IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Boardwalk Empire By Gus





Episodio 3x1 - Nota 9 2012-09-20 02:21:32

Eu gosto bastante desta série, tem um roteiro incomum. Na primeira temporada, Nucky agia mais como um político, tentando agradar todos apenas com o dinheiro, pagando/recebendo subornos.

Já na temporada passada, mostrou-se muito bem que o Nucky não pode ser apenas "half gangster". É evidente que isso aconteceria cedo ou tarde, porque o dinheiro não pode comprar a ambição que algumas pessoas têm pelo poder. E daí Nucky percebeu isso quando ele foi traído, e a série mostrou toda essa transformação sombria de personalidade de forma sutil e gradativa. Essa mudança ficou completa no momento em que o próprio Nucky matou o Jimmy, que ele considerava como sendo seu próprio filho.

Aliás, qual outra série teria coragem de eliminar um personagem tão marcante e importante como o Jimmy, no "meio" da história? A morte do Jimmy foi coerente, lógica e necessária, e Boardwalk Empire teve a audácia de seguir essa lógica e não optar pelo caminho fácil. Ou não seria mais fácil manter o Jimmy vivo, ser incoerente com essa transformação do Nucky, somente para manter a audiência e o público felizes?

E particularmente eu não gostei da morte do Jimmy (nem da Angela), gostava bastante dos personagens. Mas isso é somente um gosto meu e não poderia deixar de admirar a série só por isso. Na verdade, a série deu um tapa na cara do telespector, dizendo "Hey, this is real life, shit's gonna happen".

Episodio 3x6 - Nota 5 2012-10-23 18:20:09

Estranho. Pra mim este episódio deveria ter sido o 2o ou 3o desta temporada, porque daria continuidade a algumas tramas da temporada anterior e ao 1o episódio desta. Até o fato trivial do filho da Margaret ser um piromaníaco veio a tona neste episódio, somente para dar um pretexto de reatar a relação entre a Margaret e o Owen. Fora que no episódio passado foi mostrado o atentado contra o Gyp, e neste episódio praticamente nem se falou no assunto.

Ou seja, o roteiro deste episódio ficou totalmente fora de contexto, criando mais tramas paralelas irrelevantes, deixando assuntos importantes da série de lado. Pior episódio de BE que já vi, infelizmente.

Episodio 3x8 - Nota 8 2012-11-05 17:50:45

Só agora, no oitavo episódio da temporada, parece finalmente que o enredo está sendo costurado.

E gostei da parte do Nelson à la Michael Douglas em Falling Down. Pra mim ele é o personagem mais interessante desta temporada.

Episodio 3x9 - Nota 8 2012-11-13 00:49:22

O seu primeiro parágrafo é uma falácia, Mik. Todo mundo que ainda está acompanhando esta série (já na sua 3a temporada) sabe que esta não é uma "série imediatista". Ou seja, se a pessoa não gosta desse tipo de roteiro, ritmo de desenvolvimento, história, etc, com certeza não estaria acompanhando a série até aqui.

E outra coisa: "desenvolvimento lento" não implica em "roteiro de qualidade", e "roteiro de qualidade" não implica em "desenvolvimento lento". O problema desta temporada não é o "desenvolvimento lento" da história, e sim a falta de objetividade dela. Daria pra compilar os 6 primeiros episódios (ié, literalmente metade de uma temporada) em apenas 2 episódios. A impressão que tenho é de que os produtores tinham um orçamento para produzir 12 episódios, mas um enredo para apenas seis.

Por exemplo, qual foi o objetivo/sentido de mostrar o plot da filha do Chalky White, "indecisa" sobre o seu relacionamento? Qual a contribuição desse plot para a história? Para o arco do Chalky, nenhuma. Para o enredo da série, é ainda mais irrelevante. E mesmo assim, foram gastos uns 20, 30 minutos nesse plot.

Felizmente parece que a qualidade de BE está de volta, graças a estes dois últimos episódios, e é isso que importa.

Episodio 3x9 - Nota 8 2012-11-13 04:33:45

Geralmente eu não tenho interesse em acompanhar a opinião de críticos/"críticos" por aí, então pra mim é meio que estranho acreditar que alguém vá reclamar que a série tem "ritmo lento" agora; seria como reclamar que a série The Wire tem "ritmo lento" em plena 5a temporada, por exemplo. Mas enfim, se alguém justifica que a série é/está ruim somente por este motivo, então a melhor coisa a se fazer é ignorá-lo. Afinal, quem faz uma argumentação desse tipo nem merece minha consideração.

Voltando ao assunto BE: por favor, não leve este comentário pelo lado pessoal Mik, mas tenho a sensação de que você assiste e comenta sobre os episódios como sendo um fã incondicional da série; assim, você passa a ter uma percepção crítica distorcida dos episódios, porque você passaria a acreditar que tudo o que se passa nos episódios é algo extremamente profundo, relevante, bem elaborado, perfeito, quando muitas vezes é apenas fumaça.

Eu vi que você está acompanhando a 7a temporada de Dexter; eu acompanhei até o final da 6a e abandonei porque a 5a/6a foram uma bosta completa. Mas daí se você parar para ler os comentários do pessoal sobre estas temporadas, rapidamente você notará os "fãs-cegos" da série, aqueles que não conseguem encontrar imperfeições na série e sobrevalorizam tudo o que acontece nela.

Na 1a temporada da série, Nucky agia como político, pagando para receber vantagens; já na 2a temporada, ficou bem claro que o Nucky não tem amigos, que não pode confiar na própria família, e que todas as parcerias são feitas baseadas em interesses pessoais e dinheiro, então começou a construção do "lado gângster" de Nucky.

Daí você diz que "Você pode ter achado tudo uma perda de tempo até aqui, mas eu consigo ver toda a preparação que levou até, por exemplo, essa cena final", mas vem a minha pergunta: e não foi justamente isso que a 2a temporada mostrou? Você argumenta que os primeiros episódios da temporada foram necessários para explicar esta cena final, mas pra mim era óbvio que parceiros do Nucky iriam negar a ajuda, dado que eles não teriam nada de muito concreto a ganhar com isso.

E sobre a duração de um episódio: geralmente, as séries britânicas têm um orçamento muito menor do que as americanas, por isso os enredos são mais condensados e as temporadas mais curtas. Eu gosto bastante do estilo britânico por causa disso, eles não têm tempo para enrolar o telespectador, então a mensagem precisa ser transmitida de uma maneira mais rápida, sutil e dinâmica. Por exemplo, não é necessário criar uma cena de 2 minutos para dizer que Fulano sente atração por Fulana; em séries britânicas, eles colocam Fulano trocando olhares com Fulana e a cena dura 3 segundos.

Por isso, condensar um episódio não quer dizer "perder qualidade", de forma alguma. Aliás, a maioria das séries americanas peca por ser "didática" demais, subestimando a inteligência do telespectador, repetindo a mesma coisa várias e várias vezes. E daí quando aparece uma série americana que é executada de maneira sutil e inteligente, como Mad Men por exemplo, a audiência é quase nula. Reflexo do nosso tempo, fazer o que...

Episodio 3x9 - Nota 8 2012-11-14 03:57:03

Para que eu iria fazer um comentário para tentar te ofender? Como você mesmo disse, sequer nos conhecemos. Disse que apenas que me parece que você poderia ter uma visão distorcida da série por você ser um grande fã dela, já que me parece que você está "overthinking" demais, baseados nos seus comentários anteriores. Apenas me limitei a dizer isso, nada mais.



Episodio 3x12 - Nota 8 2012-12-04 02:49:55

Achei esta temporada apenas razoável. Pelo menos o "razoável" de BE é melhor do que muitas séries de drama por aí.

@Mik: não acho que a Gillian tenha morrido, afinal ela só foi dopada com heroína. Se ela realmente morreu, pra mim não fará muito sentido.

Episodio 4x1 - Nota 8 2013-09-09 23:25:43

Se eu fosse você, não escreveria "Al Caponão" por aí, senão ele pode vir na sua casa pra mostrar como se escreve o nome dele corretamente.

Episodio 4x1 - Nota 8 2013-09-11 19:28:42

Não ficou claro (ainda) o motivo do Richard. No começo, quando ele matou aqueles dois desconhecidos, achei que ainda era parte da "vingança" contra o Gyp, como uma continuação do season finale anterior. Mas daí depois daquele assassinato do 3o sujeito no escritório, muito provavelmente não deve ser esse o motivo. Acho que estaria relacionado de alguma forma com a irmã dele, afinal, essas cenas com o Richard aconteceram em Ohio, que fica bem longe de Atlantic City.

Episodio 4x3 - Nota 8 2013-09-25 00:43:31

Só espero que esse plot do filho do Eli sirva pra desenvolver alguma coisa útil na história, apesar de que parece meio óbvio que ele vai acabar entrando no negócio do pai/Nucky de alguma forma.

Depois da temporada passada que teve dezenas de plots irrelevantes até a metade da temporada, fico com a estranha sensação de que isso poderá acontecer novamente.

Episodio 4x7 - Nota 6 2013-10-24 22:44:10

Tirando a parte do Capone, o resto do episódio não serviu pra nada, puro filler.

Episodio 4x8 - Nota 8.5 2013-10-30 22:12:20

Quando eu vi a briga entre o Chalky e o Purnsley, pensei: cadê a shotgun do Chalky?

Pelo menos fiquei aliviado que ele não morreu (por enquanto), já que é uma tradição de BE matar alguns dos melhores personagens meio que do nada.

Episodio 4x10 - Nota 9 2013-11-12 22:16:29

Melhor episódio da temporada até aqui, gostei bastante desse episódio.

Apesar do Narcisse ser chato pra caralho e um vanguardista da pseudo-intelectualidade, ele é um personagem que ajudou a criar plots mais interessantes e mais complexos do que o antagonista Gyp da temporada passada. Não estou muito certo se o Narcisse passa vivo dessa temporada, mas eu torço que sim.

Episodio 4x11 - Nota 8.5 2013-11-19 03:57:41

Acho que foi um episódio muito bom. Gostei que foi dado enfoque ao Chalky, mostrando o seu mentor e suas origens. Chalky é um personagem que sempre deu suporte no plot principal nas 3 temporadas passadas, mas nunca foi mostrado algo do seu passado, por isso a construção desse personagem sempre me pareceu bem artificial.

Mas a parte mais interessante do episódio foi (de longe) o desfecho do plot da Gillian. Eu nunca entendi muito bem como o Roy tinha tanta paciência com ela, ainda mais quando ela se mostrou viciada em heroína. Daí na cena do jantar, quando ele faz o pedido de casamento mais estranho da história, eu fiquei ainda mais abismado. Depois veio outra cena muito bizarra, do Roy "matando" um desconhecido.

Na hora eu pensei: "Puta que pariu, só faltava essa... estão forçando uma situação em que o Roy mata um cara aleatório do nada somente pra complicar o relacionamento dele com a Gillian, pra daí virar uma novela mexicana". Por um momento, achei que os roteiristas de BE estavam se inspirando nos plots de Dexter pós 4a-temporada... ainda bem que eu estava errado.

A Gillian finalmente chegou à conclusão de que o Tommy estará/estaria melhor com a outra família, e então abriu mão da guarda dele. Impossível não lembrar e fazer uma comparação com a história do Julgamento de Salomão.

E acho que o Eli está planejando alguma maracutaia pra ferrar o federal, não acredito que ele irá trair o Nucky pela 2a vez. Finalmente, sobre o Nucky querer "se aposentar", é evidente que isso não vai acontecer tão cedo - provavelmente nunca irá acontecer, ele morrerá tentando.

Episodio 4x11 - Nota 8.5 2013-11-23 01:32:07

Eu acho que o Eli vai morrer no próximo episódio, mas vai levar o agente Knox junto com ele pro túmulo. Afinal, o Eli não tem opções boas... se não cooperar com o federal, o filho dele vai pra cadeia e, obviamente, o federal não vai parar as investigações contra o Nucky depois que o William for preso. Mas se cooperar com o federal, o Nucky certamente irá descobrir que ele o traiu de novo, e então os seus dias na Terra estão contados - fora que se um dos chefões de outras cidades também se ferrarem por causa dessa "reunião" marcada pelo Eli, toda a sua família também estará em perigo, alvos de um eventual acerto de contas.

E também acho que o Torrio vai morrer no próximo episódio, pra assim focar e mostrar a ascensão do Al Capone na próxima temporada.

Mas enfim... a única certeza que eu tenho é que o próximo episódio será bem sangrento. Bem que podiam chamar o Tarantino pra ser o diretor.

Episodio 4x12 - Nota 9 2013-11-26 00:30:55

No geral, gostei mais dessa temporada como um todo do que a anterior. Acho que acertaram em focar mais nos personagens e suas personalidades do que somente nos plots em si (como aconteceu na temporada anterior) e trazendo assim mais complexidade em todas as decisões envolvidas na história.

Eu até gostaria de comentar sobre mais algumas coisas desta temporada, mas a cena final deste episódio (morte do Richard) acabou com o meu ânimo. Acredito que seja uma (quase) unanimidade afirmar que ninguém gostou da morte do Richard, certo? É realmente triste ver um personagem tão interessante partindo dessa forma.

Acho que os produtores deveriam adicionar um lema nos cartazes de divulgação de BE da próxima temporada com a frase: "Boardwalk Empire, matando os seus personagens favoritos desde a 1a temporada".


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Gus

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries