IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Rectify By Lucas Thurow





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2018-12-01 20:26:49

Um piloto bastante interessante e com uma proposta bem original. Daniel Holden é um personagem que cativa a primeira vista, graças aos seus modos contidos e seu falar cuidadoso, que o colocam numa posição de ligeira submissão perante os que lhe cercam. O ator, aparentemente, é perfeito para o papel, representando com excelência toda a apatia e o distanciamento vivido pelo protagonista. No mais, uma ótima trilha sonora e um também ótimo roteiro que, justamente por se distanciar da trama policial e adentrar na mente do ex presidiário, permite as mais diversificadas possibilidades.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2018-12-01 20:34:32

Teddy já se consagra como o (provável) personagem mais odioso deste universo, não apenas por diminuir Daniel em todas as oportunidades, mas também por demonstrar um controle absurdo sobre a esposa. Aliás, é o famoso caso do hétero inseguro, que aproveita de sua limitação pra agir igual a um merda.

A mãe de Daniel, aliás, já demonstra claramente que não confia no filho. Seus olhares, escutadas atrás da porta, e até mesmo sua indiferença (na hora que ele some) são pontos que colaboram para esse pensamento. Daniel possui apenas Amantha ao seu lado.

E, só pra encerrar, o episódio possui dois pontos altos que, por coincidência (ou não), são diálogos: Daniel com Teddy, no momento em que o primeiro descreve a prisão, e Daniel com a esposa de Teddy, no final. Se em uma cena percebemos os níveis perturbadores na qual a existência de Daniel esteve inserida, na outra nos surpreende perceber o quanto de humanidade ele ainda carrega dentro de si.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2018-12-03 00:19:07

Acredito firmemente que a lentidão da série se faz necessária, justamente porque as coisas que estão acontecendo com Daniel, nesse momento de sua vida, sejam na mesma velocidade. Sua adaptação é calma, e não há outra maneira da série representar isso.

Dito isso, é fascinante o deslumbramento dele diante daquelas antigas memórias, que somente agora, duas décadas depois, ele pôde reviver. Incrível como o ator interpreta Daniel na medida exata.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2018-12-03 00:23:32

A referência à Platão é sensacional - quer melhor experiência viva daquilo que Platão falou do que um homem encarcerado durante o início de sua fase adulta? E a maneira como Daniel observa o mercado é a única possível, seu deslumbramento é total.

Gosto de como a relação entre ele e Tawney se desenvolve, e a cena do abraço é uma das mais intensas da série até aqui, porém não gosto de imaginar ele se abrindo para um caminho religioso - importante ressaltar que meu desgosto não é para com a série em si, mas sim para aquilo que pode ocorrer ao Daniel. Narrativamente, duvido que não fosse bom.

Episodio 1x5 - Nota 9 2018-12-03 19:25:48

Eu adorei toda a trama do caroneiro, o clima onírico e reflexivo coube com tanta facilidade tanto na trama de Rectify, quanto no envolvimento com Daniel. Esse episódio é um dos que mais atestam o quanto Daniel pode estar sucumbindo. Primeiro pela intensa cena onde ele dialoga com a mãe e a irmã, depois pelo final, completamente inesperado. Além dele ter, finalmente, externalizado aquilo que sentia por Tawney.

Episodio 1x6 - Nota 9.5 2018-12-03 19:38:20

Uau.

A cena do espancamento foi tão pesada que parece ter durado uma eternidade. A brutalidade dos chutes (excelente trabalho de áudio, inclusive) era angustiante demais para se encarar sem o sentimento desconfortável. Porém, mais dolorido que tais golpes possam ter sido, acredito que a verdadeira dor do episódio vem da despedida de Daniel com seu amigo, prestes a ser executado. Nem é preciso muita coisa ser dita numa situação daquelas. Foi avassalador demais aquele plano zenital mostrando a cela da Daniel ao lado da cela recém vazia.

Rectify é uma série difícil, lenta, com uma intensidade de sentimentos absurda. Ótima primeira temporada.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-12-04 23:29:18

Os diálogos da série são uma peça de rara qualidade. Tanto a cena inicial, quanto a final, percebemos o quanto a imagem de Kerwin é de suma importância para Daniel. E toda aquela conversa, algo que o inconsciente de Daniel trouxe a tona justamente pela falta de oportunidades na vida real, é linda.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a insistência do xerife em ir atrás dos culpados. Como fazer seu trabalho de policial se a vítima é a pessoa mais odiada da cidade? Interessante que isso também reforça o quanto Rectify se afasta dos esteriótipos padrões; seria muito comum ver o xerife dando as costas pro espancamento e abraçando uma persona de puro desprezo pelo Daniel.

Rectify nos mostra que (assim como fizeram com Teddy) todos ali são humanos até a última célula, dispostos a erros e acertos, e não clichês unidimensionais.

Episodio 2x2 - Nota 9 2018-12-06 19:11:21

Mais um episódio cercado de diálogos absurdamente bem escritos, e cheio de atuações espetaculares (o Daniel surtando na cela foi assustador). Detalhe pra cena onde ele acorda, uma das mais tocantes de Rectify até então.

Episodio 2x3 - Nota 9 2018-12-06 19:22:27

A expressão de Bobbie Dean quando o xerife mencionou o nome de Daniel, como seu salvador, foi repleta de uma genuína surpresa. Outro episódio com uma trilha sonora sensacional, todas as músicas escolhidas são icônicas. E me surpreendeu o quanto me peguei de coração partido por Ted, pela primeira vez. Ele deve se sentir completamente esquecido, já que todos parecem ter olhos e ouvidos apenas para Daniel. Fica até meio compreensível sua babaquice.

E outro detalhe importante é o nome do episódio, afinal de contas quem melhor para ilustrar essa brusca evolução de Daniel ao longo do episódio do que o próprio Charles Darwin?

Episodio 2x4 - Nota 9 2018-12-08 00:54:49

Parece que em todo diálogo de Rectify existe um sub-texto impresso. Na antiga casa de Kerwin, percebia-se um quê talvez de resignação, por parte da mãe; no diálogo de Ted com o xerife, existe alguma intenção por trás de seu ato, ou o sujeito realmente só queria se abrir?

Rectify consegue não apenas ter um belo roteiro, cercado de inteligentes diálogos (o que que foi o diálogo de "Donald" com a Peggy? Fantástico) mas também construir essa sensação de que há uma grande camada embaixo de cada pano.

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2018-12-08 22:08:51

É muito bom ver Amantha seguindo com sua vida, ainda mais em um papel onde ela claramente poderá evoluir muito com ser humano, já que seu convívio com as pessoas, de forma geral, sempre me pareceu meio problemático. A cena em si ainda ganha muito pela leveza em que situação se discorreu. E como estamos falando de Rectify, momentos de leveza sempre serão bem vindos.


Episodio 2x6 - Nota 9 2018-12-08 22:15:05

Me dá um sentimento de paz ver o Daniel interagindo cada vez mais com os habitantes de Paulie. Primeiro ao dormir com a moça do restaurante (o que já pode desencadear algo interessante, em vista de sua relação com o senador), depois quando chega em casa e o vizinho lhe grita que outro galho caiu. Pode parecer pequeno mas para alguém totalmente marginalizado, na qual as pessoas, a primeira vista, tentam evitar, isso vale muito.

E o Ted senior é uma das melhores pessoas dessa família. Sua sensibilidade em compreender a situação do Daniel, ao dar o fogão, foi tocante e admirável. E não é a primeira vez que percebo uma atitude parecida vinda do personagem. Diferente de seu filho, que de tão inseguro, decide quebrar o acordo com a esposa e revelar sobre a gravidez.

Episodio 2x7 - Nota 9 2018-12-09 00:12:11

Como eu disse no episódio anterior, é muito bom ver essa sutil evolução da Amantha; se antes ela estava presa em tramas de cunho mais denso e pesado, depois que ela se desvencilhou da ideia de que precisa proteger Daniel, é perceptível o quanto a sua vida avançou. Poder vê-la se divertindo, mesmo que chapada, é muito gratificante

E Teddy? Eu tinha certeza que a sua intenção, ao contar para Carl sobre o incidente do café, era a de prejudicar Daniel, porém o diálogo com o senador quebrou totalmente essa minha ideia. Ele claramente não quer levar a público, e até preferiu colocar a própria credibilidade em risco, ao dizer que mentira. Se antes eu o achava apenas um ser odioso, hoje em dia percebo sua complexidade.

A cena do Daniel com Trey eu nem preciso comentar, né? Além da direção ter sido excepcional (os borrados de cor na imagem foram uma clara alusão ao uso do ecstasy), a tensão no ambiente era quase que visível. Eu não acredito que Trey possuía todas aquelas informações e só resolveu falar sobre agora. Que agonia essa situação toda. Episódio foda, melhor da série até aqui.

Episodio 2x8 - Nota 9 2018-12-09 00:22:41

Um detalhe que me chama a atenção é a maneira como é desenvolvida a trama do crime: enquanto qualquer outra obra (não vou dizer nem série) talvez desse um alarde maior do que o necessário, Rectify trata desses assuntos com extrema calma. Somente agora que ofereceram o acordo a Daniel.

Aliás, é notável a importância dos flashbacks. Se antes Daniel estava cogitando o acordo, mesmo que isso significasse um pouco mais de tempo na cadeia, ao recordar da sua conversa com o vizinho de cela pervertido, na qual ele diz que Daniel tem medo de viver, entendemos o porquê de sua mudança de ideia. Ele não quer mais temer a vida. O roteiro de Rectify é sensacional.

Só uma coisa me incomoda na série: Jared. Não sei se é a falta de carisma do jovem que o interpreta, ou se é o tempo que o roteiro deu no seu personagem, mas sua presença é quase que importuna, como se aquela fosse uma pessoa deslocada de todos os eventos. Espero que sua existência se torne mais justificada no futuro da série.

Episodio 2x9 - Nota 9 2018-12-12 05:56:13

A cena da Tawney com o Ted Jr foi um dos grandes momentos da TV nos últimos anos. Não tem nada que chegue perto. Talvez só Tony Soprano e Carmela na quarta temporada.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2018-12-15 22:21:22

Gosto de ver como Amantha evoluiu como personagem: de alguém que só vivia para o irmão, para essa atual mulher que vive para si mesma. Achei interessante também o diálogo que Daniel teve consigo mesmo, principalmente pelo fato de que nós tivemos a oportunidade de ver ele dialogando com todas os personagens da série, menos com ele mesmo.

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2018-12-15 22:24:53

A cena mais engraçada de Rectify é essa da Amantha tentando ser legal com o pessoal do mercado na volta da Peanut - ela claramente nunca teve muitas habilidades sociais, e fica hilário quando ela fica exposta dessa forma.

Apesar de eu ainda ver o Jared como algo negativo da série (principalmente pelo jovem ator), seu diálogo com Teddy ao final foi brilhante. O segundo foi outro personagem que também evoluiu demais com esse roteiro, e isso é perceptível através da nossa própria relação com ele. Se antes era muito fácil odiá-lo, hoje já ficamos compadecidos de seu sofrimento.

Isso que é um roteiro, senhoras e senhores.

Episodio 3x4 - Nota 9 2018-12-19 23:25:47

Que diálogos fantásticos essa série possui, puta que me pariu. Tanto nas cenas onde o xerife vai dando continuidade ao caso, quanto nos diálogos que Daniel mantém com todos ao seu redor. E que grande ator esse que faz o Teddy: na cena que a Tawney alisa seu rosto, no carro, sua expressão é a de quem atingiu um clímax emocional raríssimo. Excelente trabalho.

Episodio 3x5 - Nota 9 2018-12-20 22:54:22

Algo recorrente em Rectify é a gratificação por perceber a evolução desses indivíduos. Ver Teddy conversando com a terapeuta me soou tão bonito quanto Amantha se dando bem no emprego. São os seres humanos em sua essência e transformação.

Aliás, o roteiro de Rectify é brilhante justamente por isso. Ao desenvolver e humanizar quase todos os seus personagens, nós, como espectadores, conseguimos perceber a naturalidade realística daquele universo. Se no início, a mãe de Daniel parecia desconfiada de tudo, e o xerife soava como um esteriótipo ambulante, hoje em dia conseguimos observar ambos os personagens evoluindo - a mãe enfim fala para Ted o que acha, além de dar suporte total para Daniel, enquanto o xerife busca por justiça, ao mesmo tempo que já isenta Daniel dessa culpa. Rectify é linda demais.

Episodio 3x6 - Nota 9.5 2018-12-20 23:02:47

Como não havia de ser diferente, foi bastante emocionante a despedida de Daniel e Amantha - já é a segunda (ou terceira vez) que me pego lacrimejando pelos dois em momentos de maior vulnerabilidade. Quem diria que a melhor relação entre dois seres humanos dessa série seria fraternal, hein?

E sobre esse roteiro, não tem o que falar. Agora, que podemos ver Trey sendo acusado injustamente de um crime, entendemos quais nuances o roteiro quis abordar: o ciclo caótico que é o sistema criminal americano. Por mais imbecil que o Trey seja, ele é inocente desse crime, e eu não consigo ficar com um sentimento bom pela sua prisão.

É o contrário, na verdade. Se dois homens inocentes já foram condenados e julgados incorretamente, mesmo com duas décadas de diferença, como garantir que erros como esse não tornem a ocorrer? Eu preferiria mil vezes o Trey sendo preso apenas pelo estupro da Hanna, do que por algo injusto. De qualquer forma, é um roteiro brilhante, genial mesmo. Porque mais do que criar uma (duas) trama criminal que sirva de reflexo para um dos maiores problemas da atualidade, Rectify é uma série sobre seres humanos. E conseguir falar de ambos os assuntos com excelência é um trabalho de gênio.

Episodio 4x1 - Nota 9 2018-12-28 04:52:49

Absurdo esse roteiro, esses diálogos, essa construção de personagem. A cena de Daniel com o orientador já entrou facilmente no top de melhores da série. Abordar um tema tão complicado, com tanta maestria, é um trabalho de gênio.

O excesso de pensamento, causado pelo isolamento forçado, tornou Daniel um homem que mal se sentia vivo. E pensar que esse isolamento possa ter sido injusto é surreal. Rectify é brilhante.

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2018-12-28 21:02:51

A melhor evolução da série é o Teddy, justamente por transformar o ódio que eu sentia por ele por empatia. Belíssimo roteiro.

Episodio 4x4 - Nota 9 2018-12-28 21:08:36

Esse final me pegou de surpresa. Achei que o episódio acabaria na vibe boa vinda da cena do carro, mas não. Só espero que Daniel consiga se conter, sem se deixar levar por seus impulsos.

Episodio 4x5 - Nota 9 2018-12-30 03:40:49

Eu nem sei o que comentar primeiro. A face de fúria do Daniel me pegou muito de surpresa. Sua expressão era de um maníaco mesmo. Esse lado dele é notavelmente poderoso, seus impulsos raivosos já foram abordados antes e eu acho muito importante que isso não seja esquecido. Daniel passou por muita coisa, é muito compreensível essa parte de sua virtude.

E o Teddy não cansa de me surpreender. Sua evolução é uma das coisas mais gritantes em Rectify. Seu diálogo com Tawney foi extremamente doloroso, e ali podemos ver o amor que ele sente por ela, justamente por livrá-la da culpa (algo que provavelmente a persegue, em vista de sua vida traumática) e tomar as rédeas do divórcio. Só numa série como Rectify, onde todos os personagens são inteiramente humanos, que podemos compreender uma atitude como essa.

Episodio 4x6 - Nota 9 2018-12-30 03:48:48

Sabe quando um episódio reflete como a provável mente do criador funciona? Quando a personagem da Chloe conversa com Daniel, e explica os mecanismos que condicionam sua mente, é fácil de se analisar o quanto Ray McKinnon deve compreender de psicologia.

Criar um personagem como Daniel Holden, e ainda incutir as variadas nuances que afetam a sua psique, é um trabalho de gênio. Tudo que Chloe disse faz sentido. Daniel não consegue conviver em sociedade não porque a sociedade o repele, mas porque ele a repele de si mesmo, justamente por não se achar no direito. Falaram que ele era culpado, e ele acreditou. Não é fácil mudar um cérebro que há vinte anos é fechado na mesma ideia.

Ainda vimos a persistência de Jon, e se a série ainda não abandonou a trama do crime para se entregar inteiramente às questões psicológicas, é graças ao personagem. Sua garra é admirável. E no final tivemos Teddy, claramente vivendo no limite, conseguindo atirar em si mesmo. Talvez não exista metáfora maior para alguém que está fazendo mal não a outros, mas somente a si mesmo.

Episodio 4x8 - Nota 9.5 2018-12-30 20:18:06

O diálogo de Daniel com Teddy, pra mim, foi o mais tocante da série. Diálogos lindos, poderosos, Rectify fará falta com seu texto primoroso.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Lucas Thurow

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries