Destaque: Outlander - 7x11 - A Hundredweight of Stones
Escrito por: Aline.M
Eu amo a construção desses episódios q começam dramáticos e terminam em puro caos. Isso é Outlander! 😂
Claire de luto rendeu cenas bem depressivas e a Caitríona interpretou tão bem, q parecia q a personagem estava sem alma. Nós entendemos, perder Jamie nunca é fácil. 😅
Só deixar claro q no livro demorou um pouco mais pelo retorno dele e a personagem fica num fundo do poço real. O livro vai acabando e tu fica "poutzz, não é possível q mataram ele msm, vou pegar uma esmeralda aqui e viajar no tempo pra impedir q o disgramado entre no navio". 😁
Cena do porre e da noite com o John deve ter tido um dedo da Diana. Lembro q qdo eu li, fiquei estática e tive q reler pra compreender a complexidade.
Pra quem nunca leu, tenho q dizer q as descrições dos pensamentos e tudo oq não é dito importam mto mais do q oq foi dito. E é aí q o leitor se encanta pelos personagens, principalmente pelo John. Sem sombra de dúvidas, ele é o terceiro maior personagem da saga. A nobreza dele encanta desde os primeiros momentos em q ele entra em cena. É um personagem complexo, q vive numa corda bamba de sentimentos pela época q vive, mas q sempre busca fazer a coisa certa e se doa pelo bem de quem ama. É um prazer ler os pensamentos e posturas do Grey.
A cena foi bem executada justamente pq teve o corte da câmera e poupou o expectador da dor. É um erro q ambos compartilham por suas razoes pessoais.
Vou colar o trecho do livro pra quem nunca leu.
Contexto: Claire durante o luto começa a beber principalmente à noite para poder conseguir dormir e em uma noite específica:
(...)O vidro frio parecia de certa forma longínquo; a madeira reluzente, uma ilusão. Com o coração batendo devagar, de modo errático, coloquei a mão espalmada sobre a caixa, tentando me estabilizar, disse-me no tempo e no espaço. Cada dia que passava ficava mais difícil. (...)
A escuridão sobreveio. Alguém chegou, colocou-me de pé e me mandou para fora do celeiro, para uma pequena taverna. Estava apinhada de gente. Alguém, talvez Ian, disse que Jamie tinha comida para mim lá fora.
Ele estava sozinho lá, no barracão de lenha vazio, iluminado por uma lanterna distante.
Fiquei parada na soleira da porta, cambaleando. Ou era o barracão que oscilava.
Pude ver meus dedos se cravarem na madeira do batente da porta, as unhas brancas.
Um movimento na penumbra. Ele se levantou ao me ver e veio em minha direção. Qual era seu....?
— Jamie. — Senti uma distante sensação de alivio ao descobrir seu nome.
Ele me segurou, levou-me para dentro e eu me perguntei por um instante se estaria andando ou se ele estava me carregando; ouvi o barulho dos meus pés se arrastando no chão de terra, mas não sentia meu peso no deslocamento.
Ele falava comigo, o som de sua voz tranquilizante. Parecia um esforço terrível distinguir as palavras. Mas eu sabia o que ele devia estar dizendo e consegui falar ao mesmo tempo que me perguntava se aqueles sons seriam palavras e se faziam sentido.
— Tudo bem. Apenas....cansada.
— Quer dormir? - disse ele, os olhos preocupados fixos em min. — Ou comer um pouco?
Ele me soltou para pegar pão e coloquei a mão contra a parede para me equilibrar, surpresa ao encontrá-la sólida.
A sensação de frio e entorpecimento voltara.
— Cama — balbuciei. Sentia meus lábios azuis e exangues. — Com você. Agora mesmo.
Ele colocou a mão em meu rosto, a palma calosa e quente na minha pele. Mão grande. Sólida. Acima de tudo, sólida.
— Tem certeza, a nighean? — disse ele, um tom de surpresa na voz. — Você parece que...
Eu coloquei a mão em seu braço, temendo que fosse atravessar sua carne.
— Com força - sussurrei. — Me machuque.
Meu corpo estava vazio, a garrafa pela metade. Servi outro e segurei o copo com cuidado, sem querer derramá-lo, determinada a encontrar o esquecimento, por mais temporário que fosse.
Eu poderia me separar inteiramente?, perguntei-me. Minha alma poderia deixar meu corpo sem que eu morresse? Ou já deixara?
Bebi devagar, um gole de cada vez. Outro. Um gole de cada vez.
Deve ter havido algum som que me fez erguer os olhos, mas eu não tinha consciência de ter levantado a cabeça. John Grey estava parado na porta do meu quarto. Não usava seu lenço no pescoço e sua camisa se dependurava, frouxa, dos ombros, vinho entornado na frente. Seus cabelos estavam soltos e emaranhados, e os olhos, tão vermelhos quanto os meus.
Levantei-me devagar, com se estivesse submersa em água.
— Não vou chorar sua morte sozinho esta noite - disse ele, e fechou a porta.
Fiquei surpresa ao acordar. Não esperava e continuei deitada por algum tempo tentando encaixar de novo a realidade à minha volta. Sentia apenas uma leve dor de cabeça, que era quase mais surpreendente do que o fato de eu ainda estar viva.
Ambos os fatos perderam o significado diante do homem a meu lado na cama.
— Quanto tempo faz desde a ultima vez que dormiu com uma mulher, se não se importa que eu pergunte?
— Há... quinze anos? Pelo menos. — Olhou para mim, a expressão se alterando para um ar de preocupação. — Peço desculpas. (...)
Essa é a descrição da cena no livro, Claire bêbada alucinando com Jamie e do nadaaaaaa, John na cama e eu: Não pode serrrrrrrrr. 😅😅😅Tive q reler, pq foi do absoluto NADA!
Sobre a cena da Brianna com o Cameron.....simmmm. Ele enganou geral e não fez a passagem. Brianna com o dedo machucado tendo q lidar com o desgraçado sozinha. Vai ser tenso! 💀
Roger passando perrengue não está dando tanta pena qto nos dá ao ler o livro. Ele realmente fica desesperado tanto pelo rastro q seu pai vai deixando, qto por não ter a mínima pista do Jemmy.
Pra finalizar, a cena da Claire dançando e dando um olé no Richardson foi absolute cinema. Eu amo como a personagem msm no fundo do poço, não joga tudo pro alto e se mantém firme aos propósitos.
Cena do reencontro da Claire e do Jamie foi bem fiel ao livro, principalmente a parte do William se dando conta do segredo. No livro, ele fica em surto, rasga a camisa e joga no Jamie. Mas como está rolando a perseguição e Jamie tem q sequestrar o John, os personagens não têm tempo de conversar. Tudo é mto corrido e acredito q no próximo, quem vai desatar os nós nos cérebro do William será a Claire. Aguardemos!
Esta publicação faz parte dos comentários do
episódio 7x11 de Outlander