229 pessoas marcaram este episódio como visto

118 pessoas já deram nota a este episódio e a média é 8.79

4 pessoas já reassistiram este episódio


Amigos


Borgen - 1x4 - 100 Days

8.79

1x3 | 1x5

Exibido em: 17-Out-2010

Mini Sinopse: Há 100 dias no governo, Birgitte tem que lidar com uma difícil situação envolvendo a autonomia da Groenlândia. Tudo estoura quando Katrine tem acesso a informações sobre o uso da base aérea de Thule pela CIA.

Ultima edição: YAS💋Editar minissinopse



Comentarios - Borgen - 1x4 (10)

Logue-se para poder ver os 10 comentarios e tambem comentar

Gosto muito desse paradoxo sutil entre Birgitte e Katrine, que acaba revelando mais aproximações entre as duas personalidades do que se poderia esperar, diante de vidas e mundos tão diferentes, distantes até. As duas privilegiam o trabalho, sendo que a primeira sente por sua vida familiar ser abalada, embora não cogite deixar de cumprir o que lhe cabe; a segunda enxerga no trabalho justamente uma espécie de tábua de salvação para não ser engolida pelas angústias pessoais. As duas conseguem sucesso e tropeçam em frustrações, desafios que se colocam imensos, cada um em sua proporção. Como elas se parecem e como se distanciam ao mesmo tempo: para além dos possíveis lugares-comuns, misturam ambição e senso de justiça, sem grandes conflitos dentro de si, mas com inevitáveis consequências para aqueles que estão em seu redor. Vê-las juntas foi como contemplar uma versão mais madura de Katrine e uma mais enérgica de Birgitte. Irônico é que dá pra imaginar que, uma no lugar da outra, seguiria por atalhos muito parecidos.

Em outro ponto, é ótimo ver essa aproximação entre Katrine e Hanne, mesmo após tudo. Espero que seja o início de uma relação de coleguismo e camaradagem, que as duas consigam mais espaço para esse modo de fazer jornalismo, em um meio de tantas normatizações e com as salvaguardas necessárias. Elas têm um fôlego ótimo ali e foi bonito ver a interação das duas frente ao editor.

Sobre essa questão com a Groenlândia, o episódio foi tão eficiente em ilustrar como essas negociações político-diplomáticas podem ferir e provocar impactos profundos e longevos em um povo. É triste saber que a ambição por grandeza ocasiona tanto sofrimento em outrem, tanto em âmbito mais largo, no caso das nações envolvidas, como em escala individual. Inevitável não pensar nas armadilhas que a sede pelo poder, em suas diversas intenções, traz. Consequências que, por mais que se escondam, acabam por emergir, como os fantasmas do provérbio groenlandês.

2015-08-23 09:20:51Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
6
0
0
Muito bom esse debate de Katrine e Birgitte e a reflexão que acaba trazendo sobre os povos tradicionais, como os groenlandeses, e os desafios que esses povos têm (lembro de ver tempos atrás uma notícia em que se falava da pouca quantidade de nascimentos que tinham lá, em que ocorriam mais abortos que nascimentos, além da alta taxa de suícidios, e o episódio já trouxe isso lá em 2010!!). E vale também o olhar sobre os militares, em que tudo é válido pra abafar um caso ou um escândalo que possa "manchar" a honra deles, ainda que se vendem facilmente para os estadunidenses. Essa série traz reflexões e debates interessantes.

2020-09-07 11:20:09Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
4
0
0
Esse ponto de vista multilateral do panorama sociopolítico era algo que me fascinava em The Wire, e é tão bom ver outra série apresentando essa perspectiva abrangente dos temas abordados. Algumas séries como Person of Interest e The Americans até conseguiram algo parecido, mas sob a ótica dos protagonistas. Aqui não, a Katrine é tão protagonista quanto a Birgitte.

E nesse capítulo, Borgen foi ainda mais longe e além do núcleo do governo e do jornal, apresentou o ponto de vista dos groenlandeses (e ainda deram uma "cutucada" nos EUA pós-11 de Setembro). Uma aula de como abordar política externa em um seriado.

Impressionante como em uma hora abordaram vários temas complexos, sob o ponto de vista da chefe de estado e da imprensa, sem ficar nem um pouco superficial. Um enredo episódico que consegue ser mais complexo que tramas que duram temporadas em outras séries. Não tem como não dar nota máxima.

2017-07-22 17:23:18Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
4
0
0
Foi um episódio que tocou em diversos temas sensíveis, aborto, imperialismo, capitalismo, autodeterminação dos povos e suicídio entre jovens. Também trouxe uma perspectiva sobre as relações diplomáticas da Dinamarca, em especial com os EUA. Os paralelos entre a vida da Katrine e Birgitte são inegáveis: um senso de justiça apurado parece ser algo que orienta as ações das duas em suas relações com o trabalho e com as outras pessoas.
Pausei para fazer pesquisas sobre a Groelândia e suas casinhas coloridas.

Afinal, qual é a dessa secretária da Birgitte? Aposto que vai ter alguma situação/escândalo envolvendo ela.

2020-09-13 04:04:35Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
2
0
0
É interessante notar como, em teoria, Birgitte e Katrine estão em posições antagônicas, mas isso não é usado pelo roteiro para criar um lado certo e um errado ou instaurar uma rivalidade entre ambas. Pelo contrário, dá para compreender muito bem a visão de cada uma e acaba que o espectador fica em uma posição parecida a de Kasper - dividido entre ambas.

Os dois plots que moveram o episódio, apesar de diferentes entre si, foram ambos apresentados de forma bem competente, abordando diversas questões. De um lado uma conspiração que remete The X-Files - a referência ao Deep Throat é tão clara que até o próprio episódio a usa. Do outro a questão da Groelândia, que resulta na excelente cena no cemitério que é uma bela metáfora de toda a situação. Dois governos e muitas mortes (indiretas) sobre seus pés.

2021-01-05 23:45:26Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
2
0
0


Logue-se para poder ler os 10 comentarios e tambem comentar



Fórum Geral
Logue-se para poder ver as fotos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries