IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Man In The High Castle By Gustavo Marques





Episodio 1x1 - Nota 8 2015-10-01 01:27:01

valeu, vou dar uma olhada, é que vi nos sites que geralmente faço download e só tinha o pilot

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2016-12-28 17:27:50

Vc quis dizer que ele vai deixar o grupo de roteiristas, não?

Pq Frank Spotnitz já é roteirista da série, o principal roteirista (showrunner), aliás. Ele que desenvolveu The Man in The High Castle para a "TV" e escreveu o primeiro episódio dessa temporada e os dois primeiros da 1T. Mas parece que deixou o "cargo" no meio das gravações dessa temporada atual, só não sei se continuará ainda como roteirista.

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2016-12-28 23:55:54

Então, segundo o IMDB, ele não escreveu mais nenhum episódio da temporada atual. Como ele deixou de ser showrunner no meio das gravações da 2T, talvez isso tenha acontecido a partir do 5o episódio. Mas não sei, tem pouca informação sobre isso.

O que eu li é que essa temporada tá sem showrunner, após a saída dele do cargo. Ou seja, cada roteirista tem o mesmo nível de importância/autoridade. O que é bem raro na TV atualmente.

Episodio 2x4 - Nota 8 2016-12-31 00:35:56

A série cresceu demais nesses dois últimos episódios. Joe em Berlin, Juliana como "cidadã" alemã, a moça da resistência, o dilema de Smith... pela primeira vez, o enredo me deixa tão entusiasmado como a produção e o contexto no qual a obra está inserida.

Bem interessante essa abordagem de The Man in The High Castle sobre os "germânicos". E bem corajosa, porque só essa possibilidade da Alemanha e do Japão terem vencido a guerra já causou uma polêmica enorme em um povo tão ufanista como o norte-americano, imagina ver que o império alemão poderia não ser tão "mau" assim... ou pior, ser muito próximo daquilo que é os EUA hoje.

É claro que está longe de uma idealização dos "nazistas" (ainda bem), como a gente vê na dificuldade que Smith enfrenta para evitar que seu filho "doente" seja morto, mas está longe de ser uma "antagonização", como fica claro na cena em que a alemã diz pro Joe que seu pai está "tentando fazer o certo pelo Reich", e que ele também poderia tentar... ou no apoio a Juliana, mesmo que com "segundas intenções".

Enquanto isso, descobrimos que a moça da resistência não luta pelos EUA. Pelo contrário, antes/na época da guerra sua condição era pelo menos tão ruim quanto é nos dias em que a série se passa (aliás, essa história funciona muito bem como uma analogia para a situação de boa parte dos imigrantes no mundo todo atualmente)

O núcleo do Japão que não está me atraindo muito. O único personagem que eu acho um pouco intrigante é o ministro do Comércio, e mais por causa dos "universos paralelos" do que por causa dele.

No mais, continua sendo uma das grandes produções do meio audiovisual. A abertura, a direção de arte, a fotografia... parece uma série da HBO. Amazon chegou pra ficar.

Episodio 2x6 - Nota 9 2017-02-14 21:04:14

Eu já curto muito mais esse Joe da 2T do que o da 1T. Não tanto pelo personagem, mas acho muito interessante a série ter um núcleo em Berlim - que é o centro dessa sociedade distópica - e ele é a principal conexão com a sede do maior império do universo de The Man In The High Castle.

Mas a melhor coisa desse episódio foi mesmo conhecer um pouco mais da sociedade norte-americana nazista pela perspectiva da Juliana. Uma construção de universo que não fica devendo nada a Mad Men. Talvez por isso seja o meu episódio favorito da série até aqui. Era isso que eu esperava de The Man in The High Castle quando comecei a assistir à série. Se souberem desenvolver bem esse plot, tem tudo para se tornar um dos melhores dramas da atualidade.

Episodio 3x1 - Nota 7.5 2018-10-12 14:26:00

Nessa semana mesmo eu estava lendo um texto sobre o nazi-fascismo (porque, vocês sabem, o brasil 2018 tá aí) que falava sobre as técnicas (até então modernas) de propagandas que líderes como Hitler e Mussolini usavam, e que foram MUITO importantes para a consolidação desses regimes totalitários. Então eu achei bem interessante essa pegada meio Mad Men dessa premiere.

Também adoro a atmosfera da Zona Neutra. O visual, principalmente, me dá uma sensação de claustrofobia, a mesma sensação que eu tenho quando leio algum (bom) romance ambientado no período militar. E acho que esse é o maior elogio que eu posso fazer pra uma série como The Man in The High Castle.

E sobre os filmes, eu lembro sempre de Battleship Potemkin, que foi censurado em vários países - incluindo EUA e URSS - por conta de seu conteúdo subversivo, que poderia "inflamar" as pessoas e dar início a uma rebelião. Acho que a ideia aqui é a mesma, principalmente a parte da esperança em um futuro melhor.

Episodio 3x5 - Nota 9.5 2018-12-07 22:24:57

Rapaz... eu não estava esperando esse episódio game-changer, não agora. A morte de um personagem regular é sempre chocante (até pensei que seria o Tagomi). Mas né, o Eric Overmyer é o novo showrunner da série, e ele já colaborou diversas vezes com o David Simon.

E eu acho bem ousada essa premissa da série de ter um anti-herói nazista. Como já disseram abaixo, o Smith é o personagem mais complexo do show. Ele pode ser um homicida, alguém que quer subir na hierarquia do Reich a qualquer custo, mas as suas ações são essencialmente para proteger a família. É fácil simpatizar com isso... se você esquecer que ele é um nazista.

(Pra quem não sabe, Rockwell é um personagem histórico. Ele foi o fundador do Partido Nazista Americano).

Episodio 3x5 - Nota 9.5 2019-01-17 11:25:35

O Hoover também, bem lembrado. Ele foi o primeiro diretor do FBI, e ficou no cargo durante boa parte da Guerra Fria (entre 1935 e 1972), outro detalhe interessante.

Episodio 3x10 - Nota 9 2019-10-31 06:57:14

Foi uma temporada bem irregular (tanto que demorei QUASE UM ANO para terminá-la), mas essa finale fechou bem o terceiro ano da série.

O arco da Helen foi super novelesco, mas valeu pela "transformação" do John em um true nazi. No final é isso mesmo: não importa o quão "humano" ou agradável (sob uma ótica pessoal) o sujeito possa parecer, no momento em que ele se submete (ou relativiza, ou não se opõe) a um regime totalitário, ele se torna tão fascista quanto qualquer supremacista. É um caminho sem volta.

E nesse momento, não existe moderação. Não há diálogo possível com quem está do "outro lado". Juliana entendeu isso quando eliminou seu ex-amante - o que faz dela a heroína que precisamos para esse momento.

Episodio 3x10 - Nota 9 2019-12-30 15:28:50

Jean, eu também penso assim, apesar de achar a segunda um pouco mais regular. Mas a quarta, UAU, tá excelente. Falta ver os dois últimos, mas é uma série tão diferente que a impressão que fica é que as três primeiras foram apenas um prequel, rsrs.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2019-12-30 15:21:56

Esse plot da RCN é muito bom. Não apenas porque traz uma maior representatividade étnica para o universo da série, mas também porque os comunistas eram "o outro lado" que foi derrotado na guerra. Como a série é ambientada nos EUA, é natural que o americanismo liberal (personificado pelo Smith) tenha um foco maior na narrativa, mas é interessante ver também um grupo político representando a "antiga URSS".

PS: Bastante gente falando da questão do petróleo, e eu concordo. Mas é bom lembrar que o império japonês já estava bem dividido sobre a necessidade de uma guerra com a RCN. Vários militares, assim como a Princesa Herdeira, defendiam a "pacificação". Até por não terem um arsenal tão poderoso quanto o dos nazistas.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Gustavo Marques

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries