IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Leftovers By





Episodio 1x1 2021-08-10 23:08:04

Revendo a melhor série da história

Episodio 1x6 2017-06-03 13:53:55

Em tempos de véspera de finale, meio que me senti obrigado a rever Guest. E que episódio foda é esse, meu favorito da 1ª temporada.

Não vou me estender muito pra não dar spoilers, visto que este episódio está intrinsecamente ligado a eventos futuros justamente porque é um dos que mais nos diz sobre a Nora e seus anseios. Através de uma alusão deliciosa à história de Alice no País das Maravilhas, Guest disseca pela primeira vez a enigmática Nora Durst e expõe os principais sentimentos que permeiam a personagem: culpa, dor, pena e a esperança (ou não) de recomeçar. São tantas cenas memoráveis como a cold open com a prostituta, a famigerada pergunta 121, a inconformidade em ser vista como uma mera "guest" e não como uma "legacy", o desabafo no bar, o abraço do Holy Wayne... ah, como valeu a pena ter visto de novo, pois a sensação que eu tinha se transformou em uma certeza. Certeza de que Guest é um marco, pois foi aqui que The Leftovers deixou de ser apenas uma boa série para começar a se tornar o que viria a ser: uma obra prima.

Episodio 2x6 2017-06-03 21:37:07

De modo geral, se a 1ª temporada foi a que esteve mais próxima do fênomeno da Partida (temporalmente e essencialmente), sendo marcada pelos personagens tendo que, a todo momento, lidar com os impactos da perda, a 2ª temporada é a do recomeço. Juntar os cacos, buscar novos horizontes e seguir em frente. E é nessa dinâmica que a Nora se encaixa perfeitamente.

Após os eventos desastrosos em Mapletown, culminados pela cruel investida dos RC's, Nora se agarrou fortemente ao Kevin e comprou com firmeza a ideia de se mudar para longe e sobretudo, virar a página. Saíram de New York para o Texas, do norte para o sul, do frio para o calor, de uma atmosfera gélida e assolada por sentimentos negativos para uma atmosfera vívida e de gratidão. Escolhida a dedo, a especial cidadezinha de Miracle seria o cenário perfeito para recomeçar... seria. Quis o destino que 1 dia depois de sua chegada, o placar de sumiços de Miracle saísse do 0 para 3, trazendo de volta o fantasma da culpa que ela carregava de ter sido a responsável pela partida dos filhos. E pra acentuar esse gosto amargo, cientistas de não sei lá onde tentam desesperadamente o contato com ela para apontá-la como o "instrumento do demônio Azrael que emite raios ultravioletas e desaparece com as pessoas ao seu redor". É de dar dó ver uma pessoa tão fragilizada por dentro tendo que encarar seus antigos anseios.

Pois bem, numa tentativa deseperada de afastar esses fantasmas, Nora rouba o novo e revolucionário questionário e vai à Erika, para provar para si mesma que ninguém tem culpa pelo desaparecimento das meninas, afinal, "coisas terríveis acontecem a todo momento nesse mundo e nosso único conforto é que nós não as causamos". Mas ela leva um baita de um balde de água fria. Um balde de água fria honesto e sincero dessa mulher espetacular chamada Erika, que querendo ou não, demonstra uma convicção lógica em relação à tudo que está acontecendo ali em Miracle, na sua família. E isso é o suficiente para desmanchar a Nora e reviver de uma vez a dor que estava adormecida. Pobre Nora, ela só queria ser feliz novamente.

Episodio 3x2 2017-04-24 19:32:35

"Everything that matters is out there in the cloud, right?". Essa série é espetacular hahaha.

No mais, é sempre fantástico acompanhar os profundos e intensos episódios da deusa Nora Durst.

Episodio 3x3 2017-05-04 14:33:52

Tudo que vimos nesse episódio (tirando o monólogo da Grace) não passou de um "crazy whitefella thinking". Sim, o nome desse capítulo não poderia ser mais sugestivo. Se Kevin Garvey Jr é um cara um tanto cético que mesmo vivenciando situações surreais ainda se mostra titubeante em acreditar, seu pai é exatamente o oposto. Kevin Garvey Sr é crente, muito crente, e trata todo e qualquer detalhe ou coincidência como um sinal divino que o guiará ao seu objetivo final: salvar o mundo do dilúvio utilizando canções aborígenes.

Eu não sou roteirista de The Leftovers, muito menos um vidente, mas se o aniversário da Partida Repentina resultar em algo para o mundo, o mais provável é que O CARA dessa história seja o Kevin Jr e não o crazy whitefella. Me parece que o destino colocou o Kevin Sr na Austrália para auxiliar o filho em sua missão, e não para ser a estrela do Novo Evangelho do Matt. Até porque ele já fez isso uma vez - quando Kevin Jr foi ao hotel (submundo) e recebeu orientações cruciais do pai através de uma TV - e deve continuar fazendo.

Mas não dá pra julgar o egocentrismo do velhote, afinal, ele é só mais uma vítima da Partida. Basta voltar ao 1x9, na festa de aniversário do Kevin Sr que acontece um pouco antes da partida. Naquela ocasião, Kevin Jr resolve dar uma escapada para fumar escondido na rua e acaba sendo "pego em flagrante" pelo pai. Então, eles começam a conversar e o filho questiona "porque tudo aquilo não era suficiente". Mesmo com um belo emprego, uma bela família, uma bela mansão e um puta status em Mapletown, Kevin Jr se sentia vazio. E é assim que seu pai o responde:

"You have no greater purpose. Because it is enough. So cut the shit, ok?"

Alguns anos depois, em sua jornada maluca pela Austrália, o que é que ele diz para o frango que tudo sabe?

"Purpose! I want some fucking purpose."

Pois é. O mundo dá voltas (ainda mais o mundo de The Leftovers).

Eu particularmente não sou muito fã do Kevin Garvey Sr. Esse jeitão de velho lunático rabugento dele não me agrada muito e por esse motivo o episódio não me envolveu tanto quanto os dois primeiros. Mas foi um bom episódio. Foi mais uma prova viva de que as maiores vítimas da Partida são aqueles que foram deixados para trás.

Episodio 3x4 - Nota 10 2017-05-08 21:44:25

Episódio colosso, frenético, absurdamente bom. Que série espetacular, que atriz é a Carrie Coon.

Patti tinha avisado muito antes que esse relacionamento mais parecia um "damage control" do que um amor verdadeiro. Kevin e Nora são duas almas assoladas por dramas particulares que se escoravam um no outro para apaziguar seus sofrimentos. E isso deu certo por bastante tempo até, mas não resistiu aos dois, ao mesmo tempo, atingindo o pico de suas crises internas: Kevin viu e desviu Evie em questão de horas, Nora teve seu sonho recusado por um motivo que ela nem sabe. Foi forte demais, o estopim veio, "this love is over" (como já sinalizava a música da abertura, genial). E a espetacular, ESPETACULAR cena final nos entrega mais um show de Carrie Coon na pele de Nora Durst (ou melhor, Nora Cursed), que mais uma vez é obrigada a ver uma pessoa querida partindo.

Episodio 3x5 - Nota 10 2017-05-15 23:51:22

E assim se encerra a trilogia de episódios do Matt.

Um cassino, um acampamento, uma orgia em alto mar. O cenário é diferente mas a história é quase a mesma: confrontado por uma série de obstáculos, Matt utiliza o poder da fé para lutar por seus objetivos que, para ele, são atos de servidão a Deus.

Na minha visão, a grande diferença entre os dois primeiros capítulos e esse aqui está na forma como o Matt entende sua própria fé. Se nas jornadas anteriores esse entendimento foi potencializado, aqui ele foi questionado e felizmente reinventado. Matt continua crente meus amigos, mas de uma maneira diferente, melhor, mais saudável.

É até engraçado pensar que dessa vez um dos obstáculos do Matt foi o próprio "Deus". E se dessa vez as coisas terminaram diferentes, foi justamente porque "Deus" entrou no caminho. A conversa entre Matt e ele foi memorável, uma das melhores de The Leftovers.

"Everything you've done, you've done because you thought I was watching, because you thought I was judging. But I wasn't. I'm not. You've never done anything for me. You've done it for yourself."

Sim Matt, você viveu para si mesmo. E que bom que você entendeu isso. A cena final é de uma leveza belíssima. Na beira da balsa, contemplando o horizonte sob a brisa do mar, eu vi na sua face a serenidade de quem tirou um fardo de 1000 kg das costas. Ele agradecendo a todos por terem vindo foi simplesmente demais.

Não foi uma brincadeira. David Burton realmente salvou o Matt.

Episodio 3x7 - Nota 10 2017-05-29 15:37:43

A obra-prima definitiva de Kevin, o homem mais poderoso e mais confuso do mundo.

Se por um lado ele dizia "I want to go home" e cantava "Homeward bound, I wish I was", por outro vivia tentando fugir de sua realidade, de sua complexa relação que tinha com a Nora. Finalmente conseguimos entender a razão por trás das constantes tentativas de se sufocar com um saco, ainda que desfrutasse de estabilidade e felicidade ao lado de sua família: "He was a coward".

Desde que conheceu o mundo dos mortos pela primeira vez, Kevin sempre esteve tentando voltar para lá, mas isso ficou somente no âmbito da tentativa justamente porque ele precisava de uma desculpa, um falso pressuposto para escapar. E os propósitos de seus familiares e companheiros vieram muito bem a calhar. Kevin Sr e seus devaneios apocalípticos, John e Grace e seus lutos incompletos. Desejos extremamente loucos porém suficientes para Kevin finalmente escapar para o lugar onde ele mais se sentiu vivo em toda sua vida (palavras ditas por ele mesmo na sua última conversa com a Laurie).

Mas será mesmo? Será que o outro mundo é o lugar onde o Kevin Garvey gostaria de estar? Ficou claro que não. Talvez seja o lugar do Kevin Harvey, do assassino, do presidente dos Estados Unidos, mas do Kevin Garvey não é, definitivamente não é. Eis que sua missão, dessa vez, era justamente entender isso. Sair de um ponto A de completa confusão até um ponto Z de esclarecimento sobre o que ele realmente queria. E aqui sou obrigado a agradecer ao Christopher Sunday e principalmente a Patti por terem ajudado meu personagem favorito de The Leftovers (junto com a Nora) a encontrar sua paz. É de certa forma poético lembrar do finalzinho de International Assassin (2x8) em que era o Kevin ajudando a Patti a se libertar, e agora ela pôde retribuir esse favor de forma brilhante. Não tenho palavras para descrever a cena dos gêmeos, a emoção bateu forte.

- Take this thing out of me.
- Why?
- So we can't ever come back here again.

Melhor episódio da série até o momento. E que venha The Book of Nora para superá-lo.

Episodio 3x7 - Nota 10 2017-05-29 17:37:14

Espero que você acerte. Seria espetacular encerrar com ela, principalmente porque tudo indica que o final vai ser bem "Let The Mystery Be".

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-01 10:44:58

Já estou chorando com a dor da partida. Ao menos nosso luto terá um desfecho.

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-04 23:57:36

Final simples, honesto, lindo, emocionante, maravilhoso e um tanto agridoce (pelo tempo perdido entre o casal). Eu diria que foi um desfecho perfeito, pois não há o que criticar aqui. Dedicar sua última hora a essa história de amor foi uma decisão bastante coerente visto que na série das sobras, Kevin e Nora foram as estrelas maiores e a química entre os dois sempre foi muito especial. A cena da dança reflete bem isso, um momento tão singelo mas ao mesmo tempo tão emotivo e poderoso, capaz de despertar na gente alguns sentimentos bem profundos. Kevin e Nora (e o resto do povo também) - OBRIGADO POR EXISTIREM!!!

Sobre a Nora ter falado ou não a verdade, somos livres para acreditarmos no que quisermos. É claro que existem várias pistas e nuances que insinuam uma possível mentira, algo que enriquece bastante o finale em termos de ambiguidade e genialidade. Todavia, independente do que realmente aconteceu, o que importa é o seguinte: a verdade de Nora Durst. Para ela, seus filhos estão felizes, estão em um lugar melhor (lembra da pergunta 121?) e isso lhe deu forças para seguir em frente e felizmente ela passará seus últimos dias ao lado do amor de sua vida. Isso é o que importa. Let the mystery be!

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-05 00:03:27

Eu diria que esse é o quote mais emblemático da série.

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-05 00:14:23

O mestre dos finales emocionantes.

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-07 13:53:18

Respeito a diversidade de opiniões, mas não dá pra dizer que The Leftovers é uma série muito preocupada com o fator entretenimento não. Basta olhar para os números e constatar a disparidade de público e audiência entre ela e Bates Motel, Sherlock, Black Mirror e afins. A 2ª temporada de The Leftovers por exemplo teve uma audiência média de +- 600 mil pessoas, o que é muito pouco (tanto é que nem sabiam se a HBO toparia produzir uma Season 3). Geralmente essas séries de qualidade mais preocupadas em entreter não enfrentam esses números tão baixos e essa dificuldade de renovação, ainda mais se tratando de HBO que é uma mãe para os showrunners.

Em contrapartida, a 2ª e a 3ª temporada foram abraçadas de uma forma sem igual pela crítica especializada e pelo público fiel que compreendia que não se tratava de um show sobre mistérios ou um mero entretenimento, mas sim sobre demonstrar as relações humanas após um evento tão arrebatador que abala as estruturas da sociedade: Será que isso pode acontecer novamente? Qual o sentido de reconstruir nossas relações afetivas então? Devemos seguir em frente ou sofrer eternamente? Qual o nosso propósito nesse mundo? O mundo realmente está acabando?
The Leftovers nos oferece esse cenário onde os anseios existenciais humanos foram aflorados devido a esse cataclisma mundial, através de uma jornada profunda, genial e emocionante. A aprovação quase unânime tanto de crítica e público não me deixa mentir.

Pra mim The Leftovers senta na mesma mesa das gigantes The Sopranos, The Wire, Six Feet Under, dentre outras. Séries irretocáveis que extrapolaram a "caixinha do mero entretenimento" para verdadeiramente mexer com a alma e a mente de quem as assiste ou ao menos tentaram fazer isso, já que cada indivíduo é diferente e reage de forma diferente.

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-06-07 21:40:55

Random Guy, apesar de discordar bastante de sua visão, as divergências fazem parte da vida né? Então tá tudo tranquilo.

Bom, eu acho que o incremento de qualidade da 1ª para as demais temporadas foi absurdamente grande e também discordo que a série tenha se vendido ao público maior, visto que ela nunca se preocupou em dar respostas acerca do mistério principal ou de transformar a trama numa epopéia apocalíptica. Daí te cito alguns exemplos que foram baldes de água fria no pessoal que esperava isso da série: a irreverente intro pré-histórica do 2x1; a música tema "Let The Mystery Be"; o fato de Kevin não ser um Messias, Nora não ser um demônio e o mundo não ter acabado, como muitas teorias de fãs pintavam por aí; a jornada da Nora pelo mundo oposto não ter sido mostrada e sim contada; etc, etc, etc.

Meu entendimento sobre TL é que ela se dividide, de modo geral, em 3 fases: a primeira temporada, que é a que está mais próxima da Partida (temporalmente e essencialmente) e consequentemente vemos os personagens tendo que lidar com a dor da perda a todo momento; a segunda temporada, marcada pela fuga para a cidade miraculosa a fim de tentar esquecer os fantasmas da Partida e seguir em frente; e a terceira temporada, onde os propósitos pós-Partida se intensificam e também se desmancham, causando desilusão mas também fechamento no ciclo dos personagens. Então, para mim, as brisas do Matt, a jornada espiritual do Kevin e a experiência científica da Nora serviram como ferramentas para trabalhar essas ideias acima. Não as vi como o foco da coisa.

Mas enfim, acho que consegui captar e entender um pouquinho do seu sentimento em relação a 1ª temporada, apesar de tudo, justamente por ser a que mais se relaciona com o sumiço das pessoas e a dor dos que ficaram para trás.

Episodio 3x8 - Nota 10 2017-07-13 20:01:09

The Leftovers não tem Emmy?

Azar do Emmy.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries