IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Vikings By Paulo





Episodio 1x1 - Nota 9 2015-03-08 00:00:00

Esse série sempre esteve na minha geladeira, e já fazia um bom tempo que queria vê-la.

É realmente incrível. A começar pela ambientação e atmosfera. A forma como é explorada, e não que eu saiba muito sobre os Vikings além de dar uma pesquisada, mas pelo o que eu pude ver, eles foram grandes exploradores da Europa em meados dos séculos IX a XI. Na livre tradução, foram piratas saqueadores e colonizadores da época. Homens que carregavam consigo sua forma de guerreiros e assassinos impiedosos, como assim eram vistos.

Contudo, as pessoas ainda imprimem uma imagem errônea a respeito deles, pois eles foram muito mais que isso. Além de tudo, eram pagãos, sim. E suas mulheres desempenhavam um papel importante na sociedade, o que leva a frisar que a mulher nunca foi tão importante na História. Pode ser uma primeira impressão, mas Lagertha, mulher de Ragnar demonstrou tamanha voracidade de resistência em uma das cenas deste capítulo, o que me leva a pensar que a arte de luta não só era restrita aos homens, nem o cuidado das crianças eram tão somente desempenhado ou restrito as mulheres.

Eram detentores de tecnologia avançada, o que pra hoje não significa nada, porém, pra época sim. Eram bastante eficientes na arquitetura de um grande navio, mas eram deficientes no conhecimento acerca de navegação.
O que me põe a dizer a respeito de uma cena sobre o tabuleiro de navegação por Ragnar. Foi de grande maestria aquela analogia feita por ele.

No mais, piloto já me demonstrou que a série parece ser grande. Guerras, sangue, tramas e um pouco de História sempre me fascinam. E sim, Lagertha já me conquistou. Com certeza irei continuar!

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2015-03-12 13:23:38

Episódio com grande carga cultural, diga se de passagem. "Sacrifice" foi um expoente pra mostrar o quão politeístas os Vikings eram.

Aesir, Vanir, Odin, Thor, Frey, etc, era tão somente uns dos vários deuses dessa cultura nórdica. Como sacrifícios tinham que ser atendidos em virtude de suas vastas crenças, a forma tão intensa como eles cultivavam isso e como o sacrifício humano também era necessário.

Já no começo do episódio deu pra notar que Athelstan seria um dos 9 mas não saberia a forma de como isso resultaria. Tamanha foi a bravura de Leif pelo sacrifício.

Essa exploração cultural foi significante na questão da imagem do que os Vikings eram e eles não eram tão somente limitados ao campo de batalha, ser sanguinários ou saqueadores, quando na verdade também eram portadores de uma gama e rica cultura mitológica.

Episodio 2x1 - Nota 9.5 2015-03-20 00:37:51

Retorno de uma temporada indispensável de ser visto, diga-se de passagem.

Retomando o conflito entre irmão, não ia demorar nada para que Rollo percebesse que não era ninguém sem Ragnar, seu irmão. Ele é a sua maior fraqueza. A guerra declinou, Rollo se rendeu e um perdão foi clamado. Ele foi um homem de incertezas, mas esse episódio foi um paradigma. Consequências de seus atos seriam julgadas, porém, no final Rollo se arrependera.

Enquanto isso, Aslaug retorna e Lagertha vai embora. Muitas pessoas não exitaram também em julgar a Princesa, mas afirmo de antemão, pela minha ótica nada disso foi culpa dela.
Ragnar é um homem, embora comprometido a outra mulher, ele foi bastante vulnerável. Coisas assim comumente aconteceram nessa época. Homem destinados a campos de batalhas também tinhas suas escapadas românticas.

Lagertha se sentiu fragilizada em sua posição de mulher. Seu ato foi inquestionável. Digna é a mulher que se mantém fiel ao homem. Ragnar não é merecedor dela, tolo. Felizmente Bjorn partira com ela. Talvez tenha lhe pensado na cabeça de que ele era tudo que lhe restava. Talvez seja o destino, talvez!

Episodio 2x3 - Nota 9.5 2015-03-19 23:28:57

Eles saem ilesos em qualquer instância. Bárbaros, independentemente de qualquer pessoa marcada como inimiga, ele se tornam impiedosos. Eu acho incrível a estratégia de luta de como ele atacam, posteriormente seu modo de defesa.

Por outro lado, o que me faz pensar é como Lagertha tornou-se submissa de um Earl autoritário que progride além de sua vontades. A ausência de Ragnar durante 4 anos deixou-lhe bem vulnerável. Espero que ela reaja diante tais circunstâncias.

Como Bjorn cresceu, velho. Athelstan ainda sofre abalado com suas antigas crenças e costumes, temo que isso possa tomar novos rumos pra ele.

Mas em grande destaque novamente, vem Rollo, que tentou defender as terras do irmão com toda voracidade assim como sua família. Ele é outro homem agora. No mais, esse conflito com Jarl Borg vai gerar uma grande batalha, assim eu prevejo!

Episodio 2x5 - Nota 10 2015-03-20 00:47:50

Imprevisível. As coisas que vem acontecendo.

Forças e alianças foram seladas, a batalha contra Jarl foi vencida, porém, nem sempre acontece o mesmo com a guerra. Entrando no embalo do episódio, cada movimento frenético, a música de fundo tocando, machados e lanças selando corpos e sangue sendo derramado, foi uma verdadeira arte de luta. Foi magnífico a sincronia. Não temo em dizer mais uma vez que isso me impressiona.

Lagertha, Ragnar e Aslaug parecem chegar a um estado de união e serenidade. Ela, Lagertha, despoja de uma dignidade como mulher fora do comum. Essa talvez seja a maior de suas virtudes. Partir sem ressentimentos é um fragmento disso.

Pena que no fim do dia, Ragnar não pode se juntar a Lagertha. Mas talvez seja o destino, destino de que um dia ela volte a ser aquela mulher, esposa daquele que um dia fora seu Earl Ragnar.

Episodio 2x7 - Nota 9.5 2015-03-22 00:55:20

"Blood Eagle" foi o episódio que levou uma das cenas mais tensas de toda a trama, digo de antemão.

Eu acho que isso sempre ocorre já nos últimos finais de um capítulo, digo a cena clímax de um determinado conflito, mas Vikings, independentemente disso, já se encontra a um patamar mais elevado desde o primeiro capítulo em que se encontra simplesmente pelo o ângulo de como ela explora as coisas.

"Águia de Sange" mostrou ser um dos mais expoentes da Cultura Nórdica, tal como ritual. Assim como Ragnar explicara o método de execução, eu fiquei tão demasiado curioso a respeito disso que cheguei ao ponto de pesquisar mais sobre acerca. E é sem dúvida um dos maiores métodos de tortura e execução da História do Homem na Terra.

Os últimos momentos desse episódio, consideravelmente carregam uma grande carga cultural mesmo que por poucos minutos. É excepcional isso e poucas são as séries que mantém esse parâmetro qualitativo cultural de uma forma bem abordada.

Earl Ingstad? Ou Lagertha? Que mulher, que mulher amigos!

Episodio 2x10 - Nota 10 2015-03-23 23:17:34

Não tenho nada a dizer além de frisar que foi uma finale bem arquitetada e com um desfecho final totalmente incrível. Foi mais que satisfatório!

Ver como Floki dançou uma mascarada dança de conspiração com Rei Horik contra Ragnar esse tempo todo, levando a uma súbita desconfiança de sua lealdade e que imprevisivelmente todos participaram da mesma arte performática, foi algo sensacional pra o final de uma temporada. Tudo não passava de um simples jogo. Genial!

Sem deixar de frisar a cena de Ragnar no topo da colina evidenciando seus olhos de cor e nuance azul-caribenhos, que convenhamos, foi uma bela fotogtafia. Resumindo, 2nd temporada magnífica, não poderia ser menos.

Episodio 3x2 - Nota 9 2015-03-25 23:53:35

Essa profecia/sonhos apresentados em "The Wanderer" me deixou com uma certa dúvida. Será que aquele forasteiro misterioso se passava por Odin ? Eu não sei, mas pode ter ligação com o Athelstan, uma vez que ambos estavam sangrando no mesmo local, mãos. Bem curioso isso!

A batalha de Mercia da Princesa Kwenthrith está se tornando um enredo interessante, ao passo do conflito de Athelstan com Judith.

Canalizando os fatos, isso gera um verdadeiro strike de acontecimentos. Com sangue, romances e traições, essa temporada mal já começou mas já promete uma gama de ótimas reviravoltas!

Episodio 3x6 - Nota 9.5 2015-03-30 22:59:54

Como lidar com a morte de um dos personagens que apresentaram um mega desenvolvimento na trama ? Antes fora Siggy, agora Athelstan. Ele pode ter aceitado a morte como uma velha amiga, mas convenhamos, Vikings não será o mesmo sem ele.

A cena de Ragnar raspando a cabeça e os monólogos recitados por ele fez daquele momento ser um dos mais tensos e únicos da trama. O que é que ele vai fazer depois do que ele disse ?! Eis a questão. A morte de Athelstan já era predestinada, e nessa perspectiva ao meu ver Floki ficara feliz com a morte dele.

Outras considerações na qual não hesitei em pesquisar: O criador da série, Michael Hirst, contou em entrevista ao Entertainment Weekly que a morte de Athelstan foi uma das decisões mais difíceis que teve que fazer. “Antes de dar início a todos os episódios, eu escrevo uma “Bíblia” para a nova temporada e exponho todos os episódios. Eu percebi que precisava resolver todos os problemas de Athelstan. Eu não poderia deixá-lo de um lado pro outro de uma crença para outra”, diz Hirst. Ainda na entrevista, o criador de Vikings até diz que Athelstan poderia viver naquele contexto, mas mesmo ali, ele não encontraria paz, seria atormentado por cada “pagão” da Escandinávia e estaria morto antes de entrar em um barco rumo a Inglaterra.

Na entrevista, Michael Hirst confirmou que enviou um e-mail de cinco páginas para George Blagden, o ator que interpreta Athelstan, explicando o motivo da morte do seu personagem. “Foi em parte culpa. Eu sabia que ele ficaria chateado. Eu queria que ele entendesse a lógica que era. Foi terrível. Por outro lado, se você compará-la com outras mortes em Vikings, foi bonita. Ele voluntariamente abraçou o martírio. Ele sabe o que está chegando. Quando Floki aparece, ele não está supreso. Ele está muito alegre para ir encontrar seu Criador.”

O episódio termina com Ragnar raspando a cabeça, Michael Hirst explica por que. “É um tributo a Athelstan. Mas também é, penso eu, Ragnar dizendo: eu agora sou uma pessoa mudada.”

“O nome do garoto será Alfred.” – Rei Ecbert.

Alfred (849-899) foi o único rei inglês a ganhar o título de “o Grande”. Ele foi o filho mais novo do rei Aethelwulf, de Wessex, com sua primeira esposa, Osburga. Alfred foi responsável pela defesa de seu reino contra os vikings e proclamou-se “Rei dos Anglo-Saxões”.

Episodio 3x8 - Nota 10 2015-04-10 18:01:17

“Bring the cage and the ram!" Um comando ecoa pelo silêncio e uma batalha se inicia. Esse foi o episódio mais frenético desde que me recordo da segunda temporada, e esse talvez, possa ser um dos melhores da mesma. Em vulgo, vamos dizer que a batalha foi vencida, porém, não a guerra. Como um todo, uma apreensão me tomou conta em virtude dessa invasão ter sido sem precedentes, pela morte de muitos guerreiros vikings e pela mal sucedida tentativa de invasão.

Os parisienses não são guerreiros naturais, como os nórdicos, mas eles foram a civilização mais avançada em relação a esta, tecnologicamente falando. Os Vikings jogaram forte na ofensa, e deu pra notar no arsenal que eles usaram, vulgo Floki, mas os parisienses só precisaram jogar na defesa. Então, digamos que foi um jogo difícil, mas Paris saiu em vantagem 2x mais. Sem contar no forte deles que era monstruoso.

Em meio a isso, Rollo deu o melhor de si, Bjorn tava ali, enquanto Ragnar observara e Floki se esquivava em meio a chamas se martirizando pelo o que acontecera. Mas os deuses não estavam com ele ? É uma coisa que Helga ressaltou e posteriormente Ragnar afirmou. Floki é egoísta e só pensou em si mesmo esse tempo todo. E pensar que a morte de Athelstan foi nutrida por uma simples crença de deuses, um sacrifício sem retorno. A culpa paira em seus largos ombros e talvez agora ele tenha que se preocupar menos com os deuses e mais com a fúria de um homem impaciente.

No mais, apesar de como tudo ocorreu, foi uma grande batalha e 10 não se resumiria a isso. Esperando ansiosamente pelo o próximo capítulo, porque a guerra está prestes a começar!

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-04-16 12:16:31

"I'm KING
Not you ! Not you ! Not you ! And not you !" - Ragnar

Turn down 4 what !

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-04-18 00:22:31

- A cara do Floki vendo o Ragnar sendo batizado foi demais.
- A cena em que a cabeça de Siegfried vai ser decapitada só que subitamente é a mão do carinha lá, auhsuahsua.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-04-18 01:42:48

Cara, é como eu disse, é contexto histórico. Fora que se você pesquisar mais a fundo, por exemplo, a Batalha dos Hastings - cidade do Mediterrâneo/onde Ragnar e Bjorn cercavam -, você verá que eles usaram o mesmo esquema de invasão afins de se infiltrar na cidade. É bastante foda.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-04-18 13:47:37

Álvaro, vendo por essa perspectiva, sim. Mas tem o lado dos produtores em continuar com o seguimento histórico, no qual é bem mais provável.

Episodio 3x9 - Nota 9.5 2015-04-18 14:11:15

Ela imprimi uma personalidade forte com aqueles ressalves de força e altruísmo, e olha que eu até admiro isso mas é bem estranho!

Episodio 3x10 - Nota 9.5 2015-04-24 23:23:42

Minha teoria estava certa. Ragnar é esperto demais, e é mito até na morte. Fingindo que tava morto, conseguiu saber o que todo mundo achava dele. E Fez até o rei desmaiar.

Finale superou todas as minhas expectativas. Vikings só me surpreende. A temporada se preocupou em explorar mais lado político dos vários acontecimentos mas foi perfeita em todo seu pavimento.

No mais, foi hilário ver Odo em 50 Shades of Grey (Historical Edition). Que venha a 4th temporada!

Episodio 3x10 - Nota 9.5 2015-04-25 01:16:39

Foi como eu disse, essa diferiu das outras temporadas passadas por explorar mais o conflito político dos eventuais acontecimentos (corroborando isso, eu cito todas as conversas que Ragnar teve com o Rei Ecbert). Pode até ter sido meio viscosa em vários pontos, mas eu achei plausível como um todo.

Teve alguns arcos que eles deixaram em aberto mas acredito que sejam explorados e concluídos na 4th temporada.

Episodio 3x10 - Nota 9.5 2015-05-03 00:51:41

Spoilers da 4th temporada.
.
.
.
.
.
De acordo com uma declaração do Michael Hirst ao site "The Christian Post", na próxima temporada: Rollo irá levantar armas contra Ragnar novamente. Lagertha ira recuperar seu Earldom e posteriormente, Floki vs Ragnar será uma disputa muito grande, no entanto, irá ser resolvida.

Episodio 4x1 - Nota 8.5 2016-02-19 00:16:56

Faith. Love. Loyalty. Betrayal. E altas tretas.

Episodio 4x1 - Nota 8.5 2016-02-19 00:19:22

Preparem-se pra ascensão de Bjorn Ironside, o retorno do King Ragnar Lothbrook, e pra o sofrimento merecido de Floki. Menção honrosa a Athelstan.

Por Odin, por Loki, por Thor, que essa temporada seja tão sensacional como as três antecessoras. Vem pro papai vem, que eu sei que com Vikings ela nunca desaponta!

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2016-02-28 00:10:20

Na minha opinião esse capítulo foi sobre Ragnar. Bem, especificamente, já que a temporada está divida em três arcos (pelo menos até agora) entre o Rollo em Paris, a ascensão de Bjorn como Ironside, e, por fim, sobre o Ragnar em impasse com os atos de Floki sobre Athelstan.

No começo, Kill the Queen me mostrou como eu estive em conflito com a forma como eu me sentia em relação a Ragnar, mas conforme houve a transição do mesmo, tudo fico mais claro agora. Ragnar tinha mudado muito, mas eu estou contente de ver que a sua alma genuína ainda se mostra presente, de certo modo, em algum lugar. Eu me refiro ao que ele fez para Helga e como ele agiu durante todo o episódio. Em primeiro lugar ele não quer matar Floki, ele nunca queria ir tão longe. Eles eram amigos, Floki foi o primeiro a acreditar nele. Ele sempre esteve ao seu lado, em sua forma mais leal e sincera, até me lembro quando Ragnar esteve em seu casamento, e como tudo ocorreu de forma singela e linda. O laço de amizade que existia entre Ragnar e Floki era forte e não me baseio nisso somente no fato de que eles ajudaram uns aos outros a cuidar dos filhos deles mesmos nas horas mais difíceis, mas porque essa era uma cumplicidade de longa data, nutrida com muitos anos, pavimentada por lealdade e confiança, mas que agora, esse laço parece ter sido quebrado mediante essa traição. É por isso que machucar Floki dói tanto, interiormente, mesmo que agora ele não tenha uma escolha. Perder uma pessoa querida é o pior das dores, e Ragnar quer que Floki sofra por ele ter causado isso nele, mesmo que isso não chegue ao mesmo nível de sofrimento e dor que ele passou.

Episodio 4x3 - Nota 8.5 2016-03-07 02:18:22

Anteriormente, questionaram sobre Ragnar por em puta lealdade e confiança no ponderamento sobre a traição que ele havia cometido com Lagertha, em virtude das ações do protagonista quando o mesmo levantou a mão para esbofetear Aslaug. Isso é uma verdeira contradição por parte de quem questionou isso. Uma vez que os vikings eram aventureiros e exploradores, eles eram poligâmicos, embora a primeira esposa prevalecesse sobre as demais. Isso explica o porquê tantas mulheres em prol de procriação.

Se questionaram Ragnar falar sobre lealdade e confiança pra Aslaug, Ragnar mostrou nesse capítulo que não tem como pagar com traição uma traição que ele nem cometeu. Onde está o sentido de tudo isso? Harbard. Na temporada passada Aslaug traiu Ragnar com Harbard na primeira oportunidade que teve. Basta fazer a análise disso vendo o capítulo anterior. Não há razão pra Aslaug ter questionado Ragnar sobre ele ter punido Floki, nem muito menos a pessoa que levantou esse argumento inicial ter relacionado isso com à Lagertha ou quaisquer traição.

Ou seja, quem se contradisse foi quem fez o questionamento sobre o personagem, e não o personagem. Ás vezes certas pessoas fazem uma leituras de caráter tão errôneas.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2016-03-13 23:22:10

Vocês realmente estão julgando o livro pela a capa porque a temporada antecessora lidou mais com conflitos políticos e estratégias e foi uma temporada relativamente boa, mesmo não tendo sido eletrizante, cheia de mortes e acontecimentos impactantes como o segundo ano da série. O mesmo está acontecendo com essa temporada numa fragmentação de três arcos (Ragnar, Rollo e Bjorn), embora até agora ela não apresente nenhum indício de campo de guerra.

Eu concordo com o fato de que 20 não é um número que inspira confiança pra manter uma qualidade constante numa temporada, ao menos que eles estejam certos em fazer isso, mas Vikings sempre se pavimentou de forma lenta em seus núcleos. Temos a primeira temporada como exemplo disso, até considero ela melhor que a terceira e ela é toda trabalhada na cultura nórdica dos vikings com os rituais (de passagens) e nas influências religiosas deles. Eu não estou querendo afirmar que o sucesso dessa temporada está absolutamente garantido, mesmo tendo em mente de que a History nunca foi um grande canal, mas não dá pra fazer uma leitura da temporada com apenas 4 capítulos lançados. Temos ainda 16 capítulos pela frente, e ao menos que cheguemos na metade da temporada pra termos uma opinião mais aguçada, é meio cedo fazer uma análise bruta agora.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2016-03-13 23:27:28

O propósito dessa temporada ser maior é porque ela vai lidar com acontecimentos maiores, inclusive com os arcos que não foram realmente concluídos na temporada anterior. E nós já começamos a ver a nova transição da série desde o início da temporada, como por exemplo, com Ragnar fascinado com a morte (na qual eu acredito que nesta temporada marcará a morte dele), o Bjorn numa viagem espiritual, o Ivar neste capítulo tendo um pequeno/maior destaque porque ele será inevitavelmente uma parte crucial da quarta temporada (juntamente como o Bjorn) e pra finalizar, Rollo em Paris.

Nós sabemos que Rollo ajuda os franceses a defenderem a cidade contra os nórdicos, mas não sabemos se isso faz parte de um plano maior pra invadir Paris novamente ou se ele vai trair Ragnar. Inclusive, teremos outras mais subtramas a serem exploradas, como o interesse de Aslaug em comandar Kattegat, o que pode gerar um conflito interno de poderes entre ela e Ragnar. Então, a série esse ano decidiu que vai ter muita história pra contar e ficaria meio complicado uma temporada com 10 capítulos pra tudo ser trabalhado de forma contínua com o que eles pretendem. Imagina, em 6 semanas praticamente o quarto ano terminaria.

Lembrando que cada temporada unicamente trabalha em algo específico:
1° temporada: Cultura nórdica.
2° temporada: Introdução dos vikings como guerreiros, lutadores de guerra, dança dos machados.
3° temporada: Conflitos políticos e estratégias.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2016-03-14 00:21:18

Michael Hirst disse que Lagertha vai ter um arco de história incrível esse ano, então esperemos realmente que isso se desenvolva porque a Katheryn pouco apareceu até agora. Em algum ponto da história Lagertha vai surpreender e se a gente pegar o trailer da temporada, vemos que ela tá castrando um homem. Isso pode ser um fragmento de que coisas grandes estão reservadas pra personagem.

Episodio 4x5 - Nota 8.5 2016-03-18 23:13:52

Mano, eu já tava querendo que a Lagertha cortasse as bolas do Kalf fora mas ao contrário disso vem ela e mata ele. Tudo bem que um sofrimento no personagem seria muito mais bem vindo, mas fala serio, aquela cena foi bem impactante e pra quem tava querendo um pouco mais da Lagertha nas telas, tá aí o fragmento de que grandes coisas estão reservadas a personagem.

Só eu pensei no Casamento Vermelho na hora em que ela matou ele? Red Wedding versão Viking total!

Episodio 4x6 - Nota 8.5 2016-03-25 23:37:06

Ragnar, maior transão da história.

Episodio 4x7 - Nota 9.5 2016-04-04 15:42:45

Olha esse pessoal reclamando da cena do Floki com Aslaug. Que linguiça o quê, hein? Não sabe interpretar e já vai achando que a cena é dispensável. Pra quem não entendeu, Floki teve uma visão sobre a infidelidade da Aslaug com o Harbard. 4 anos de Vikings e esse pessoal ainda não sabe que nada nessa série é jogado sem propósito. Com certeza isso será usado em eventuais momentos de Ragnar com Floki, e isso poderá vir a tona.

No meu ponto de vista a série poderia mostrar a morte da Helga (infelizmente) como reflexo do que o Ragnar passou com a morte do Athelstan, ou seja, o sofrimento interno e calado do que é ter que perder uma pessoa tão importante e querida. Só assim pra o Floki saber tudo o que o Ragnar passou.

E Rollo traindo o Ragnar, no final das contas, ele fez isso porque ele sempre viveu na sombra do irmão. A traição foi pra provar ao Ragnar que ele consegue ser tão bom quanto ele.

Episodio 4x8 - Nota 8.5 2016-04-17 00:07:00

Quando Yudi morreu, eu não entendi claramente qual teria sido o propósito dela próximo a Ragnar, qual seria seu papel, qual seria sua influência, seja negativa ou positiva, além dela ser uma escrava nômade de origem chinesa cheia de insinuações desconhecidas e detentora de ervas que causavam alucinações. Eu pensei que era toda uma questão de núcleo filler, mas como já questionado em capítulos anteriores sobre a visão que Floki tivera da Aslaug, me reservo a dizer novamente que Vikings não prepara nada em vão e certamente a personagem que não era tão grande teve um papel importante.

Aparentemente, tudo o que eu posso dizer do meu ponto de vista é que Yudi tenha surgido pra evidenciar o lado mais fraco do Ragnar para que Bjorn Ironside ressurgisse e mostrasse mais suas qualidades de liderança. De um outro modo, ele parecia ter uma afeição sincera para com Yidu, mas afogá-la daquela maneira despertou uma grande curiosidade em mim sobre ele. Acredito que mesmo todo esse malabarismo de pensamentos que ele venha a ter, não sabemos o que diabos Ragnar está pensando de fato. Além do mais, com toda essa vulnerabilidade dele presente ele se torna mais imprevisível e instável do que já era antes, se consideramos desde a morte de Athelstan e como se portou seu lado psicológico e emocional. O destino de Yudi não era previsível, mas também chantagear um rei quando você é uma escrava não é uma boa ideia. Através dela e do ópio ele foi capaz de escapar de seus deveres como rei, ao passo que também seus pensamentos e ideias mais profundos floresceram, e como ele passou gradativamente a entender o quão ele teve sorte em ter o Athelstan como amigo e Lagertha como mulher. No fim, ela era alguém que Ragnar poderia escapar. Por ai já temos razões suficientes que explicam a morte de Yudi.

Mesmo que pensemos que isso tenha sido toda uma perda de tempo, é divergente em pontos de vistas contrários que afirmam que Yudi não serviu pra nada, mas é realidade do valor que todo personagem desempenha, onde tal não precisa necessariamente ter um impacto histórico em quaisquer história. Fora que essa morte de Yudi pode não ter sido mesmo em vão, e sim tática, como base para explicar ou justificar por que os filhos de Ragnar Lothbrok transformaram-se em alguns dos maiores conquistadores da história dos nórdicos, como quando se deparamos que a temporada tem colocado em constante tempo seus filhos frente a tela.

Episodio 4x8 - Nota 8.5 2016-04-17 00:32:40

Spoiler do 4x09, mas nada considerado grande.

Esse morte de Yudi tem muitas explicações. Uma delas que eu tava pensando aqui é como ela pode ter trazido de volta ou desencadeado o antigo Ragnar das temporadas antecessoras. No capítulo seguinte há uma parte onde o Ragnar troca diálogos com o Floki e ele esboça um sorriso no final. Por outro lado, com essa morte de um personagem impotente tudo pode indicar que Ragnar esteja perdendo o carisma do espectador, se somarmos ainda o fato de que é evidenciável que o mesmo não tem amor mais pela guerra e o espírito de vencer. No entanto, nada é concreto.

Episodio 4x9 - Nota 9 2016-04-17 00:46:00

Minha emoção está dividida em duas fronteiras nesse exato momento. Não sei se é pela morte do Erlendur ou se é porque teremos um Ragnar x Rollo de forma mais calorosa. Não sabemos quais são as intenções mais profundas de Rollo afinal, já que Ragnar esboçou insatisfação ao ver a amarga traição do irmão ao ver que seu segundo ataque a Paris tenha ido por água a baixo. Se a fúria de Ragnar sobre o irmão é evidente, então não podemos presumir ideia contrária. No fundo, Rollo pode ter virado de lado e é o que a série está deixando a entender.

No mais, cena digna da Torvi lançando a flecha no peito de Erlendur, mas faltou mais dramatização. Poderiam ter chamado o George R.R. Martin pra fazer o roteiro da cena. Como nos livros de A Song of Ice and Fire, eu adoraria ver cada etapa de uma morte torturosa e lenta.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2016-04-25 08:46:25

Cersei e Jaime Lannister? Aqueles dois nunca passaram de duas marionetes bobas da corte.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2016-04-25 11:38:47

Não tem como negar, Ivar, O Sem Ossos, reflete muito sobre a personalidade que o Ragnar tem sobre ele. Até nas expressões micro faciais e no movimento do rosto ele lembra muito o Ragnar, inclusive o Floki, pois basta observar como ele tem uma percepção de falar exatamente igual a ele. A personalidade de Ivar é um mix entre o dois, não tem como dizer ao contrário. Fisicamente falando, temos o Ubba que é igual ao Ragnar quando mais jovem na primeira temporada. É incrível como as aparências são iguais.

Esse salto temporal veio caindo matando por ser inédito mas soube "amortecer" o impacto sem causar tanta crítica negativa, até porque esse salto era inevitável e a série não poderia ficar perdendo mais tempo com os filhos mais jovens de Ragnar, nas quais inclusive, a série tende a se comprometer em explora-los, já que historicamente falando, eles foram mais famosos que Ragnar. Pela promo da 4B o Ivar vai ser bem mais explorado e espero, já que sua influência na História é bem rica.

Quando o Bjorn foi procurar o Loki, ele revelou que deseja partir em expedição até o Mar Mediterrâneo e o Bjorn Ragnarsson histórico fez a expedição ao Mediterrâneo, invadindo cidades da Itália, ao invés de invadir a Inglaterra com seus irmãos. Isso é outro fato mostrado na promo, juntamente ao lado o Rollo. Inclusive este, que para mostrar que não é sombra do irmão teve que traí-lo e ao seu povo novamente. A revelação sobre Magnus e o massacre dos colonos em Wessex vai ser o estopim para Ragnar invadir a Inglaterra novamente, momento esse onde possivelmente marcará a morte de personagem.

Como um todo, essa primeira parte da temporada foi atípica, confesso, mas se pra chegar ao seu propósito maior (4B) ela tenha que ter tido engatinhado lentamente, então esse pavimento de acontecimentos densos terão sido válidos. É por essa razão que não posso julga-la ainda pelos 10 próximos capítulos que virão pela frente. Nada acontece por acaso e aqui a série entre num novo divisor de águas, numa nova história, num novo tudo. Tudo é incerto ainda. Finale, melhor capítulo de longe. O que me deixou frustado apenas foi o embate Ragnar x Rollo, que de certo foi decepcionante com aquela troca de socos que pareciam incessantes. Estava na espera de mais emoção e eles me entregam uma cena "cinza" como aquela. No mais, que venha a 4B!

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2016-04-27 14:06:03

Me perdoe, eu lembrei agora vagamente da cena deles dois. Não tava lembrado.

Episodio 4x11 - Nota 9.5 2016-12-03 11:30:52

History já revelou em entrevista que Ivar, The Boneless, foi um grande comandante e estrategista. Com esse capítulo, já dá pra termos uma ideia mais completa e complexa sobre o personagem que está por vir, inclusive, um que pode ser o maior destaque dessa temporada e de outras que há de vir. Ele, entre todos os seus irmãos que desprezam o Ragnar por ter partido, é o único que ainda o respeita pelo o que ele é. Em boa parte, o capítulo mostra o ponto de vista de vida do personagem expressado pela sua amargura mediante as suas delimitações. Tudo é mais difícil para Ivar, e mesmo assim, ele se torna mais feroz do que seus irmãos, como pudemos ver no momento de embate entre eles. Saciado por poder e grandes aventuras, o personagem já demostra simpatia e ganha minha atenção em todo o episódio. Já é certo que Ivar vai vibrar nessa temporada.

Quando Ragnar estava se enforcando, alí, ele estava a procura de um sinal dos deuses. Ragnar está cansado e sozinho, e pela sua expressão facial somada a ausência de vigor que ele tinha ao embraçar uma batalha, vemos que em Ragnar se expressa todo um pesar de cansaço pairado em seus ombros. Em face a isso, vemos Ragnar ir em busca de Floki e Lagertha, duas pessoas que ele ama e confia e ele viu como as coisas mudaram. Ele quer vingança em Wessex, mas para acontecer isso, pela primeira vez ele precisa de pessoas realmente leais, que respeitem ele, porque pela primeira vez, ele não tem certeza de voltar.

Então, depois de ouvir Loki e Lagertha rejeitarem seu convite, ele fez o que fez com ele pressionado pela solidão, mas acima de tudo para entender se os deuses ainda estão ao seu lado. Ele é um homem quebrado, ser uma lenda não cancela todas as suas amarguras, suas fraquezas, não cancela o processo do tempo em fazer dele um homem que ele já não é mais como era antes. Ele apenas quer paz, quer fazer o que é certo dessa vez. Ele quer a vida que ele tinha na fazenda, e é por isso que aquele diálogo dele com Lagertha..."In my mind, I wish I never left the farm."...é um dos mais intensos de toda a série. Não deixemos de mencionar quando ele expressa o amor dele por Floki, apesar de tudo o que aconteceu entre eles dois.

Episodio 4x11 - Nota 9.5 2016-12-03 12:05:42

Floki já previa. Isso evidencia cada vez mais que ele será o próximo Seer de Kattegat:

"Let me see, you have your father’s eyes, unfortunately. Why unfortunately? It means he will be like you and therefore, he will want to be better than you." - Floki para Bjorn.

Temporada 1, Episódio 1.

Episodio 4x12 - Nota 9.5 2016-12-08 23:25:54

[Spoiler Content] Há duas histórias diferentes sobre a morte de Ragnar, aspecto que, aparentemente a série está tentando chegar. Uma delas é que ele foi capturado por seu inimigo, o rei Aella II da Nortúmbria, e morto ao ser jogado em um poço cheio de cobras. Já a outra foi que Ragnar morreu de uma combinação de cólera e ferimentos que sofreu ao tentar invadir Paris. Tudo indica que ele morrerá pelo Rei Aella e seus filhos o vingarão invadindo a Inglaterra com o Grande Exército. [Fim do spoiler] Eu acredito que esse é o mais provável de acontecer, até porque nos trailers dessa segunda parte da temporada, mostra todos lutando contra o exército de Wessex (provavelmente junto com o de Nortúmbria), sendo que esse não era o caminho programado, então acho que provavelmente é isso que vai acontecer mesmo.

Infelizmente, Ragnar não é mais como o antigo guerreiro de tempos atrás e com 3 barcos, guerreiros idosos, Ivar entre eles, e uma tempestade devastadora a frente, não é como se todos eles compartilhassem boas novas de um saque bem sucedido. É tão triste vê-lo dessa forma, sua força desvanecendo, sua influência sendo irreconhecida, como se os deuses o estivessem ignorando. Em suma, tudo o que ele quer é vingança, e ele não vai descansar até conseguir vingar o massacre que aconteceu na fazenda. Ivar vai ser uma parte essencial nisto, e aos poucos, além de seguir a mitologia nórdica, Vikings tá moldando a evolução daquilo que será um dos grandes personagens da série. Já é certo que o Ivar não vai morrer agora, na História, ele se torna um grande rei da Noruega.

Esse capítulo verdadeiramente mostrou a Aslaug como uma protagonista que sempre foi esnobada pelos fãs da série e pra o bem da verdade, aquele diálogo do Ragnar é um tapa àqueles que sempre arrumaram motivos para odiá-la. Não consigo ver como, por exemplo, a rivalidade entre ela e Lagertha se configure um elemento que me faça desprezá-la como personagem. Eu amo a Lagertha, ela sempre será a 'primeira' esposa do Ragnar no universo da série, mas na Era Viking, os guerreiros eram polígamos. Livres, eles tinham direito de fazerem o que bem entenderem, escolhas que, as mulheres não tinham direito de refutá-las. Eles poderiam ter outras mulheres, dormir com elas, e isso não era problema. Lagertha atribui uma ruína a Ragnar e menciona Aslaug a culpada por isso. Não é bem assim.

Não consigo associar nenhuma parcela de culpa nela, e é por isso que quando Ragnar fala todas aquelas coisas, sabemos que é algo bem mais além da verdade, só que nunca aceitamos porque sempre tivemos aquela imagem corruptiva dela. Ela poderia usar os filhos contra o Ragnar mas não usou, e como mulher e esposa, ela esperou pacientemente. Aslaug nunca me deu motivos para odiá-la, e contrariando muitas pessoas que até julgam pela aparência, eu acho a personagem tão linda quanto a atriz que interpreta. Em suma, termino dizendo que este diálogo do Ragnar resume bem a personagem. É forte as palavras, e a expressão da personagem juntamente com as lágrimas rolando entrega toda essa resolução de mulher e mãe dos filhos dele que ela sempre foi e que particularmente, sempre admirei por isso. Se você sente o impacto que esse momento quer proporcionar, você sabe a personagem sempre foi genuína. Aslaug pode não ser como o Ragnar ou a Lagertha, mas ela é essencial nesta história. É uma pena que sempre seja vista com maus olhos.

Episodio 4x12 - Nota 9.5 2016-12-08 23:40:26

My wife. And mother of my sons. We both know that love was not what brought us together. But you’ve endured me. You’ve suffered my words and my neglect. Yet you never turned our sons against me. I am sure that there are times when you’ve hated me…But you never poisoned their minds or stopped them from loving me. And for all of that…With all my heart, I am grateful to you. - Lothbrok, Ragnar.

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-17 12:38:04

Então, vamos aos fatos. Lagertha atacou Kattegat pra assegurar o trono pro Bjorn, porque ela sabe que o Ragnar não vai voltar de Wessex, porque nessa altura do campeonato, ele provavelmente estará morto. Isso significa que vai haver disputa entre os irmãos pelo trono, inclusive o Rei Harald pode querer tomar Kattegat também, aspecto que, ao longo das temporadas anteriores, ele já vem de olho há muito tempo. Partindo desse ponto menos limitado da invasão, e não se atentando ao fato de que esse assedio não foi motivado por "ciúmes", o que na verdade é uma desculpa, Lagertha está pensando estrategicamente no futuro de Kattegat e fez isso com certa razão. Como já estamos notando, Ragnar não tem mais influência e Kattegat aos olhos dela precisa de um verdadeiro líder.

No entanto, eu ainda acho um pouco medíocre a atitude dela. Não é que isso fosse menos pior que invadir um monastério e matar vários inocentes, eu acho que isso é a essência da série, os vikings não possuem pudores, títulos não importam, se você busca poder e tem um exercito, nada os impede de buscar isso. Nenhuma traição é grande demais, e a crueldade é necessária. Lagertha matou dois maridos para manter seu título de Earl de Hedeby, Ragnar matou seu Earl para se tornar rei, e o que fizemos? Simplesmente nós ovacionamos. No meu ponto de vista, isso apenas se torna medíocre em particular porque ela está lutando com alguém que por anos segurou as rédeas depois que ela e Bjorn deixaram Ragnar e por livre e espontânea vontade.

Ela lutou com o próprio povo pra tomar aquilo de volta que ela própria tinha renunciado. Por Odin, se não for estrategicamente falando, qual a lógica disso? Como na próxima promo Aslaug deixa bem claro, ela não tem culpa se o Ragnar escolheu ela. Lagertha no final das contas se mostrou esperta, esperou Kattegat ficar desprotegida, Aslaug vulnerável, para atacá-la. Se essa invasão dela for motivada por ciumes e orgulho - o que não é nada estranho -, me desculpe mas, esperaria bem mais dela do que isso. E olha que, Ragnar e ela também atacaram o próprio povo quando Jarl Borg tomou Kattegat e eles foram retomar a cidade. Quem lutou contra eles - obrigados, é verdade, mas lutaram -, foram as forças de Jarl Borg e de Kattegat, e nem por isso ambos deixaram de atacar. Sinto que quando isso chegar aos ouvidos de Ivar ele não vai deixar barato.

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-17 12:56:37

Na promo, de acordo com as intenções de Ragnar, dá pra presumir que ele voltou à Inglaterra para morrer nas mãos dos saxões e ter Ivar como testemunha de sua morte. Quando a palavra de sua morte chegar a seus filhos e ao resto dos Reis Vikings e Condes, eles formarão uma força que invadirá a Inglaterra e implodirá vingança. Só que, Ecbert é esperto, ele sabe que Ragnar quer que ele ordene sua execução, e sendo assim, ele vai entregá-lo para Rei Aella para se livrar da vingança deles - pelo ataque a fazenda.

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-18 12:12:48

Opa, obrigado =D

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-20 02:36:18

Sendo rainha de Kattegat, enquanto Ragnar esteve em percurso de invasões e saques, Aslaug de alguma forma movimentou a vila como um polo comercial que sempre foi. Ela pode até ter usado da influência dele, mas ela fez a parte dela, e não ficou parada sentada no trono apenas tomando vinho. Não é necessário a gente ver isso em tela pra presumir. E olha só, mesmo o Ragnar não amando ela, Aslaug suportou tudo o que suportou de forma calada. Só aquele diálogo do capitulo anterior comprova o quão ela segurou as pontas enquanto ele não esteve presente.

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-20 13:31:33

Tão oposto que o ego dela tá ferido. Ela culpa a Aslaug porque ela mesma disse que o mundo dela entrou em colapso por causa dela, mas ela tá sendo medíocre porque ela sabe bem que foi Ragnar que decidiu mante-la por causa dos filhos. Lagertha quer ter razão mas na primeira oportunidade ela simplesmente foi embora. Ela sabe que homens dessa época eram polígamos, mas a primeira esposa tinha prevalência sobre as demais. Ela quis ser a única, Ragnar quando pulou a cerca não quis isso.

Ninguém aqui está endeusando a Aslaug não, ao contrário, eu vejo que ela é a personagem mais odiada da série por questões grotescas. Nós estamos aqui colocando fatos, e não tá tão difícil em ver que ela culpar a outra por algo que ela nem cometeu é uma atitude ridícula dela. Se Aslaug aguentou calada, sem colocar os filhos contra o pai, foi porque ela os amava, ela foi paciente, ela acima de tudo desempenhou o papel de esposa.

Episodio 4x13 - Nota 9 2016-12-22 01:35:48

Mas ninguém aqui está dizendo que ela não merece, é claro que ela merece, o problema todo é atribuir uma culpa em Aslaug quando ela não tem. Será que é difícil de entender isso? Se Ragnar quis ficar com Aslaug não foi porque foi forçado, ele fez por escolha própria e fez por causa dos filhos. Em qualquer momento ele poderia ter dado um chute na bunda dela mas não deu. E outra, nada, absolutamente nada do que Aslaug fez foi pensando em afetar a Lagertha diretamente. Não adianta eu ficar aqui discutindo novamente uma pauta que eu já coloquei em mesa e continuo defendendo. Lagertha pode ser uma puta guerreira, mas não é por achar ela incrível que irei concordar com atitudes dela como essa. Ela quer se restabelecer novamente, entendo, mas ficar arranjando desculpas vagas e ódio sem sentido faz dela por um momento ser fraca.

Episodio 4x14 - Nota 9 2016-12-22 22:57:27

Pisou sim, e reconheço isso sem ser hipócrita pois sempre gostei da personagem mesmo ela não sendo perfeita.

Episodio 4x14 - Nota 9 2016-12-23 00:21:39

Olha, é triste ver Lagertha lançando aquela flecha no ombro da Aslaug. No mínimo é desonroso. Ficou claro e ficou muito claro que ela arquitetou sua invasão por ego inflamado. Por muito mais que se tornar rainha novamente, ela agiu de modo descaracterizado, porque não condiz com ela, como a própria Aslaug deixa claro. Ela só não a faz destronar e se render sem revidar de volta, como também revelou o lado baixo e sem honra dela. Honestamente, se o destino da Aslaug era morrer e essencialmente dar filhos ao Ragnar, então ela cumpriu o destino dela. Todo mundo pode achar que ela desempenhou um papel inútil na série, mas esse desfecho dela pode dar uma visão completamente diferente em relação ao que ela estava inserida na série. Eu acho que as expressões e a forma como ela professou suas palavras finais dizem muito sobre como ela já abraçava o que viria a seguir: morte. Lagertha só facilitou isso e acabou revelando a razão da sua atitude. Eu tô falando isso mas nunca Lagertha precisou se rebaixar dessa forma. Aslaug usou feitiçaria, bruxaria? Fala sério.

Não tenho dúvidas de que Ivar irá vingar a mãe. Quando ele souber que Lagertha a destronou e a matou, ele vai querer matá-la. Se a gente for levar para o lado das profecias do Seer, a morte dela tá tão escrita quanto a do Ragnar, e isso não é nenhum spoiler, pois fica muito claro quando ela vai ver o vidente na terceira temporada - "I see a trickster whose weapon cleaves you..." -. As previsões dele, como de costume, são vagas. Ele não menciona explicitamente que este tal "trapaceiro" vai matá-la, ou mesmo sua identidade, mas os comentários de Hirst são bastante claros e ele está falando sobre Lagertha sendo morta por um dos filhos de Ragnar. Quem melhor do que o Ivar para fazer isso? Os trailers da temporada dão resposta a isso.

Fico muito triste pela morte da personagem. Parece heresia estar escrevendo isso, mas honestamente gostava do espírito da personagem. Tão odiada por todos, eu nunca vi razão para odiá-la. Eu gosto de lembrar dos diálogos que Ragnar disse para ela em capítulos anteriores e vejo isso como uma releitura da personagem que não via o poder e a glória. Ela não é perfeita, longe disso, só ratifica mais como ela foi parte essencial da vida de Ragnar. Ela o deu filhos, e assim se fez. Sobretudo, fugindo aqui do que parece ser um desabafo, que fantástico aquela interação entre Ragnar e o Rei Ecbert falando sobre deuses e conceitos de vida após morte. Fora as, belas referências ao adorado e belo Athelstan quando Ragnar abraçou o filho dele. Dá pra ver que até hoje Ragnar ainda o ama. Parte do que Ragnar é hoje, foi graças a bela cumplicidade com que ele tinha com o padre.

Episodio 4x15 - Nota 10 2016-12-30 23:48:42

Ninguém estava preparado para este momento doloroso. Nem muito menos aqueles que já sabiam do destino do Ragnar. Senti muita emoção, confesso, e já estava percebendo que tudo não só trataria da morte dele, mas havia algo imensamente simbólico que foi se concretizando ao longo capítulo e o que me despertou esse pensamento foi o fato do Athelstan fazer presença nele. Na construção que ambos os personagens tiveram juntos, há uma resolução muito linda que modula entre a espiritualidade e o íntimo. Esse entrelaçamento é o que define muito daquilo que foi a relação de ambos. Quem acompanhou a jornada deles dois sabe que o que eles viveram juntos havia um significado, e isso está em volta do Ragnar ter embraçado um homem completamente espiritual e que acreditava na diversidade dos deuses. Isso fascinou Ragnar. Isso transformou Ragnar em um homem completamente diferente.

Boa parte do que a série retrata nas três primeiras temporadas é sobre essa jornada do Ragnar perder a fé absoluta nos deuses por causa de Athelstan. E a gente, neste capítulo, sente que isso transcende de diferentes formas, percorrendo pelos acontecimentos da vida e simbologias, seja estas, pela vida e a juventude de guerreiro que ele tinha, pelas marcas e expressões faciais que transformaram ele num homem cheio de rachaduras do tempo, seja pela forma como ele carregou até o último momento de sua vida o colar do homem que um dia transformou a vida dele completamente. E é lindo todas essas coisas, essa jornada sabe, porque a gente pode notar que Ragnar foi moldado pelo tempo e influenciado pelas coisas que jamais ele pensou que fosse. Essa quebra é interessantíssima. Eu penso que não somente eu, mas todo mundo sentia que no Athelstan havia certa nobreza e certa paz de espírito. Foi isso que influenciou grandemente o Ragnar.

O capítulo se torna simbólico porque essa releitura é feita na relação existente entre ele o Rei Ecbert. No percurso desta temporada, é notável como a falta de vigor e influência marcam gradativamente a ruína de Ragnar. Bem como ele próprio, o Rei Ecbert nota que ter poder nem é tudo e corrompe o homem. É por isso que, embora haja diferenças entre eles, esse pensamento mútuo que atribulava ambos, trazem um ao outro um pensar de ideias compatíveis. É por isso que eles são tão próximos, e o que torna isso genuinamente verdadeiro é essa necessidade do Ecbert vê-lo pela última vez. Embora Rei Aella tenha feito de tudo para despertar fraqueza nele nos últimos momentos, grandiosamente, Ragnar morre de forma corajosa e embarca para Valhalla. Suas vitórias, sua reputação, sua memória, sempre estarão conosco.

Muito eu aprendi com essa série. Sobre as crenças, os rituais, os deuses, as batalhas e essa parcela de espiritualidade, essa fé e crença que modulam o homem, não importa o que ele seja. Eu, você, e qualquer um pode deixar de ter fé como passar a acreditar em algo novo. Não é como se eu estivesse se despedindo da série, é claro, mas com Ragnar indo, grande parte da série que pavimentou todos esses temas agora se vai. Só não vai a memória, porque isso fica cravado. E Travis Fimmel, que grande ator. Não há elogiáveis para descrever a atuação foderosa dele durante a série, em especial em seus últimos fôlegos de vida sem dizer uma palavra, apenas movendo a cena pelas suas expressões faciais - ele sempre foi marcado por isso. Interessante notar a cor dos seu olhos, que são azul caribenhos. Ele, antes de morrer, expressa uma cor bastante vívida e lembro vagamente que ele tonaliza essa mesma cor com brilho e intensidade no momento mais vigoroso de sua vida: na segunda temporada, onde tudo era uma dança das espadas marcados por lençóis de sangue.

Episodio 4x16 - Nota 9.5 2017-01-07 01:58:50

Capítulo incrível, nem sei o quanto!

Eu estava pensando, será que é o Bjorn que vai "matar" a Lagertha e não o Ivar? Eu sei que parece meio louco isso, mas acredito que essa seria a única maneira de haver um laço entre ele e os irmãos pois, Bjorn é um guerreiro e ele não perdoaria quem matasse a mãe dele que desde sempre lutou ao seu lado e o cuidou desde pequeno. Em contraponto a isto, está a profecia do Seer que quebra esse pensamento pela forma como ela foi dita. Meio que vagamente o Seer diz em temporadas anteriores que ela vai morrer pelas mãos de um trapaceiro, só que Bjorn não é nenhum trapaceiro. Será o Ivar então? Não parece mais a cara dele? Tudo está guiando ao fato de que ele é quem vai matá-la.

Não sei se o capítulo deu a confirmação de que Ragnar já estava em Valhalla ou se deixou uma suposição, pois o Seer diz que viu Ragnar indo para Valhalla, o que condiz com ele mencionando a breve aparição e Ragnar aparecendo para Lagertha e já Odin diz que ele estava descansando em terra fria e ferrosa, que é uma referência a Helgardh, Casa das Névoas, um dos nove mundos da mitologia nórdica, o domicílio dos mortos, governada por Hel. Há também aquele sonho em que os portões de Valhalla se fecham para Ragnar, então fica na dúvida. Será que que ele só vai para Valhala quando seus filhos vingarem sua morte, que é quando seu espírito irá ficar "puro", livre do veneno das cobras?

Um dos personagens que tem me agradado bastante tem sido o Bjorn. Ele cresceu bastante, parece mais maduro, e tem uma aura parecida com o Ragnar das primeiras temporadas, bastante aventureiro e pensador. Ele carrega um dos núcleos mais interessantes da trama, que é a introdução da cultura muçulmana. Senti que a invasão dele foi bem breve, mas foi uma das primeiras, já que naquela região da Espanha há várias invasões, inclusive, a queda do Império Romano Ocidental se dá pelos nórdicos. Ele e os seus irmãos, em suma o Ivar, estão guiando a série num novo divisor de águas após a morte do Ragnar.

E Floki, o que falar? Helga quer mais um filho, e ele não. Ele tá com certeza bem moldado, bem diferente daquele Floki sanguinário por cristãos. Quando ele atinge o templo, lembra o primeiro momento entre Ragnar e Athelstan. Ragnar abismado com o fato do Athelstan escolher a Bíblia ao invés dos tesouros da terra, e Floki também atônito com o fato dos muçulmanos rezarem com tanto fervor. Penso que a morte do Athelstan o deixou mais tolerante e mais aberto no pensar das coisas, por isso o Floki que estamos vendo. Rollo é o único ate então que tá bem parado, mas eu noto a transição do mundo que ele tinha em Paris e a sua essência viking que nunca deixou. Pode ter certeza que ele está bem feliz ao lado do Bjorn. Boas surpresas virão com ele.

Episodio 4x17 - Nota 9 2017-01-17 00:36:19

Já teve um casamento vermelho versão viking na série, quando Lagertha matou Kalf.

Episodio 4x17 - Nota 9 2017-01-17 00:40:33

Na profecia do Seer, ele diz que é um trapaceiro que vai cair no caminho dela. Esse trapaceiro eu interpreto como sendo o Ivar, mas isso não anula o fato de que pode ser o Bjorn. Razões? Ele vai matar ela de alguma, só não sabemos como. Ele terá que fazer isso por causa do laço que ele tem com os outros irmãos, e a morte da Lagertha na mão de um deles significaria a quebra desse laço.

Episodio 4x17 - Nota 9 2017-01-17 00:50:34

Bjorn. Tal pai, tal filho.

Episodio 4x17 - Nota 9 2017-01-17 02:07:12

O que mais me agrada nessa segunda parte da temporada são as construções do Bjorn e do Ivar. Bjorn foi o que viveu mais tempo com o Ragnar, ele é o mais perspicaz e inteligente deles, ele tem agido de forma estranha, mas não creio que ele não tenha uma razão para tal. Ficar de tocaia olhando o Floki e o Ivar, e pegar a Astrid que nessa altura do campeonato não sabemos se a Lagertha sabe, é bem estranho. Mas o fato é que Bjorn tem ganhado respeito, como personagem que antes era uma simples criança e passou a ser um homem maduro, ele tem tentado construir o seu próprio legado. E não tem sido fácil, eu acho, principalmente pelo o que a Lagertha e o Ragnar representam, então ele vai ter que viver na sombra deles por muito tempo. Bjorn tem sido temido e reverenciado, aquela cena quando ele aparece já quando o Ivar e o Ubbe estão prestes a enfrentar Lagertha já demonstra como o personagem tem essa carga de importância.

Ivar nem se fala, o personagem é intrigante e tem sido uma grande adição desde que entrou na série. O fato dele ser ousado faz dele em despertar muita carisma, não entendo como algumas pessoas acham ele aborrecente, sendo que ele carrega tamanha astúcia e espirito de presença que o Ragnar tinha. Dos filhos, fisicamente falando, o Ubbe é a semelhança do pai, mas no sentido mental, o Ivar tem muita similaridade, e pensa como Ragnar. Melhor momento certamente foi o encontro dele com Floki, os xingamentos, os diálogos e mais tarde, a diversão entre eles com a montaria que o Ivar ganhou de presente. Eles tem muita sintonia e é muito bom ver isso. Contudo, algo que me chateia em relação a isso foi porque entendi muito bem o porque não mostraram a reação do Floki quanto a morte do Ragnar. Ele agiu, ao longo do capítulo, como se nada tivesse acontecido, sendo que ele ele tinha uma devoção e um amor pelo o Ragnar que é evidente desde o começo da série. Sem falar no Rollo que não expressou sequer um pingo de sentimento. Não tem coerência nisso, entendem? Ficou um buraco enorme aí, e nesse aspecto o capítulo errou feio. Só se eles mostrarem algo referente a isso em capítulos posteriores. Eu acho que eles devem exteriorizar um pouco mais uma reação mais coesa em relação a isso.

Esse capítulo foi muito bom, sinceramente. Tivemos aquela magnífica interação do Rei Ecbert com o garoto Alfred. Judith que despertou um modo bastante debochado com o pai sobre Ragnar, mas totalmente certa em ser pragmática em alertar ele sobre a eventual vingança dos filhos do Ragnar que está prestes a chegar. Inclusive, por falar nela, estive pensando na ideia de que ou vai ser ela ou a irmã que irá casar com um dos filhos do Ragnar. Lembro que a profecia fala explicitamente em ser uma princesa. Haralfd e Halfdan, por fim, já começaram a conspirar com Egil sobre Lagertha estar construindo defesas e que eles precisam pensar num jeito inteligente de penetrar por elas. Tudo tem sido construído até aqui de modo que algo irá implodir no final da temporada. Essa segunda parte tem sido muito boa e prevejo que ela pode surpreender ainda mais. Esqueci de comentar sobre a cereja do bolo: Gisla, melhor pessoa - que nunca pensei que fosse gostar dela - dando uma enxurrada de xingamentos em francês para Rollo com direito a um bofete. Foi divertido!

Episodio 4x18 - Nota 9.5 2017-01-20 14:35:40

GoT pode ser uma puta fantasia, uma das melhores séries já feitas, mas no quesito batalhas, Vikings é bem superior. É só a gente pegar a segunda temporada inteira que jorra nesse quesito. Nem The Battle of Bastards supera.

Episodio 4x18 - Nota 9.5 2017-01-20 16:31:04

E eu vejo esse capítulo e associo ao último da quarta temporada de Sherlock. Expectativas foram criadas, todo mundo estava esperando o grande momento, afirmaram que faltou o grande elemento, encontraram erros e ficou por isso, a temporada aos olhos deles foi amarga. Só que tem um porém, eu acredito que poucos entenderam o propósito dela e ficou por mal compreendida. Do mesmo jeito é com esse capítulo de Vikings. Não apareceu a batalha porque de fato não houve nenhuma batalha, e foi inteligente eles não mostrarem porque não passou apenas de um massacre. Observem a diferença entre o Grande Exército e os Saxões. De um lado, um exército de soldadinhos de chumbo, do outro, um verdadeiro exercito avassalador. Isso só foi um aperitivo, acreditem, foquem que na verdadeira vingança, porque a batalha mesmo vai ser em Wessex contra o Rei Ecbert. Lembram da fazenda destruída do Ragnar?

Muita gente criticou o Blood Eagle, entendo, não foi como aquele processo de ritual delicado mixado a brutalidade, pulmões sendo arrancados e polvilhados com sal como Ragnar fez com o Jarl Borg, mas, a gente tem que entender o momento alí, Bjorn tava liderando a vingança e tudo teve que ser feito no cru e no primitivo. Há uma grande diferença entre algo mais trabalhado como por exemplo, o ritual de sacrifício da Lagertha nesse capítulo, e o que o Bjorn fez. Eu não posso negar que estava esperando algo bem mais trabalhado com uma trilha sonora Folk/Nórdica mais pesada e dedicada, mas poxa, não foi de todo ruim. E como eu disse, a gente tem que focar no propósito, que é a vingança pela morte de Ragnar. Os Ragnarssons alcançaram isso, Rei Aelle só foi uma parte dessa vingança, porque a verdadeira mesmo é contra o Rei Ecbert. Ivar poderia ter executado o Blood Eagle? Poderia, mas por ser filho mais velho, Bjorn era o mais coerente. Ele viveu mais tempo com Ragnar e compartilhou batalhas com ele. O diálogo que ele tem com os irmãos é muito foderoso.

Só o que me frusta um pouco são dois detalhes que espero por explicações mais fundamentadas, que é em relação ao Bjorn e a Astrid e a Margrethe com Ubbe e Hvitserk. Tem sentido por exemplo, na hora exata do ritual de sacrifício da Lagertha, o Bjorn tá "enfiando a espada" na Astrid? Qual o sentido disso? Provar que ela é sempre traída, que aos olhos dos deuses algum plano vai dar errado? E o pior é que, tinha necessidade de mostrar exatamente na hora do ritual? É uma composição entre sexo e traição que não cai bem no contexto da cena, é claro, se tiver alguma e eu não estiver entendendo, porque a única associação crível que eu vejo é que se a vingança entre o Rei Aelle foi bem sucedida, é porque o ritual aos olhos dos deuses foram bem aceitos. Já em relação Margrethe, é a falta de importância dela em relação aos outros personagens, o que limita ela ao Ubbe - que não tem um núcleo mais consistente para ela -, e não trás carga de importância tão considerável para uma possível evolução da personagem.

Se a gente considerar erros, o que na verdade erros são normais, a gente perde a "graça" e o sentido/propósito da coisa. O capítulo foi sim ótimo e teve evolução considerável. Nem sou suspeito pra falar que ele tá pavimentando um terreno de grandes coisas e acontecimentos para o fim da temporada, porque ele tá sim.

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2017-01-27 23:54:05

Mesmo Lagertha tendo me decepcionado em algum ponto dessa temporada, não tem como enaltecer essa mulher como uma verdadeira guerreira que deixa todos os outros no chinelo.

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2017-01-27 23:55:12

Eu apedrejei, e tô aqui me curvando diante dela. Que mulher!

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2017-01-28 00:30:36

Um capítulo pra enaltecer vários personagens ao mesmo tempo. Ivar teve a inteligência de fazer um bom plano. Bjorn, mesmo com as intrigas do irmão atípico e diferente da opinião dos outros, teve a sabedoria de reconhecer que era um bom plano pra ser executado. Foi muito ousado e divertido. Brincaram com os Saxões, fizeram os de tolo e, no final, os cercaram com um porco a ser abatido. Tamanha humilhação que nem precisaram sujar espadas de sangue ou perder homens pra derrotaram a maior parte dos homens de Aethelwulf, tudo apenas com flechas e estratagemas. Ivar, diferente dos outros irmãos, herdou a genialidade do Ragnar e na primeira batalha corpo a corpo, mostrou que é o maior estrategista que você respeita. Reclamar o Hirst por aquela bela parede de escudos não é uma boa posição a se tomar.

Lagertha, por fim, que mulher meus irmãos. Não quero dizer que tô pagando a língua por um dia ter questionado as atitudes dela como rainha, mas se tem uma coisa que eu nunca duvidei dela foi como ela sempre uma grande guerreira e sabe porque? Porque essa mulher é conhecida por doutrinar lindamente nos campos de batalha, nos saques, nos cercos, e na defesa do trono dela. O plano do Egil era criar duas frentes de ataque. Enquanto a batalha de Kattegat era feita como uma distração, o propósito do Egil era chegar no grande salão. Só que ele não pôde prever que seria surpreendido pela Lagertha, porque muito antes ela já tinha estudado e sondado qual era a função da invasão. E daí, tal qual como o Ivar fez no plano dele, Egil e seu homens foram encurralados como porcos a serem abatidos. Naquele ponto ele não tinha escapatória, pois se separar era o plano original. E agora tô na espera do Blood Eagle da Lagertha sobre o Rei Harald, porque com certeza uma vingança deliciosa vai vir pela frente.

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2017-01-28 01:21:23

Faço ressalve também para o Aethelwulf naquela conversa que ele teve com Alfred. O diálogo é bastante forte porque o filho do Athelstan o considera como o seu verdadeiro pai e diz ter orgulho dele. Judith se despedindo dele, assim o próprio Rei Ecbert, seu pai, dando suas últimas palavras para o filho antes de ir à guerra foi realmente algo revigorante de ver. Não é só porque eles são os Saxões que não podemos criar simpatia por eles, aliás, eles agem de acordo com o que defendem.

E Torvi, ninguém se lembrou dela, o que é injusto, pois é uma perda notável. E não nem tanto pela perda como ela representa como guerreira, que aliás, ela estava sutilmente evoluindo na série, mas como mulher de Bjorn, que cuidou dos filhos enquanto ele nunca foi um pai realmente presente. É lamentável, depois da filha, Porunn e agora ela, Bjorn já perdeu muito embora ele nunca fosse um homem de expressar sentimentos. Se ela não estiver morta, espero que ela melhore.

Episodio 4x20 - Nota 9.5 2017-02-11 08:55:30

Nem sei de onde o Ivar é um porre, chato pra caraleo e o irmão mimado que todos falam. Pra quem ainda não entende, o Ivar não age de forma impulsiva de forma deliberal. Ele é impulsionado pela sua condição, ou seja, suas ações são causadas pela Brittle Bones Desease, que é uma doença real e um dos sintomas dessa doença é deixar a pessoa com uma alteração de humor extremamente elevada, com raiva a ponto de querer matar. Isso não é teoria, é sintoma da doença. Michael Hirst disse que Ivar sofre do mal dos ossos frágeis. Ele pesquisou sobre isso e falou com pessoas que tem essa doença e pessoas que tem parentes que tem essa doença, e uma das coisas que ela faz é deixar a pessoa com muita raiva.

Eles podem acordar um dia e quebrar um osso por fazer um movimento simples, então estão acostumados a estar sempre com raiva. O que ele fez - matar o Sigurd - marca que nada nunca vai parar o Ivar de fazer o que ele quer, ele não possui compasso moral, não é controlado por ética e nenhuma consideração humana normal. No meu ponto de vista, matar o Sigurd nem é uma fatalidade pra se lamentar. Tudo bem que era irmão, mas o personagem não tinha uma trama relativamente relevante pra trama. O Sigurd só estava alí para construir a força do Ivar, nada além disso. Como bem mencionaram aqui, Ivar quando criança cravou um machado numa criança de mesmo tamanho e não teve todo esse alarde. Parte do que Ivar é consequência de tudo o que os irmão fizeram a ele, o ignoraram e o contrariaram toda a vida.

Rei Ecbert é um filho da puta extremamente inteligente. Basicamente, a vingança da morte do Ragnar pelos filhos dele nem ocorreu. O que Ecbert fez foi coroar o filho como seu sucessor, e as terras do acordo dele com Bjorn sobre a Ânglia Oriental não serviram de nada, porque Ecbert não tinha mais direito legal nas posses das terras e sendo assim, Bjorn ao ceder o acordo também não passou a ter direito sobre o império. Ou seja, no fim, Ecbert passou a perna neles e não deu direito dele morrer pelas mãos de um viking. Entre outros fatos, fiquei muito triste pela morte da Helga. Realmente, ela não era uma personagem de grande escala na série, mas tinha sua parcela de importância para o Floki e ela era uma das razões de vida dele. É uma lástima. Esse personagem final é o Bispo Heahmund. Hirst disse que ele será um um novo grande herói Saxão, um novo guerreiro que irá bater de frente com os filhos do Ragnar.

Em suma, ótima finalização de temporada. Essa segunda parte compensou bastante a primeira.

Episodio 5x1 - Nota 9 2017-11-30 02:07:11

Lagertha, conhecida na comunidade como a pioneira dos produtos Ivone.

Episodio 5x1 - Nota 9 2017-11-30 02:10:09

Me dá uma bad tão enorme só de lembrar que não vou ver mais o Ragnar :'(

Episodio 5x3 - Nota 9.5 2017-12-16 21:53:20

Na expressão física sim, mas jamais o Ragnar teria sofrido humilhação como o Ubbe e o Hvitserk.

Episodio 5x3 - Nota 9.5 2017-12-16 22:37:18

Não entendo porque criticam tanto o Ivar. Dos filhos do Ragnar, o único que se assemelha´a ele em tudo é o Ivar. Não tô entrando no aspecto físico já que todo mundo sabe que o Ubbe é a cara do pai, mas o capítulo de hoje serviu justamente pra mostrar que nenhum deles alí exceto o Ivar é um estrategista nato: a execução da defesa da batalha foi arquitetada por ele. Ivar aconselhou os irmãos a não irem propor o acordo de paz só que eles fizeram ao contrário. Resultado? Ubbe e Hvitserk foram humilhados, coisa que o Ragnar jamais seria. Então, assim, Ivar pode ser o filho da puta mais sádico e explosivo, mas o que falta de habilidade locomotora em suas pernas, sagacidade e inteligência não lhe faltam em sua mente. Na arte da guerra, o que conta no guerreiro viking é ser soberbo e Ivar tem de sobra.

Com a morte do Ragnar, Vikings perdeu um pouco seu carisma. Mas a série como o próprio criador já disse serviu apenas para contar sobre a jornada dos seus filhos e seus feitos que foram mais grandiosos que os do pai. Ragnar faz muito falta mesmo mas a série não é somente feita por ele. Infelizmente muitos dos seus personagens como Lagertha e Bjork perderam força com o passar das temporadas. Eu sinto que já não tenho mais a empolgação que eu tinha antes. O que resta agora é a história dos novos personagens, que são os filhos, marcando o divisor de águas da série. Quero muito que eles evoluam, todos eles são excelentes guerreiros, mas cada um deles herdou uma característica única do Ragnar. Isso o que fazem deles serem tão distintos um dos outros. E também odiados por alguns. Muitos não querem aceitar, mas a sagacidade do Ivar que ele herdou do próprio pai é o que todos eles precisam nesse exato momento.

Episodio 5x3 - Nota 9.5 2017-12-16 22:39:24

Na hora da batalha a trilha sonora tava divina. O sangue percorrendo sobre o rosto do Ivar e sua ira frente aos saxões fez eu vibrar junto. Felizmente, o Ivar está certo e não entendo porque tanta veneração em cima do Ubbe. Numa guerra, o que conta é a sabedoria e a sagacidade e não a semelhança física do filho com o pai.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2017-12-18 13:32:08

Felizmente puxou o pai.

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2017-12-18 13:39:37

Temos um casamento e uma possível traição!

Episodio 5x6 - Nota 8.5 2018-01-02 15:18:40

Lagertha tá uma personagem tão saturada que nada que ela atualmente faça consegue dar a mesma empolgação como antigamente fazia. Só o personagem do Ivar tá carregando essa série. Bjorn se tornou um personagem medíocre e Rollo tá sendo negligenciado como se nem tivesse existido.

Episodio 5x7 - Nota 9 2018-03-29 14:53:53

Se o Ragnar (que era o hétero mais pirocudo da série) fez sexo com a Lagertha e o Athelstan, quer dizer que o Ivar não pode?

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:02:50

#TeamIvar

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:25:24

Lagertha já tá morta mesmo, só resta aceitar. A profecia do Seer vai se cumprir e ainda mais pelas mãos do Ivar. Suck that!

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:25:49

Tão tapete que provavelmente vai ser morta por ele.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:27:03

Espera que provavelmente o Ivar ainda pode ter uma carta na manga escondida.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:28:04

Ivar é muito estratégico. Duvido muito que ele não tenha previsto isso.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-13 17:29:16

Chegou na fila do pão esses dias e está cotado para matar a Rainha de Kattegat.

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-14 13:08:22

Mas ela já tá cotada, miga, ou tu acha que a promessa de morte do Ivar e a profecia do Seer é um blefe?

Episodio 5x8 - Nota 9.5 2018-01-15 11:26:07

É só adiantar o choro quando quiser.

Episodio 5x9 - Nota 9 2018-01-19 16:36:59

Meu Deus, ficou muito patético a ida dele.

Episodio 5x9 - Nota 9 2018-01-20 18:52:31

O próprio Bispo uma vez disse que a aproximação dele com o Ivar talvez tenha sido um plano de Deus. Talvez tenha sido mesmo pra ele ter chegado na Lagertha. Mas ficou muito forçado essa adoração dele pra cima dela, bicho. Foi tudo muito rápido e incoerente. Patético! Vikings tá errando em muitas coisas ultimamente.

Episodio 5x12 - Nota 8 2019-02-23 09:48:05

Essa série tá cagada desde a segunda parte da quarta temporada. Ela perdeu muito seu rumo e diversas coisas saíram dos eixos.

Episodio 5x16 - Nota 8.5 2019-02-23 09:59:15

E Bjorn que é filho dele com a Lagertha não tem nada dele. Fracassado!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Paulo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries