1124 pessoas marcaram este episódio como visto

647 pessoas já deram nota a este episódio e a média é 8.82

3 pessoas já reassistiram este episódio


Amigos


Atlanta - 3x4 - The Big Payback

8.82

3x3 | 3x5

Exibido em: 07-Abr-2022

Mini Sinopse: Imagina só se os brancos tivessem realmente que arcar financeiramente com a dívida histórica que têm com os povos pretos que colonizaram.
Ultima edição: Vinícius SerafimEditar minissinopse



Comentarios - Atlanta - 3x4 (86)

Logue-se para poder ver os 86 comentarios e tambem comentar

A gênese do capitalismo foi fomentada no trabalho-escravo, então invariavelmente as estruturas do sistema em que vivemos são racistas. Negros ainda sofrem hoje por algo que decorre diretamente da escravidão, isso é justo? Não. Então neste episódio, a meu ver, é invertido um pouco a questão: como fazer com que brancos entendam isso (muitos não entendem), empatia? Hum, e se fossem os brancos que, independentemente de sua classe, tivessem que ser responsabilizados por algo que aconteceu anos atrás? Pra mim essa foi a premissa do episódio.

É uma coisa justa a se fazer? Minha resposta permanece sendo não. Então, em uma suposta reparação histórica, quem deveria se responsabilizar? Devemos pensar a respeito de uma reparação? Esse episódio me fez pensar bastante sobre. Não é levantado soluções (e nem que essa deveria ser a maneira de como reparações devem ocorrer) e sim perguntas e provocações, a própria forma como o episódio é escrito me parece uma estereotipação (os nomes Sheniqua e seu marido Jamal por exemplo) e uma provocação aos conservadores americanos sobre quando alguém fala em equidade econômica, reparações ou justiça racial. Eles surtam e acham que os negros irão tomar tudo deles, sua família, sua casa, seu dinheiro, assim como ocorre no episódio, uma visão estreita que ignora o sistema. Como diz Tucker Carlson lá na gringa, que os negros deveriam "superar a escravidão", sendo que não é bem assim que a banda toca.

Pra mim a crítica central aqui é uma crítica às estruturas sistêmicas, afinal é um problema sistêmico. Numa das primeiras cenas já nos é mostrado um privilégio sistêmico, o privilégio branco. Marshall rouba inconscientemente biscoitos da loja, ele nota no carro que estava no seu bolso e esboça uma risada. É claro que ninguém ali vai imaginar que um homem branco que nem ele roubaria algo, por mais pequeno que fosse. Quando não se é minoria, é algo que passa muito despercebido. Você não é alvo de problemas que já estão enraizados estruturalmente.

Começamos com um cara da Tesla sendo processado, Marshall diz "ninguém vai notar, ele é rico", contudo, é aberto um precedente legal que dá aval para que todos os brancos sejam cobrados por algo que aconteceu anos atrás. Glover e Sloane utilizam dessa visão de como seria uma reparação histórica para pensarmos no mundo real, é colocado os brancos no lugar dos negros propositalmente para fazer esse comentário social, para pessoas brancas sentirem a mesma injustiça que ocorre com pessoas negras por algo que aconteceu anos atrás, mas que no caso de minorias, essa problemática perdura até os dias atuais.

A distorção proposital aqui é justamente transformar um problema sistêmico em algo individual, note que o governo se livra de qualquer fardo a respeito de reparações e no caso dos EUA isso se torna mais irônico ainda. Quem permitiu no Sul um sistema escravagista mesmo após o fim da escravidão? Quem era o bastião da liberdade, mas que se traduzia em liberdade somente para brancos? Quem segregava pessoas com base em sua cor até a década de 60?

Óbvio que há mais outras críticas, mas a que eu explicitei acima, pra mim foi mais a crucial desse episódio. Notei também uma crítica a uma “passabilidade branca". A reivindicação de ser branco, naquele mundo, para essas pessoas, já não é tão benéfico assim. Como por exemplo a peruana que "até ontem" era branca, mas agora é peruana, eu ri alto em como ela mudou sua maquiagem, sua roupa pra um estilo poncho peruano e deixou até mesmo de usar o emoji de tom de pele branco para um emoji de tom de pele preto.

Na última cena vemos sorrisos e uma mistura de etnicidade servindo pessoas negras. Mas o que isso significa concretamente? Tá, e daí que agora eles irão receber impostos de restituição, o que é 15% do que um garçom ganha, tirando as gorjetas? As estruturas continuarão as mesmas e no fim não irá mudar muita coisa. Até os negros ficam cegos a respeito da brancura, afinal, como é dito no 3x1: “Com dinheiro suficiente qualquer um pode ser branco. Mas a parada de ser branco é que isso cega você”. No episódio passado tivemos uma conversa onde é claramente dito “Capitalismo e racismo são difíceis de ser separados. Uma coisa só tem mais valor se outra tiver menos”. Os valores aqui são trocados propositalmente para incentivar um debate a respeito do tema (reparações, injustiças), sobre o reconhecimento de nossa história e o que deve ser feito. Esse episódio é uma grande educação cultural para refletirmos sobre nossos próprios valores.

Tem uma teoria por aí rolando que, esses episódios onde não há o elenco central se passa dentro da própria cabeça do Earn, em um sonho e o cara do barco, que coincidentemente se chama Earnest (o que se matou com um tiro na cabeça nesse episódio, que também apareceu no episódio 1), seja a vocalização do Earn, o Earn sendo vocalizado por um homem branco para que brancos escutem ele.

Genial esse episódio. Francesca Sloane junto com Donald Glover levanta bola pra um assunto que tem muito a ser debatido ainda. Tocou na ferida de muita gente que nem sequer pensar no assunto pensa. "A confissão não é absolvição. Para eles, a escravidão não é o passado, quer dizer, não é um mistério. Não é uma curiosidade histórica. É um fantasma cruel e inevitável que assombra de uma maneira que não podemos ver”.

2022-04-10 19:48:00Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
46
0
0
Nenhuma série faz, hoje, o que Atlanta faz. Nenhuma. É dar play no episódio não fazendo a mínima ideia de onde ele vai te levar.

2022-08-20 05:10:47Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
28
0
0
"Não é saber que você tem privilégios, mas sim estar disposto a abrir mão deles".

2022-04-08 18:03:03Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
23
0
0
mais um ótimo episódio especial, a série se arrisca bem mais nos episódios assim e consequentemente eu acabo gostando mais desses episódios que não são tradicionais do que dos normais

2022-04-08 07:50:40Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
20
0
0
Eu to chocado com essa reparação histórica

2022-04-14 00:07:27Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
17
0
0


Logue-se para poder ler os 86 comentarios e tambem comentar



Fórum Geral
Logue-se para poder ver as fotos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries