IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Orphan Black By Paulo





Episodio 1x1 - Nota 9.5 2015-05-13 03:04:43

Decidi ver Orphan Black por recomendação e procurei por algumas reviews que de certo mostraram seguir uma boa trama e evidenciaram ser indispensável como série. Os 10 primeiros minutos provaram ser uma história bem intrigante. Tatiana Maslany parece ser boa no que faz e seu personagem, Sarah, me mostrou ser bem cativante. Ainda mais pelo o fato dos clones.

De um lado oposto ao sci-fi, percebi que contrastaram em nuances cômicas de humor com o Felix, um personagem muito carismático, que aliás, gostei disso. Na real, gostei, me cativou, e como se trata de primeiras impressões, decidi continuar.

Episodio 1x2 - Nota 9 2015-05-15 23:54:29

Não teve como não rir nessa cena.

Episodio 1x6 - Nota 9 2015-06-24 02:06:49

Velho, ainda boquiaberto como Tatiana consegue interpretar outro seu clone, isso de forma tão bem e tão natural. Isso pode soar repetitivo mas não dá pra deixar em branco.

No mais, a conexão entre Sarah, Alison e Cosima continua bem dinâmica, e assim como tenho curiosidades acerca da Helena também tô intrigado em querer saber mais desse tal Olivier e do envolvimento da Neo-Evolution. Sem contar que dei umas boas risadas durante o capítulo, principalmente com a Alison.

Episodio 1x8 - Nota 9 2015-06-25 00:12:52

Quanto mais episódios assisto mas me pergunto porque eu não vi essa série antes, sério! Nem vou comentar mais uma vez aqui sobre Tatiana porque ela dispensa comentários mesmo. Incrível as atuações.

Quanto ao episódio, ri demais, principalmente pela Alison. As cenas dela cantando e em outra simplesmente batendo na Aynsley foi demais. Art continua cada vez mais perto da verdade. É só uma questão de tempo até ele juntar todas as peças do puzzle.

Referente aos clones, todas são interessantes e tem peculiaridades distintas uma das outras. Mas vendo aquela cena entre Helena e Kira, realmente foi algo intenso no que diz respeito a ela. Desde a sua primeira aparição achei ela intrigante. Espero que não deem um fim no personagem.

Episodio 1x9 - Nota 9.5 2015-06-25 00:30:26

Putz, Helena ser irmã gêmea de Sarah foi uma baita surpresa. Já gostava dela, então...Só espero que Sarah não seja presa, é claro, mas com Art no pé dela, vai ser difícil dela sair dessa situação.

Felix e Alison sempre dando um nuance cômica pra série. Gosto muito da dinâmica deles. Vem finale!

Episodio 3x8 - Nota 9 2015-07-09 02:49:43

Lição que eu aprendi nesse episódio: nunca faça apenas uma cópia, e sim duas.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-07-09 03:01:34

"Did you threaten babies? You should not threaten babies."

Como não amar essa mulher tão determinada e sanguinária ? Helena, melhor pessoa.

Episodio 4x1 - Nota 9.5 2016-04-14 14:51:40

Que maravilha ver que as seestras urban conceituais estão de volta. Quero que o número de clones se triplique esse ano e que as chances da Tatiana ser ignorada no GG e Emmy sejam diminuídas.

Episodio 4x3 - Nota 9 2016-05-01 03:41:38

Helena no meu ponto de vista é a representatividade de força em OB, da resistência, e por incrível que pareça, é a mais humana e genuína de todas, embora a princípio ela tenha sido uma maquina mortífera antes. Um exemplo disso é o diálogo dela por telefone com Sarah neste mesmo capítulo, quando ela coloca em pauta a preocupação que ela tem sobre seus filhos que irão futuramente nascer. E não é só isso, também todas as outras coisas pela qual ela se sacrificou e derramou sangue pelas irmãs, mostram como Helena se diferencia das demais.

É fato que nós notamos uma certa incompatibilidade entre Helena, Alison e Sarah e que às vezes existe uma certa falta de preocupação mais sincera advinda da parte destas duas últimas, mas é aí que tá o "x" da questão mesmo que pareça injusto. Helena é carente de sentimentos, mas ela é ser humano independentemente disso, ela é forte, é fria quando quer e dona de suas próprias decisões. É o simbolismo, a personificação de um indivíduo de que se sacrifica sem esperar algo em troca. Helena é a que mais lutou, perdeu e sofreu e é isso que talvez a faça humana mesmo com todas suas falhas anteriores (e não é só dela que podemos falar como você disse).

Helena tá aí pra dizer que oferta sentimento mesmo quando a ingratidão reside na outra face da história, e mesmo que não seja intencional isso partindo da Sarah ou da Alison, ela tá sempre presente. Não sei se você entendeu o que eu quis explanar aqui, sempre acabo deixando as coisas mais confusas por explicar demais ou não por não saber explicar mesmo, mas também não podemos ignorar o fato de que talvez Helena não tenha sido à Helena de hoje se não fosse pela Sarah. Se notarmos mais afundo, ambas se sacrificaram uma pela à outra.

Não discordo de você quando afirma que os criadores da série precisam trabalhar mais na relação delas. No entanto, existe uma série de fatores não só intelectuais, emocionais mas ambientais que interferem nessa questão e OB pode estar trabalhando nisso.

Episodio 4x3 - Nota 9 2016-05-02 14:02:10

Uau, olha que bacana, é muito bom encontrar pessoas que tenham opiniões livres e que gostam de compartilhar pontos de vista, um debate saudável é sempre bom e vejo aqui que temos pessoas muito legais pra isso. Quem me dera encontrar mais tópicos assim em outras séries, seria muito primoroso!

Anna, você recordou um ponto importantíssimo que eu até mesmo tinha esquecido, a "chave" necessária do porquê a relação entre a Sarah e a Helena deve ser dissecada para que essa superficialidade não profunda entre elas deixe de existir, pois antes de mais nunca, é necessária. O Yin-yang, como frisado por você, é o simbolismo mais completo e simples que pode explicar essa dualidade entre ambas, e como de um modo elas podem ser tão complementares tanto para uma como para à outra, embora haja tantas disparidades que as definem como opostas.

O Yin trás a absorção, o neblino, a escuridão, e isso é tipico da Sarah, até mesmo como vemos no título da série, a forma como ela se veste ou até a maquiagem mais escura que usa. Já o Yang é o luminoso, o quente, a atividade, o movimento, e isso claramente faz referência à Helena, como presenciamos, na cor da sua pele que é mais solar, na cor dos cabelos, até na forma mais serena como ela dialoga. E é ai que vemos o quão Sarah e Helena são tão próximas simbolicamente falando quanto nunca poderíamos imaginar, é o Deus Ex Machina que explica o universo paralelo de relação entre elas mas de uma forma que vejo essa denominação como forma positiva, que explana mais uma vez que elas, como personagens, sozinhas não podem resolver o cataclisma de problemas que as cercam, por isso uma precisa da outra. Atenta-se a isso, ao ponto mais interessante dessa analogia: como o Yin simboliza o repouso, e o Yang, o movimento, só que quando olhamos para Sarah, vemos que ela é o oposto disso, de um estado de repouso e na série vemos ela em constante fluxo e agitação, enquanto que à Helena, agora, é mais inativa, quieta, calma, até na forma como eu disse, dela falar, mas outra parte dela já foi/é energicamente fatal, de fluxo. E não é só isso, a imagem do Yin-yang reforça muito mais essa ideia, de que nem sempre o que é absoluto de si, é totalmente puro. Não precisamos defini-las como preto e branco, mas é só observar nas características que uma possui na outra.

Entre outras palavras, é claro como essa dualidade que as definem as complementam ao mesmo tempo, como são tão distantes mas são tão próximas quanto elas nunca deixaram de ser, como Sarah e Helena numa junção de polos de cargas distintas se atraem harmonicamente. Agora vejo que é preciso que eles foquem mesmo numa relação mais sólida entre elas, é primordial, é preciso (inclusive tanto quanto nas outras também).

Episodio 4x5 - Nota 9 2016-05-16 17:30:36

Essa foi a primeira coisa que pensei quando ela revelou o resultado. Há duas razões que penso para isso: ou ela está mentindo para não cortar o barato do irmão sabendo que uma mentira como essa iria frustrá-lo ou ela realmente falou a verdade. Acredito que, se fosse para Adele abusar dele, Sarah não iria mentir, pois mais vale contar a verdade agora do que depois surgir decepções futuras. A expressão dela deu a entender que ela foi direta, mas não sei não, Orphan Black às vezes tende a ser bem imprevisível.

Eu preferia particularmente que fosse mentira, só pra ver a decepção do Felix e para ele cair na real de que foi bem esnobe e tratou Sarah como uma qualquer todo esse tempo. Felix tá bem ignorante, convenhamos.

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2016-05-22 00:25:32

Orphan Black, depois de 3 anos, dá respostas à lacunas que foram abertas desde os primórdios da série. É uma maestria imensa ver um personagem como Beth, que passou tão pouco tempo frente a tela, ser dissecada assim de uma forma não só emocionante, mas coesa por preencher perguntas relevantes a mitologia da série, um segredo que embora ainda obscuro, a morte de Beth significou um sacrifício maior pela qual nunca imaginamos até então. Ela era destemida e se importava claramente com suas irmãs, e com o peso destrutivo de suas descobertas, ela preferiu tirar sua própria vida para salvar aquilo que ela amava.

A morte de Kendall certamente eliminou qualquer esperança de cura para Cosima (não somente para ela também, no entanto, com exceção da Sarah e Helena), gradativamente suas opções estão esgotadas. Num futuro próximo, não estou preparado para enfrentar quaisquer fim drástico da personagem, já que de longe ela é a minha preferida da série ao lado da Helena. Tudo é incerto ainda, mas estou torcendo antecipadamente para que eles achem uma cura o mais rápido possível.

PS: Não entendo, mas, já que o Ira é da linhagem Castor, ele não passa esterilidade à Susan por meio das relações sexuais? Esterilidade é um defeito genético presente neles e essa proteína defeituosa pode ser passada para mulheres através da relação sexual, ao menos que Susan não mantenha relações sexuais com ele.

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2016-05-22 00:48:25

Claramente, Evie Cho teve uma imensa sorte porque se à Helena tivesse no meio dessa bagunça ela com certeza não iria terminar o que ela começou. É por essas e outras que precisamos de Helena sempre.

#ComeBackHelena

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2016-05-23 12:22:03

Mika is the new Orphan Black's Mr. Robot. Tá tranquilo, tá favorável!

Episodio 4x7 - Nota 9 2016-05-28 23:03:05

Sarah is the new Oberyn Martell. Na guerra ela escolhe um lado, no amor ela parte pra todos os lados. É a nova vibe, Lovelution. É sabido!

Episodio 4x8 - Nota 9 2016-06-05 02:26:37

Com certeza é um tutorial simples e bem efetivo. Cadê Helena que não tá vendo esse comentário?

Episodio 4x8 - Nota 9 2016-06-05 02:32:11

Eu nem sei o que mais deixa atônito na Tatiana Maslany, se é o poder de atuação ou se é seu canto. Ela é quase uma Pokémon que sai da pokebola, cheia de surpresas e habilidades, evoluções que nem se fala. Sério, nunca me acostumo com isso, vou sempre me surpreender de alguma forma. Oh, atriz magnífica do caraleo!

Episodio 4x8 - Nota 9 2016-06-07 02:17:54

Só queria agradecer ao belo criador que fez esta foto personalizada do Donnie ao lado no estilo Orange is the New Black. Tão genial, tão cômica, tão Donnie.

Episodio 4x8 - Nota 9 2016-06-10 03:18:17

Na verdade são embriões.

Episodio 4x9 - Nota 9.5 2016-06-10 02:24:09

Já podemos dar glória a Deus? Pela saga "Procurando Dory"...quer dizer, "Procurando Delphine" ter terminado? É isso, eu ouvi um amém irmãos?

Episodio 4x9 - Nota 9.5 2016-06-10 03:14:52

Neoevolucionistas, isso sempre esteve claro durante a temporada, e sempre esteve durante as três temporadas anteriores. Só estamos vendo isso com mais clareza agora, por causa que esse ano tá cavando mais o passado sobre a Beth, e agora então, a Susan Ducan, que antes de mais nada, sempre esteve a frente dos projetos Leda e Castor. Neolution é como se fosse algo evolutivo na série, sabe? Na primeira temporada ela é embasada nos avanços da evolução da ciência, na segunda temos os Prolethians, na terceira, o Castor, agora na quarta, é resumida na Susan, que até então pensávamos que estava morta, mas era ela que estava por trás de todos os projetos com os clones, ou seja, Neolution é a Susan Ducan.

E também, como sempre, eles estão tentando sintetizar uma cura para ambas as identidades. Ao que presumimos, já temos os óvulos da Sarah, só não sei se o esperma do Ira é suficiente para isso já que ele tem um defeito genético. Eu acredito que é agora que Helena entra em cena, já que ela tem embriões do Castor Original.

Episodio 4x9 - Nota 9.5 2016-06-10 03:17:29

Helena Ex Machina nunca falha, não é mesmo.

Episodio 4x10 - Nota 10 2016-06-16 13:32:29

Sobre a foto do cisne com uma faca que foi exibida na página oficial de Orphan Black no Facebook:

Teorizo que, ao que tudo indica, essa foto pode estar relacionada ou a Rachel ou a Susan. O olho que está escondido na faca pode ser um easter egg e faz relação com o olho biônico que a Rachel tem, ou seja, teremos uma morte hoje. Ela passou a vida inteira sendo objeto de estudo como um rato de laboratório e eles apenas queriam transformá-la em um ser perfeito, sendo que todo esse tempo ela não passava de um fracasso.

Como Rachel procura poder, pode ser que ela mate a Susan para ter controle de tudo. Muito da mitologia de Orphan Black é baseada na mitologia grega, e a "Helena de Tróia" pode ser a Rachel, por ser uma personificação de mulher perfeita e impecável. Neolution representa Zeus e a Kendall Leda, Zeus se transformou em cisne e estuprou Leda. Na série, todos os clones poderiam representar a Helena de Tróia, já que elas não passam também de clones que foram estudados e todos com defeitos, mas o objetivo da Neolution é criar esse ser perfeito, e esse ser pode ser a Rachel agora. Qual a história disso tudo? Rachel vai matar Susan porque ela representa a Neolution, vai matar o seu próprio criador, porque Zeus se transformou em cisne para seduzir Leda.

Quanto a renovação e a quinta ser a última temporada de série, é apenas um grande da dia de luto para mim, mas não deixo de ficar eufórico por ver que os showrunners já tem uma noção de quando finalizar a série e concluir tudo com chave de ouro, sem abusar da criatividade e sem deixar furos e pontas soltas.

Episodio 5x7 - Nota 10 2017-07-24 14:34:44

Rachel foi tão manipulada e controlada psicologicamente quanto Helena. É impressionante como a força do patriarcado é bem mais nítida nessas duas personagens. Helena foi levada a pensar que era a original, que todas as clones eram abominações, manipulada e treinada para matar. Rachel foi controlada como um um robô para servir à Neolution em troca da sua liberdade, da sua família e de amor. As figuras masculinas, nas duas personagens, exercem o papel da manipulação, do controle, da opressão. Assim como Helena agia como agia por todas essas circunstâncias e se sentiu traída diversas vezes, Rachel também age dessa forma por tudo que ela passou e passa. Esse episódio deixou isso tudo mais que claro para mim. A relação que ela criou com Kira é a prova disso. Ela é carente desse amor puro, sincero, que Kira demonstrava para ela. Não existe cena que mais comprova o quanto Rachel é solitária quanto a cena em que ela olha para Kira, enxerga ela mais jovem e pergunta: "Por que você não foge?" e ela mais jovem responde: "Para onde eu iria?".

Em suma, Rachel foi moldada a partir dos anos para ser egoísta, perspicaz, fria e calculista. Foi privada de uma vida normal e mesmo após sua aparente emancipação, ainda continuava sendo uma patente, um objeto de estudo. Isso ficou claro quando ela viu seu número de paciente, sendo tratada novamente como um clone, e não como uma pessoa. Eu tinha a certeza de que ela faria a escolha certa no final, apesar de seu histórico de atrocidades que até certo ponto, não foram ditados por ações deliberais. Ela teve que fazer dois sacrifícios no final e foram esses sacrifícios que nos permitiram ver que Rachel era forte e inteligente em meio as mentiras. A vida de Kira dependia somente e unicamente dela. O que Rachel fez foi decisivo pra mantê-la viva, mesmo isso colocando sua própria vida em risco. Muitos podem dizer que isso não anula o que ela é, porém, não é questão de perdoar, mas sim de olhar de modo otimista e empático o que ela fez. Sendo assim, ela merece ser vista com novos olhos agora.

Episodio 5x7 - Nota 10 2017-07-25 00:25:20

Foi proposital.

Episodio 5x7 - Nota 10 2017-07-25 00:25:54

Do jeito que Orphan Black é, deve ser a Beth Childs.

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2017-08-12 23:22:48

Uma dor chamada: Orphan Black indo para à aba de finalizadas :'(

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2017-08-13 00:00:38

Meu Deus, Helena fez um livro chamado Orphan Black. É tipo, um livro falando sobre a vida das clones de uma série que fala sobre elas. Fringe ou Black Mirror isso?

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2017-08-13 00:36:27

No fim, o maior plot twist foi a Helena criando Orphan Black.

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2017-08-13 08:31:35

Mas gente, a própria Tatiana disse que esse final iria ser triste. Não entendi. Eu interpretei que a conclusão da mitologia da série iria me acabar não por ser o final da mesma, mas porque pensei que uma das clones iria morrer. Felizmente, nada disso aconteceu (teve um hora que pensei que a Sarah iria se suicidar igual a Beth). Eu estou feliz por isso, não deixo de mencionar. Por tudo o que elas fizeram pra serem livres, por batalharem para não serem objetos de estudos patenteados, não é nada mais gratificante do que ver um final onde todas as clones puderam ser livres. Mas como é de praxe por ser um desafio, nem todas as séries terminam de modo a fecharem suas pontas. Há casos que são convenientes, outros nem tanto, como fizeram com Oprhan Black.

Foi um final bittersweet, quer querendo ou não. Faltou um final mais expandido pra Krystal e pra Rachel. Faltou elaborar melhor a queda do Dyad e a repercussão da clonagem humana na mídia, que foi um dos pontos mais cruciais para a síntese da série, aspecto na qual eles negligenciaram. Ninguém sabe com quem a Charlotte ficou nem muito menos entendemos a fundo as capacidades de conexão que a Kyra tem com as outras clones, que é um dos dorsais pertinentes na trama. Enfim, eu amei o final feliz, eu amei mesmo. 14 clones no Brasil não era o que eu esperava, nem muito menos 274 delas espalhadas pelo mundo. Mas tem muitos detalhes importantes que eles deixaram de lado nesse final e isso me mata. Não quero exigir o perfeito, mas logo na conclusão da série, não dá pra fechar os olhos diante disso.

Episodio 5x10 - Nota 9.5 2017-08-15 22:58:00

Sim, eu revi o episódio e pude perceber isso =D


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Paulo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries