IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Orange is the New Black By LucaSP





Episodio 4x1 - Nota 7.5 2016-06-17 18:12:21

Não digo que foi uma premiere decepcionante, porque depois da temporada passada não esperava muita coisa. Mas, ainda assim, ficou bem aquém do que a série pode oferecer.

É até engraçado ver que aquela que já foi a protagonista, hoje, não só é completamente dispensável para o desenvolvimento de um episódio como ainda foi um dos maiores erros deste. É notável que desde o primeiro ano Piper perdeu muita relevância, o que levou a série a tomara algumas medidas um tanto questionáveis para mantê-la em foco, o que acabou gerando essa versão gangster completamente caricata dela e que não convence ninguém.* Taylor Schilling não vem fazendo um bom trabalho, com uma atuação exagerada demais para levar a sério, mas muito longe de ser cômica.

Exagero que também me incomodou em outra trama desse retorno: a da Alex. Tinha esquecido o quanto Lolly é irritante e sem graça. Na verdade, tinha me esquecido que Lolly existia. Se tivessem aproveitado esse intervalo entre as temporadas para sumir com essa personagem, não interessa qual a desculpa arranjassem, não me incomodaria nem um pouco.

Ainda assim, "Work That Body for Me" teve lá seus bons momentos, o problema é que ficaram muitos dispersos e mal distribuídos no episódio. Espero que essa premiere não dite o tom da temporada, porque se sim será uma bagunça tão grande quanto a terceira.

*Aliás, melhor coisa do episódio foi o modo que as demais detentas trataram essa mudança da personagem: com o desdenho que ela merece.

Episodio 4x3 - Nota 8 2016-06-19 15:56:32

Episódio melhor que os dois anteriores. Apesar de continuar um pouco bagunçado e com algumas coisas bem avulsas, "(Don't) Say Anything" foi divertido e sustentado por ótimos momentos cômicos, envolvendo especialmente Morello e Taystee. Dei muitas risadas com ambas. Também gostei muito dessa rivalidade entre Red e Judy. Lembra um pouco de Red vs Vee, porém voltada para a comédia.

Sobre Soso, personagem central do episódio, ela me parece o tipo de pessoa que pega um discurso, que por sinal nem diz respeito a ela, e o decora para depois repetir e parecer engajada, não sendo capaz de colocá-lo na prática e nem pensar sobre. Odiei as atitudes dela, tanto com o "agressor sexual" - Orange Is the New Black sempre certeira em suas criticas - quanto com Poussey. Achei que o episódio foi muito feliz em mostrar, através da personagem, que, mesmo com boas intenções, não se deve falar pelos outros (o que Soso fez com a namorada) e nem deixar que o seu discurso por igualdade seja meras palavras vazias e, no fim, não colocá-lo em prática (o que ela fez com o vizinho). Pelo menos, em relação à Poussey ela pareceu sinceramente arrependida no final.

Em relação a Piper e esse plot das calcinhas, não aguento mais. Está muito exagerado, aleatório e 100% dispensável.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2016-06-23 11:33:24

Com certeza, em qualquer critério, essa temporada dá um banho na anterior. Estão investindo em tramas realmente interessante para as personagens e não simplesmente seguindo um fluxo aleatório, como foi no terceiro ano. O problema é que tem tanta personagem e subtrama paralela que, mesmo com episódios de uma hora, tudo acaba bagunçado, afetando o senso de continuidade em alguns casos. Dá para perceber isso pelos flashbacks que, se já foram usados como complemento importante da narrativa do episódio nas primeiras temporadas, hoje cada vez mais perdem espaço e importância dentro deste. E digo isso mesmo tendo gostado dos envolvendo Lolly, no caso de "It Sounded Nicer in My Head".

De resto, tramas muito interessantes e bem exploradas, sabendo mesclar perfeitamente comédia e drama. E se, do ponto de vista cômico, o arco de Piper estava um desastre, agora que o dramatizaram, abriram muitas boas possibilidades - inclusive para Taylor Schilling mostrar seu talento.

Episodio 4x10 - Nota 8.5 2016-06-26 16:27:54

Orange is the New Black está definitivamente voltando à antiga forma. Aos poucos, a série vem conseguindo dar a devida atenção a cada personagem, ainda que, em função, da grande quantidade deles não consiga trabalhar com todos ao mesmo tempo.

Essa trama da Aleida vem sendo muito boa, possivelmente o melhor arco dessa temporada. Consegue retratar muito bem a realidade de uma ex-detenta e ainda por cima dar uma função à personagem, que em três temporadas não foi mais que a mãe megera da Daya.

Outra coisa que venho gostando bastante é como estão usando o abuso de autoridade dos guardas como fio condutor que interliga os diversos núcleos da série. A cada episódio, investem mais nisso e não ficarei surpreso se ocorrer uma rebelião perto do final da temporada. O núcleo latino, especialmente, tem muitos motivos para isso.

E finalmente encontraram o corpo na horta. Estava bastante incomodado com a maneira que isso tinha sido encerrado.

Episodio 4x12 - Nota 10 2016-06-28 05:04:09

Episódio dirigido por Matthew Weiner (criador de Mad Men) e roteirizado por Lauren Morelli (responsável pelo roteiro de alguns dos melhores episódios da série, como "WAC Pack", "40 OZ of Furlough" e "Finger in the Dyke") não tinha como não ser excelente. Na verdade, excelente é muito pouco para definir "The Animals".

Tudo nessa temporada apontava para uma revolta das detentas e conseguiram conduzir muito bem todos os núcleos a esse ponto. Esperava por algo menos pacífico, mas olhando bem, faz todo o sentido com a proposta do episódio a pacificidade delas. Afinal, não são elas as animais que o título faz menção. São apenas pessoas cansadas de serem tratadas como escória e terem seu direitos violados pelo verdadeiro animal dessa série: o sistema, representado pelos guardas.

Se tem um episódio da série que consegue demonstrar o quanto o meio corrompe as pessoas, é esse. Bayley é um cara um tanto inocente, dá para dizer até bondoso, que se preocupa com os outros, mas, como os flashbacks deixaram bem claro, não teve boas influências, o que o levou a uma vida medíocre e sem rumo. Naquela que acabou sendo a melhor cena de "The Animals", Caputo definiu bem a prisão como um monstro que destrói tudo de bom - novamente colocando o meio como catalisador das ações do indivíduo. E no final é exatamente isso que pode se tirar do episódio. Não há ser humano, por melhor ele seja, que não acabe sendo contaminado por essa praga. Um estupra, outro tortura psicologicamente e fisicamente, outro mata. E, no fim, as culpadas acabem sendo as vítimas (em todos os sentidos que essa frase possa ter).

Episodio 7x2 - Nota 8.5 2019-07-27 00:28:07

A premiere já havia sido um bom episódio, mas me pareceu um pouco fora da essência da série, muito por conta de apostar em recursos que não tem a cara da série, como as narrações. "Just Desserts", por outro lado, é Orange is the New Black do início ao fim.

Jamais imaginaria que McCullough poderia ser uma personagem com background tão interessante. Sempre inserida em ambientes dominados por homens e, ainda por cima, onde a masculinidade acaba sendo exaltada no sentido mais tóxico possível, ela nunca conseguiu se impor e conquistar seu espaço com sua competência, mas, sim, agindo da mesma forma que os homens a seu redor. É muito bom que a decisão final dela de entrar no jogo tenha vindo depois dos flashbacks porque complementa muito bem eles, de um modo que, ainda que ela tenha tomado uma atitude errada, pelo menos deu para entender o que a levou essa decisão. Orange is the New Black sempre mostrando como o ambiente desvirtua o indivíduo.

No geral, os demais plots foram tão bons quanto, especialmente o de Crazy Eyes, e demonstram um bom potencial. Todos, com exceção do de Daya. Não me lembro se algum momento na série ela já teve alguma trama boa, mas essa está especialmente insuportável. Em contrapartida, é ótimo ver alguns rostos antigos de volta, como Maritza e Blanca.

Episodio 7x6 - Nota 8 2019-07-28 13:19:01

Depois de fortes emoções nos episódios anteriores, senti que esse foi mais uma transição, amenizando um pouco o clima, mas ainda conseguindo ter momentos tocantes, com as detentas, especialmente Cindy e Maria, em busca de redenção.

Desde o início da temporada, estava claro que nem todas as personagens teriam um final dito feliz. Ainda assim, é interessante que, numa série com uma pluralidade tão grande de histórias, isso seja representado em finais distintos. Dessa forma, se ainda é amargo um desfecho como o de Maritza, pelo menos esse compensa com o de Cindy.

Episodio 7x8 - Nota 7.5 2019-07-30 12:38:06

A temporada começou muito boa, mas deu uma decaída nesses últimos episódios. Esse foi especialmente bem fraco.

Já é mais que claro que a série tem uma dificuldade, e não é de hoje, em elaborar tramas para Piper. Por estar inserida em uma realidade completamente oposta das outras detentas, às vezes ela parece que flutua pela série, ainda que é visível que o objetivo da série ao fazer isso é justamente acentuar essa diferença, especialmente em termos de oportunidades. Até por isso, venho achando interessante ver a vida pós prisão dela e comparar com as das demais. No entanto, quanto se insere Alex na história, a série está completamente perdida. Esse plot de traição é um desperdício de tempo e mais ainda de uma personagem interessante como McCullough demonstrou ser.

Achei bacana o retorno da personagem mais marcante do seriado, vulgo a galinha, mas fora isso, esse plot do galinheiro não agrega nada. Não é engraçado e Crazy Eyes tinha uma trama muito mais promissora quando estava questionando se ela deveria estar mesmo na prisão.

Quanto ao restante, há plot bem interessantes, como o da ICE, e outros que eu não poderia me importar menos, como Daya e a mãe. No entanto, eles são tão numerosos que acabam se atrapalhando e se desenvolvendo em passos bem lentos. Acredito que o esquema do início da temporada de ir se despedindo das personagens aos poucos estava mais que correto e funcionando muito bem.

Episodio 7x11 - Nota 9 2019-07-31 17:52:56

"Can someone please take the baby outside until it's her turn?"

Esse episódio inteiro foi repleto de ironias. Porém, essa cena em particular foi de uma qualidade absurda. Após o guarda exigir respeito às vidas humanas (de quem?) e dizer que a imigrante que foi estuprada tentando entrar no país teria que manter o bebê, a juíza soltar esse cote, adicionando um belo duplo sentindo a cena, foi uma sacada genial. Pouca coisa precisa ser dita quando uma frase, sintetizando o episódio, já diz tudo.

Episodio 7x13 - Nota 8 2019-08-01 20:59:26

A melhor coisa dessa finale foi sem dúvidas rever as personagens antigas. Fizeram muita falta na série e trocaria no mínimo uma meia dúzia de plots dessa temporada por mais tempo em tela para elas.

No geral, foi um final satisfatório, com algumas ressalvas. Me incomodou um pouco alguns finais, não pelo que aconteceu, mas como isso foi conduzido. No caso de Doggett, por exemplo, me pareceu que a série priorizou mais algo chocante do que algo coerente. Karla sendo abandonada para morrer no deserto foi de uma tragicidade redundante - ela já tinha tido um final ruim, não era necessário torná-lo pior. A redenção de Luschek foi pra lá de conveniente e em nenhum momento dessa temporada isso foi trabalhado de forma a levar a essa escolha dele. Por fim, o que talvez mais me incomodou, foi o final de Blanca, que passou a temporada tentando se manter no país e quando consegue isso, decide voltar para encontrar Diablo. Romantizado demais e acabou desmerecendo toda a atenção que essa trama recebeu, já que os dois poderiam ter terminado juntos sem a necessidade dela brigar pelo visto.

No entanto, assim que os créditos começou qualquer decepção que eu poderia ter com esse final (ou com a série) se foi. Não tem como algo ser ruim quando te faz terminar com um sorriso tão grande no rosto.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries