IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Wire By Bernardo G.S.





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2014-03-07 03:56:40

Bom piloto. Gostei do início, acho que promete. Espero que os inúmeros elogios que fazem à essa série não sejam em vão.

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2014-08-05 20:28:33

Uma das melhores séries de todos os tempos, com facilidade. Poucas tem um roteiro que prende a atenção do telespectador desde o 1º episódio. Nos mostrou desde o piloto até seu series finale, a cruel realidade de nosso mundo, a complexa vida de traficantes, bandidos, viciados, policiais, trabalhadores, estivadores, políticos, crianças, professores, jornalistas, presidiários, miseráveis, imigrantes, etc. Tudo isso, apenas na cidade de Baltimore. Uma série completa.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2014-03-09 07:55:23

Ótimo episódio. Ao contrário do 1º episódio (que foi bom), esse 1x02 me prendeu a atenção completamente, tanto que parece que durou apenas 5 minutos.
O realismo dessa série, mostrando o trabalho dos policiais, as intrigas, as motivações, as diferentes personalidades, fazem dessa série, mesmo eu tendo assistido apenas 2 episódios, uma obra de arte. Promete muito, estou curtindo demais a história e espero que faça jus às imensas críticas positivas que vejo por aí, né Entertainment Weekly?

- Jimmy McNulty e Kima, já são meus dois personagens favoritos.
- E aquela cara do Tenente no final do episódio.
- Genial aquele lance dos chapéus.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2014-04-22 01:36:56

Prez descobrindo o código dos caras, e eu pensando que ele era um inútil.

Muito bacana a desenvoltura desse episódio, a história vai avançando calmamente a cada episódio, mas gradualmente subindo um pouquinho o ritmo.

Episodio 1x6 - Nota 9 2014-04-28 01:12:14

Estou gostando bastante do Wallace, que diferente dos outros que o acompanham, tem honestidade e até bom-caráter.

É incrível também a quantidade de intrigas dentro do próprio departamento de polícia, como se já não bastasse ter tanto fora.

Tenente Daniels é outro baita personagem, a coragem dele é admirável.

Omar sendo decisivo para o avanço do caso. As cenas dele são muito boas.

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2023-06-25 23:02:17

Tensa a cena do Prez reencontrando o garoto que ele cegou; O diálogo do garoto com o Daniels também. Mostra várias facetas do jogo.

Episodio 1x9 - Nota 9.5 2014-04-30 11:18:28

O mundo dá voltas, e minha opinião pode mudar. No episódio anterior eu critiquei a importância do Herc e do Carv, mas nesse episódio eles já encontraram o Avon, calando minha boca, se continuarem assim vai ser legal.

O confronto entre Omar e Avon é como se fosse um Barcelona x Real Madrid, ou como Beatles x Rolling Stones: só os fodas. E tiro o chapéu para a perspicácia do Avon, realmente, que cara inteligente.

Episodio 1x9 - Nota 9.5 2023-06-30 00:14:45

Lester é um investigador nato. Incrível como em pouco tempo ele tomou a liderança no caso e sabe exatamente como agir em cada situação para progredir na investigação.

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2014-06-18 16:34:35

Concordo com uma parte do teu comentário, menos quanto ao Omar. Na vida real é bem frequente a polícia se aproximar de bandidos para pegar outros bandidos, isso acontece direto. Mas também não significa que o Omar seja amigo da polícia, ele ajudou nesse caso, mas depois disso, se ele cometer crimes de novo, ele não escapa. A polícia odeia ele, mas para pegar o Avon, precisavam da ajuda dele.

Fica bem tranquilo, os criadores da série foram policiais, eles sabem o que estão fazendo :)

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2015-05-28 00:15:26

"E tudo foi muito crível". Vai por mim, continuará sendo, a série toda.

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2021-07-25 22:14:42

Assistindo de novo 7 anos depois, lembro como se fosse ontem eu perdendo o controle e gritando na sala de casa quando aconteceu aquilo com a Greggs.

Que série fenomenal.

Episodio 1x11 - Nota 10 2014-03-20 20:43:21

Aquela cena da namorada da Kima chorando vendo a mancha que ela tinha deixado no sofá é a prova de quanto essa série é genial.

Episodio 1x11 - Nota 10 2014-04-30 11:20:11

E esse episódio foi ainda melhor que o anterior, e repito o que eu disse em outros episódios, nenhuma série retrata tão bem o trabalho policial como essa série. Todas as intrigas, a hierarquia, as intrigas, a política, tudo isso dentro da própria polícia. É sensacional.

Carv e Herc fazendo merda de novo, agora que eu tava começando a gostar deles.

A arrogância dos superiores na polícia, especialmente o Rawls, é muito grande. E ainda vão levar crédito por algo que nem fizeram.

Episodio 1x11 - Nota 10 2023-07-04 13:15:50

Revendo, acredito que esse tenha se tornado um de meus episódios favoritos da série. Adoro a maneira como o caso da Greggs impactou na vida de todos os personagens.

Episodio 1x12 - Nota 10 2014-03-21 16:17:32

Mais um episódio perfeito. A cena final, mostrando o sofá vazio foi incrível.

Calma Lester, não é só você, eu também já sinto falta desse caso, a prisão do Avon era o objetivo principal, e foi cumprido.

Daniels mitou demais nesse episódio. O Tenente sabe medir bem suas palavras e não tem medo de dizê-las.

Wallace foi um dos personagens mais carismáticos que já vi, com certeza a morte dele me abalou, principalmente porque quem atirou foram os dois amigos de infância dele.

Dee também mitou. Quando a mãe dele disse pro Avon que tinha criado bem o filho, é verdade, Dee é uma boa pessoa que foi corrompido pelos que estão à sua volta. Se tiver espaço para ele na série, acredito em uma redenção.

Stringer Bell agora deve ser a prioridade da polícia. Ele era o número dois na hierarquia, mas quem de fato comandava era ele.

Ah, e agora é Sargento Herc na área.

Episodio 1x12 - Nota 10 2023-07-06 01:07:29

Episódio perfeito. Além de dramático foi também didático ao expor os verdadeiros defeitos do sistema, mais profundos que um simples polícia vs. traficante.

É prazeroso ver Daniels capturar Avon, mas ao mesmo tempo broxante porque essa prisão não resolve problema algum, justamente porque nenhum dos dois tem poder sobre o sistema. Novas pessoas sempre ocupam esses vácuos. Mudam as faces, mas o jogo continua o mesmo.

Episodio 1x13 - Nota 10 2014-03-21 21:23:19

"Que série é essa?", eu me pergunto. Essa season finale fechou a temporada com chave de ouro. A história se desenvolveu lentamente ao longo da temporada e fechou com 4 episódios finais extraordinários. Eu me arrepiei na cena final, quando o Omar assobiou.

D'Angelo tomou uma péssima decisão, poderia dar um plot twist em sua vida, mas preferiu jogar a favor daqueles que lhe fazem sofrer.

McNulty, Daniels e Lester. Difícil escolher o mais foda entre os três. Tão diferentes em suas atitudes, mas possuem os mesmos princípios.

Carver é bruxo do Burrel, só confirmando a suspeita do Daniels.

No diálogo entre o Rawls e o Jimmy, quando Major pergunta aonde ele não queria ir, foi colocado de propósito justamente para lembrar que o mesmo aconteceu com o Lester. O Jimmy já sabia disso, mas mesmo assim não escapou.

Episodio 1x13 - Nota 10 2017-03-16 20:23:25

Grande comentário, meu amigo. Estou re-assistindo a série e acho que você conseguiu sintetizar muito bem o que foi o episódio, ou o propósito da série como um todo:

- "The Wire é um verdadeiro documentário da vida aí fora, documentário de um mundo totalmente diferente que desconhecemos, assolado pela criminalidade e corrupção ditados por injustiças e mortes, não só de pessoas que compõem e colaboram para esse meio, mas daqueles que estão inerentemente fora disso, até daqueles que lutam rotineiramente dia após dia para um sistema de justiça mais justo e menos sujo".
R: Exatamente isso. O pior é que isso há por todo lugar, na sociedade ocidental pós-industrial, mas em cidades como Baltimore essas características transparecem horrores. Acho que Baltimore é inclusive semelhante a maioria das capitais do Brasil, onde muitos de nós, em nossas bolhas, ou desconhecemos, ou nos conformamos, ou tentamos fugir dessa bagunça urbana.

- "...Existe corrupção nas ruas e nos departamentos. Há pessoas que cometem ilegalidade e burlam o sistema para ganhos pessoais. Há pessoas que, nascem no berço da criminalidade, e estas muitas vezes, sentem medo ao perceber as coisas erradas que elas próprias fazem, mas ficam presas à isso."
R: A corrupção no departamento é bem visível na série, e afeta até pessoas que são íntegras. O próprio episódio começou com o Bunk, um ótimo policial, tentando forçar a Greggs a incriminar o Wee-Bey, mesmo com ela não podendo confirmar. O que Bunk queria era apenas evitar empecilhos e facilitar o seu trabalho, uma atitude corrupta provocada por um sistema corrupto. Mais pro final do episódio, D'Angelo, que é assassino e traficante, praticamente admitiu todos os seus crimes. Tudo o que ele fez, ele o fez por causa do jogo. O que os Barksdales estão fazendo é sobreviver, obter o êxito na Seleção Natural das ruas. É matar ou morrer. Ainda na mesma cena do D'Angelo, ele concluiu dizendo que se sente mais livre na prisão do que fora dela. Uma frase que resumiu perfeitamente o inferno que a vida do rapaz sempre foi. Ele nunca foi chegado aos caras da quebrada, nunca aceitou tal estilo de vida, mas ao mesmo tempo é um fora da lei. Por isso, ele esteve o tempo todo sozinho, sendo pressionado a toda hora. Ele é a corda no jogo do cabo-de-guerra.

Poderia ficar aqui estendendo este texto eternamente, mas acho melhor parar por aqui e te recomendar continuar a série. A 2ª temporada é igualmente excelente, e a série só melhora daqui pra frente, acredite se quiser. Abraços!

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2023-04-04 00:52:54

A Detetive Russell ficou surpresa que toda a dedicação do McNulty ao caso era só pra foder com o Rawls. Esse episódio é um ótimo exemplo de temas recorrentes na série: não existem regras e a ética é apenas algo maleável.

No fim, tudo se resume à política do negócio, sobre troca de favores por motivos individuais. Acharam corpos de mulheres mortas? Só uma estatística indesejada, ou uma inconveniência do dia a dia dos policiais brigando para não ter jurisdição no caso. Nem o nome das mulheres importa.

E nem culpo totalmente o pessoal que trata essa questão assim. Rawls, Jay, Bunk, Lester, McNulty... Eles sabem que não têm poder para mudar o sistema e cada um quer viver sua melhor vida e sobreviver neste sistema de competição, para quem sabe em breve pegar a aposentadoria.

Acho muito foda a ambientação completamente crua de The Wire e a sutileza com que esses temas são tratados. Reassistindo fica tudo muito melhor que da primeira vez.

Episodio 2x3 - Nota 7 2014-04-10 21:24:01

Aquela cena com o Lester e o Bunk interrogando os caras foi demais.

"Iaba-daba-doo", "English here motherfucker". Huahuahauhau

Episodio 2x3 - Nota 7 2023-04-04 23:21:16

Acho o Nick um babaca, mas reconheço que é um homem de seu tempo, de sua classe e de seu contexto. Enquanto Ziggy celebra o tempo livre, para o Nick o tempo livre é sinônimo de desespero, é mais um dia de futuro indefinido, de um interminável e escuro túnel.

The Wire não mede o esforço de retratar como é a vida de um trabalhador jovem sem perspectivas. 20 anos depois e os temas da série parecem mais atuais do que nunca.

Episodio 2x4 - Nota 7.5 2014-04-12 01:43:45

Simplesmente incrível como o Omar sempre aparece em cena de um jeito badass diferente. Agora se tem alguém que não é badass, esse alguém é o Ziggy, completamente pirado da cabeça.

Agora que o destacamento está reforçado com Daniels, Greggs, Herc e Prez - e futuramente com o Lester - Sobotka terá em sua cola quase a mesma equipe que acabou com Barksdale, que por sua vez foi extremamente maquiavélico, resolvendo diversos problemas em um só, reduzindo sua pena e livrando o Wee-Bay de um algoz. Porém perdeu de vez o respeito do sobrinho D'Angelo.

Episodio 2x5 - Nota 7.5 2014-04-12 18:15:59

O Ziggy é o maior maluco que já passou pela televisão, mas nem isso impediu de me fazer sentir pena dele.

Eu já estava com saudades de ver o trio Greggs, Carv e Herc tirando fotos e espionando. Quando eles faziam isso na 1ª temporada eu não gostava, mas agora curto pra caramba.

Se tem alguém com mais inimigos que o Burrel, esse alguém com certeza é o Rawls, mas ele também clama por ter algozes.

Episodio 2x5 - Nota 7.5 2023-04-07 17:08:37

Adoro a forma sutil e elegante como o Stringer faz seu professor de faculdade dar conselho de negócios para uma organização criminosa.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2014-04-14 00:50:26

Muito bom. D'Angelo deixou sua marca no episódio, o foco principal foi nele.

Omar é simplesmente foda, o cara fala e faz o que pensa, tem culhões.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2023-04-09 19:36:29

9 anos depois revi o episódio e me emocionei novamente. D'Angelo morreu, porém morreu livre do peso que antes sentia. Ironicamente, tudo isso aconteceu na prisão.

Omar, por sua vez, fora da prisão, consegue roubar a cena toda vez que aparece. Também é livre de sua forma peculiar e sente que não deve satisfação a ninguém.

Já McNulty, Bunk, Stringer, Nick, Frank, Ziggy, todos ao seu modo não estão livres, mas sim presos a determinadas situações e tentando encontrar uma saída.

Episódio clássico de The Wire. Me apaixonei quando vi, amei quando revi.

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2014-04-15 02:32:32

Só para gente ter uma noção de como essa série é FODA. Peguei isso na Wikipédia em inglês, mas o nome desse episódio, "Backwash" (ou "retrolavagem, em português), faz uma referência literária ao conceito de que D'Angelo discute no clube do livro da prisão no episódio anterior. Uma das várias definições de dicionário para "backwash" é "situação geralmente indesejável, que continua por muito tempo após o evento que a causou". No fim, o que foi esse episódio se não um grande backwash?

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2014-08-17 17:51:00

Com certeza, o Dee era foda.

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2023-04-11 14:41:47

Quando The Wire pega consistência, tudo fica muito bom.

Muito boa aquela sequência no porto, com o destacamento seguindo o container "desaparecido" e o Lester comandando tudo. E depois, bem bacana como essa trama se conectou naturalmente com a morte do Dee e o Stringer recebendo uma proposition do Joe.

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2014-04-15 17:39:16

Não sei porque as médias de nota da 2ª temporada estão tão baixas aqui no BDS em relação à 1ª temporada . Na minha opinião é até superior à 1ª temporada em alguns aspectos. Ah, vai saber, gosto é gosto, não adianta discutir.

Bacana é o título do episódio (adoro analisar e depois pesquisar sobre isso): "Duck and Cover". "Duck" em parte por causa do Ziggy e "Cover" por conta das medidas que o Sobotka tem de tomar por causa da escuta.

O Jimmy chegou praticamente ao fundo do poço, e o Daniels foi muito foda para convencer o Rawls a aceitar o McNulty nas investigações, e já deu resultado, o Jimmy é um baita policial, sempre um passo à frente dos demais.

Posso estar enganado, mas acho que esse é o primeiro episódio da série que o Stringer não aparece. Ele faz falta quando está ausente.

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2023-04-12 22:28:59

9 anos depois estou revendo The Wire e discordando de meu eu passado. Claramente a 1ª temporada, no geral, está sendo superior à 2ª, principalmente por motivos de ritmo, como muitos também apontaram aqui.

Mas ainda sigo achando o enredo dessa 2ª temporada tão bom quanto o da 1ª, com a diferença maior tendo sido os passos propositalmente dados pra trás por parte dos roteiristas ao optarem por introduzir um núcleo alternativo, o caso do porto, que é muito bom, mas desconfortável por exigir todo um novo desenvolvimento e uma certa paciência a mais do telespectador (nós). Ao meu ver, um sacrifício válido.

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2023-04-12 22:30:49

Se The Wire se passasse em 2023 o cargo do Bodie no Linkedin dele seria Head de RH na Barksdale Crime Assocation.

Episodio 2x9 - Nota 8 2014-04-16 18:35:37

Quando o episódio começa com uma cena assim, já se sabe que será foda. Confirmou minhas expectativas, prendeu a minha atenção e a trama evoluiu.

Daniels é um cara muito esperto, praticamente não abriu a boca durante aquela discussão com o Valchek, e com isso preservou o caso em que está trabalhando, a si mesmo e também sua própria reputação, que voltou a entrar em ascensão, justamente pelo fato de que esse mesmo Valchek o requisitou para o caso.

Stringer tomando decisões sem consenso do Avon, hein? Já imaginava que alguma hora isso iria acontecer, e acho que o Avon não vai gostar muito...Quanto aos Gregos, eles são muito menos cautelosos do que a gangue do Barksdale. O Sergei cedeu uma informação preciosa de uma forma tão esdruxula, que chega a ser mais cômico que a personalidade do Ziggy.

Episodio 2x9 - Nota 8 2023-04-14 13:28:38

(revendo The Wire 9 anos depois)

Lembro que odiava o Valchek quando vi The Wire pela 1ª vez, por conta desse ego e dessas picuinhas. Naquela cena da reclamação pelo destacamento não estar focado no Sobotka, mesmo que o Valchek fosse o 2º na cadeia de comando, não deixa de ser cômico o quanto ele pareceu infantil.

Episodio 2x9 - Nota 8 2023-04-14 13:30:55

"O maior sinal de estupidez é quando a pessoa não se acha estúpida de jeito nenhum". Os detetives realmente meteram essa pro Bodie no interrogatório. O Bodie, que é estúpido, mas não tanto quanto eles, deu sua risadinha irônica por perceber rapidamente a hipocrisia da fala. Eu ri junto hahaha.

Episodio 2x10 - Nota 9.5 2014-04-22 01:12:07

Mais uma excelente cold open, e com Johnny Cash para abrilhantar. Acho que Breaking Bad se inspirou bastante em The Wire nesse quesito.

Aquele Brother Mouzone me deu medo. O cara é tipo um Omar, só que religioso haha. Ironicamente, o Proposition Joe quer contratar o próprio Omar para matá-lo.

O Prez ficou maluco mesmo. Bateu no próprio sogro e chefe, irritou o Daniels, e provavelmente vai sofrer com problemas no trabalho e na vida pessoal.

Quem também ficou maluco é o Ziggy. Aliás, ele não ficou, ele já é maluco. Mas da para entender o que ele fez. Da para perceber que ele sempre sofreu com o pessoal zoando e não respeitando ele, e é isso o que ele quer: respeito. Mas como o Gleekas não pagou os 20% prometidos, o Ziggy sentiu que tinha que fazer algo e como ele já é impulsivo, esse caso com o grego foi o estopim.

Episodio 2x10 - Nota 9.5 2023-04-15 12:55:39

(revendo The Wire 9 anos depois)

Agora não só Breaking Bad está na lista de séries que se inspiraram nessas cold opens, mas Better Call Saul, por consequência, também. Aperfeiçoaram o que já era muito bom em The Wire.

Episodio 2x10 - Nota 9.5 2023-04-15 13:03:24

Sensacional a cena do Lester e do Bunk recebendo o pessoal do FBI como se fosse um filme de velho oeste hahahaha.

Achei impagável também o Bubbles assistindo a treta do Mouzone com o Cheese. Se desse mais tempo ele até pegaria uma pipoca.

Kima claramente com sentimentos mistos em relação a ter crianças na família, mas o legal é que isso ajudou a criar uma amizade legal dela com a Bea.

Episodio 2x11 - Nota 9.5 2014-04-22 20:15:43

Temporada fora do comum, deixo igualada com a primeira por enquanto, mesmo assim em alguns aspectos essa 2ª está sendo superior.

Aquele FBI dedo-duro é um babaca, e por causa dele agora o Frank irá morrer (ou não). Aliás, o Frank é foda demais (assim como o Chris Bauer), ele fez esse trabalho sujo durante todo esse tempo, mas mesmo gostando, o objetivo dele era dar um "gás" para o sindicato que sempre foi ignorado.

Stringer ta ferrado demais, o Omar com certeza vai atrás dele. Como se não bastasse ter matado o amante dele, o String ainda mente. Como o Omar não faz as coisas sem um motivo pra isso, ele poupou o Mouzone, e a consequência disso acho que será uma guerra (de novo) entre Stringer e Omar.

Episodio 2x11 - Nota 9.5 2015-06-11 17:53:01

Merecia mesmo, atuação magnífica. É inacreditável o quanto o Emmy sempre esnobou The Wire.

Episodio 2x12 - Nota 9.5 2014-04-22 22:14:36

Melhor episódio da série até agora, com certeza. Assim como na finale da 1ª temporada, nessa também fizeram inúmeras referências à fatos anteriores.

Outro ponto interessante é a trilha sonora. Utilizaram com maestria na cena final, e que cena, digna para o fim de uma excelente temporada.

E no fim das contas, o Grego e o Spiros conseguiram escapar. "Negócios, sempre são os negócios".

Bubbles abriu as portas para a 3ª temporada, que acredito eu, deverá focar novamente no Stringer Bell.

Episodio 2x12 - Nota 9.5 2023-04-19 00:52:06

A música que tocou na cena final da temporada se chama Feel Alright, do Steve Earle, músico country americano relativamente famoso no gênero.

Além de músico, ele também é ativista político e muito amigo de David Simon, criador de The Wire. Pra quem for continuar assistindo a série depois da 2ª temporada, tem mais participações musicais do Earle ao longo das temporadas.

Pessoalmente achei que essa música dele casou muito bem com esse final de temporada.

Episodio 3x1 - Nota 8 2014-04-25 00:20:53

Essa temporada começou prometendo, acho que nela deve ter muitas jogadas políticas por trás de tudo o que acontece, mais do que já tinha antes. Já tivemos um esboço disso com o personagem do Aidan Gillen (o Mindinho de 'Game of Thrones').

To com uma impressão de que o Stringer vai rodar em breve. O Omar já ta na cola dele, ele ta desagradando os subordinados e a relação dele com o Avon já não é mais tão amigável quanto já foi outrora.

A única coisa chata da série que permanece desde a 1ª temporada é a previsibilidade do McNulty. Desde a 1ª temporada as coisas para ele acontecem desta forma e nesta ordem:
1 - O destacamento tem problemas com o progresso do caso e a escuta.
2 - Ele discute com o Daniels sobre isso.
3 - Todo mundo fica irritado com o egocentrismo dele.
4 - Ele começa a pensar e encontra uma forma genial de alcançar o objetivo (no caso desse episódio é o D'Angelo).

Episodio 3x1 - Nota 8 2015-06-22 02:01:59

Pra você que gosta do Metacritic, essa temporada tem nota 98/100 por lá. Quando tu terminar de assisti-la, me avisa. E vou te cobrar bonito se tu der uma nota menor do que 9 pra qualquer um dos episódios.

Episodio 3x1 - Nota 8 2023-04-19 01:10:45

Baltimore é uma cidade que sofre uma epidemia de violência por conta de problemas estruturais. Para solucionar, ou melhor, tentar maquiar isso:

1 - Um prefeito totalmente desconectado da realidade e temendo perder seu cargo, exige que o comandante de polícia baixe o número de homicídios, por pura motivação política.

2 - O comandante de polícia, por sua vez também querendo manter seu cargo, exige que todo seu departamento baixe o número de homicídios.

3 - Os majores, para manter seus cargos, vão exigir que seus subordinados façam de tudo para baixar o número de homicídios.

4 - Os subordinados, meros peões tentando sobreviver na carreira e na vida, vão fazer o que for possível para baixar o número de homicídios.

Ninguém vai conseguir, porém, pois eles só esqueceram de combinar isso tudo com quem realmente comete os homicídios.

Esse processo todo os cega para entender os motivos que causam essa criminalidade toda. Sem realmente entender o que tá acontecendo, eles jamais vão solucionar a questão. E pior: quem já entende e sabe qual é a solução, sabe que não conseguiria executá-la, pois para isso precisaria mexer no status quo e nos privilégios lá de cima e romper uma estrutura que é muito confortável para um grupo pequeno de pessoas poderosas.

E aí temos um ciclo problemático, causado por defeitos estruturais, que faz a polícia parecer um cachorro correndo atrás do próprio rabo.

The Wire nos pergunta: quem será ousado o suficiente para tentar quebrar esse ciclo? Início excelente de temporada.

Episodio 3x2 - Nota 9 2014-04-26 21:38:21

Na moral, é difícil entender como um ser como o Herc consegue entrar pra polícia. Tenho suspeitas de que ele tenha QI negativo.

O bacana é que o título do episódio - "All Due Respect" - foi mencionado por personagens em três momentos distintos do episódio. O curioso é que o mesmo aconteceu com o 5x13 de 'The Sopranos', que foi exibido no mesmo ano que esse (2004).

O que falar desse Colvin, que só o vi em dois episódios e já um dos meus personagens favoritos. Deu show com seu raciocínio com as drogas e o saco de papel.

Daniels estava tendo um dia perfeito até descobrir que o Cheese tinha assassinado um cachorro. Mas quem liga? O dia dele foi salvo por Rhonda Pearlman.

Episodio 3x2 - Nota 9 2023-04-19 01:20:02

A cena do Bodie e Poot encontrando Herc e Carver no cinema foi o melhor suco de climão que já tomei.

Episodio 3x2 - Nota 9 2023-04-19 01:28:15

O Detetive Ed Norris, que apareceu em cena conversando no telefone com o Lester, é interpretado por ninguém menos que ele mesmo, Ed Norris.

Na vida real ele foi o Comissário de Polícia de Baltimore (função que o Burrell tem na série) logo antes da série começar. Pra deixar a história ainda mais curiosa, ele foi preso na vida real. Depois, entrou para o elenco da série como ator, interpretando sua versão epônima.

Nenhum rolê pode ser mais aleatório que esse.

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2014-04-28 01:09:03

Detetive Ray Cole foi interpretado por Robert Colesberry, que também era produtor da série. Robert morreu pouco após o término da 2ª temporada e por isso Ray Cole morreu na série.

No mais, o episódio foi muito bom. Começou bem melhor do que a 1ª e a 2ª temporada. Pelo menos nessa temporada já começou com a sensação de que o bicho vai pegar, e os personagens novos até agora são muito bons: Colvin, Carcetti e Wise.

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2023-04-20 00:57:17

E tão bizarro quanto, tinha os agentes funerários na parte de fora do bar esperando a "festa" terminar hahaha

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2023-04-20 01:17:35

De início boiei no discurso do Stringer Bell sobre os dias de 40 graus, até que me lembrei que era 40 graus Fahrenheit. Aí só desisti de entender mesmo.

Episodio 3x4 - Nota 8 2014-04-28 17:44:59

Sem palavras para descrever esse início de temporada. Ficou bacana o trocadilho com Hamsterdam. Já faz uma referência à Amsterdam na Holanda, onde as drogas (acho que são só algumas) são legalizadas. O curioso é que um dos traficantes falou Hamsterdam, sendo que "Ham" é presunto em inglês. Esse "Ham" pode ser usado também para se referir à cadáveres.

Se o Avon ganhar a audiência para a condicional, o pau vai comer. Stringer não terá vida fácil nesta temporada, nem o Carcetti, querendo ser prefeito. Aidan Gillen sempre interpretando jogadores ambiciosos.

Episodio 3x4 - Nota 8 2014-06-18 16:41:52

Hamsterdam foi uma brilhante ideia do Colvin. É nesse lugar que se passa boa parte da temporada, e é muito foda.

Episodio 3x4 - Nota 8 2023-04-21 12:32:56

Muito legal os pequenos momentos da Kima se decepcionando com o McNulty neste episódio.

No episódio passado ela foi taxada como uma nova versão dele, neste ela já deu uns passos pra trás, não gostando da forma como o McNulty diminuiu outras mulheres e também de como ele se referiu ao Daniels.

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2014-04-29 16:58:03

Ótimo episódio, este mais focado no Stringer e no estabelecimento de Hamsterdam. Agora o String tá pagando de homem de negócios e ganhando mais dinheiro honesto de que em drogas, mas pelo visto essa essência o Avon e o Marlo não querem perder.

Já o Cutty Wise continua sendo o mesmo do passado, e pelo jeito nunca mudará. Aliás, ele botou moral batendo naquela mulher, algo por sua vez sintomático de um contexto social onde bater em mulher gera moral.

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2023-04-24 22:31:28

Que baita personagem é o Marlo. O jeito que ele encarava o Herc enquanto este fazia suas ameaças policiais protocolares... E algo parecido aconteceu depois na cena com o Stringer.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2014-04-30 15:25:19

Muito bom o diálogo entre Bunk e Omar, em mais um bom episódio, The Wire não decepciona. Já o Avon é muito burro, deveria ter seguido o Stringer, mas não, deixou mais corpos na rua para atrair a polícia, ou seja, o Avon fudeu com tudo.

O McNulty também me irrita, acho que é o único protagonista de série que eu não gosto.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2023-04-26 01:19:25

Não lembrava o quanto esse episódio tinha cenas tão fortes. A reflexão tensa do Bunk na cena com o Omar sobre crescer no ambiente que cresceram, o Colvin tentando convencer a senhorinha a se mudar para aliviar seu sentimento de culpa ou a morte do garoto de 14 anos por estar perto do Fruit. Todas muito duras de engolir.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2023-04-26 01:22:31

Jean, tô revendo The Wire 9 anos depois da primeira vez e discordo de mim mesmo hahaha. McNulty é um personagem riquíssimo e de certa forma a lente principal da série. Hoje adoro ele.

PS: Olha a minha audácia de ter chamado o Avon de burro hahahaha.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2023-07-12 12:56:09

Reveja. Vale a pena.

Episodio 3x7 - Nota 9 2014-05-01 16:00:21

Primeiro episódio de Tim van Patten na direção, e ele é expert no quesito, o cara é um monstro.

Episodio 3x7 - Nota 9 2014-05-01 16:05:42

Apresento-lhes Det. Kima McNulty. A cada dia mais parecida com o Jimmy. E eu, a cada dia odiando mais tanto ela quanto ele.

E bacana é que o Omar deixou a gravata que ele usou na segunda temporada no julgamento do Bird junto com a arma que ele entregou para o Bunk.

Episodio 3x7 - Nota 9 2023-04-26 23:02:29

Legal mostrarem o ponto de vista do Prez e do Sydnor, decepcionados que o alvo trocou do Kintel para o Stringer. Mostra o quão desrespeitoso o McNulty é com o trabalho dos colegas.

Episodio 3x8 - Nota 9.5 2014-05-01 21:06:10

Se hoje só 620 usuários do site assistem, imagina na época que o cara escreveu o comentário, aposto que não passava de 300.

O problema é que nunca foi transmitida no Brasil e também é uma série "pesada", é difícil de o grande público assistir algo que mostra miseráveis e drogados com a trilha sonora de buzina e tiroteio. Basicamente a série mostra a realidade, e ninguém quer ver isso.

Mas pelo menos quem assiste gosta, e gosta muito, ainda bem.

Episodio 3x8 - Nota 9.5 2014-05-01 21:11:36

Ta aí uma das cenas que eu mais esperava. Criei muitas expectativas para quando chegasse o dia em que o Avon descobrisse que o Stringer mandou matar o D'Angelo. E foi melhor do que eu poderia imaginar, o Idris Elba é um ator muito alto, me deu um puta medo dele depois que o Avon disse que ele não era forte o suficiente.

Pra não deixar passar batido, o que foi aquela cena do Herc e os traficantes brincando o software de retrato-falado, WTF? Só ele mesmo pra fazer isso. O melhor de tudo foi ver a cara do Carver depois disso.

Episodio 3x8 - Nota 9.5 2014-05-01 21:56:17

Sopranos é um pouco complicado no começo, mas depois que você pega o ritmo da série, não da vontade de parar de assistir.

Olhei também as tuas notas e me interessei por "Oz", gostei da sinopse, uma série que se passa em uma prisão. Já tinha ouvido falar porque sei que o Batista de 'Dexter' é do elenco dessa série. E é da HBO também, então é provável que seja boa.

Episodio 3x8 - Nota 9.5 2023-04-28 23:57:13

Nesta temporada o McNulty tá expandindo seu rastro de babaquice para além das fronteiras de Baltimore City

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2014-05-01 23:44:07

Foda o McNulty citando um dos criadores da série, o Ed Burns, em uma frase.

Bah, Pryzbylewski decepcionou (sim, escrevi o sobrenome completo, me dei ao trabalho), principalmente agora que tava tudo indo bem com ele.

Me decepcionei com o McNulty nos últimos episódios, mas já passou. Só achei estranho o Avon dando cobertura pro Stringer, pensei que os dois não iam mais se falar após o que aconteceu no episódio anterior. Mas o certo é que o Omar vai atrás deles.

Hamsterdam já era, aquele Herc é um pau no cu, que raiva, agora que o Colvin tava tirando bons resultados com esse plano.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2023-05-02 00:16:25

9 anos depois, não culpo o Herc não. Hamsterdam ia muito contra os princípios dele e uma hora ou outra a história iria vazar. Muito menos penso hoje que o que Colvin fez era algo necessariamente bom.

Episodio 3x10 - Nota 9 2014-05-02 00:58:39

A cena em que apareceu o Rawls no bar gay foi muito sutil, se eu estivesse desatento não teria visto. Enfim, me estourei de tanto rir naquela hora. Incrível como as coisas nunca são o que parecem ser.

Episodio 3x10 - Nota 9 2023-05-03 10:58:45

Na ânsia por sair do mundo das ruas e entrar no dos negócios, o Stringer na verdade não pertence mais a nenhum dos dois grupos.

Ele perguntou para o Avon qual o propósito deles ao entrar no jogo. Para o Stringer a resposta sempre é dinheiro, enquanto Avon jamais esqueceu que seu motivo principal é a sobrevivência.

Episodio 3x11 - Nota 10 2014-06-18 16:45:34

Até hoje sinto falta do Stringer, que personagem foda. Um legítimo "gangster de negócios" rsrs.

Episodio 3x11 - Nota 10 2014-07-08 16:06:04

Esse é definitivamente um dos meus episódios favoritos, entra em um top 10 pessoal, com toda certeza.

Poderia citar o crescimento do Dennis e sua acadêmia de pugilismo, mas o Stringer foi o destaque do episódio. Que maravilha, do início ao fim, tudo levou à cena final, desde a cold open até a triste cena do último diálogo entre o String e o Avon, que pela expressão desse último já dava para perceber o fim chegando. E o Omar e o Mouzone também foram espetaculares, e a direção só contribuiu. Tiro o chapéu a The Wire, merece mais do que um 10.

E o mais triste de tudo isso, é que eu não tenho palavras para continuar escrevendo esse comentário, o Stringer Bell é um personagem que merecia mais do que simples três parágrafos.

----------------- R.I.P. Russel 'Stringer' Bell ------------------

Episodio 3x11 - Nota 10 2023-05-04 18:02:02

Imagina você na rua e de repente surge Omar Little e Brother Mouzone caminhando na sua direção.

Episodio 3x12 - Nota 10 2014-05-02 18:13:59

Após milhões de episódios sem aparecer o Bunk, fica difícil escolher um melhor entre esse e o anterior, os dois melhores da série, com toda a certeza do mundo.

Pra começar o reencontro com Beadie Russel, uma pena que não tenha sido uma personagem utilizada esta temporada, eu gostava dela.

Dennis Wise representa o tema dessa temporada: reforma. Toda ela se desenvolveu a partir disso, todos os personagens focaram em reformar tudo aquilo que estava acontecendo em suas vidas. Todos, sem exceção. Mas Dennis talvez tenha sido o principal na sua jornada pessoal, aproveitando de braços abertos a segunda chance que lhe foi dada. Carcetti e Colvin, outros dois que entraram nessa temporada, também se encaixaram perfeitamente nessa temática.

E o Avon durou nem 10 episódios fora da cadeia, aquele vacilão. A cena da prisão dele foi foda, e do julgamento mais ainda. Que sensação boa em ver o Marlo presenciando tudo isso, e espero que o destacamento fique na cola dele nessa 4ª temporada. Avon ao reconhecer seu nêmesis no julgamento praticamente passou pelo seu rito de passagem de coroa.

Como sempre em season finale de The Wire, várias referências à fatos anteriores da série. Como quando o Omar passa por um folheto escrito: "Reelect Frank Sobotka". Ou quando o policial corta a gravata do Bunk. E até na decisão do McNulty em se mudar pra turma do Santangelo, que tinha dito em um episódio estar mais feliz trabalhando naquilo. Ainda no plot do McNulty, teve ele conversando com uma moradora do Distrito Oeste, uma qualidade que policiais perderam ao longo do tempo, como mencionado anteriormente na série.

Que pecado ter tanta gente no Brasil que não vai conhecer The Wire. Essa série é uma obra-prima e muitas de suas temáticas se encaixam à nossa realidade.

Episodio 3x12 - Nota 10 2014-05-02 18:16:26

Me esqueci de falar do Bubbles e do Colvin na cena final. "Thank you".

E o Johnny amigo do Bubbles morreu. Já foi tarde para a série, mas sua história foi extremamente trágica.

Episodio 3x12 - Nota 10 2023-05-04 18:03:04

Que personagem fenomenal o Bunny Colvin. Um dos grandes destaques dessa temporada.

Episodio 4x1 - Nota 8 2023-05-07 15:38:42

Deve ser um inferno ser coordenador de campanha do Carcetti.

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2014-05-05 02:27:19

Início interessante de temporada. Herc e Tommy se deram bem no episódio. Quanto aos garotos ainda não tenho muito o que dizer, só sei que gostei do Duke.

Prez como professor? Acho difícil, não sei se ele se daria bem na profissão. Uma pena, ele era um excelente investigador.

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2014-05-12 21:30:02

http://cdn3.whatculture.com/wp-content/uploads/2013/09/sheeeeeeit.jpg

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2014-09-10 13:36:19

Clay Davis MITO!

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2023-05-07 15:49:11

Namond é filho do traficante e tem várias mordomias. É o menino que fica zombando de quem não tem as coisas que ele tem. Enquanto o Dukie é filho de usuários, o menino que não tem nada e sofre bullying. A desigualdade se perpetua até mesmo dentro do "jogo".

Episodio 4x3 - Nota 9 2014-05-06 00:51:03

Ótimo, essa série é espetacular. Não tenho muito o que comentar nesse episódio fora o Prez. Na boa, coitado dele, eu não queria ser ele, que cara azarado. Espero que ele pelo menos consiga obter sucesso na profissão.

Episodio 4x3 - Nota 9 2023-05-09 14:01:27

Revendo a série inteira agora e concordando. Não lembrava o quanto essa temporada era perfeita desde o início.

Episodio 4x3 - Nota 9 2023-05-09 14:04:22

A cena do prefeito Royce puxando o saco do Herc foi, sem brincadeiras, uma das mais bem atuadas e engraçadas da série. Dava pra sentir o odor de constrangimento daqui.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2014-05-06 00:59:51

Agora vai, a temporada começou no mesmo nível da terceira, espero que continue assim, a princípio está bacana o plot dos garotos Normand, Randy, Michael e Duquan. Aliás, muito bom o foco na escola. Além dos garotos, o Prez, o Colvin, o Cutty e até o amigo do Bubbles frequentam o local.

As disputas políticas de fato afetam a situação da polícia. É uma questão muito complicada. A política como um todo já é. Espero que o Carcetti vença, difícil não torcer pra ele.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2023-05-09 22:47:49

Adoro as interações entre Lester e Bunk. Algumas das cenas mais engraçadas da série são com eles juntos.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2023-05-09 22:50:09

Um dos melhores quotes da série

Episodio 4x5 - Nota 8 2023-05-11 18:16:17

Rawls capicioso demais, na primeira oportunidade que teve já deu a facada nas costas do Burrell e também se aproximou de Royce e Carcetti.

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2014-05-07 11:09:10

Grande episódio, grandes avanços na storyline. Ainda bem que o Carcetti ganhou, também estou curioso para ver a administração dele.

Agora sim os garotos mostraram a importância indireta em tudo. Vão acabar ajudando a polícia a acabar com o Marlo, assim como ajudaram levemente o Carcetti, enquanto o Namond está trabalhando pro Bodie.

Herc tem QI negativo, confirmando minha teoria da temporada anterior.

E no fim das contas a jogada do Marlo contra o Omar não foi tão inteligente. E o McNulty sabe que o Omar não mata cidadãos comuns.

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2023-05-12 13:05:58

Se na 2ª temporada o Daniels relutou em trazer o Carver para o destacamento do porto, nesta 4ª ele mostrou extrema confiança nele. E realmente, o Carv depois de Hamsterdam se mostrou um cara bastante leal e sensível. E é muito legal acompanhar essa evolução de personagens.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2014-05-08 11:09:31

Essa temporada McNulty só apareceu em metade dos episódios, provando que protagonista nessa série é o caralho, todos tem a mesma importância.

Bacana ver o Prez começando a dar certo com os alunos. Ele leva um jeito para trata-los, que por exemplo alguém como o Herc não consegue.

Acho que o Carcetti vai promover o Daniels, ficou bem claro que o Tommy percebeu a importância e inteligência do Major. E que ponha no olho da rua aquele Burrell.

Greggs e Bunk foram o destaque do episódio. A primeira resolveu um caso que o Norris, que é um policial experiente, não conseguiu. E o Bunk ta ajudando o Omar, e cara, ajudar o Omar é ganhar +1000 BÔNUS + 3LIFEUP.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2023-05-15 22:49:29

Tanta coisa acontece nos episódios de The Wire que é até difícil de comentar.

Muito boa analogia sobre comer merda todo dia que o ex-prefeito deu para o Carcetti.

Episodio 4x8 - Nota 9 2014-05-09 09:34:51

Episódio passou voando, o melhor da temporada. E o Bunk, cara, que personagem foda. Quando o outro policial descobriu que o dono da loja tava mentindo ele meteu um "Liar motherfucker". E o Bunk respondeu: "Don't tell me". HUAHAUHAU, o Bunk em The Wire é tipo o Paulie em Sopranos.

Coronel Daniels. Ele merece a promoção. São poucos os policiais que pensam em fazer o trabalho e não apenas em subir na carreira.

Não sei se fico feliz com essa pseudo-guerra entre Herc e Marlo. São os dois personagens que eu mais odeio na série, então, se um ferrar com o outro, já tá bom.

Que tensa aquela cena do Michael indo atrás do irmãozinho dele. Se o Michael não quer ele perto do pai... acho que ele sabe o que está fazendo, o pai dele deve ter um histórico de violência doméstica.

Episodio 4x8 - Nota 9 2023-05-18 00:12:00

Maior plot twist do episódio foi descobrir a habilidade incrível de imitação que o Proposition Joe tem

Episodio 4x9 - Nota 8.5 2014-05-09 19:13:03

A cena do pessoal no restaurante foi uma das melhores da temporada. Little Kevin só não é mais babaca que o Herc. Eu se fosse o Bubbles pulava fora, ajudar a polícia não vai dar em nada.

Episodio 4x9 - Nota 8.5 2023-05-19 00:52:36

Nem o Sydnor aguentou o Herc nesse episódio

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2014-05-10 20:33:36

Temporada incrível. Episódio forte, e o melhor dessa season 4 até aqui. Bem que o Michael poderia pedir pro Chris e pra Snoop matarem essa mãe do Namond, que mulher chata, se não fosse mulher, comandaria tudo. Aliás: Snoop >>>>>> Chris.

O Bubbles foi genial passando informação errada pro Herc. Que esse pau no cu seja demitido. Baltimore agradece.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2023-05-23 01:05:53

9 anos depois, discordo muito de mim mesmo.

A mãe do Namond é negligente mesmo, vive numa bolha. Obviamente não merece morrer.

Chris é sociopata, mas foi muito sagaz sacando qual é a do Michael, muito provavelmente porque ele mesmo já passou por isso.

Herc perdeu a mão e em qualquer cenário um servidor público desses estaria ferrado. Tem gente acima dele na cadeia de comando que faz pior, mas nunca sofre consequências.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2023-05-23 01:12:00

A politicagem não pode ser glamourizada, mas não deixa de ser uma parte divertida da série.

Burrell moveu bem suas peças, de um jeito bem maquiavélico até. Todo mundo tem seus interesses e no topo da cadeia política ninguém está interessado em mudar o sistema, só estamos vendo um jogo de poder, um duelo pra ver quem vai ganhar o cargo. Nem Carcetti escapa e o Daniels realmente parece o único legitimamente interessado.

E no meio dessa dança, o Clay Davis usa toda sua ginga para criar situações nas quais não importa o que aconteça, ele sairá ganhando.

Episodio 4x11 - Nota 9.5 2014-05-11 20:30:38

Por enquanto a season 4 tá muito melhor do que a 3ª que já foi épica.

O Lester é muito inteligente. Ao contrário do Herc, que só tá fazendo cagada essa temporada.

Quem também não é inteligente é o Rawls, demorou pra perceber que ele nunca será Comissário, cargo que acredito eu, será do Daniels. Porém, ao contrário do Daniels, o Burrell é um bom jogador, e pode conseguir manter o cargo.

Carcetti pegou um trabalho maldito. PQP, não só provou uma taça de merda, foram duas no mesmo episódio.

Os 4 garotos tem importância direta na temporada, demorei pra perceber que eles estão ligados com quase tudo o que aconteceu. Michael e Randy tão fudidos. Namond talvez, Duke não tem problemas fora a família dele.

Episodio 4x11 - Nota 9.5 2023-05-24 22:08:47

A relação entre o Colvin e o Namond é muito massa

Episodio 4x12 - Nota 10 2014-05-12 02:26:41

Episódio fantástico de uma fantástica temporada. Esse foi um dos episódios que mais mexeram com meu emocional. A sensação que The Wire me passa é que as pessoas deveriam assistir essa série nem que ela seja enfiada goela abaixo. Mas mais pela questão de realismo, de expor como poucas obras o nosso mundo como ele é. Entendo quem, por entretenimento, possa não gostar ou não se cativar tanto com The Wire.

Rawls começou a jogar, tirando vantagem da ideia do Daniels e ganhou a confiança do prefeito, mas qualquer esperança dele será em vão, ele não é a peça certa para o comando e não adianta forçar. É política, não mérito.

- Sherrod morreu, eu já esperava isso. Infelizmente foi desse modo trágico.

- Herc se ferrou, merecidamente, mas pelo menos teve o bom senso de deixar o Sydnor fora disso.

- Prop Joe está mais ferrado que o Herc. Para um cara tão inteligente, ele vacilou em seus movimentos no tabuleiro e ficou cercado entre Omar e Marlo.

Não sei qual dos quatro garotos está vivendo a pior situação. Duke desabrigado, Mike quase gangster, Namond ex-gangster que nunca foi e Randy... Acho que o Randy está na pior mesmo. "Você vai cuidar de mim Sargento Carver, hã?". Dói só de lembrar.

Episodio 4x12 - Nota 10 2023-05-25 23:04:37

Bah, ele é a personificação do middle managament

Episodio 4x12 - Nota 10 2023-05-25 23:05:50

Parece mundano, mas ao mesmo tempo é extremamente chocante a cena do Michael espancando o Kenard como se ele não fosse nada.

Um dos episódios mais pesados que já vi na vida. Cru, intenso e injusto.

Episodio 4x13 - Nota 10 2014-05-12 21:26:11

Na season 1 eu não gostava dele. Agora curto o personagem. Na verdade tenho mais é pena dele. Enfim, vou assistir a season 5 e recapitular a história dele no final.

Episodio 4x13 - Nota 10 2014-06-18 16:40:06

Melhor episódio da série.

Episodio 4x13 - Nota 10 2014-10-04 01:22:22

kkkkkk Cutty é mito demais. A cena dele com a enfermeira dura uns 5 ou 10 segundos, é bem rápida.

Agora relendo os meus comentários antigos, sempre me mato de rir hahahaha. É muito bom. Naquela época eu só tinha assistido quatro ou cinco séries, inocência pura hahaha, e pensava que ninguém lia.

A propósito, eu disse que o Michael nunca chegaria aos pés do Bodie, mas não:
Michael >>> resto.

Episodio 4x13 - Nota 10 2023-05-26 21:25:05

Incrível como de um episódio pro outro The Wire foi da fala do Daniels: "acorde e sinta o cheiro do café, pois está amanhecendo em Baltimore" para um "quando as coisas vão realmente mudar?" do Colvin.

Em qualquer série reclamaríamos se o enredo dela andasse em círculos. Em The Wire não reclamamos, pois a série é justamente sobre isso, o que não nos impede de nos apegarmos aos personagens e torcer para a mudança. Assim como para os personagens, é a esperança que nos mantem vivos.

Episodio 5x1 - Nota 8 2014-05-12 21:31:31

Where are you Prez??? Por favor, tomara que apareça pelo menos uma vez nesta temporada, já que o tiraram do elenco regular.

Episodio 5x1 - Nota 8 2014-05-13 02:12:19

Só uma curiosidade que eu descobri pesquisando, mas que deixa bem claro o porquê da série conseguir mostrar tão bem a realidade. The Wire aborda principalmente o trabalho policial, coisa que Ed Burns e David Simon, os criadores da série conhecem muito bem e já trabalharam com isso.

Só que além disso, Ed Burns já foi professor. Graças a ele, na 4ª temporada nós conhecemos a rotina das escolas em Baltimore, e o resultado ficou muito bacana. Enquanto David Simon já foi jornalista. Graças a ele nessa temporada iremos conhecer a rotina de uma redação de jornal em Baltimore. E creio que o resultado seja muito bom também.

Episodio 5x1 - Nota 8 2023-05-29 22:47:21

Dá pra ver na cara do Daniels que dói muito nele ter acreditado nas promessas do Carcetti.

Episodio 5x2 - Nota 8 2014-05-14 10:19:00

O velho McNulty. Bebado, comedor e acima de tudo egoísta. Louco, mas tô do lado dele, revoltado. A iniciativa de mexer no cadáver para parecer que foi estrangulado até foi por um bom motivo. Mas é óbvio que isso vai dar muito ruim.

10 episódios é pouquíssimo tempo para fazer o público gostar do plot dos jornalistas, não sei se vai dar tempo. Mas veremos.

Avon e Sergei voltaram. Apenas dois dos que eu queria que voltassem. Se retornarem o Ziggy, Nick, Prez, Colvin, Namond, Randy e o Cutty, aí eu morro feliz :)

O instrutor do Bubbles nos narcóticos anônimos é interpretado por Steve Earle, que também é músico, e é justamente ele quem gravou a música de abertura da 5ª temporada.

Episodio 5x2 - Nota 8 2014-05-14 14:32:21

E o que foi aquela cena do Lester e o McNulty trollando o FBI? HUAHUAHUAHUA.

Episodio 5x2 - Nota 8 2014-12-25 19:22:50

Na 3ª temporada é a banda de The Neville Brothers.

Na 4ª temporada é DoMaJe, um quarteto de adolescentes de uma escola de Baltimore que nunca seguiram carreira musical. O único trabalho deles foi esse.

Episodio 5x2 - Nota 8 2014-12-25 19:44:52

Hahaha. E ficou mesmo. Hoje eu considero a abertura da 4ª temporada a melhor da série.

Episodio 5x2 - Nota 8 2023-05-30 22:54:08

Analisando friamente, tirando a falta de verba para a polícia, o Carcetti foi incrivelmente incompetente ao comprometer o comando do Departamento de Polícia.

Em uma organização que precisa da cadeia de comando para funcionar, ele conseguiu deslegitimar o Burrell e ao mesmo tempo deu poderes ao Rawls e ao Daniels que eles de fato não tem.

Então além da falta de dinheiro, há um vácuo no comando em uma organização que precisa de comando acima de tudo.

Episodio 5x3 - Nota 7.5 2014-05-14 21:35:57

Esse episódio foi superior aos anteriores. O destaque dele com certeza foi o Jimmy tentando criar um serial killer, e o Lester ajudando. O que não me conformo é ver o McNulty traindo a Beadie daquele jeito. O cara arranja uma companheira fiel e que confia nele, mesmo sabendo do histórico negativo dele. E ele é infiel mesmo assim.
"Fuck Jimmy!", já diria o Bunk.

Já comecei a gostar do plot dos jornalistas. Scott, Gus e Alma, pelo menos até agora demonstraram ser personagens carismáticos. O que mais me intrigou nisso tudo é a relação do Gus com o Norman, agora conhecido como "dedo-duro da porra". Eu sempre curti ele, mas depois dessa.... aliás, o Reg E. Cathey, ator que interpreta o Norman, agora é o segundo nome na ordem da abertura, um sinal de que a atuação dele na 4ª temporada foi bem convincente.

Uma cena que me chamou a atenção foi aquela em que o Burrell estava na sala dele chorando após ler no jornal que seria substituído pelo Daniels. O cara está longe de ser um santo, mas se tem alguém que ama a profissão, com certeza é ele.

Parece que esse final da série estará ligado com a treta entre Omar e Marlo. E com Joe e Spiros no meio de tudo. Mas acho que 99% de chances do Omar vencer. Seria muito surpreendente, e até decepcionante se o Marlo ganhasse do Omar, e se esse último for inteligente começaria o "serviço" com a Snoop e o Chris (talvez o Michael também), porque sem eles o Marlo enfraquece muito.

Episodio 5x3 - Nota 7.5 2014-05-14 21:39:14

Só quero ver o Clay Davis falando "shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit" quando for condenado, HUAHUAHUA.

Episodio 5x3 - Nota 7.5 2023-06-02 15:13:55

Se o Bunk é o mais sensato dentro de uma sala com 3 pessoas é porque a coisa tá feia. Lester e McNulty são idealistas ao extremo.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2014-05-15 16:58:36

Que reviravolta no final, o episódio estava muito interessante, mas a morte do Joe, putz cara, eu gostava dele. Esse Marlo é um psicopata mesmo. E pra quem não sabe, o Joe é tio-avô do Randy.

E o Daniels ficou feliz. Bacana aquela cena em que ele atendeu o telefone já no escritório novo dele, aí já deu pra perceber que ser o "queridinho" do prefeito é bom negócio.

O Lester é inteligente pra caralho. Ele está em outro patamar. É sempre ele que descobre as coisas antes, está sempre um passo a frente dos demais.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2023-06-05 16:09:42

O Daniels não é perfeito, mas é um queridão. Até o fim ele foi justo com o Burrell, de uma maneira até que inocente. Aliás, legal uma das últimas cenas do Prop Joe ter sido um diálogo completamente aleatório com o Herc contando sobre como o Burrell era "burro como uma porta" na época da escola.

Episodio 5x5 - Nota 8.5 2014-05-16 15:57:43

O Marlo é com certeza muito mais inteligente que Avon e Joe juntos. Ele se manteve sempre a frente do Omar, e quando este último decidiu atacar, eu já me preparei para se despedir dele. Entretanto, ele se atirou da janela e sabe-se lá onde foi parar.

Jimmy tá ferrado. A armação dele não está saindo do jeito esperado, sinto cheiro de irlandês se fodendo no final da série. E bem que o Bunk o alertou.

Essa temporada perdeu um pouco do brilho que vimos na 3ª e na 4ª. Talvez porque me acostumei com o nível de qualidade delas. Acho que essa temporada está tendo um desenvolvimento muito lento até aqui, e já faltam 5 episódios para o final, shiiiiiiiiit.


Episodio 5x5 - Nota 8.5 2023-06-06 12:05:38

Lester e McNulty são obcecados pelo Marlo. Adoraram tanto o trabalho de capturar criminosos com escutas que estão viciados. E pra ter mais dessa "droga", eles estão dispostos a fazer qualquer coisa para usá-la, mesmo que isso possa levar à morte de suas carreiras.

Eles querem mudar as regras e fazer o que o sistema não está conseguindo. Carcetti quer ser governador para mudar isso de cima para baixo. Lester e McNulty querem mudar isso de baixo para cima.

Mesmo que algum desses métodos funcione, ele não resolve um problema mais amplo: Marlo pode até ser capturado, mas logo depois alguém vai substituí-lo. E o Jogo recomeçaria.

Episodio 5x6 - Nota 8 2014-05-17 15:29:22

Nick Sobotka voltou, e eu achei que isso era impossível. Só falta o Ziggy. Se até o Avon voltou...

Putz, aconteceu justamente uma das coisas que o Prez mais temia, que o Randy fosse corrompido pelo sistema. Esse era um dos maiores medos dele e ele deixou isso bem claro na 4ª temporada. E o Namond percorreu o caminho contrário, era um rapaz nascido em uma família diretamente ligada com o tráfico e foi "descorrompido" pelo Colvin.

Para finalizar, concordo com o Mik, acho difícil fecharem tantas pontas soltas em 4 episódios. Apesar de que a essa altura ele já deva saber a resposta. Esses últimos episódios podem ser todos muito fodas, e não duvido disso, mas mesmo assim essa temporada com certeza é a pior do The Wire, e mesmo assim é uma temporada muito boa, só que está bem abaixo das anteriores.

Episodio 5x6 - Nota 8 2023-06-09 18:42:37

Bunk, com todos os seus defeitos, segue coberto de razão neste caso serial killer que o Jimmy inventou.

No fim das contas, essa história não aumentou o orçamento como o Jimmy inocentemente achou que ia acontecer, e acabou atrapalhando o trabalho do próprio Bunk em um caso real. Aliás, o mesmo caso que o Jimmy queria resolver.

Episodio 5x7 - Nota 8.5 2014-05-17 16:58:21

Clay Davis deu show, ele foi muito esperto, fiquei de queixo caído com aquela cena. Aquele ator é muito bom, holy shiiiiiiit. Mas mentira tem perna curta, alguma hora ele será punido, com certeza. E pena que o Jimmy e o Lester não saibam disso, especialmente esse último que é um cara tão sensato, mas se esqueceu o quanto uma mentira como essas pode acabar com uma carreira. Acho que eles vão se ferrar, e bem ferrado.

O Gus sabe a 'verdade' sobre as 'mentiras' do Scott. Eu nunca tinha entendido essa implicância dele, mas depois dessas besteiras do Templeton, sou obrigado a apoiar o Gus.

Quem também vai se ferrar nesses episódios finais é o Marlo. O Omar mudou a estratégia e agora tá jogando bonito (e bem), esse plot é muito bom, sempre foi.

As melhores cenas do episódio com certeza foram a cold open, óbvio, todas elas costumam ser muito boas, e outra cena ainda no começo do episódio, na qual foi intercalando o Daniels e o Gus passando ordens a seus subordinados sobre o caso do serial killer. Deu para perceber que eles possuem um talento nato para a liderança, acho que foi essa a mensagem que a cena tentou passar.

Minha maior expectativa para esses episódios finais, eu deposito no Bunk (e no Omar também), se ninguém descobrir a palhaçada do Jimmy, com certeza ele vai dedura-lo. E seria o certo a fazer, mesmo que mentiroso em questão seja o seu melhor amigo. Não quero que ele prenda o Michael, isso ele pode deixar pro Omar resolver.

Episodio 5x7 - Nota 8.5 2023-06-10 10:34:50

Ver esse plot do "jornalismo fictício" do Scott e a decepção do Gus com os chefes passando pano me faz pensar como seria The Wire numa Baltimore pós-pandemia, nessa era de boom das fake news e polarização política.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2014-05-18 09:55:12

Essa morte do Omar aconteceu da forma mais tosca possível. Me lembro que alguém nos comentários, acho que da 4ª temporada, disse que eles fazem com que as mortes sejam todas doídas (casos de Stringer, Wallace, D'Angelo, Sobotka). Mas no caso do Omar não, justamente o melhor personagem da série. O que o Rafael Crf escreveu logo 3 comentários abaixo deste aqui é a mais pura verdade. Só que o mais irônico disso tudo é que apesar de ser uma lenda em Baltimore, o Omar foi simplesmente ignorado, até pelo jornal, que o deixou de fora por falta de espaço. Apesar desse plot twist, foi um dos poucos momentos em que o episódio mereceu nota 10. Sinceramente eu até já estava preparado para a morte do Omar, mas só depois que ele terminasse os negócios inacabados. Ficaram oito episódios desenvolvendo a vingança dele, e de repente...

O Carcetti já é um caso perdido. Não duvido que a intenção dele como prefeito era boa, ele estava decidido a mudar a cidade. Porém ele provou as taças de merda e agora só se preocupa em se eleger governador.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2023-06-12 22:59:20

Verdade, Jean. Quando atacaram o Omar e sua avó num domingo o próprio Avon ficou revoltado com seus próprios subordinados por terem feito essa besteira. Marlo é diferente, ele não tem nenhum apreço por nada, é um completo sociopata.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2023-06-12 23:02:39

Muito massa a maneira como o Gus conduziu toda a situação das mentiras do Scott. Até nisso o Gus se comportou de maneira jornalística, não chegando a nenhuma conclusão antes de ter certeza. Imagina quantos Scott's não temos por aí trabalhando e se safando por conta da vista grossa de chefes que só tão interessados em resultados e não em realmente fazer jornalismo.

PS: E incrível como esse padrão é abordado em The Wire. O mesmo, como já vimos, acontece com o trabalho de professores, políticos e policiais. Métricas são mais valorizadas do que as nuances do trabalho.

Episodio 5x9 - Nota 10 2023-06-14 22:42:00

Esse episódio consagrou Lester Freamon. Além da captura do Marlo ele conseguiu deixar o Clay Davis no seu bolso. Detalhe: até agora ninguém tinha deixado o Clay de joelhos assim. Sheeeiiiiiiiiit.

Episodio 5x10 - Nota 10 2014-08-01 01:17:40

Que series finale FODA. Impecável. Uma série que em nenhum momento fugiu de sua proposta, que, com toda a certeza, é dar um tapa na nossa cara, amigos telespectadores. Com certeza é uma série que fica marcada na minha vida. Ouvi falar em The Wire na época em que eu assistia Breaking Bad. Dei uma chance e não me arrependi, nem um pouco.

O nome do episódio, "-30-", é um termo que os jornalistas utilizam, e que significa "FIM", segundo o que pesquisei. Foi um final mais "feliz" do que eu esperava. Praticamente nenhum dos personagens principais terminou ferrado. Mesmo eu gostando de tragédia, acho que um final realista, como a série sempre foi, não é problema.

MICHAEL - Novo Omar - Genial o final dele, e olha que nunca gostei muito do personagem. Mas faz total sentido o caminho que ele trilhou tê-lo levado a esse desfecho. Provavelmente foi um caminho parecido com o que o próprio Omar trilhou antes, só que nunca foi mencionado e nem precisava ser.

DUQUAN - Novo Bubbles - Ambos os personagens tem uma das histórias mais tristes que já vi. Infelizmente o mundo está cheio de pessoas brilhantes como Duquans e Bubbles & Michaels e Omars que são arrastados para caminhos de vício e violência. É um ciclo.

CARCETTI - Irei parafrasear o comentário do meu amigo Mik: "...nem dá pra acusar o Carcetti de muita coisa, acho que a série mostrou muito bem como os políticos são obrigados a entrarem por caminhos obscuros quando precisam que alguma coisa dê certo. O Carcetti, ao meu ver, se manteve bem intencionado até o fim". Porém, de boas intenções o inferno está cheio né? Ele prometeu algo real ao Daniels e não chegou nem perto de cumprir.

CARVER - Novo DANIELS, que ao meu ver tomou uma das melhores e mais corajosas decisões de sua vida, um personagem que manteve seu bom senso do primeiro ao último episódio, com alguns deslizes sim no meio do caminho, claro. Sintomático, porém, o seu substituto ter sido o Valchek, que é um parasita completo.

PREZ - Pelo menos voltou na finale, barbudo hehehe. Genro do Comandante da Polícia e finalmente um professor com os "Soft Eyes" tão citados na 4ª temporada. Triste demais a cena em que ele se toca que o Duquan já era.

BUNK e LESTER - Inesquecíveis. Que figuraças. Tem muita coisa que não gosto neles também, como o Lester neste final desmerecendo o trabalho da Rhonda, mas são personagens maravilhosos de se acompanhar.

RHONDA - Novo Juiz Phelan? - No início de The Wire o Phelan recém havia se tornado juiz e era ele que tinha iniciado junto com o McNulty aquela treta dos Barksdale's. Fico feliz que a Ronnie se deu bem na carreira depois de tudo que passou.

SYDNOR - Novo McNulty? - Olha ele lá plantando a semente da discórdia com o Juiz Phelan, justamente como Jimmy fez no início da série. E não dá pra esperar menos do Sydnor. Ele sempre levou o trabalho muito a sério e de forma responsável, por isso viu de perto como o sistema boicota o trabalho dele. Provavelmente foi assim que o McNulty começou a ser o Jimmy que conhecemos.

CENA FINAL - Ao som de Way Down In The Hole, na versão do The Blind Boys of Alabama, a mesma da 1ª temporada, assisti uma das cenas mais incríveis da vida. Muito massa ver que tudo na série continuou igual, só mudaram os rostos, reiniciando o ciclo. Apesar de nada ter mudado no fim das contas, The Wire foi uma série cheia de personagens esperançosos vivendo em um sistema que semeia desesperança. Todos os personagens centrais eram pessoas com fome por mudança, mas que encontraram em seus trajetos muitos percalços. No fim, todos eles diminuíram essa fome e aprenderam a serem eles mesmos sem perder suas essências, só que dentro deste sistema, e não mais contra ele. Colvin, Lester e Daniels são exemplos máximos disso. Lutaram tanto por mudanças, mas no fim encontraram maneiras de seguir bem suas vidas de outras maneiras depois das experiências frustrantes. No fim, como a Beadie disse pro McNulty, o que importa é nossa família e nossos amigos. Numa série cheia de desesperança essa mensagem não deixa de ser reconfortante.


-30-

Episodio 5x10 - Nota 10 2015-05-01 14:00:16

Pensei nisso também. A situação tá tão tenso que até incendiaram a loja onde gravaram o assassinato do Omar na série.

Episodio 5x10 - Nota 10 2015-11-14 17:15:22

Sabia não cara, hahaha, fico feliz sempre que eu "convenço" alguém a assistir uma de minhas séries favoritas, e mais feliz ainda quando gostam, como foi o seu caso. The Wire é muito boa mesmo! Agora que vc terminou, é a sua vez de espalhar a série por aí.

Abraços!

Episodio 5x10 - Nota 10 2023-06-16 17:19:49

Incrível como o Rawls começou a série como Major e escalou degraus na carreira sem ter feito absolutamente nada de relevante. Terminou como chefe da polícia estadual.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Bernardo G.S.

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries