba para tirá-los de cena, mas até isso optaram por seguir o mesmo caminho do primeiro arco.

Além disso, praticamente toda a luta até agora foi preparação para as lutas que virão pela frente, criando-se expectativas que até agora não foram cumpridas. Passam muito tempo falando que os inimigos são fortes, mas a realidade não é bem essa. Todos que foram derrotados foram na base de um golpe. E mesmo os dois - ou três, contando o Luppy - Espadas poderiam ter sido vencidos se os adversários tivessem lutado sério e para valer.

Episodio 7x15 - Nota 7.5 2021-09-02 01:31:38

Eu normalmente acho as tentativas de comédia do anime exageradas na quantidade e distrativas, alongando um momento que deveria durar segundos em minutos. Porém, Nell é uma das poucas personagens voltadas para o alívio cômico que realmente funciona. Ela é muito fofa e trás outra visão a respeito dos Arrancars. Novamente, a tridimensionalidade de não haver um lado 100% bom e outro 100% ruim é um dos pontos fortes de Bleach.

Bom ver finalmente um progresso com a chegada de Rukia e Renji. Essa temporada é extremamente enrolada, especialmente os últimos episódios - dava para resumir os 20 em 5 tranquilamente e sem correr com nada. Isso atrapalha porque não passa um senso de urgência na missão ou mesmo de perigo já que até agora se viu poucos inimigos e todos fraquíssimos.

Episodio 8x1 - Nota 7.5 2021-09-03 00:46:14

Eu entendo que a ideia por trás de Ichigo usar seu poder máximo aqui era mostrar como ele se conectou instantaneamente com Nell, de modo que, quando ela se encontra ameaçada, este se sente no dever de protegê-la, levando a luta mais a sério em comparação a quanto estava apoiando feio. Porém, isso só torna mais inexplicável Ichigo curando o inimigo no final. Se irritou com o Arrancar ameaçando Nell, mas não o suficiente para deixá-lo nocauteado? Menos mal que essa estupidez vai ter consequências e não colocaram o inimigo mudando de lado por conta desse ato de (burrice) bondade.

Episodio 8x3 - Nota 8.5 2021-09-03 01:35:49

Essa luta é o meu momento favorito de Rukia no anime. É a culminação de um arco que já vinham construído desde o início do anime para a personagem. Mais do que enfrentar um inimigo, ela está enfrentando a sensação de culpa e impotência por ter matado Kaien, que a persegue desde então. Ela sente que deve sua vida a ele por ter tirado a dele e portanto abre brecha para o Espada se aproveitar dessa situação, embarcando em um jogo psicológico visando desestabilizá-la. São bem raros os momentos que usa-se mais que força bruta nos combates e esse é um deles. Uma luta que testa o emocional, o psicológico e, claro, a força de Rukia.


Episodio 8x5 - Nota 7 2021-09-03 23:25:20

Bleach consegue ser anticlimático como nenhum outro anime. Cortam uma luta que estava muito boa entre Rukia e um Espada para mostrar Ishida passando sufoco contra uma Espada Fake e um hollow tentando olhar a calcinha dela. Um combo do inútil com o desnecessário.

É bem claro que só inventaram os Privaron Espadas para Ishida e Sado terem alguma luta no arco e não acabarem sendo tão descartáveis como no da Soul Society. Porém, não tem como levar a sério essas lutas que a cada três minutos tem um alívio cômico. Pode não ser um filler, mas essência de um episódio somente para ocupar espaço está ali.

Episodio 8x7 - Nota 8 2021-09-04 00:24:42

Gosto muito do contraste entre o vilão soltar um "Dios, ruego nos perdone" e o mocinho nomear uma das técnicas de "Brazo Izquierdo del Diablo".

Essa luta foi bem legal. Teve um tom mais sério em comparação às outras com os Privaron Espadas e não perderam tempo com digressões. Achei um pouco tirado do nada esse braço esquerdo. Seria mais interessante se Sado despertasse a técnica durante a luta, dado o fato dos poderes dele estarem mais forte no Hueco Mundo, e ainda dando mais tempo de destaque ao personagem. É broxante Sado dominar a luta inteira, mostrando uma enorme evolução em relação ao último arco, e chega no final um inimigo extremamente mais forte para acabar com ele, sem chances de um confronto equilibrado.

Episodio 8x11 - Nota 8 2021-09-04 01:58:39

Eu implico com Inoue e Sado, mas Renji não fica muito atrás da inutilidade destes dois. O cara é um tenente, já adquiriu sua bankai e toda luta que enfrenta ele acaba sofrendo e apanhando. Não consigo me lembrar se, excluindo os fillers, o personagem tem alguma vitória de destaque depois de virar amigo de Ichigo. O cúmulo da humilhação é ele ter que ser salvo por Ishida que, apesar de ser o mais útil entre os amigos do protagonista e ter vencido um capitão, não tem lá grandes habilidades nesse ponto da história.

Gosto como as rivalidades que vem sendo construídas entre Ichigo e os Espadas não são com aqueles mais fortes, mas com o 4 e o 6. Bleach tem bastante protagonismo, mas acertaram ao não tratar Ichigo como alguém capaz de vencer qualquer um dos Espadas. Aliás, ele ainda não conseguiu se equiparar nem com os dois que estabeleceram como rivais dele.

Episodio 8x15 - Nota 8.5 2021-09-05 01:47:16

Essa luta é um dos melhores momentos do anime. Grimmjow na forma liberada, Ichigo dominando os poderes Hollow e mais uma vez um combate equilibrado, sem um lado sobressair sobre o outro.

Conduto, que ideia ruim colocar Inoue para ser a cheerleader do protagonista, com o apoio dela sendo o catalisador para o golpe final. É até engraçado que o arco da personagem, antes do sequestro, vinha sendo sobre ela provar que não é um peso e que pode ser útil e aqui ela só atrapalhou Ichigo, que tinha que se preocupar em, além de enfrentar o Espada, defender ela. Nem vou comentar do quão sem noção foi a choradeira dela durante o episódio, mas valeu pelo sacode que levou da Nell.

Episodio 10x1 - Nota 8 2021-09-06 00:36:47

Tudo bem que uma saga filler quebra o ritmo da narrativa, mas sem necessidade alguma de mais da metade do episódio ser de recapitulação, ainda mais que o enredo era bem simples e só encheram linguiça repetindo as cenas da luta. Felizmente, a outra metade salvou, indo direto ao que interessa.

Eu gosto de como o anime cria inimigos tridimensionais, porém algo que estava faltando nesse arco era um vilão ruim por essência para enfrentar Ichigo. Nnoitra preenche muito bem esse papel, não poupando nem os inimigos nem os aliados e ainda oferecendo um desafio maior ao protagonista que o Grimmjow.

Episodio 10x6 - Nota 8 2021-09-07 23:28:21

Bleach deve ser o shonen que eu conheço com mais personagens femininas poderosas*, que não ficam nem um pouco atrás dos masculinos. Yuriochi, Rukia, Soifon, Nelliel, entre outras que ainda não apareceram ou tiveram suas habilidades reveladas. O problema é que sempre que uma ganha uma luta de destaque parece que tem um porém no meio - com exceção da Rukia contra o Espada. Ou o inimigo não é tão forte, ou ela precisa de ajuda para vencê-lo, ou algo acontece e interrompe a luta. Passaram seis episódios desenvolvendo essa rivalidade entre Nnoitra e Nel, inclusive dando uma backstory para ela que envolvia ele. Chega aqui, ela dá uma surra nele, mas, na hora de finalizar, perde os poderes e tem que ser salva. Criaram essa rivalidade para quê, afinal?

Uma coisa que deve ser elogiada no episódio é que ele realmente vende a ideia que Pesche e Dondochakka seriam poderosos o suficiente para vencer um Espada. Seria interessante, pois são dois personagens que ninguém esperava nada. Conduto, também seria bem humilhante para Renji, que segue sem uma vitória até agora.

*para compensar a existência de Inoue, cuja a participação no episódio se resume a "Kurosaki-kun"

Episodio 10x8 - Nota 8.5 2021-09-08 00:26:48

Byakuya é um exemplo de personagem que tem as mesmas técnicas desde o seu aparecimento até o momento e ainda consegue dar uma surra em qualquer adversário sem esforço algum. Uma diferença gritante em comparação a outros, que a cada luta que participam surgem com um golpe novo mais apelativo que o anterior.

Achei que poderiam render mais com esse confronto dele com o Espada, mas como o personagem, basicamente, só usa a bankai, não tinha muito para onde incrementar sem ficar uma luta repetitiva. Até conseguiram render, dando um toque dramático com Rukia sendo controlada. Porém, fora isso, foi uma luta bem simples.

Episodio 10x10 - Nota 8 2021-09-08 01:08:47

Mayuri é exatamente o contrário do Byakuya no que se refere a dimensão dos seus poderes, que nunca fica bem delimitada no anime. Sempre que parece que ele está em apuros, ele tira um ás na manga magicamente. É impressionante, e um tanto forçado, como tudo que aconteceu nessa luta ele estava preparado e tinha algo para contra-atacar - ainda assim, não se viu essa genialidade toda na saga anterior, onde ele foi capaz de perder para Ishida.

Me incomoda como Nemu é usada no anime. Entendo a parte que querem mostrar que ela descartável para Mayuri, como se fosse mais um experimento que ele pode substituir. No entanto, às vezes me passa uma impressão que fetichizam muito essa submissão dela, como na cena dela pendurada pelo tentáculo. É bizarro como ela nem sequer reage.

Episodio 10x12 - Nota 8.5 2021-09-09 00:28:50

Esse é o tipo de luta que visto por alguém de fora, que não conhece nada do anime, até pode ficar em dúvida sobre para quem torcer, já que ambos os lados são movidos pelo desejo de sangue. Uma coisa que é possível perceber é como cada Espada lutou com alguém com personalidade próxima a sua, exceto Rukia que o significado da luta foi pessoal. Primeiro, os dois barulhentos com atitudes rebeldes, depois os dois arrogantes e silenciosos, seguido pelos dois cientistas malucos e agora os dois sanguinários.

Bom ver Kenpachi finalmente contra um inimigo que cause dificuldade, fugindo da imagem de invulnerável que o anime criou para o personagem. Aliás, de todos os capitães que chegaram nessa temporada no Hueco Mundo, ele é o único que o inimigo vem dando trabalho.

Episodio 11x1 - Nota 8.5 2021-09-09 01:41:59

Pode parecer anticlimático, quando o arco atual ia esquentar de vez, cortar para flashback. Porém, essa temporada é provavelmente a melhor do anime, voltando-se para o passado e conectando pontas que ficaram soltas, além de permitir explorar personagens que até então eram um mistério, vide os Vaizards e o Kisuke.

Gostei como conseguiram explicar a ligação destes com o Gotei 13. Obviamente o grande mistério dessa temporada se desenrola em torno de como eles acabarão fora de seus postos, afinal eram nada menos que seis capitães. Conduto, muito inteligentemente, já foi se deixando pontas para o futuro, com a citação do Esquadrão Zero, sendo uma dos membros quem Kisuke substituiu.

Episodio 11x7 - Nota 8.5 2021-09-10 01:14:52

Conseguiram fechar bem esse mini-arco, explicando como cada um acabou tendo que fugir da Soul Society e indo parar o mundo real, inclusive Yoruichi, que nem estava envolvida, mas confiava em Kisuke a ponto de se colocar contra o Gotei 13. Já prepararam o terreno inclusive para os Vaizards e Urahara se juntarem a batalha, afinal para eles é questão pessoal.

Legal ver vários rostos conhecidos aparecendo como easter eggs praticamente. A única crítica para essa temporada, porém, é que poderiam ter mostrado mais do restante das divisões e contextualizado melhor certas coisas - como os capitães da 10ª e 11ª divisão. Além disso, se Aizen tinha um álibi, o mesmo não dá para se dizer sobre Tousen, que estava na missão e voltou inteiro - inclusive herdou o posto do antigo capitão. Poderiam ter costurado melhor estes detalhes.

Episodio 12x3 - Nota 7.5 2021-09-10 01:41:22

De todas as aberturas do anime, esta é de longe a pior. Não diz absolutamente nada sobre o que é o arco, nem sequer sobre o que é o anime. É um compilado de imagens com personagens nas mais diversas poses e três garotas - Rukia, Inoue e Matsumoto - em uniforme escolar dançando no fundo. Até nas sagas fillers, capricharam mais e entregaram algo melhor do que isso aqui.

No geral, foi um começo um tanto parado, já que a ação principal agora se desloca pra a cidade de Karakura, onde o vilão se encontra, e quase não aconteceu nada ali. Pelo menos, compensaram mostrando o que está acontecendo no Hueco Mundo. Até que enfim estes Hollows que ficavam andando em procissão, limpando os restos que as personagens deixavam para trás, entraram em combate.

Episodio 12x6 - Nota 8 2021-09-10 23:56:37

Se a batalha do Yumichika já não possuísse um subtexto homoerótico visível o suficiente por conta do inimigo, ainda me colocam como golpe final a verdadeira forma da zanpakutou, que ele mantem escondida dos demais por sentir vergonha dela ser diferente. O lado bom dessa luta é que por ter sido a primeira já terminou logo e deu para dar segmento as outras que parecem bem mais interessantes, principalmente as duas que ainda faltam.

A do Kira foi melhor por ter um tom mais sério e dar mais destaque ao personagem, que só ganhava um espaço bom nos fillers. A (falta de) expressão do shinigami no final foi bem horripilante. Porém, era bem visível, sendo um inimigo voador lutando contra alguém cujo poder envolve a gravidade, como terminaria.

Episodio 12x8 - Nota 8 2021-09-11 00:35:42

De um lado Renji, Ichigo e Komamura que começam a luta logo com a bankai para não perder tempo, de outro, o 11º esquadrão, que apanham até quase perder a vida, mas ficam escondendo os verdadeiros poderes por causa de um orgulho ridículo. Gostei que não deram uma segunda oportunidade para Ikkaku na luta. Se é para ficar de frescura enquanto uma cidade inteira está em risco, melhor colocar outro que vai lutar sério para tomar a frente na batalha e vencer o adversário de uma vez. Ikkaku ouviu foi pouco do Iba.

Episodio 12x14 - Nota 8 2021-09-11 20:53:13

O comandante tendo que se mexer porque a criatura estava fazendo a limpa nos tenentes e mostrando o motivo de estar ocupando a posição mais alta do Gotei 13. Ainda demonstrou ser generoso e deu oportunidade para os capitães lutarem, porque, se dependesse só dele, os três Espadas já tinham virado pó.

No geral, essa temporada foi mais focada nos tenentes - tirando os que estão presos no Hueco Mundo, acredito que só o da primeira e a da oitava divisão não tiveram destaque nenhum - e nessas lutas secundárias, deixando o terreno preparado para as mais complicadas, vulgo os quatro primeiros Espadas, na próxima. Ichigo e o restante, sinceramente, nem fizeram falta.

Episodio 14x3 - Nota 7.5 2021-10-11 01:56:16

Essa temporada, como de praxe, começou bem enrolada. Três episódios e a luta de Ichigo e Ulquiorra poderia ser resumida em uns cinco minutos. Enquanto isso, se trazem de volta os Arrancars que ficaram para trás para interromper cada passo da batalha.

Realmente, está faltando muito foco. Por exemplo, se o objetivo era que Yammy enfrentasse os amigos do protagonista, por que não colocar eles se encontrando direto? Ao invés criaram toda uma situação onde Inoue está em perigo - para variar - e Ishida chega na última hora, interrompendo a luta contra Ulquiorra para nada.

Episodio 14x4 - Nota 7.5 2021-11-01 22:37:26

Nada me tira da cabeça que o Kubo simplesmente esqueceu a existência de alguns inimigos na primeira parte dessa luta no Hueco Mundo e resolveu jogar eles aqui, aproveitando para ocupar e dar uma utilidade aos amigos de Ichigo, que, em sua maioria, não serviram para nada até então. No entanto, faz pouco sentido ver Rukia, que derrotou um Espada, precisando de ajuda com uns aleatórios e Ishida lidando tão fácil com um Espada. Pelo menos, ele usou de certa estratégia na luta, o que torna um tanto mais coerente ele ter vencido tão simples.

O lado bom do episódio foi que finalmente pararam de enrolação com as lutas paralelas e focaram de vez na principal, que é onde as expectativas estão maiores.

Episodio 14x8 - Nota 8 2021-11-02 00:19:29

Zero sentido Yammy ser o Espada mais forte e Aizen tê-lo deixado para trás. Nem sequer para guardar a Inoue ele foi designado. Até tentaram disfarçar dizendo que é na forma liberada que ele fica mais forte que os demais, mas, mesmo assim, não é como se os 3 Espadas com Aizen ficarão na forma base a luta inteira. Para mim, perderam o timing com o personagem, que deveria ou ter sido derrotado quando foram atrás da Inoue no mundo real ou na primeira parte do arco - Renji, por exemplo, não venceu adversário nenhum.

Bom ver que não enrolaram e voltaram o foco para o Gotei 13 vs Aizen e cia. Acho as lutas ali bem mais interessantes que as do Hueco Mundo. Gostei que mantiveram a coerência e lembraram dos selos, que apareceram somente uma infinidade de episódios atrás e que facilmente poderia acabar esquecido.

Episodio 14x10 - Nota 8 2021-12-12 15:38:08

Hitsugaya é um personagem que em todo combate só aparece com dificuldade e apanhando mas sempre surge com uma técnica que supera o adversário milagrosamente, um último truque na manga - que nunca é o último. Acredito que por ter um forte apelo popular, acabou que focaram muito nele sem ter uma dimensão do que ele poderia fazer para se equiparar aos inimigos, que vão ficando mais fortes no decorrer do anime. O final da luta dele com a Haibel foi bem anticlimático, pois parece muito fácil ainda mais para uma luta que ela levava vantagem.

Porém, o que o episódio decepciona na primeira, compensa na segunda luta. Fantástico a ideia de colocar Soi Fon para enfrentar um adversário que não pode encostar ou ser encostado. O momento que ela tem que sacrificar o braço aumenta o clima de tensão para ver a continuação.

Episodio 14x13 - Nota 8.5 2021-12-13 18:41:09

Legal como dividiram esses primeiro round bem entre os inimigos, apresentando cada um deles e, ao mesmo tempo, mostrando tanto suas habilidades, quanto dos capitães que os enfrentavam. A virada na narrativa com a chegada dos dois adversários que faltavam foi excelente, dando um toque de desesperança até surgirem os Vaizards e equilibrarem o jogo.

Também achei muito bom que mostraram a criatura que apareceu na invasão da Soul Society e que tinha passado desapercebida. Esse episódio conectou muito bem várias pontas que tinham ficado em aberto, mesmo as mais discretas.

Episodio 14x16 - Nota 8.5 2021-12-17 17:58:37

Hachigen é a prova que não é porque um personagem não tem técnicas ofensivas que este deve ser um inútil em combate. Muito boa a forma que a luta com Barragan terminou.

Igualmente bom foi terem mostrado mais como Aizen chegou no Hueco Mundo. O enredo vem sendo bem costurado até o momento, se preocupando até em trabalhar a motivação dos Espadas.

Episodio 14x18 - Nota 8.5 2021-12-18 11:32:55

O anime acertou bastante em trazer um aprofundamento para os Espadas, mostrando eles como criaturas tridimensionais e não simplesmente dez vilões aleatórios que Aizen recrutou. Cada um tinha um propósito se juntar ao vilão, não sendo apenas servos da vontade dele. No fim, Stark era alguém solitário por estar em um nível acima dos demais e necessitava apenas de companhia. Algo bem identificável para a backstory de alguém que deveria ser um dos antagonistas.

Apesar de achar que, de um jeito ou de outro, Kyoraku venceria essa luta, afinal ele provavelmente tem os poderes mais apelões entre todos os capitães, é importante notar que Stark estava abalado pela perda de um companheiro, quase como implorando para ser superado por alguém mais forte.

Episodio 14x21 - Nota 8 2021-12-19 11:00:39

Yammy foi um inimigo tão mal pensado que, apesar de continuarem com essa forçação dele ser o Espada mais forte, qualquer um que aparece aparenta ter mais força que ele - inclusive aqueles que tiveram dificuldades com inimigos "inferiores". Acho que poderiam tê-lo deixado pela conta de Rukia, Sado e Renji mesmo, até porque os dois últimos nem chegaram a vencer um Espada - o último nem um inimigo qualquer diga-se de passagem. Pelo menos, a luta seria mais equilibrada e interessante.

Episodio 14x25 - Nota 8.5 2021-12-19 12:20:07

Tousen é dos personagens mais interessantes do anime. Ele tinha tudo para ser um dos mocinhos, já que é alguém que acreditava que a justiça era o caminho para paz. Porém, ele acaba corrompido ao tentar se tornar essa justiça e não representá-la, decidindo o que certo ou errado, bom ou mau. É aquela clássica ideia que é justiça somente até o ponto que se é imparcial, se não, torna-se vingança.

Acho legal a metáfora com o fato do personagem ser cego, tal como normalmente se vê a justiça sendo personificada. Enquanto não podia ver, ele tratava Komamura como um semelhante. Ao adquirir a forma final e recuperar a visão, a primeira coisa que ele faz é justamente repudiar a aparência do amigo, representando bem essa corrupção que o personagem passou.

Episodio 14x28 - Nota 8 2021-12-20 11:06:05

Uma coisa que esse arco faz bem é mostrar porque tem de ser Ichigo a derrotar Aizen, não resumindo a situação a um protagonismo forçado. Os capitães em si até teriam cacife para combater o vilão, mas em função de estarem sobre efeito da shikai dele, se tornam completamente inúteis.

Achei essa substituição com a Hinamori um tanto conveniente, apenas para ter impacto dramático, já que Ichigo ficou simplesmente ali assistindo os capitães atacarem o shinigami errado. Aliás, o próprio protagonista entrou em combate contra Aizen antes, logo essa ilusão se deu após ele chegar na batalha.

Episodio 14x31 - Nota 7.5 2021-12-20 11:53:07

Convenhamos, foram dois episódios de flashbacks apenas para enrolar, com uma desculpa esfarrapada que Aizen sempre esteve no controle de tudo para justificar a quebra de ritmo e a existência destes episódios, sendo que essa onipresença do vilão nem faz sentido da forma como foi exposta aqui.

A parte relevante desse episódio se resume aos cinco minutos finais, onde finalmente se vê o pai de Ichigo chegando em ação. Aliás, como demoraram para explorar o personagem que está ali desde o início.

Episodio 14x36 - Nota 7.5 2021-12-21 11:03:54

Tendo em vista o arco no passado, que construiu toda uma história para Aizen vs Urahara, foi muito decepcionante essa luta entre eles. A impressão que eu tenho é que Kubo queria guardar uns truques na manga para o arco final e acabou não explorando bem as habilidades de todas as personagens ali, as preservando para usar no fim, o que não faz sentido nenhum no contexto da luta. Sem falar no protagonismo, que até é justificável tendo em vista a vantagem que Ichigo tinha sobre Aizen, mas que pesaram a mão aqui.

Engatar um treinamento de última hora, mesmo o arco se encaminhando para o fim, é prova mais do que suficiente que não era para o protagonista vencer esse confronto contra o vilão. É admitir, dentro do próprio enredo, que Ichigo não está preparado e precisa apelar para habilidades despertas de última hora.

Episodio 14x44 - Nota 7.5 2021-12-22 10:05:06

Aqui dá para perceber bem que Kubo não sabe lidar com batalhas finais. Não há nenhum elemento que faça jus ao fato de ser o conflito final de um arco enorme, construído há mais de 200 episódios. A luta é completamente desbalanceada para o lado do protagonista. Os ataques do vilão não fazem nem cócegas o que tira toda emoção de não saber quem vai vencer. As transformações de ambos são muito mal exploradas - a menos que se considere overpower desenvolvimento. Todo o arco de Ichigo que envolvia dominar seus poderes Hollow foi esquecido. Urahara aparece no final apenas para fingirem que o arco dele com Aizen teve um encerramento.

Para piorar, nem a única coisa boa da luta toda - o fato de ser o Getsuga Tenshou FINAL - o anime teve a capacidade de manter.

Episodio 16x1 - Nota 8.5 2021-12-22 11:13:37

Eu curto bastante esse arco. Curioso que por muito tempo ele foi/está sendo o último do anime, mas tem um toque muito semelhante ao primeiro, inclusive começando com uma apresentação do protagonista - como se o público não estivesse familiarizado com ele.

A vibe mais madura, ressaltada até por meio da mudança na aparência das personagens, se encaixou muito bem. O episódio inteiro passa uma sensação de redescobrimento - tanto para o espectador* quanto para o próprio protagonista -, mostrando um Ichigo mais velho, sem poderes e tendo que lidar com o fato de ter sido um shinigami, mas agora ser só um humano comum.

*um detalhe interessante é o suspense quando uma personagem importante, como Inoue ou Ishida, está para aparecer. O anime optando por manter um mistério no visual delas, quase como se não as conhecêssemos mais, foi uma boa sacada.

Episodio 16x5 - Nota 8 2021-12-23 10:07:11

Até o momento a temporada vem se desenvolvendo em um bom ritmo, sem pular etapas apenas para as coisas acontecerem logo. Faz sentido a recusa de Ichigo em confiar em um grupo de estranhos (e Sado), bem como ele mudar de opinião ao ver a família em perigo, o que desperta o lado protetor que o personagem sempre teve. Esse arco dramático que o protagonista passou nesse início, encarando a impotência de ser apenas um humano, foi realmente bem interessante.

Episodio 16x8 - Nota 8 2021-12-23 11:08:45

Uma das coisas mais legais desse arco é que ele corrige o desequilíbrio de poderes que dominou o anime pós o arco inicial. Com Ichigo tendo que reaprender os seus, é legal que ele fica mais ou menos no mesmo nível dos seus aliados, que finalmente têm a oportunidade de se mostrarem úteis no anime, sem ficarem na sombra do protagonista.

Primeira vez, desde a primeira temporada, que não tratam Inoue como a donzela indefesa ou a cheerleader pessoal do Ichigo e ainda a colocam para enfrentar o vilão principal. Não teve efeito nenhum e no fim o protagonista ainda aparece, porém só de não assumirem uma postura passiva com a personagem já é um grande avanço.

Episodio 16x11 - Nota 8 2021-12-23 12:33:57

Se apressaram nessa luta contra Tsukishima. Era óbvio que não daria em nada e só serviu para reforçar que Ichigo ainda tem que dominar melhor seus poderes. Esse padrão de surgir um inimigo, o protagonista tentar o enfrentar, apanhar horrores e partir para um treinamento para ter sua revanche é batidíssimo e poderiam aproveitar esse arco para tentar sair da mesmice.

Pelo lado bom, legal ver como as habilidades remetem às de shinigami mesmo. Menos mal que não vai ser algo a mais que o protagonista vai ter apenas para ficar esquecido assim que o arco terminar. Como são semelhantes, é natural elas que sirvam de transição até as de shinigami voltarem.

Episodio 16x16 - Nota 8.5 2021-12-24 11:30:09

Episódio funcionou perfeitamente de transição para o arco, mostrando o fim do treinamento de Ichigo e ao mesmo tempo começando os preparativos para a conclusão da história.

Tenso o momento que o protagonista se depara com Tsukishima em casa. É o tipo de reviravolta bem inusual, já que o que se espera é que Ichigo vá de encontro com o vilão - como aconteceu nos arcos anteriores - e não que este se infiltre entre a família e os amigos, de forma tão pacífica e ao mesmo tempo tão ameaçadora. A atmosfera nesses minutos finais foi fantástica.

Episodio 16x18 - Nota 8.5 2021-12-24 12:17:03

O clima de dúvida que se instalou nesse arco vem sendo sensacional. Muito interessante ver Ichigo não sabendo para onde correr, questionando quem é seu aliado ou inimigo. A partir do momento que Ginjo é atingido, então, cria-se toda uma atmosfera de suspense em torno de que lado ele está, ressaltada ainda mais quando Ishida aparece na batalha e novamente se levanta a questão se ele pode ser confiado.

A reviravolta no fim foi muito bem bolada. É normal que os poderes de Tsukishima sejam encarados apenas como uma forma de ele trazer pessoas para o lado dele, dessa forma, se deixando passar que ele poderia fazer de um aliado um inimigo, apenas para dar uma falsa sensação de confiança a Ichigo e o pegar de surpresa no final.

Episodio 16x20 - Nota 8 2021-12-25 10:24:19

Eu acho que os shinigamis não tinham nada a ver com esse plot. Seria muito melhor se colocassem Ichigo quebrando de algum jeito a hipnose dos amigos e eles terem seu momento de destaque aqui, afinal foi o arco que eles tiveram mais importância. No máximo, trouxessem Rukia e Renji, que são os shinigamis mais próximos do protagonista, para ajudar.

Os inimigos nem são tão fortes assim e me aparecem com três capitães para a luta, resultando nessa batalha de cinco segundos do Kenpachi. Claramente, Kubo só colocou ali os favoritos dos fãs sem pensar se fazia sentido eles estarem no meio desse plot.

Episodio 16x24 - Nota 8 2021-12-25 11:51:40

O final do arco, em si, poderia ter sido menos corrido. Essas lutas finais não foram nada empolgantes e mais parecia uma saga filler, onde tudo se resolve em cinco minutos. Porém, gostei do tom de despedida na segunda parte do episódio. De certa forma, esse desfecho funciona bem como fim do anime, afinal, finalmente se vê Ichigo ganhando alguma moral com o Gotei 13 e firmando sua posição de shinigami.

Achei legal que mostraram alguns dos vaizards voltando as suas posições originais como capitães, no lugar dos traidores, mas por outro lado ficou estranho Love e as ex-tenentes que ficaram para trás. Óbvio que não tinha como eles voltarem a seus postos pois já foram ocupados. Conduto, poderiam estar inseridos de alguma forma no Gotei 13.

Sobre a próxima temporada, espero que mudem algumas coisas do material original, especialmente o ritmo e o má utilização dos personagens. Não me espantarei se o atual final - este episódio - ainda acabar sendo melhor que o final legítimo.

Episodio 17x3 - Nota 8 2022-10-25 23:27:08

O ritmo vem bem mais acelerado que o normal do anime, especialmente para o início de um arco, o que me faz ter receio em relação ao que isso vai virar daqui para frente. Acho que essa era hora de ter apresentado melhor os inimigos antes de partir para a ação de fato. Se tiver uns três ali no meio que me marcaram é muito - bem diferente dos Espadas, por exemplo.

A morte do Kira com certeza acrescenta um shock value e é um recado de que agora é para valer. Diferente da maior parte dos arcos em qualquer shonen, onde aparece um inimigo (ou um grupo deles) ameaçando destruir o mundo, mas acaba só destruindo umas montanhas, aqui os Quincy já se mostraram implacáveis logo de cara e já mataram um personagem que o potencial nem tinha sido explorado direito.

Sado e Inoue pareciam que tinham subido de nível no primeiro episódio, mas aqui eles continuaram fazendo papel de plateia nas lutas de Ichigo. Uma pena, mas pelo visto os dois nunca vão ter espaço no anime, apesar de estarem ali desde o começo e já terem recebido um arco para melhorar as habilidades.

Episodio 17x7 - Nota 9 2022-11-22 22:05:23

A qualidade de animação desse episódio - e da temporada como um todo - vem sendo altíssimo nível. Nem comparação com outras animações recentes que parecem um slideshow dublado. O uso da trilha sonora sempre foi um ponto forte de Bleach, mas está ainda mais perfeita este ano.

Aqueles minutos inicias foram sensacionais e deixaram algumas pontas para ainda trabalharem - Unohana, por exemplo. Sempre bom ver como não tratam o Gotei 13 como os paladinos da moral. Tudo que eles estão sofrendo agora foi o que eles infligiram nos Quincy antes.

Tenho alguns problemas com certas coisas do roteiro. Isso das personagens ficarem divagando e contando tudo para os inimigos, bem comum em animes por sinal, não faz sentido nenhum. É uma guerra, afinal. Episódio passado foi o comandante detalhando os poderes para o Yhwach fake. Aqui, o verdadeiro explicando para Ichigo a vantagem que este tem sobre os Quincys. Aliás a justificativa do protagonista ter liberado os poderes quincy naquela jaula foi igualmente nonsense. Antes tivessem inventado que foi desbloqueado pelo contato com o Yhwach.

Episodio 17x10 - Nota 8 2022-12-13 13:41:07

Aqui começa uma série de decisões controvérsias por parte do Kubo e que, obviamente, não agradaram todo mundo. O anime definitivamente pode dar um jeito na correria que é o final do mangá. Porém, o roteiro em si é o que já foi escrito e não vai mudar.

Eu estou no time que acha essa morte de Unohana ridícula. Estão no meio de uma guerra. Já perderam o shinigami mais poderoso por besteira. Vale mesmo a pena sacrificar outra que era muito forte - e que já havia vencido os quincys uma vez, por sinal - para tentar despertar uma arma secreta na forma de Zaraki? Não há dúvidas que ele na força máxima é um excelente acréscimo, mas era necessário Unohana se sacrificar para isso? Ela não apenas era forte ofensivamente, mas também era a capitã da unidade médica, ou seja, ótima para ataque e suporte, as duas coisas mais importante em uma guerra. A desculpa de apenas um Kempachi por geração não faz sentido nenhum. Os dois conviveram juntos esse tempo todo no Gotei 13. Não é porque são dois psicopatas sanguinários que eles não conseguiriam lutar juntos em uma guerra que vale o destino da Soul Society. Se acertassem sobre quem viveria depois, ué - até porque não havia nenhum indício que, mesmo juntos, ambos sobreviveriam contra os quincys.

Outra coisa que não gosto é que esse episódio tem um tom de falsa homenagem para Unohana. Zaraki definitivamente a respeitava e via ela como uma adversária digna, mas é dito que ela era tão "fraca" que ele teve que bloquear seus poderes na primeira luta entre eles. Literalmente, a trataram como um obstáculo para Zaraki, cujo o sacrifico soa quase como um pedido de desculpas.

Episodio 17x13 - Nota 8.5 2022-12-27 17:57:27

Achei legal mostrarem os shinigamis treinando, preparando o terreno para a guerra que vem pela frente e fortalecendo esses personagens secundários assim como está acontecendo com os principais. Alguns detalhes interessantes que eu gostei de terem recebido atenção nessa parte:

1) o clã do Komamura. Apesar da relação com Tosen ter relevância na história, o personagem sempre foi bem esquecido, mostrando a bankai logo no primeiro arco do anime e não se desenvolvendo desde então, além de nunca terem dado destaque a origem dele. 2) A posição de Mashiro na nona divisão - "super-tenente". A integração dos vaizards no Gotei 13 foi basicamente: onde tinha espaço, colocaram. Porém, no caso de Mashiro a antiga posição dela (tenente) já estava ocupada pelo Hisagi, então tinha ficado um tanto sem explicação ela estar de volta enquanto Love (que era capitão) e as outras ficaram de fora.

No entanto, da mesma forma que essa parte cria expectativas para vermos uma versão mais forte de todos, ela também estabelece uma missão difícil de ser bem sucedida na prática. São muitas personagens envolvidas nessa guerra - lembrando que tem gente de fora do Gotei 13 também. Como o anime conseguirá aproveitá-las e não terminar com elas fazendo figuração?

Episodio 17x18 - Nota 8 2023-08-06 15:12:57

Dois quincys sendo derrotados por um único golpe. E nos dois casos por um personagem que do nada revela uma forma nova da bankai, já estabelecida desde o começo, dele. O Kubo estava só por terminar o mangá escrevendo esse arco.

Toda luta está exata a mesma coisa. Quincy aparece para lutar contra personagem X. X canta vitória, conta todas suas técnicas e dá uma surra no quincy. Quincy revela que ele só estava aquecendo, retira poderes do além e dá uma surra em X. Aparece Y com novas técnicas e acaba com o Quincy de uma vez - depois de descrever a nova técnica para o público não se perder.

A animação pelo menos está bonita, o que só acentua que o problema é o roteiro. O que aconteceu com as técnicas dos Vaizards?

Episodio 17x20 - Nota 8 2023-08-19 15:40:40

Pelo menos não foi uma luta vencida com um golpe só, mas esse quincy foi uma das ideias mais nonsenses que o Kubo trouxe para esse arco. Foi uma luta no esquema de "eu posso fazer tudo" x "eu posso cortar tudo que você fizer". Nada minimamente coerente foi dito aqui e tinha n formas do quincy imaginar algo que incapacitasse o Zaraki,

Se o poder dele ainda fosse que ele pudesse materializar o que o adversário pensasse faria mais sentido essa luta, porque o Zaraki não pensa nada e é só movido pelo calor do combate. Porém, do início ao fim, acontecia o que Gremmy pensava.

Uma coisa que essa luta em específico quebra é que não há o menor limite do que pode acontecer daqui para frente. Aos quincys são dados todos os poderes possíveis. Yhwach tem todos esses poderes para ele conforme os servos morrem. O que sobra para os shinigamis? Mais poderes que superam os "todos os poderes possíveis" dos quincys? Mesmo animes cheio de personagens overpower costumam limitar até onde eles podem chegar. Bleach mandou esse limite do além aqui.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries